sexta-feira, 25 de novembro de 2016
Brasil fecha mais de 751 mil vagas com carteira assinada até outubro
Manifestantes fazem protesto em frente à casa de Geddel
A frente da residência do ex-ministro da Secretaria de Governo Geddel Vieira, que pediu demissão do cargo nesta sexta-feira (25), se tornou palco de protesto nesta tarde. Após manifestação em frente ao edifício La Vue, na Ladeira da Barra, o pivô de sua queda do alto escalão do governo Michel Temer, manifestantes rumaram em direção à sua casa, no Jardim Apipema. Com um carro de som, eles entoam alguns dizeres contra o peemedebista. “O Geddel vai ganhar uma passagem pra sair desse lugar. Não é de carro, nem de pé, nem de avião, é dentro do carro do camburão. Eita Geddel ladrão”, cantam os manifestantes. O ex-ministro está em Salvador, de onde enviou o e-mail de demissão para Temer. com Bahia Notícias
Bahia: Prefeito, prefeita eleita e outros são conduzidos à base da Polícia Federal
A Polícia Federal (PF) e a Controladoria Geral da União (CGU) deflagraram nesta sexta-feira (25) a Operação Vigilantes em cinco cidades da Bahia: Salvador, Malhada de Pedras, Alagoinhas, Itagibá e São José do Jacuípe. Em Malhada de Pedras, a operação foi desencadeada devido às denúncias de irregularidades na contratação e prestação de serviços do transporte público escolar. A operação foi deflagrada nas primeiras horas da manhã e teve como saldo a condução do atual prefeito, Valdecir Alves Bezerra, o Ceará, da prefeita eleita, Terezinha Baleeiro Alves Santos (PP), do ex-prefeito Ramon Santos, do secretário administrativo, além dos servidores comissionados de confiança do prefeito. O site Brumado Notícias apurou que o prefeito Valdecir Bezerra foi preso preventivamente. Já a prefeita eleita e o marido, o ex-prefeito Ramon Santos, foram conduzidos coercitivamente para base da PF, em Vitória da Conquista, assim como os demais. O vice-prefeito eleito, Adriano Paca, não foi encontrado pelos federais em sua residência. Adriano gerencia a Transportadora Paca, que presta o serviço de transporte escolar no município. Está é a segunda visita da PF à cidade este ano - a primeira passagem da PF pela cidade ocorreu no mês de junho. Durante o segundo semestre, os motoristas promoveram várias manifestações, cobrando os vencimentos atrasados. Nossa reportagem flagrou o comboio das guarnições com os conduzidos no anel rodoviário da BR-030, em Brumado, regressando para base da Polícia Federal em Vitória da Conquista. com o Brumado Notícias
População que se declara parda se iguala à que se diz branca, diz IBGE
O número de brasileiros em 2015 era de 204,9 milhões, e, pela primeira vez, a população autodeclarada parda (45,1% do total) praticamente se igualou à branca (45,2%), mostra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2015, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (25). As pessoas que se declaram pretas são 8,9% do total. Em 2004, os índices eram 51,2% (branca), 42,2% (parda) e 5,9% (preta). Desde 2007, o IBGE verifica que a participação da população autodeclarada branca passou a ser menor do que a das parda e preta somadas. O maior contingente de pardos aferido agora pode ser explicado como resultado de ações afirmativas, que estimulam o autorreconhecimento dos afrodescendentes, e pelo aumento do número de pardos por conta da miscigenação da população, avalia a gerente da Pnad, Maria Lúcia Vieira. De 2014 para 2015, o crescimento população foi de 0,8%. A Pnad confirma a tendência de envelhecimento dos brasileiros: em 2004, a faixa dos 60 anos ou mais equivalia a 9,7% do total da população; em 2015, a 14,3%. No Sul, o índice chega a 16%; no Norte, fica em 10,1%. O País é formado por 51,5% de mulheres e 48,5% de homens. O Norte é a única região com mais homens do que mulheres (50,4% dos habitantes). com o Bahia Notícias
quarta-feira, 23 de novembro de 2016
Caixa prepara fechamento de agências e demissão para 11 mil funcionários

MP da Espanha pede prisão a Neymar por corrupção
O Ministério Público da Espanha solicitou dois anos de prisão para o atacante Neymar, por suspeita de corrupção em relação a sua transação para o Barcelona. Segundo informações do jornal El País, o pedido foi solicitado pelo procurador José Perals, que também recomendou uma pena de cinco anos para o ex-presidente do clube blaugrana, Sandro Rosell, considerado o responsável pelo contrato com o jogador brasileiro. A Justiça da Espanha decidiu processar Neymar no mês passado, reabrindo o caso que havia sido arquivado anteriormente. As investigações revelaram que o valor real pago pelo atleta foi superior ao revelado na oportunidade, com 40 milhões de euros ido a Neymar por meio de “contratos simulados”.
Professores da Uesb deflagram greve por tempo indeterminado
Na tarde da última terça-feira (22), professores da Universidade do Sudoeste da Bahia (Uesb) decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. A categoria é contra a PEC 55 (antiga 241), congelamento de salários e a MP 746, que propõe a reforma do ensino médio. A suspensão das atividades terá início no dia 28 de novembro. O comando de greve também foi aprovado em assembleia e será instalado nesta quinta-feira (24), às 9h, no campus de Vitória da Conquista. Na oportunidade, serão discutidas as comissões e as atividades docentes que serão mantidas durante o movimento.
Com Brumado Notícias
domingo, 20 de novembro de 2016
Após novos ataques, maior cidade da Síria não tem mais hospitais
Os novos bombardeios sobre a cidade síria de Aleppo levaram à destruição do último hospital local, que não está mais em condições de uso. A notícia foi confirmada neste sábado (19) pela Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a representante da entidade na Síria, Elizabeth Hoff, todas as organizações não governamentais que atuam na região "confirmaram que todos os hospitais estão fora de serviço". Por sua vez, segundo a Agência Brasil, a ONG Médicos Sem Fronteiras, que atendia tanto nas estruturas já existentes como em postos móveis, informou que os danos causados pelos bombardeios de forças governistas e da Rússia "são enormes". "Precisaram interromper as atividades. O hospital pediátrico foi atacado pela segunda vez, três andares ficaram destruídos e agora ele não opera mais. Com poucos médicos remanescentes e os suprimentos que não podem entrar, o sistema sanitário está de joelhos e não sabemos se poderá voltar a funcionar", disse a ONG em nota. com o Bahia Notícias
Obama e Putin discutem guerra na Síria durante encontro em Lima
Os presidentes Barack Obama, dos Estados Unidos, e Vladimir Putin, da Rússia, tiveram uma "breve conversa" paralelamente ao encontro dos países-membros do grupo de Cooperação Econômica Ásia e Pacífico (Apec) neste domingo (20). De acordo com a Casa Branca, os dois líderes falaram sobre o conflito na Síria, em que os dois governos estão em lados opostos. O encontro, considerado "informal", durou cerca de quatro minutos e Obama pediu que o secretário de Estado, John Kerry, e o ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, "continuem a perseguir iniciativas junto à comunidade internacional, para reduzir a violência e aliviar o sofrimento do povo sírio". O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, limitou-se a dizer que eles "se cumprimentaram no início do encontro" formal entre os 21 chefes de Estado e de Governo, e "discutiram durante breve instante". com o Bahia Notícias
Homem é solto horas após flagrante por abuso contra filha em Vitória da Conquista
O homem de 49 anos que foi preso em flagrante por ter abusado sexualmente da filha de 14 anos foi solto horas depois na cidade de Vitória da Conquista, região sudoeste da Bahia. O caso ocorreu na madrugada de sexta-feira (18), no bairro Morada dos Pássaros. Segundo informações da Polícia Civil, ele confessou que cometia os abusos contra a adolescente. O delegado responsável pelo caso explicou que, no dia da denúncia, o homem foi detido em flagrante pelo crime de estupro, e encaminhado para uma audiência de custódia no Fórum de Vitória da Conquista, onde o juiz determinou que ele responderia em liberdade. De acordo com o G1, a jovem morava com o pai e havia sido abusada desde a segunda-feira (14). Na quinta-feira (17), depois de ter sido estuprada novamente, ela saiu de casa em um táxi. O motorista do veículo percebeu que a jovem estava abalada e parou ao passar por uma viatura da polícia. A menor foi levada para delegacia e denunciou o caso à polícia.
Jovem cria personagem e aplica golpe em 'namorado virtual' em Teixeira de Freitas
Uma jovem de 20 anos foi presa na cidade de Teixeira de Freitas, no sul da Bahia, após confessar ter aplicado um golpe de R$ 17 mil em um conhecido dela, ao se passar por uma mulher que estaria apaixonada pelo rapaz. Conforme o delegado Manoel Andretta, responsável pelo caso, o homem que sofreu o golpe era funcionário de uma casa de material construção. Ele chegou a fazer um acordo trabalhista com o patrão para receber o fundo de garantia e dar dinheiro para a mulher. De acordo com o G1, o delegado contou que há 11 meses, Maelly Lima Costa se passava por uma mulher de nome Fabielle, que se dizia apaixonada pelo homem e pedia dinheiro para ele. Ela enviava para o rapaz fotos de outra mulher em eventos sociais e até de biquíni, que segundo o delegado era loira e não tinha qualquer ligação com Maelly. A vítima se apaixonou pela personagem criada por Maelly e passou a dar o dinheiro que ela solicitava.
PRF tem primeira mulher no comando em Feira de Santana
A inspetora Michele Alencar se tornou a primeira mulher a assumir o comando da Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA) em Feira de Santana. A posse ocorreu na tarde de sexta-feira (18). Segundo o Acorda Cidade, Alencar ficará como chefe da delegacia 02 da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Feira. Ela substitui o inspetor Fernando Vieira, na função dede 2013. Antes de assumir o comando em Feira, Michele Alencar já trabalhou em Salvador. Ela também já atuou em diversos setores e comandos, como na área de educação para o trânsito em toda Bahia.
ASTRONAUTAS CHINESES RETORNAM À TERRA DEPOIS DE 30 DIAS NO ESPAÇO
Dois astronautas chineses retornaram à Terra nesta sexta-feira, às 14h07 (4h07 no horário de Brasília). Após os ‘taikonautas’, como são chamados os astronautas chineses, ficarem 30 dias no espaço, a cápsula espacial posou no Norte da China. A missão espacial tripulada foi considerada a mais longa realizada pelo país.
A conclusão da viagem espacial é fundamental para o projeto ambicioso da China de instalar, no prazo de seis anos, uma estação chinesa espacial tripulada permanente, quando a Estação Espacial Internacional (ISS) não estará mais funcionando.
Os astronautas Jing Haipeng e Chen Dong seguirão para um hospital da região para passar por revisões médicas e depois seguirão para Pequim, onde realizarão um processo de readaptação à gravidade que pode durar algumas semanas, segundo especialistas.
Haipeng e Dong viveram e trabalharam no laboratório espacial Tiangong-2 (em português,
Palácio Celeste-2) desde 18 de outubro, data em que ingressaram no local. No ambiente, os dois cultivaram verduras, criaram bichos-da-seda e realizaram reparos na estação, de acordo com a agência estatal Xinhua.
Os exploradores chineses haviam partido em 17 de outubro de uma base situada no deserto de Gobi na nave espacial Shenzhou-11 (em portiguês, Nave divina-11). (veja)
ARACATU: PREFEITO SÉRGIO MAIA SANCIONA LEI QUE ESTIMA RECEITA DE MAIS DE 50 MILHÕES PARA 2017
A Câmara de Vereadores de Aracatu aprovou o projeto de lei enviado pelo Executivo, que estipula a receita (Dinheiro a ser gasto pelo município) em mais de 50 Milhões de Reais para 2017. Para ser exato, o valor estimado da receita é de R$ 50.500.000,00 (Cinquenta Milhões e Quinhentos Mil Reais). A lei foi sancionada pelo prefeito Sérgio Maia e estará valendo para o ano de 2017.
A receita decorrerá de arrecadação de tributos, contribuições e outras receitas correntes e de capital.
A publicação foi feita nesta sexta – feira (18), no Diário Oficial. (CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O DIÁRIO OFICIAL) com o Destaque Bahia
A receita decorrerá de arrecadação de tributos, contribuições e outras receitas correntes e de capital.
A publicação foi feita nesta sexta – feira (18), no Diário Oficial. (CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O DIÁRIO OFICIAL) com o Destaque Bahia
quinta-feira, 17 de novembro de 2016
PF deflagra operação “Prata da Casa” em Itabuna
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (17) uma operação de combate ao crime contra o sistema financeiro nacional no município de Itabuna, no Sul da Bahia. A ação, batizada de “Prata da Casa”, cumpriu 6 mandados de busca e apreensão em endereços comerciais e nas residências das pessoas investigadas. Uma pessoa foi presa em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, uma pistola calibre 32.
De acordo com a PF, os investigados utilizavam uma associação para ofertar ao público em geral seguros automotivos, sem a obrigatória autorização da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Com essa prática, supostamente, eram ofertados seguros com preços menores do que os praticados pelo mercado, porém, sem a garantia das devidas coberturas, uma vez que não eram controlados pelo órgão fiscalizador.
A PF informou que os envolvidos no esquema devem responder pela prática dos crimes previstos no art. 16 da Lei nº 7.492/86, vez que por força do parágrafo único do artigo 1º da referida lei, equipara-se à instituição financeira a pessoa jurídica que capte ou administre seguros. A pena prevista é de reclusão de 1 a 4 anos, além do pagamento de uma multa. O valor não foi informado.
Do Toda Bahia
Passageiros são retirados de trem do metrô após “apagão” em Salvador
Os trens do metrô de Salvador ficaram parados por 30 minutos por causa de um apagão de energia elétrica que aconteceu na manhã desta quinta-feira (17), por voltadas 9h40. Os vagões voltaram a circular normalmente às 10h10.
De acordo com a assessoria de comunicação da CCR Metrô, responsável pelo serviço, um dos trens que estava em operação parou fora da estação. O equipamento, que tinha saído da estação de Bom Juá e seguia para a Lapa, ficou parado no meio do percurso.
O trem foi evacuado por um segurança, que conduziu os passageiros por um caminho de concreto que tem ao lado dos trilhos, chamado de “passarela de serviços”. Os usuários do serviço foram levados para a estação do Retiro, que era a mais próxima.
Os passageiros foram restituídos com um “bilhete especial de embarque”, que não tem validade para ser usado.
Do Toda Bahia
Coelba culpa a Chesf por apagão em oito cidades baianas
Na manhã desta sexta-feira (17), vários bairros de Salvador ficaram sem energia durante cerca de 30 minutos em algumas localidades. Em nota, a Coelba também informou que além da capital baiana, houve apagão nos munícipios de Tucano, Euclides da Cunha, Cipó, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, Banzaê e Quijingue.
Segundo a Coelba, um problema na Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) teria ocasionado a queda na rede elétrica. A empresa baiana, no entanto, por meio da assessoria de comunicação, disse que detalhamento só com a Chesf.
A Companhia Hidrelétrica do São Francisco informou, por sua vez, que os diretores estão em reunião para descobrir a causa do apagão. A estatal disse que só tomou conhecimento do problema pela imprensa e também não soube informar a extensão da queda de energia.
Do Toda Bahia
Quadrilha é presa dentro da agência dos Correios de Crisópolis
Operação conjunta entre as Polícias Federal e Militar (CIPE LN, Força Tarefa SSP e 6 CIPM Rio Real) prendeu, na manhã desta quinta-feira (17), uma quadrilha especializada em arrombamento de cofre de agências dos Correios e também em tráfico de drogas.
A quadrilha foi presa dentro da Agência dos Correios da cidade de Crisópolis no momento em que se preparava para arrombar o cofre. Na abordagem foram presos três integrantes da quadrilha, sendo que mais um integrante conseguiu empreender fuga.
Os indivíduos confessaram o arrombamento de outras três agências dos correios nas cidade de Candeal, Jaguararipe e Jaguaquara, além do arrombamento do cofre do Supermercado Açaí da cidade de Juazeiro, todas na Bahia.
Com o bando foi apreendido equipamento utilizados para perfurar cofres (furadeiras, brocas, pés de Cabra), aproximadamente 1 kg de cocaína e 1,5 kg de maconha, balanças de precisão e munições, além de 2 veículos, possivelmente roubados.
Todo material, bem como os presos, foram apresentados na polícia Federal em Feira de Santana para lavratura do auto de prisão em flagrante e posteriormente encaminhados ao presídio local, onde ficarão à disposição da Justiça Estadual.
Do Toda Bahia
Confira a lista de atendimentos da Policlínica Labaclin

28/11- Dr. Thiago Marques (Dermatologista ).
28/11- Dr. Lílian (GINECOLOGISTA)
DEZEMBRO
02/12- Dr. Maurício (Urologista)
Publicidade
terça-feira, 15 de novembro de 2016
Caso EMBASA em Ibipitanga: Descaso e irresponsabilidade
A Empresa Baiana de Saneamento de Água (EMBASA) tem agido com total descaso e
irresponsabilidade com a população de Ibipitanga, a muito tempo os serviços prestados
pela empresa tem ferido todos os limites do bom senso.
Até certo tempo a queixa da população era apenas e tão somente com as inúmeras e
frequentes vezes que as bombas davam defeito, deixando assim o município muitos dias
sem água. Porém, ao invés de haver a solução desse problema, fomos "presenteados"
com mais descasos.
O cidadão ibipitanguense está a muito tempo sem receber do produto pelo qual paga,
além de ficar dias sem o recebimento da água, quando recebemos é um produto
inconsumível, a água boa para consumo deve ser incolor, inodora e insípida, já o produto
que recebemos tem cor de lama, tem mau cheiro e é salgada.
É necessário que haja a solução de todos esses problemas, o consumidor está cansado
de pagar por um produto que não recebe. É importante que o cidadão continue cobrando,
também que os governantes usem de sua posição e deêm um ultimato na EMBASA,
afinal foram eleitos para servir a população, tanto os que estão no exercício do mandato
quanto os que tomarão posse no próximo ano.
Independente de que forma será, o povo quer providências, o povo quer solução. Do jeito
que tá não pode ficar!
Redação: Ibipitanga News/ Cleber Enio
irresponsabilidade com a população de Ibipitanga, a muito tempo os serviços prestados
pela empresa tem ferido todos os limites do bom senso.
Até certo tempo a queixa da população era apenas e tão somente com as inúmeras e
frequentes vezes que as bombas davam defeito, deixando assim o município muitos dias
sem água. Porém, ao invés de haver a solução desse problema, fomos "presenteados"
com mais descasos.
O cidadão ibipitanguense está a muito tempo sem receber do produto pelo qual paga,
além de ficar dias sem o recebimento da água, quando recebemos é um produto
inconsumível, a água boa para consumo deve ser incolor, inodora e insípida, já o produto
que recebemos tem cor de lama, tem mau cheiro e é salgada.
É necessário que haja a solução de todos esses problemas, o consumidor está cansado
de pagar por um produto que não recebe. É importante que o cidadão continue cobrando,
também que os governantes usem de sua posição e deêm um ultimato na EMBASA,
afinal foram eleitos para servir a população, tanto os que estão no exercício do mandato
quanto os que tomarão posse no próximo ano.
Independente de que forma será, o povo quer providências, o povo quer solução. Do jeito
que tá não pode ficar!
Redação: Ibipitanga News/ Cleber Enio
segunda-feira, 14 de novembro de 2016
Ibipitanga: Professores da rede municipal promovem manifestação
Nesta segunda feira 14, alguns professores da rede municipal acompanhados por um grupo de merendeiras fizeram uma caminhada pela cidade dando continuidade à reivindicação pelos precatórios do Fundef. O movimento aconteceu por volta das 11 da manhã após uma outra reunião na câmara de vereadores onde os docentes trataram do assunto mais uma vez.



As Informações são do Ibipitanga Alerta



As Informações são do Ibipitanga Alerta
quinta-feira, 10 de novembro de 2016
Norte da Bahia: Incêndio de grandes proporções atinge área de mata em Jacobina
Um incêndio de grandes proporções atinge uma área de mata na comunidade da Coreia, na zona rural do município de Jacobina, norte da Bahia, desde a tarde da terça-feira (8). O local é de difícil acesso e não há registro de feridos. As informações foram confirmadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente nesta quarta-feira (9).
De acordo com a secretaria, brigadistas voluntários trabalham no combate às chamas, para evitar que elas se alastrem, e passaram a madrugada na região. Outra equipe de voluntários estava prevista para chegar ao local na manhã desta quarta-feira.
Segundo a secretaria, parte dos focos de incêndio já foi controlado pelos brigadistas, mas outros ainda persistem. A suspeita é de que o incêndio tenha sido criminoso. A situação será investigada depois que as chamas forem debeladas.
Ainda conforme a secretaria, em dezembro de 2015, outro incêndio atingiu uma área ainda maior na região. Na época, segundo as informações, grandes extensões da flora foram destruídas, algumas espécies foram mortas pelo fogo e algumas nascentes extintas.
Com o Toda Bahia
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 29 milhões nesta quinta
O sorteio do concurso 1.875 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 29 milhões para quem acertar as seis dezenas nesta quinta (10). O sorteio será às 20h (horário de Brasília), em Poços de Caldas (MG).
Trata-se do segundo sorteio da série especial “Mega-Semana da República”, que altera a programação habitual da Mega-Sena – o terceiro e último concurso da série será no próximo sábado (12).
As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50.
Rui Costa inaugura sistema de abastecimento de água em Governador Mangabeira
O governador Rui Costa (PT) inaugura nesta quinta-feira (10), às 10h, o sistema de abastecimento de água para abastecer 13 comunidades rurais do município de Governador Mangabeira. A obra, realizada pela Embasa – Empresa Baiana de Águas e Saneamento), recebeu investimento de R$ 2,5 milhões.
No mesmo evento, que será realizado na Praça 2 de Julho, próximo à prefeitura, o governador autoriza a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) a firmar convênios do programa Bahia Produtiva. Logo depois, às 11h40, o governador visita a Escola Municipal Elza Souza de Jesus.
Do Toda Bahia
PF cumpre mandados de nova fase da Lava Jato no PR, SP e CE
Policiais federais estão nas ruas desde as primeiras horas desta quinta-feira (10) para cumprir mandados da 36ª fase da Operação Lava Jato em Jaguaruana, no Ceará; Barueri, Santana de Parnaíba e capital de São Paulo; e em Curitiba e em Londrina, no Paraná.
A ação foi batizada de Operação Dragão e cumpre 18 mandados judiciais, sendo 16 de busca e apreensão e dois de prisão preventiva.
O empresário e lobista Adir Assad, que já está preso na carceragem da PF, em Curitiba, é um dos alvos dos mandados de prisão. O outro é o advogado Rodrigo Tacla Duran, segundo o Ministério Público Federal (MPF). Ele está no exterior e não havia sido preso até as 8h23.
Segundo o MPF, a dupla é responsável por lavar mais de R$ 50 milhões para empresas investigadas na operação. Assad e Duran são alvos de mandados de prisão preventiva, que não tem prazo determinado.
Na prática, com o novo mandado de prisão preventiva, Adir Assad terá mais dificuldades para ficar em liberdade. Como há outras novas acusações sobre ele, é menor a chance de a Justiça lhe conceder um habeas corpus, por exemplo.
Condenado - Adir Assad foi condenado na Lava Jato a 9 anos e 10 meses de prisão por lavagem de dinheiro e associação criminosa. Ele foi preso pela primeira vez na operação em março de 2015, na 10ª fase. No entanto, em dezembro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu prisão domiciliar a ele. Posteriormente, no dia 19 de agosto deste ano, o juiz Sérgio Moro determinou que Adir Assad voltasse à prisão.
Com o Toda Bahia
Bahia terá centro especializado na assistência a pessoas autistas
Com previsão para iniciar os atendimentos ainda em novembro, o Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista ampliará o acesso à atenção especializada dos pacientes com este tipo de transtorno. Para o funcionamento da unidade, instalada no Campo Grande, em Salvador, o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, assina nesta sexta-feira (11), o contrato de gestão com representantes da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, organização social que irá gerir o serviço.
O Centro contará com uma equipe composta por assistentes sociais, educador físico, enfermeiro, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, musicoterapeuta, nutricionista, pedagogo, psicólogos e terapeutas ocupacionais, além de pessoal de apoio, que trabalhará para contribuir para o desenvolvimento e a inclusão social da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.
A unidade ainda funcionará como um espaço para capacitação de profissionais para o atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista em todo o estado da Bahia. A expectativa é também ofertar campo de estágio e extensão de Instituições de Ensino Superior e de Ensino Técnico em Saúde.
Fonte: Toda Bahia
terça-feira, 8 de novembro de 2016
Assalto ao Banco do Brasil com reféns assusta moradores de Seabra
Uma quadrilha de bandidos fortemente armada iniciou um assalto ao Banco do Brasil na cidade de Seabra, na Chapada Diamantina, na manhã desta terça-feira (8). Segundo informações enviadas ao Jornal da Chapada, os bandidos sequestraram a família do gerente de serviços da instituição bancária (tesoureiro) e estão obrigando ele a retirar os valores dos cofres como pagamento do resgate. Informações dão conta de que os reféns seriam familiares do tesoureiro do banco, e estariam sendo mantidos fora da agência para a quadrilha realizar a extorsão.
As polícias Militar e Rodoviária Federal estão no local. Elas teriam sido acionadas pelo gerente e estão cercando o prédio do banco para que o dinheiro não saia do local. “As polícias estão fechando todas as ruas da cidade. Alguma coisa bem séria está acontecendo dentro do banco. Não temos mais informações sobre o caso”, diz um dos moradores de Seabra, em contato com o Jornal da Chapada. Ainda conforme informações, o assalto segue em andamento.
Do Jornal da Chapada
quinta-feira, 3 de novembro de 2016
Nova data do Enem coincide com vestibulares; prova da Uesb é afetada
A nova data determinada para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os candidatos que tiveram a prova adiada por conta da ocupação nos locais de prova, dias 3 e 4 de dezembro, coincidem com datas nas quais serão realizados vestibulares no Brasil. Segundo informações do jornal Correio, uma das provas afetadas é a da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), cujas provas serão feitas nos dias 4 e 5 de dezembro. A instituição de ensino informou que divulgará as medidas que deverão ser tomadas. "Com essa decisão, a data do Enem coincide com a data do Vestibular Uesb 2017, agendado para os dias 4 e 5 de dezembro, assim, a Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), em breve, divulgará as medidas adotadas para solucionar a questão", afirma a Uesb em nota. Os campi da Uesb em Vitória da Conquista, Itapetinga e Jequié estão entre os 42 locais ocupados por estudantes na Bahia, distribuídos em 25 cidades. Outra prova afetada com a mudança é a da PUC do Rio Grande do Sul, cuja seleção será realizada nos dias 3 e 4 de dezembro, e da PUC de São Paulo, com prova no dia 4.
Do Bahia Notícias
Após pedido de suspensões do Enem, MEC aciona AGU para garantir realização das provas
Após o Ministério Público Federal no Ceará ajuizar uma ação civil pública para cancelar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado no próximo sábado (5) e domingo (6), o Ministério da Educação anunciou que acionou a Advocacia Geral da União (AGU) para derrubar a ação. A medida de pedir a suspensão do exame partiu do procurador da República Oscar Costa Filho (entenda), por conta da divisão das provas: 190 mil candidatos farão a prova de 3 e 4 de dezembro, porque os locais de prova estão ocupados por estudantes. Para Costa Filho, a realização de provas diferentes, com redações diferentes, fere a isonomia da seleção. O MEC afirma em nota que há um "grave equívoco na argumentação apresentada pelo procurador do Ceará", e que "é lamentável qualquer tentativa que venha gerar insegurança e tumultuar um Exame que afeta a vida de 8,6 milhões de estudantes e seus familiares”. Com Notícias Bahia
Justiça do Reino Unido reconhece vínculo trabalhista de motoristas do Uber
Os motoristas do Uber são considerados empregados da companhia, de acordo com uma decisão da Justiça do Reino Unido. Segundo a decisão, definida no último dia 27 de outubro, a empresa terá que arcar com pagamento mínimo e folga remunerada. A Justiçado Trabalho de Londres entendeu que os condutores do Uber não são profissionais autônomos. O processo foi aberto pelos próprios motoristas. A decisão terá impacto sobre 30 mil motoristas em toda Inglaterra e País de Gales. Pela lei britânica, os motoristas podem requisitar pagamento pelo tempo que trabalharam para o Uber, além de outros direitos. O Uber argumenta que são os condutores quem contratam a empresa, para que os conecte aos passageiros. Na Justiça do Trabalho brasileira já há processos abertos em São Paulo e Belo Horizonte questionando o vínculo e investigações do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo.
Fonte: Bahia Notícias
Rio de Contas: Incêndio em local de difícil acesso ameaça maior devastação de área
A área do Pico das Almas, entre Rio de Contas, na Chapada Dimantina, e Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste, é considerada a de maior dificuldade para o controle do incêndio que atinge a região desde o final de semana passado (ver aqui). A informação é do secretário estadual de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, que viaja novamente à Chapada nesta quinta-feira (3). Segundo o secretário, as características do local impedem, inclusive, o sobrevoo de aeronaves. “Esse é o pior ponto porque temos uma dificuldade operacional muito grande. Não dá nem para sobrevoar, nem para escalar”, informou ao Bahia Notícias. Segundo Spengler, a área tem quase dois mil metros de altitude, com ângulo perto de 90° graus. O vento forte (chega a 40 nós), que emperra a chegada de helicópteros, e o número de pedras soltas frustram a chegada de bombeiros. Até o momento, cerca de 240 hectares foram consumidos pelo fogo. As causas são ainda desconhecidas. Ainda segundo a Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema), as chamas que atingiram a Serra dos Barbados foram controladas, mas há risco de retorno do fogo. Na região, continuam o trabalho de contenção do incêndio, 17 bombeiros, 10 brigadistas permanentes de Rio de Contas, 4 técnicos do Inema, 1 técnico da Defesa Civil do Estado e 4 brigadistas da prefeitura de Rio de Contas.
Do Bahia Notícias
Anuário de segurança registra mais de cinco estupros por hora no Brasil em 2015
Brasil teve mais de cinco estupros por hora em 2015. O 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, registrou 45.460 casos, dos quais 24% deles nas capitais e no Distrito Federal. Considerando os boletins de ocorrência, em 2015 uma pessoa foi estuprada a cada 11m33s no país. O estado com maior índice é São Paulo, com mais de 9.265 casos (20,4% do total). Roraima registrou menos casos, 180, uma queda de 35,3% em relação ao ano anterior. No geral, o resultado de 2015 indica redução de 7,6% em relação ao ano anterior, ou de 761 casos. De acordo com o G1, os números não refletem se houve, de fato, redução no número de estupros no Brasil, já que a subnotificação do crime é elevada. A estimativa é que ocorreram entre 129,9 mil e 454,6 mil estupros no país. Os dados divulgados nesta quinta-feira (3) pelo anuário mostram ainda que o país registrou um veículo roubado por minuto em 2015, mas ainda assim o número representa queda de 0,6% em comparação com 2014 - 3.045 veículos a menos. Somando os casos de 2014 e 2015, foram roubados ou furtados 1,023 milhão de veículos. São Paulo também lidera esse índicem com 189,4 mil veículos perdidos em 2015 - no ano anterior, foram 221,5 mil. No Maranhão os crimes desse tipo mais cresceram, a 24,1%, chegando a 6.305 veículos. Já no Distrito Federal, os crimes dessa categoria registraram redução de 27%, já que em 2015 foram contabilizados 11.298 furtos e roubos ante 15.477 no ano anterior.
Fonte: Bahia do Povo
MEC descarta retirar MP do ensino médio e considera proposta 'democrática'
Diante da polêmica da ocupação de escolas pelo País, a oposição ao governo do presidente Michel Temer pediu ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que substitua a Medida Provisória (MP) que reformula o ensino médio por um projeto de lei que está em tramitação na Casa há quatro anos. O pedido foi feito pelo deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), que conseguiu o apoio de colegas do PT. Segundo o deputado, a ideia é aproveitar as discussões que já foram feitas na Casa sobre o tema e diminuir as críticas à maneira como o governo escolheu reformular o ensino médio, por meio de uma Medida Provisória. "O viés autoritário de uma MP não combina com a educação e causou um clima de indignação na comunidade escolar", disse Silva. "Não existe reforma na educação com canetada", completou o deputado, que ficaria responsável pelo diálogo com o governo. Maia confirma que foi procurado pelo deputado e por integrantes do PT com o pedido e se disse disposto a assumir o papel de interlocutor com membros do governo. "A questão da MP ou PL (projeto de lei) não está sendo tratada. O que queremos é garantir o debate na Câmara. Isso sim é o mais importante", afirmou. Silva diz que o fato de o relator do projeto de lei na Comissão Especial - deputado Wilson Filho (PTB-PB) - ser da base do governo facilitaria o acordo, mas a ideia enfrenta resistência no governo. "Não há hipótese de trocarmos a MP até porque ela é democrática, constitucional. No popular, isso é conversa para boi dormir", afirmou o ministro da Educação, Mendonça Filho. Segundo ele, há mais de 50 convidados para discutir o texto na Comissão Geral e se dispôs a ir ao Congresso quantas vezes forem necessárias para explicar a MP. A expectativa é votar a proposta até dezembro, segundo o ministro. Rodrigo Maia já avisou que não entrará em confronto com o governo. "Se Mendonça não quer, vamos deixar como está. Assunto resolvido", disse o presidente da Câmara.
Fonte: Bahia Notícias
terça-feira, 25 de outubro de 2016
Governador vai à França em busca de investimentos para a Bahia
Pedro Moraes / GOVBA
Buscando atrair novos projetos e investimentos para o Estado, o governador Rui Costa viaja nesta semana para a França, onde vai se reunir com empresários da indústria do chocolate e da área do turismo. Um dos compromissos de Rui será uma visita ao Salon du Chocolat Paris, principal evento mundial do setor, que vai reunir 500 expositores da França e de outros países.
O governador chegará à capital francesa na quarta-feira (26) quando se reunirá com empresários do chocolate da Bahia e do exterior para discutir ações voltadas para o setor. Ainda neste mesmo dia, Rui Costa estará na Embaixada do Brasil para participar do evento Divulgação Bahia Destino – Rota do Cacau.
Na quinta-feira (27), o governador se encontra com dirigentes da Egis Group, um grupo internacional de consultoria, engenharia, estruturação de projetos e serviços de operação. Na pauta, está a viabilidade técnico-econômico e ambiental de linhas de teleféricos que funcionarão como ligação entre as estações de Metrô de Salvador e bairros situados nas suas proximidades.
Fazem parte da comitiva do governador o secretário de Turismo, José Alves, o diretor de Promoção Nacional e Internacional da Bahiatursa, Celso Cotrim, e o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Jeandro Ribeiro.
Do Toda Bahia
Bandidos atacam agências do Bradesco e da Caixa em Salvador
Duas agências bancárias foram atacadas por criminosos na rua Melo Morais, em Fazenda Grande do Retiro, em Salvador. O crime foi cometido na madrugada desta terça-feira (25).
De acordo com a Superintendência de Telecomunicações (Stelecom), inicialmente, os bandidos atacaram a agência do banco Bradesco, mas os detectores de fumaça foram acionados e o grupo desistiu da ação.
Em seguida, os criminosos decidiram seguir para a Caixa Econômica Federal (CEF). Eles explodiram os caixas eletrônicos no local. Por conta da explosão, a agência ficou destruída. Não há informações sobre o valor roubado.
A agência da Caixa foi isolada para passar por perícia. Já são 76 ataques a banco na Bahia esse ano.
Do Toda Bahia
Repatriação faz dólar cair a R$ 3,11
O maior fluxo de dólares para o Brasil por causa do fim do prazo para o pagamento de imposto de renda e multa sobre recursos mantidos no exterior (Lei de Repatriação) está provocando a valorização do real em relação à moeda americana. Pessoas físicas e jurídicas que querem regularizar sua situação com a Receita Federal têm até a próxima segunda-feira para fazer o pagamento.
Na última segunda-feira (24), o dólar à vista abriu o dia em queda e seguiu sendo negociado nas mínimas. Acabou fechando o dia com recuo de 1,33%, valendo R$ 3,1174, a menor cotação desde julho de 2015.
“Em um curto espaço de tempo, a entrada de dólares para pagamento de imposto e multa será forte”, diz Eduardo Rocca, sócio do escritório RSZM, que está cuidando de 520 declarações. Segundo ele, em apenas um banco que está operando o câmbio para alguns clientes, foram fechadas na quinta-feira passada 1,6 mil ordens para repatriação de recursos – algo entre R$ 4,8 bilhões e R$ 9,6 bilhões, o que equivale a um tíquete médio entre R$ 3 milhões a R$ 6 milhões em multa e imposto a serem pagos ao Fisco. Esses recursos, estima, devem ingressar no País entre quarta e quinta-feira.
Alterações no fluxo - De acordo com Luiz Castelli, economista da consultoria GO Associados, as operações no mercado de câmbio no Brasil giram em torno de US$ 35 bilhões ao mês. Com esse volume, alterações no fluxo fazem diferença. Ele lembra que os dólares da repatriação estavam vindo de maneira diluída.
Segundo a Receita, já entraram no País US$ 33,1 bilhões em multas e impostos e US$ 110,5 bilhões em ativos já foram regularizados.
Capitão do tri de 70, Carlos Alberto Torres morre aos 72 anos
A braçadeira de capitão sempre lhe caiu bem. Porte esguio, olhar penetrante, personalidade marcante. Não tinha jogador que não ouvisse com atenção suas observações, seus conselhos ou, na pior das hipóteses, suas broncas. Nem Pelé escapava, e foram muitas as vezes em que precisou até baixar a cabeça.
E foi esse grande capitão que o futebol brasileiro e o mundo perderam nesta terça-feira (25), aos 72 anos. Morreu no Rio de Janeiro, vítima de enfarte fulminante, Carlos Alberto Torres, atualmente comentarista do SporTV.. Nome e sobrenome de craque. O homem do tricampeonato mundial em 1970, que beijou e levantou a Taça Jules Rimet.
Seja como lateral-direito, onde começou na base do Fluminense, seja como zagueiro, ele sempre desfilou pelos gramados uma classe com a bola nos pés em que não ficava para trás nem para um astro do nível de Franz Beckenbauer. Santos, Botafogo, Flamengo e New York Cosmos tiveram em campo a sua classe. Era reverenciado no mundo todo pelo seu passado.
Depois, como treinador, o Capita, como era carinhosamente chamado, teve como pontos altos a conquista do Campeonato Brasileiro de 1983, pelo Flamengo, a Copa Conmebol, em 1993, pelo Botafogo, e o Campeonato Carioca pelo Fluminense, em 1984.
Do Toda Bahia
Deputados votam segundo turno da PEC dos gastos públicos nesta terça
O Governo está fechado para votar nesta terça-feira (25) a PEC que limita os gastos públicos. O presidente Michel Temer não quer arriscar e chamou o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e ouviu que os votos podem chegar a 370 favoráveis. O número de votos necessários para aprovação é de 308 votos.
O deputado Ivan Valente, líder do PSOL, admitiu que o Governo tem a maioria no plenário, mas disse que a emenda não foi devidamente discutida.
“Cada dia com sua agonia. teve toque de recolher na quarta-feira com a prisão de Eduardo CUnha. Ele contratou advogado especialista em delação. A lista da Odebrecht ou OAS pode sair a qualquer momento, porque está sendo negociada pelo diretor da Odebrecht. Tudo isso são fatores instabilizadores”, explicou.
Se aprovada nesta terça, em segundo turno, a emenda vai ao Senado, onde tem um cronograma traçado e deve ser concluído, também em segundo turno, até o dia 13 de dezembro.
Ainda nesta terça-feira haverá outras agendas na Câmara, como a criação da comissão especial que irá analisar a reforma política. O líder do PSD na Câmara, deputado Rogério Rosso, afirmou que a prioridade é a votação da PEC. “De certa forma, este segundo turno é matéria prioritária e vamos nos concentrar na PEC”, disse.
Do Toda Bahia
Palocci, João Santana e Marcelo Odebrecht são indiciados pela PF
O ex-ministro Antonio Palocci foi indiciado por corrupção passiva pela Polícia Federal (PF), conforme ofício entregue na Justiça Federal nesta segunda-feira, 14.
O marqueteiro João Cerqueira de Santana Filho e a mulher dele, Mônica Regina Cunha Moura, que trabalhavam em campanhas do PT, também foram indiciados, assim como o ex-presidente da Odebrecht, Marcelo Bahia Odebrecht.
Os outros indiciados são: Benedicto Barbosa da Silva Júnior, que trabalhou na Odebrecht, Juscelino Antonio Dourado e Branislav Kontic, que trabalharam com Palocci.
O ex-ministro foi preso em setembro deste o ano e está na carceragem da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR). Ele foi ministro da Casa Civil no governo Dilma Rousseff e da Fazenda, na gestão de Lula.
Vantagens - Segundo a investigação da Operação Lava Jato, a Odebrecht teria pago R$ 128 milhões em troca de vantagens junto ao governo federal. Parte do dinheiro foi encaminhado ao PT.
Segundo a PF, Palocci era responsável por gerir esses pagamentos, mesmo após deixar de exercer função pública. Ele também era um dos beneficiários dessa propina.
Fonte: Toda Bahia
Assinar:
Postagens (Atom)