sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Bahia inicia plano de contingência da febre chikungunya


Uma reunião entre representantes da Vigilância Epidemiológica do município e a Secretaria Estadual de Saúde deu conta de um plano operativo de contingência contra a febre chikungunya na Bahia. O encontra aconteceu na quinta-feira (16).
O combate e extermínio de possíveis focos dos mosquitos Aedes aegypti e do Aedes albopictus, transmissores da doença, está sendo feito de forma imediata nas regiões onde ocorrerem casos suspeitos e confirmados da patologia. Além disso, a

Secretaria Municipal de Saúde já realizou a capacitação de 160 profissionais de urgência e emergência e atenção básica sobre a classificação de risco e manejo do paciente com suspeita da doença.

Em Salvador, foram registrados 29 casos suspeitos, sendo que sete foram descartados, dois confirmados após a realização de exames laboratoriais e outros 20 ainda estão sob análise. Os casos de chikungunya poderão ser atendidos nos postos da atenção básica da rede municipal, e apresentam os mesmos sintomas da dengue, como dores nas articulações, febre, cefaléia e vermelhidão na pele.  do 
bocaonews

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Corrupção e nepotismo esquentam debate no SBT

No segundo debate presidencial na TV neste segundo turno, Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) se enfrentaram no SBT no fim da tarde desta quinta-feira (16). Ao abrir o bloco com perguntas, o tucano questionou de quem é a responsabilidade sobre os desvios de recursos na Petrobras. A presidente não respondeu diretamente, mas afirmou que em seu governo a Polícia Federal investigou e puniu os responsáveis.

A petista ainda emendou os escândalos durante o governo tucanista. “Onde estão os corruptos da compra dos votos para a eleição? Onde estão os corruptos do metrô, da pasta rosa, do processo Sivan, da ‘privataria tucana’? Todos soltos. Eu tenho um compromisso diferente, de investigar e punir”, disse.

O tucano rebateu: ‘se as pessoas estão soltas é porque não existiram provas. Onde estão os corruptos do seu partido? Estão presos. Mas não vamos olhar para o passado”, apontou.

Já a petista, na réplica, disse que os escândalos não foram investigados pois foram escondidos. “Eles estão soltos não porque foram inocentados, mas porque não foram investigados”, respondeu.

A presidente voltou a falar sobre caso de nepotismo no governo do tucano em Minas Gerais. Dilma, dessa vez, apontou uma irmã, dois tios e três primos trabalhando no governo do estado. Segundo Aécio, se trata de uma irmã que realiza trabalhos voluntários. Porém, a petista afirmou que esta irmã é responsável por direcionar recursos publicitários. 

de bocaonews

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Ituaçu: Esposa é morta torturada pelo próprio marido

Ituaçu: Esposa é morta torturada pelo próprio marido
                                               Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Acusado de torturar e matar a esposa, Valmir Silva Oliveira, conhecido como Valmirzinho, foi preso em uma ação conjunta das polícias civil e militar do município de Ituaçu, no sudoeste baiano. Segundo informações do delegado Fábio Lago, a filha de oito anos do casal presenciou o crime e ainda teria tentado impedir o pai de cometer o homicídio. Valmir disparou seis tiros contra a esposa, Sueli Rosa dos Santos, de 31 anos, com quem era casado há 16 anos. Apesar dos tiros não terem atingido a vítima, ela morreu em razão de graves ferimentos. Conforme apurou o site Brumado Notícias, na residência, a polícia encontrou um revólver calibre 38 e várias munições. Além da menina de 8 anos, o casal ainda possui mais dois filhos, um de 14 e outro de 13 anos. Segundo o delegado, os filhos também teriam sido torturados pelo acusado com fios elétricos. Valmir está à disposição da justiça.
do brumadonoticias

PF prende suspeitos de pedofilia na Bahia e em mais 17 estados

A Polícia Federal desencadeou nesta quarta-feira (15) uma operação de combate à disseminação de pornografia infantil e abuso sexual de crianças e adolescentes em 18 estados e no Distrito Federal. Mais de 500 policiais federais participam da Operação Darknet, que cumpre cerca de 100 mandados de busca, prisão e condução coercitiva. O objetivo é confirmar a identidade de suspeitos e buscar elementos que comprovem os crimes de armazenamento e divulgação de imagens e abuso sexual na web. Até as 10h30 ao menos 40 pessoas foram presas.
Os estados que contam com mais de 100 mandados de busca, prisão e condução coercitiva são o  Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí e Paraná. Também foram afetados os estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.
 
As informações obtidas durante as investigações envolvem suspeitos em Portugal, na Itália, Colômbia, no México e na Venezuela. Essas informações foram repassadas às autoridades locais.
A investigação foi iniciada há um ano e, nesse período, pelo menos seis crianças foram resgatadas de situações de abuso ou do iminente estupro em diversos locais do Brasil, de acordo com a Polícia Federal.
 
Nesses episódios, os policiais agiram e evitaram que as crianças permanecessem ou se tornassem vítima, prendendo quatro pessoas. Essa é a primeira vez que uma operação de combate à pornografia infantil, da Polícia Federal, rastreia o ambiente conhecido como Deep Web que é considerado um meio seguro para que os usuários da internet divulguem conteúdos variados anonimamente.
 
Os policias federais desenvolveram ferramentas que permitiram identificar mais de 90 usuários que compartilham pornografia infantil. Apenas as polícias dos Estados Unidos e da Inglaterra investigaram crimes praticados na Deep Web. por bocaonews

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Corinthians é denunciado e pode perder pontos no Brasileirão



Depois de ter a pena de 180 dias de suspensão reduzida para incríveis três jogos afastado mesmo com imagens provando que agrediu o árbitro Raphael Claus, o volante Petros do Corinthians, pode causar perda de pontos ao Corinthians.

Isto por que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) denunciou o Timão, a Federação Paulista de Futebol e a Confederação Brasileira de futebol (CBF), por conta da escalação irregular do atleta contra o Coritiba, em partida que paulistas e paranaenses empataram em 0 a 0.

A irregularidade estaria no registro de um novo contrato firmado pelo atleta com o Corinthians, que contou com uma manobra das trÊs entidades envolvidas, visando a participação do volante no jogo citado. O novo vínculo entrou em vigência no dia 2 de agosto, mas um dia antes já havia sido registrado no boletim da CBF.

"Houve denúncia, conforme conclusão do auditor processante, que depois de instado, resolveu concluir", disse o procurador geral do STJD, Paulo Schmitt, em entrevista ao Lance.

Caso seja punido, o Corinthians pode perder quatro pontos na tabela de classificação, o que dificultaria ainda mais a briga por uma vaga na Taça Libertadores. Também denunciadas a Federação Paulista de Futebol e a CBF podem pagar multa de R$ 100 mil cada. de 
bocaonews

Primeiro debate do segundo turno entre presidenciáveis acontece nessa terça



Os candidatos à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), se enfrentam pela primeira vez nessa terça-feira (14) após o primeiro turno das eleições. 
 
O embate será no estúdio da TV Band, em São Paulo, às 22h15, será transmitido ao vivo e mediado pelo jornalista Ricardo Boechat.
 
O evento será dividido em cinco blocos, sendo os quatro primeiros de confronto direto entres os presidenciáveis e no último, ambos farão suas considerações finais. 
 
Até o dia da votação para presidente, ocorrerão outros três debates: dia 16 no SBT, dia 19 na Record e 24 na Globo. 
do bocaonews

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Obesidade é a maior causa de doenças no mundo

Obesidade é a maior causa de doenças no mundo
                                                              Foto: Reprodução

O Brasil é o 5º país com maior número de obesos. Dezenas de doenças são causadas pela obesidade, a exemplo de dezenas de tipos de câncer, doenças inflamatórias em geral, arterosclerose, AVC, gordura no fígado, cirrose hepática e outras. Segundo especialistas, a principal preocupação com o paciente obeso não é a estética, mas a questão da saúde, uma vez que tratar a obesidade é prevenir centenas de doenças. De acordo com o médico Flávio Cadegiani, o Brasil passou em poucos anos da desnutrição para a obesidade por aspectos culturais e econômicos. De acordo com a Agência Brasil, um dos fatores mais fundamentais para essa mudança diz respeito ao valor dos alimentos mais calóricos, que em geral costumam ser mais baratos. Para combater a obesidade, é preciso se alimentar de maneira saudável e praticar atividades físicas. 
de Brumado Notícias

Macaúbas e mais quatro cidades baianas recebem verba para realização de cirurgias

Macaúbas e mais quatro cidades baianas recebem verba para realização de cirurgias
                                                            Foto: Reprodução

A cidade de Macaúbas, no sudoeste baiano, vai receber R$ 36.074,63 para procedimentos de média e alta complexidade. A verba faz parte do Fundo Nacional de Saúde e foi anunciada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (13). Além da cidade, mais quatro municípios baianos e a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) vão receber o dinheiro, que no total equivale a R$ 9,16 milhões. O maior bolo vai para a gestão estadual da Sesab, que pega R$ 8.900.016. Porto Seguro, no extremo-sul baiano, receberá o maior aporte, com R$ 133.800,30; seguido de Serrinha, no nordeste, que ficará com R$ 43.369,97; Medeiros Neto, no sul, com R$ 27.839,22; e Itabela, no sul do estado, que receberá R$ 17.884,78.
por brumadonoticias

Rui Costa se reúne com petistas para tentar conter crescimento de Aécio

Para tentar estancar o crescimento de Aécio Neves (PSDB) nas pesquisas de intenção de votos, o PT se mobiliza nos estados para ampliar o número de sufrágios recebido por Dilma Rousseff no primeiro turno. Na Bahia, onde a petista obteve 61%, o comanda da campanha na Bahia projeta 70% no segundo turno. Para azeitar as estratégias usadas localmente, o governador eleito Rui Costa, vereadores de Salvador e deputados eleitos pelo PT se reunirão hoje, às 14 horas no Hotel Matiz, Stiep.

Segundo o presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação, a militância vai ‘vender’ o legado e fazer o comparativo entre os oitos anos do governo do PSDB e os 12 do PT. E aí servirão no comparativo números de universidades, escolas técnicas, emprego com carteira assinada, projetos estruturantes , entre outros.


Sobre a última pesquisa Sensus/IstoÉ, em que Aécio Neves desponta com 17 pontos à frente de Dilma Rousseff, Everaldo Anunciação ironizou. “A importância que tem essa pesquisa é a mesma que tem o Ibope na Bahia”.


O apoio de Marina Silva à candidatura de Aécio Neves aparentemente não abalou os petistas. Para Everaldo, Marina mostrou contradição ao apoiar o tucano. “Ela se colocou com representante da nova politica, criticou a polarização PT/PSDB e agora apoia Aécio Neves e lê uma carta em que coloca o tucano como grande bastião do desenvolvimento sustentável”, assinalou, ao mesmo tempo em que diz que o PSB está rachado. “Muitos defendem o voto branco, nulo e em Dilma”. de 
bocaonews

Homem é morto por "amigo" em Bonito

Neste final de semana, na comunidade denominada Catuaba, zona rural do município de Bonito, região da Chapada Diamantina, um homicídio ocorreu.
Segundo a polícia, o jovem Aroldo Rodrigues de Oliveira, 32 anos, ingeria bebida alcoólica em um bar, em companhia de outras pessoas, quando de um homem de prenome 'Bruno', disse que ia em casa pegar um DVD, mas, no seu retorno chegou armado com uma faca e em seguida desferiu três golpes em Aroldo que morreu no local.
O acusado do crime fugiu do local e ainda está sendo procurado pela polícia. Conforme informações, tanto o autor quanto a vítima se davam bem, e tinham um relacionamento de amizade.
O corpo de Aroldo foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) de Irecê, onde foi necropsiado.
Do correspondente do Blog do Sigi Vilares em Irecê, repórter Luciano Castro  

sábado, 11 de outubro de 2014

Resultado do 1º exame em suspeito de ebola no Brasil dá negativo



O Ministério da Saúde informou na manhã deste sábado que o resultado do exame do primeiro caso suspeito de ebola no Brasil deu negativo, a confirmação, contudo, só poderá ocorrer após a realização de um segundo exame, previsto para ser coletado 48 horas após a primeira amostra. 'O estado de saúde dele é bom, não apresenta febre e está mantido em isolamento total no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro. Se o caso também for descartado como ebola no segundo exame, o paciente sairá do isolamento e o sistema de vigilância dos contactantes será desmontado', explicou o Ministério em comunicado. Souleymane Bah, de 47 anos, saiu de Guiné, em dia 18 de setembro, com conexão em Marrocos, e chegou ao Brasil em 19 de setembro. 'Por apresentar febre e ter vindo de um dos países com casos da doença, o caso foi classificado como suspeito', esclareceu o órgão.  por brumadourgente

Dom Basílio: Homem invade culto evangélico e dispara contra pastor e fiéis

(Foto: Brumado Urgente)

  • Um fato inusitado e que quase resultou em tragédia aconteceu na noite desta sexta-feira (10), em Caiçara do Pio, Zona Rural de Dom Basílio. Informações obtidas com exclusividade pelo Destaquebahia, Junto a polícia e junto aos que presenciaram o fato, dão conta de que Felinto Júlio da Silva, se sentido incomodado com o culto evangélico que acontecia em uma residência, foi reclamar com o pastor; como o pastor continuou o sermão, onde participava dezenas de pessoas, Felinto foi até a sua casa e buscou uma arma (Cartucheira, Calibre 36) e disparou contra os cristãos, fugindo em seguida. O pastor Reverendo Adão Nunes,  que é também Delegado dos Direitos Humanos, mesmo ferido, junto com os obreiros, saiu ao encalço do atirador e conseguiu detê – lo. Após amarrá – lo, o pastor acionou a polícia que o conduziu a delegacia juntamente com a arma. Ainda segundo informações, o atirador já é um arruaceiro conhecido pelos seus atos de valentia na região.Segundo o Pastor João Mário, que também é Delegado dos Direitos Humanos em Brumado, o Reverendo Adão é de São Paulo e está a poucos dias em Livramento, cidade próxima a Dom Basílio onde tudo ocorreu. Os feridos foram socorridos ao hospital e todos passam bem.  de Destaquebahia

 

Ibope: 64% dos votos de Marina vão para Aécio e 18% para Dilma

A pesquisa Ibope para o segundo turno da sucessão presidencial, divulgada na última quinta (9), revelou que 64% dos eleitores de Marina Silva no primeiro turno pretendem votar em Aécio Neves no segundo turno. Para Dilma Rousseff, vão 18% dos votos de eleitores da pessebista.
 
Ainda de acordo com o instituto, 10% dos que dizem ter votado em Marina devem anular ou votar em branco; 8% não opinaram.
 
O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 205 municípios nos dias 7 e 8 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01071/014.
 
Com informações de G1

PM prende homem que matou mãe a marretadas

Foto: Bom Jesus Eventos

Josué Oliveira Silva, de 49 anos, foi preso pela Polícia Militar de Bom Jesus da Serra, por volta das 05:30h desta sexta-feira (10). Josué é acusado de ter matado sua mãe a golpes de marreta na cabeça, na ultima quinta-feira (9). De acordo informações obtidas pelo Sudoeste Bahia, a Policia Militar recebeu uma denúncia de que o acusado estaria nas proximidades da casa que foi cena do crime. Uma guarnição se deslocou ao local e prendeu Josué, que foi conduzido à delegacia local, onde declarou que não se recorda bem do fato, alegando sentir tonturas. de Sudoeste Bahia

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Bahia: Homem mata mãe e filha a facadas dentro de mercado em Varzedo

Um homem matou uma mulher e uma criança, feriu uma pessoa e depois matou a si mesmo em um mercado do município de Varzedo, a cerca de 194 quilômetros de Salvador, na manhã desta sexta-feira (10). De acordo com o o delegado Luiz Castro Freaza, o caso aconteceu às 6h20, logo após a abertura do estabelecimento, que fica localizado na rua Coronel José Augusto. 
Antonio Carlos França Santos, 48 anos, conhecido como "Tonhão", invadiu o mercado portando uma faca e desferiu diversos golpes contra uma mulher e a filha dela. Maria de Fátima Jesus Santana, 39 anos, era funcionária do mercado e se preparava para levar Larissa Santana da Silva, 8 anos, à escola. Ao serem atacadas, o dono do mercado, identificado como Nelson da Silva, 50 anos, tentou livrar as duas dos golpes e também acabou ferido. 
Maria de Fátima não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A criança chegou a ser encaminhada para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), mas acabou morrendo na unidade médica. O dono do mercado também foi encaminhado ao mesmo hospital, onde segue internado em estado grave.
Logo após cometer o crime e antes da chegada da polícia, Antonio Carlos França desferiu diversos golpes de faca contra si mesmo, nas regiões do abdômen, pescoço e pulso. Ele chegou a receber atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas morreu uma hora depois do crime.
Ainda de acordo com o delegado, Antonio Carlos sofria de transtornos mentais, mas não tinha nenhuma passagem pela polícia. Na última semana, a mãe da menina havia dito que o homem vinha assediando sua filha, lhe oferecendo doces. "Ele morava sozinho, em uma casa própria localizada no bairro da Estação, que fica a um quilômetro de distância do mercado. Parecia normal, mas tinha esses transtornos", contou o delegado. O autor do crime não tinha nenhuma relação de parentesco com as vítimas. Além de Larissa, Maria de Fátima era mãe de outros quatro filhos.
O estabelecimento foi periciado no final da manhã e os corpos liberados pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Santo Antônio de Jesus.

Foto:Marcello Dial/ Voz da Bahia
de redacao correio24horas

Homem mata mãe de 70 anos com golpes de marreta


  • Josué Oliveira Silva, 49 anos, matou a sua própria mãe, Nair de Oliveira Silva, 70 anos, com a utilização de uma marreta. O crime aconteceu na zona rural de Bom Jesus da Serra, na região Sudoeste, nessa nesta quinta-feira (9) e , segundo informações do site Bom Jesus Notícias, o filho teria deflagrado golpes com a marreta contra a cabeça na mãe, que ainda tentou se defender com as mãos, mas não resistiu as pancadas e morreu ainda no local. Ainda segundo o site, uma das irmãs de Josué relatou que ele sofria de depressão e surtou no horário do almoço. Em voz alta ele anunciou a tragédia: “Mãe, eu vim fazer uma coisa que tem muitos dias que tô querendo fazer”. O corpo da vítima foi conduzido ao Instituto Médico Legal da cidade de Vitória da Conquista. Jousé fugiu logo após o crime é procurado pela  Polícia Civil.  com livramento agora

Após greve dos motoristas empresa Novo Horizonte retoma operações.


  • Os motoristas da empresa interestadual de transportes Novo Horizonte encerraram a greve nessa quinta-feira (09). A paralisação durou quatro dias, afetando vários passageiros que circulam pelas regiões atendidas pela empresa, inclusive, durante a greve, estes chegaram a se manifestar na garagem da empresa por terem suas viagens interrompidas. A greve teve fim após uma nova rodada de negociações entre a categoria e a empresa, a qual acatou o pedido de 48 horas de folgas semanais.
  • Os ônibus voltaram a circular normalmente e, segundo a empresa, aqueles que foram prejudicados serão reembolsados quanto ao valor das passagens. por Brumado Agora

Homem com suspeita de ebola no Brasil segue para a Fiocruz, no Rio, sob forte esquema sanitário

Paciente de 47 anos chegou em avião da FAB e será levado para a Fiocruz. Ele chegou ao Brasil dia 19 de setembro e relatou febre nesta quinta (9).
Um africano que está com suspeita de ebola chegou por volta das 6h30 desta sexta-feira (10) na base aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.
O paciente de 47 anos, que é de Guiné, na África Ocidental, chegou em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e ficará internado no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que é referência em doenças infecciosas.
O homem estava internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) II, no bairro Brasília, em Cascavel, no oeste do Paraná. Segundo o infectologista Celso Ramos, da Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ), apesar de a doença não ter sido confirmada, cuidados com o isolamento do paciente e da equipe que cuida da sua transferência são fundamentais porque a transmissão do ebola se dá, principalmente, pelo contato pessoal.
“Como é uma doença que tem uma letalidade de 50%, são necessárias precauções especiais. A ambulância está, digamos assim, envelopada. É uma ambulância que está designada pela secretaria de Saúde para isso há algum tempo. A equipe está sendo trinada diariamente e está com equipamento de proteção individual”, explicou o infectologista. De acordo com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, a UPA Brasília recebeu o paciente classificado como suspeito de infecção por ebola na quinta-feira (9). O homem, que chegou ao Brasil no dia 19 de setembro vindo da Guiné, com escala em Marrocos, relatou na UPA que na quarta (8) e na manhã desta quinta teve febre.
Até o início da noite de quinta, o africano estava subfebril e não tinha hemorragia, vômitos ou outros sintomas e permanecia em bom estado geral. Apesar disso, ele será mantido em isolamento total até que o diagnóstico seja confirmado. “A doença pelo vírus ebola no começo tem uma manifestação clínica muito inespecífica, ela pode ser qualquer coisa, pode ser uma gripe e não dá para correr o risco”, explicou o infectologista.
O ministério da Saúde destacou que, por estar no 21º dia, limite máximo para o período de incubação da doença, o caso foi considerado suspeito, de acordo com os protocolos internacionais para o ebola. A Guiné é um dos três países que concentram o surto da doença na África. O ebola só é transmitido por meio do contato com o sangue, tecidos ou fluidos corporais de doentes, ou pelo contato com superfícies e objetos contaminados. O vírus somente é transmitido quando surgem os sintomas. Nesta sexta, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, que coordena a ação nacional, e o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, falarão sobre o caso no Ministério da Saúde. do G1 / blogdomarcelo

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Conquista: bandido morre ao tentar assaltar casal de policiais

Foto: Sudoeste Bahia

Leandro Maurício Martins de Oliveira, de 18 anos, morreu em confronto com um policial militar, por volta das 22 horas, desta quarta-feira, dia 8 de outubro. De acordo informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, o bandido abordou o policial e sua esposa, também PM, quando o casal chegava em casa. Após pedir as chaves do carro, efetuou disparos para intimidar as vítimas. O policial se refugiou atrás de um muro e conseguiu alvejar Leandro com três disparos. A mulher estava desarmada. Outro comparsa fugiu em um carro parado perto do local. O bandido ainda foi socorrido, no entanto, morreu devido à gravidade dos ferimentos. de sudoestebahia

Vereador agride a namorada da filha com golpes de facão



O Vereador Edmilson Freitas, presidente da Câmara Municipal de Firmino Alves, região sul da Bahia, é acusado de agredir a namorada da sua filha, após presenciar o namoro das duas jovens. A menina agredida tem 16 anos e sofreu cortes de facão nas pernas, teve um dedo quebrado e apresenta hematomas por todo o corpo. O crime ocorreu por volta das 22 horas, desta terça-feira (8), na casa do vereador. A vítima detalhou que a agressão foi realizada, também, pela esposa do vereador e pela filha de 15 anos. A mãe da adolescente agredida prestou queixa na polícia.

Foto: Reprodução

as informações são do Sudoeste Bahia

Riachão do Jacuípe é a segunda cidade baiana em casos de chikungunya confirmados

Depois de Feira de Santana, a cidade de Riachão do Jacuípe é a segunda com maior número de suspeitas de contaminação pelo vírus chikungunya, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
São 120 notificações e sete casos confirmados. Há notificações sendo avaliadas em outras sete cidades da Bahia. Em Riachão, a maioria das pessoas com a suspeitas mora na Rua Carneiro Vitória, no bairro Alto do Cemitério. Entre elas, está Isabel, de 88 anos, que já está há um mês de cama. A filha dela, Agda Oliveira, também afirma estar com a doença. “Eu sinto coceira do corpo, o corpo todo empolado, muitas dores nas juntas e dores de cabeça”, descreve a gerente de loja. Ela diz que em sua família sete pessoas estão com suspeitas.
Na casa ao lado, a aposentada Joana do Rosário afirma que somente duas das seis pessoas não foram picadas. Os moradores acreditam que o foco do mosquito fica em uma casa que está abandonada. No local, há vasilhas plásticas, que podem acumular água da chuva. Agentes da Viligância Epidemiológica fazem visitas constantes ao bairro. “Fizemos capacitação com os profissionais de saúde, a aplicação com as bombas costais, o fumacê também está no município e a Vigilância indo nos municípiso como um todo”, afirma a coordenadora Jane Paula Ribeiro.
Vírus chikungunya é transmitido por mosquitos Aedes aegypty (no alto) e Aedes albopictus
Feira de Santana
A cidade com o maior número de casos no Brasil é Feira de Santana. A Secretaria Municipal de Saúde confirmou que o número de casos aumentou em cinco vezes na cidade, atingindo 156 casos da doença na terça-feira (8), além de outras 585 notificações da suspeita. O bairro George Américo ainda concentra o maior número de ocorrências da doença: são 380 notificações (49,86%), seguido pelo bairro Campo Limpo com 113 (14,82%), Sítio Novo com 36 (4,72%), povoado Rio do Peixe (Distrito de Jaguara) com 31 (4,06%), Cidade Nova com 20 (2,62%), Sobradinho com 18 (2,36%) e Pampalona foram 10 (1,31%) notificações.
A faixa etária mais atingida compreende os adultos entre 35 a 49 anos, com 229 casos, seguido por pessoas com 20 a 34 anos com 200 ocorrências. Já a faixa etária entre 50 a 64 anos tem 122 casos suspeitos. O sexo feminino é o que predomina: 501 mulheres e 201 homens com suspeita da doença, informa a Secretaria. As confirmações dos casos por exame laboratorial eram necessárias para conhecimento da doença, entretanto, como já se conhece a manifestação, vetor e transmissão, a confirmação da doença será dada mesmo sem o exame. São os critérios clínicos e epidemiológicos que vão fazer a identificação.
Entenda o vírus
A infecção pelo vírus chikungunya provoca sintomas parecidos com os da dengue, porém mais dolorosos. No idioma africano makonde, o nome chikungunya significa “aqueles que se dobram”, em referência à postura que os pacientes adotam diante das penosas dores articulares que a doença causa. Em compensação, comparado com a dengue, o novo vírus mata com menos frequência. Em idosos, quando a infecção é associada a outros problemas de saúde, pode até contribuir como causa de morte, porém complicações sérias são raras, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O vírus chikungunya pode ser transmitido pelo mesmo vetor da dengue, o mosquito Aedes aegypti, e também pelo mosquito Aedes albopictus, e a infecção pelo chikungunya segue os mesmos padrões sazonais da dengue, de acordo com o infectologista Pedro Tauil, do Comitê de Doenças Emergentes da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI). O risco aumenta em épocas de calor e chuva, mais propícias à reprodução dos insetos. Eles picam principalmente durante o dia. A principal diferença de transmissão em relação à dengue é que o Aedes albopictus também pode ser encontrado em áreas rurais, não apenas em cidades. de REDE BAHIA | G1  com blogdomarcelo
publicidade


IBI FITNESS ACADEMIA

Quando você for malhar e cuidar bem do seu corpo venha na academia IBI FITNESS em Ibipitanga, aqui você tem um profissional qualificado para melhor lhe atender e o preço não pesa em seu bolso no final do més.
Passe lá pra conferir.


publicidade

Quadrilha executa jovem de 22 anos em Brumado

Quadrilha executa jovem de 22 anos em Brumado
                                                Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um jovem identificado como Fabiano Dias da Silva, o Arroz, 22, anos, foi executado dentro de sua casa na Rua Anita Garibaldi, no Bairro Malhada Branca, em Brumado, na noite desta quarta-feira (08). Testemunhas contaram à polícia que a vítima estava na rua quando percebeu a aproximação de um veículo. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, de dentro do carro desceram quatro homens armados, que perseguiram Fabiano até sua residência, onde o executaram com vários disparos de arma de fogo. A polícia investiga a motivação do crime, mas suspeita de mais um acerto de contas do tráfico. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Brumado para ser necropsiado. do brumadonoticias

PSB, PPS, PV e PSC anunciam apoio a Aécio no 2º turno

PSB, PPS, PV e PSC anunciam apoio a Aécio no 2º turno
                                                                  Foto: Divulgação

Os partidos PSB, PSC, PV e PPS estão apoiando a candidatura de Aécio Neves (PSDB) à presidência. Já o PSOL decidiu se manter neutro e não apoiar nenhum dos candidatos. A candidata a presidente pelo partido, Luciana Genro, recomendou aos militantes que votem em branco, nulo ou em Dilma. A decisão mais aguardada era a do PSB, que se definiu após reunião da comissão executiva do partido, em Brasília. No primeiro turno, a candidata do PSB foi a ex-senadora Marina Silva. Embora a executiva do PSB tenha aprovado o apoio, a candidata somente anunciará sua decisão nesta quinta (9). Dos 29 integrantes da Executiva do PSB que compareceram à reunião, 21 votaram pelo apoio a Aécio, sete pela neutralidade e um pelo apoio a Dilma Rousseff (PT). As informações são do G1.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

ATENÇÃO IBIPITANGA E REGIÃO 

Venha conhecer o Auto Peças Mendes aqui em Ibipitanga, qualidade e bom preço sem contar o bom atendimento, passe lá pra conferir, estamos próximo ao posto olino. 

    publicidade

Passageiros se revoltam e protestam na garagem da Novo Horizonte em Brumado

Passageiros se revoltam e protestam na garagem da Novo Horizonte em Brumado
                                                  Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A situação ficou ainda mais tensa ao entardecer na garagem da empresa Novo Horizonte, em Brumado, por conta da greve dos motoristas. Revoltados, os passageiros protestaram contra a empresa, que, segundo disseram, deixaram os clientes desassistidos. “A empresa sabia da paralisação e não nos informaram, ao contrário, continuou a vender as passagens. Foi uma tremenda falta de respeito conosco, pois há entre nós idosos, grávidas, bebês de colo e a maioria está dormindo dentro do ônibus porque a empresa não nos ofereceu acomodações até passar a crise”, denunciaram os passageiros ao site Brumado Notícias. 

Irritado diante da situação, um homem tentou cortar um pneu de um dos ônibus, mas foi contido pela polícia militar. Segundo informações colhidas pela nossa reportagem, os passageiros trancaram os portões de entrada da garagem não permitindo a entrada de outros ônibus e, por isso, os veículos que chegavam ao município pela BA-262 ficaram parados às margens da rodovia na Avenida Coronel Santos. Uma fogueira foi acessa na entrada do ponto de apoio da empresa. Sindicalistas e motoristas aguardam um posicionamento da gerência da Novo Horizonte no que se refere ao atendimento das reivindicações da categoria para que a paralisação seja interrompida. Mais de 1200 pessoas encontram-se retidas no local sem poder seguir viagem.  de Brumado Notícias
publicidade

Laboratório Ibipitanga

publicidade

Irecê: Grave acidente mata quatro pessoas da mesma família


                                   Foto: Sigivilares

Em um acidente registrado na madrugada desta terça-feira (07), na BR-242, próximo ao distrito industrial de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, envolvendo um automóvel e uma carreta, quatro pessoas da mesma família morreram ainda no local . De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a família saiu do Tocantins para a cidade de Irecê quando o motorista do carro perdeu o controle e colidiu com a  carreta, que trafegava sentido contrário. O motorista da carreta não teve ferimentos. Os corpos das vítimas foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Barreiras. de livramentoagora

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Cantor Frank Aguiar é investigado por ligação com tráfico



O cantor Frank Aguiar, vice-prefeito de São Bernardo do Campo (SP), é investigado pela Polícia Civil de São Paulo por supostas ligações com um suspeito de "comandar rotas nacional e internacional de tráfico de drogas". O inquérito também apura uma suposta rede de proteção para livrar Frank da investigação, segundo a Folha Online. O ex-secretário da Segurança Antonio Ferreira Pinto também estaria envolvido nesta rede de proteção. Tanto Ferreira Pinto quanto Frank são candidatos a deputado federal. A reportagem relata que Frank aparece em várias escutas telefônicas com Jailson Lopes de Souza, o Jabá, "conhecido como traficante internacional". A investigação e as interceptações, com autorização judicial, começaram após uma apreensão de 230 kg de cocaína em 2011 na cidade de Itu. A casa em que Frank mora em São Bernardo, de 949 m², está em nome do suspeito de tráfico. Frank Aguiar e Ferreira Pinto negaram que se conhecem pessoalmente e dizem que há motivo eleitoral por trás da investigação. O forrozeiro admitiu que tem relações de amizade com Souza, mas não sabe que ele é suspeito de tráfico de drogas. de caetitenoticias

Chef mata namorada, pica e cozinha o corpo e depois se mata

Foto: The Mirror / Reprodução

O chef de cozinha australiano, Marcus Volke, é acusado de matar e esquartejar a sua namorada. De acordo com o jornal  The Mirror, o rapaz cortou o corpo de Mayang Prasetyo, cozinhou parte dele e deixou pedaços guardados em caixas, que foram encontradas dentro e fora de seu apartamento.

A polícia teria sido chamada ao apartamento em Brisbane pelos vizinhos de Volke por causa do mau cheiro vindo do local. Segundo testemunhas, um odor de “carne podre” muito forte estaria vindo do apartamento do chef, mas disseram que jamais desconfiaram que o cheiro era causado pelo assassinato da jovem.

Os vizinhos também contaram à polícia que o cheiro começou a aparecer na semana passada e ficou mais forte no sábado (04),  quando os oficiais foram chamados. O corpo de Volke foi encontrado na varanda do apartamento. De acordo com as testemunhas, foi  possível ouvir gritos do casal brigando durante toda a semana anterior ao crime.

Os dois teriam se mudado recentemente para o local e segundo a família de Marcus Volke e tudo parecia estar bem.


fonte correios24horas

Confira os resultados das eleições em Ibipitanga com o total de votos.


Patrões elevam propostas e bancários podem finalizar greve na próxima terça


                                                foto: reprodução


A greve dos bancários pode acabar na próxima terça-feira (07). O Comando Nacional dos Bancários divulgou orientação no sentido de aceitar as propostas apresentadas pela Federação Nacional dos Bancos (FENABAM), que elevou o índice de reajuste, de 7,35% para 8,5, além de outros reajustes presentes na pauta reivindicatória. A Fenabam propôs a reposição dos dias parados através de um cronograma de atividades com 1 hora a mais, no expediente, entre os dias 15 e 30 de outubro, para quem trabalha seis horas, e entre os dias 15 de outubro e 7 de novembro, para quem trabalha oito horas. As propostas patronais serão analisadas em assembleias regionais, nesta segunda-feira (06). com Sudoeste Bahia

Venezuela e China firmam acordo para lançar satélite ao espaço

Venezuela e China firmam acordo para lançar satélite ao espaço

A Venezuela e a China firmaram neste domingo (5) um acordo para a construção do satélite Antônio José de Sucre - VRSS2, que terá capacidade de percepção remota e será usado para aumentar a capacidade cartográfica do país latino-americano. O projeto prevê que os dois países partilhem conhecimentos na construção do novo satélite e trabalhem em conjunto no desenvolvimento da indústria aeroespacial. O acordo dará continuidade a outro documento, firmado em julho em Caracas, pelos presidentes Nicolás Maduro e Xi Jinping, destinado também à construção do VRSS2, e prevê ainda que alguns componentes do satélite sejam feitos na Venezuela. O equipamento deve melhorar as telecomunicações em áreas de difícil acesso, para prestar serviços de televisão, telemedicina, teleducação e transmissão de dados. Este será o terceiro satélite que o país sul-americano colocará no espaço, o primeiro foi o Venesat 1, conhecido como Simón Bolívar, lançado em 2008. de bahianoticias

Igaporã: homem esfaqueia mulher neste domingo de eleições

Foto Reprodução

Por volta das 10:45hs deste domingo (5), Nadson Rodrigues Teixeira esfaqueou a sua companheira, Wilma dos Santos Soares. O casal reside à rua Lélio Lopes de Oliveira, no centro de Igaporã. De acordo informações repassadas pela polícia a reportagem do site Sudoeste Bahia, Nadson golpeou Wilma três vezes, com uma facada no braço, uma no abdômen e outra nas costas. Após denúncia, o Delegado de Polícia acionou a Polícia Militar que encontrou o agressor em sua casa, não oferecendo resistência à prisão. Nadson foi encaminhado à Delegacia e enquadrado na Lei Maria da Penha, ficando à disposição da justiça. Wilma não corre risco de vida.  as informações são do Sudoeste Bahia

domingo, 5 de outubro de 2014

Rui Costa, do PT, é eleito novo governador da Bahia

O petista Rui Costa se elegeu governador da Bahia neste domingo (05), vencendo a disputa em primeiro turno. Ele derrotou, entre outros, os candidatos Paulo Souto (DEM) e Lídice da Mata (PSB). Com 94,79% das urnas apuradas, Costa recebeu 54,14% dos votos válidos. Souto teve 37,59% e Lídice 6,78%.
Pela manhã, Rui votou acompanhado de familiares e correligionários. "Até me atrasei um pouco, pois fiz questão de passar pela frente da casa de meu pai, na ladeira onde cresci, isso tudo me fez pensar em nas barreiras que ultrapassei para estar aqui hoje", comentou Rui, criado na Rua Major Cunha Matos, próxima à Baixa do Fiscal.
Rui teve uma significativa arrancada final. Desde a primeira pesquisa Ibope, em que pontuou 8%, ele passou para 15%, 24%, 27% e 36%, finalmente, indicando empate técnico com Paulo Souto - 46% dos votos válidos para ambos. "Não era possível, comício e caminhada com 10, 15 mil pessoas e a gente para trás nas pesquisas. É uma pena que esses institutos levaram tanto tempo para confirmar o que já estava claro nas ruas", afirmou pela manhã.
Wagner, Rui, João Leão e Otto comemoram resultado da eleição
(Foto: Estela Marques)
Soteropolitano, Costa, 51 anos, é formado em Economia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), casado e pai de três filhos. Antes de se formar em Economia, concluiu o curso de Instrumentação na Escola Técnica da Bahia e cursou Ciências Sociais. Ele sempre estudou em escolas públicas e cursou o ginásio na escola Luiz Tarquínio, na Boa Viagem.
Rui começou a trajetória política no início da década de 1980, através da luta sindical no Polo Petroquímico de Camaçari. Em 1985, liderou a primeira grande greve, que paralisou o Polo com apenas 22 anos de idade. A partir daí, entrou para a direção do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Petroquímica, Química, Plástica e Afins (Sindiquímica). Dois anos depois, coordenou a campanha do então candidato ao governo Jaques Wagner. 
Foi eleito vereador de Salvador pelo PT em 2000 e reeleito em 2004. Foi secretário do governo Wagner em 2007 (Relações Institucionais) e, em 2010, licenciou-se do cargo de deputado federal para assumir a Casa Civil.
* Com informações do repórter Victor Lahiri
(Foto: Mauro Akin Nassor)
de correio24horas

Conquista: duas pessoas morrem em acidente na BR 116



Duas pessoas morreram em uma colisão frontal na manhã desta sexta-feira, dia 03 de outubro, entre um Fiat Siena, placa KOI 8782, do Rio de Janeiro/RJ, e um caminhão placa MLJ 5959, de Urussunga/SC. Segundo informações da policia, no momento da colisão garoava no trecho da BR 116 onde ocorreu o acidente. As vítimas fatais foram identificadas como Milton Ferreira da Silva (60), e Marcelino dos Santos (43). Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal de Vitória da Conquista. Uma terceira vítima, um adolescente, foi socorrido por uma equipe da Via Bahia. O motorista do caminhão não sofreu ferimentos.
de sudoestebahia