sábado, 11 de fevereiro de 2017

Secretário de governo de Lauro de Freitas sofre sequestro-relâmpago

Lula Maciel (PT) é secretário de governo em Lauro de Freitas (Foto: Reprodução / Facebook)

O secretário de governo do município de Lauro de Freitas, Lula Maciel (PT), sofreu um sequestro-relâmpago na madrugada deste sábado (11). O crime ocorreu em frente ao Edifício Empresarial Torres Business - que abriga diversos órgãos da prefeitura -, após a vítima ter saído de uma reunião de trabalho.
Conforme a Polícia Militar, o secretário estava em frente ao prédio, que fica próximo ao Hospital Menandro de Faria, quando foi abordado por três homens armados. Os bandidos obrigaram a vítima a entrar no próprio carro e seguiram em direção ao município de Camaçari, que fica na região metropolitana de Salvador, a cerca de 30 km de Lauro de Freitas. Outros dois colegas de trabalho do secretário também foram feitos reféns.
Segundo a assessoria de imprensa de Prefeitura de Lauro de Freitas, as vítimas não sofreram agressões e foram deixadas pelos bandidos em Camaçari, em uma região conhecida como Via Cascalheira. Elas foram abandonadas no local por volta das 2h e caminharam mais duas horas até chegar ao ponto de pedágio na BA-535, onde pediram socorro.
Além do carro do secretário de governo, os bandidos também roubaram alianças, relógios, carteiras e outros objetos das vítimas. O caso foi registrado na 23ª Delegacia Territorial (DT/Lauro de Freitas). Os suspeitos do crime ainda não foram localizados.
Fonte: G1 BA

Bahia: Professora universitária e outros 2 morrem em grave acidente em Ilhéus



Uma batida frontal entre dois carros deixou três mortos e quatro feridos na altura do km 14 da BA-001, trecho entre os município de Ilhéus e Olivença, região sul da Bahia, na quinta-feira (9). Os veículos ficaram destruídos. As vítimas que morreram foram dois homens, de 62 e 67 anos, e uma mulher, de 55, que era professora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Uma mulher de 52 anos, duas crianças, de 2 e 3 anos, e um adolescente, de 14, ficaram feridos no acidente. As vítimas foram socorridas para o Hospital Regional Luiz Viana Filho, em Ilhéus. Um dos homens mortos após o acidente também chegou a ser socorrido para a unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos.



O G1 entrou em contato com o hospital na manhã desta sexta-feira (10), mas o estado de saúde dos pacientes não foi divulgado. A UESC, universidade onde uma das vítimas dava aulas, divulgou uma nota de pesar lamentando a morte da professora, que trabalhada no Departamento de Letras e Artes.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o trecho da pista onde o acidente aconteceu precisou ser interditado durante a noite de quinta-feira, mas foi liberado ainda na madrugada desta sexta (10). A motivação da batida ainda não foi determinada. 
Fonte: G1 BA

Pai atira e mata a própria filha após briga por herança



Um pai é suspeito de matar a própria filha na noite desta sexta-feira (10) na região da Vila Sônia, na Zona Sul de São Paulo. O crime teria sido motivado por uma disputa de herança.
O crime ocorreu por volta das 21h na Rua Olímpio Rodrigues da Silva. Segundo a polícia, Frederico Carneiro Soares, pai de Maira Cintra Soares, de 40 anos, foi até a casa da vítima e os dois discutiram.
Ainda de acordo com a polícia, durante a briga, o pai atirou na cabeça da filha na frente de três filhos da vítima. O socorro foi acionado, mas ela morreu no local. Após o crime, o pai fugiu. O suspeito não havia sido localizado até a manhã deste sábado (11).
Em um vídeo postado no Facebook, em agosto de 2016, a vítima conta que tinha desavenças com o pai e o motivo da briga seria porque ele estava interessado na herança deixada por sua mãe. Na Justiça, há processos abertos pela disputa da casa da vítima, que também foi deixada pela sua mãe, avaliada em R$ 200 mil. 
 
No vídeo, Maira relata que ela e o irmão sofreram maus tratos e foram internados em colégios internos no Interior de São Paulo, desde que a sua mãe morreu, quando ela tinha 8 anos de idade.
Na ocasião, seus pais já estavam separados e ele vivia com outra mulher, mas o divórcio não havia sido oficializado. “Ele tirou eu e meu irmão da família da minha mãe à força, proibindo visitas e qualquer tipo de contato. E, de caso pensado pegou eu e meu irmão para ter mais direitos que ele tinha como viúvo”, disse. Segundo o vídeo, ele tinha a intenção de ficar com os bens deixados pela ex-mulher para os filhos.
Maira diz que o pai recebia a pensão da mãe e queria uma casa deixada como herança para os filhos. Ela conta que ela e seu irmão foram colocados em colégios internos. Segundo ela, aos 16 anos, o irmão ficou desorientado e foi internado em um hospital psiquiátrico.
“Meu pai resolveu que queria a casa e ficou muito indignado. Ele fez várias tentativas de tirar a gente da casa, eu e meu irmão, inclusive colocando um segurança um dia e falando que nós éramos indigentes. Só que na delegacia foi provado que nós éramos herdeiros e filhos dele. Então ele não conseguiu tirar a gente daqui”, afirmou na ocasião.
O caso foi registrado no 89º DP, no Portal do Morumbi. O G1 não conseguiu localizar o advogado do suspeito.  do G1

domingo, 5 de fevereiro de 2017

Ibipitanga: Grave acidente automobilístico deixa um morto e um ferido


Foto representativa 

Tarde triste com tal situação que aconteceu nesse domingo (05) por volta das 17:00h. Segundo informações dos populares uma CG 125 chocou-se com uma CB 300 na estrada que liga Ibipitanga/Alvinópolis deixando assim um morto e um ferido. 

Não resistindo aos ferimentos um indivíduo conhecido como Zé Preto morreu no momento do ocorrido e teve seu corpo deslocado até a cidade. O outro com ferimentos leves foi levado até o hospital de Ibipitanga pela SAMU que chegou minutos após o acidente. 

Redação Ibi NEWS

MPF: Ex-deputado Robério Nunes volta a sofrer nova denúncia


O ex-deputado federal Robério Nunes (PP) não tem tido sorte na política. Além de ter perdido todas as eleições que tem disputado nos dias atuais, ele voltou a ser denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) pela farra das passagens. Robério foi incluído junto com 442 ex-parlamentares denunciados por crime de peculato pelo procurador Elton Ghersel, da Procuradoria da República à Justiça Federal da 1ª Região, conforme informa o site Congresso em Foco, edição de novembro do ano passado (2016). O procurador entendeu que há indícios de que os ex-congressistas listados utilizaram a verba pública para viagens de turismo ou cederam seus créditos para terceiros, em atividades que não diziam respeito ao exercício do mandato, apropriando-se indevidamente de dinheiro público. Se a Justiça aceitar a denúncia, eles responderão ao processo como réus.

O MPF pediu apoio da Polícia Federal nas investigações uma vez que, de acordo a ação em curso os gastos chegaram a R$ 70 milhões em valores da época (2007 e 2009). A denúncia acusa que o ex-deputado macaubense (Macaúbas-BA) e outros parlamentares utilizaram cerca de 10 mil passagens áreas pagas pela Câmara. Só com viagens internacionais, foram 1.588 trechos, que saíram ao custo de R$ 3,1 milhões. Outros R$ 64 milhões bancaram 112 mil voos nacionais.

Robério Nunes também respondeu a processo no famoso caso da Máfia das Ambulâncias, porém, foi absolvido.

 Fonte: Folha regional bahia

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Esquema especial é montado em Salvador para a Festa de Iemanjá



Um esquema especial de segurança, saúde, trânsito e transporte foi montado em Salvador para a realização da tradicional festa de Iemanjá, realizada nesta quinta-feira (2), que tem como principal ponto de concentração o bairro do Rio Vermelho. A programação para a festa foi definida pela Colônia de Pescadores do bairro.
Na madrugada de hoje, foi  depositado o presente de Oxum no Dique do Tororó. Às 4h45, uma alvorada de fogos deu início aos festejos e a chegada do presente principal – geralmente mantido em segredo até a hora em que é levado ao mar – na Colônia de Pescadores, no Rio Vermelho. Às 15h30, o presente principal e as demais oferendas serão levadas até alto-mar para serem depositadas. O encerramento dos festejos religiosos acontece às 18h.
Segurança – De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o esquema policial para a festa contará com mais de 900 profissionais, entre policiais civis e militares, além de bombeiros, que iniciaram os trabalhos já na quarta, com o acompanhamento da arrumação dos presentes.
Saúde – Um esquema especial foi montado para operar exclusivamente no evento. Um módulo assistencial na Rua Vieira Lopes, semelhante aos instalados durante o carnaval, funcionará das 10h às 22h, com uma estrutura montada que contará com seis leitos, dois médicos, dois enfermeiros e três técnicos.
Trânsito e transporte –  Segundo informações da prefeitura, entre 4h de 2 de fevereiro e 6h do dia seguinte, 12 barreiras de trânsito vão isolar vias do Rio Vermelho. No período, estarão proibidos circulação e estacionamento de veículos na Rua da Paciência, Travessa Prudente de Moraes, Largo de Santana, Rua Guedes Cabral, Rua Borges dos Reis, Rua Almerinda Dutra, Rua João Gomes, Rua Conselheiro Pedro Luiz e Largo da Mariquita. Ao todo, doze linhas (ver abaixo) terão os horários de operação prolongados.
com o Toda Bahia

Com o t

MEC pede que Polícia Federal investigue denúncias de invasão de contas do Sisu



O Ministério da Educação pediu na última quarta-feira (1°) que a Polícia Federal investigue denúncias de acesso indevido a dados pessoais de seis candidatos às vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). De acordo com os estudantes, a invasão teria possibilitado a alteração de suas opções de curso.
No pedido, o MEC informa que o sistema não identificou indícios de violação. A pasta também ressaltou no documento protocolado hoje que todas as ações feitas no sistema são registradas em “log”, uma espécie de histórico, que permite uma auditoria completa das movimentações. “A partir da divulgação dos casos citados, as equipes técnicas do Inep e da Secretária de Ensino Superior (Sesu) identificaram no sistema data, hora, local, operadora e IPs de onde partiram as mudanças de senha destes”, diz o texto.
O processo de inscrição de vagas no Sisu foi concluído no dia 29 de janeiro deste ano, com 2,4 milhões de inscritos. Desde a segunda-feira (30), foram noticiadas denúncias de que hackers invadiram o sistema e mudaram a opção de curso de candidatos. Em um dos casos que ganhou repercussão na imprensa, uma candidata diz que os invasores mudaram a opção de curso de medicina para um curso tecnológico de produção de cachaça. O MEC, entretanto, disse que só houve registro da opção pelo segundo curso. com o Toda Bahia 

Câmara abre sessão em que será eleito o presidente da Casa até 2019



A Câmara dos Deputados abriu, por volta das 9h10 desta quinta-feira (2), a sessão na qual será eleito o presidente da Casa para os próximos dois anos.
Os seis candidatos a presidente da Câmara são Rodrigo Maia (DEM-RJ) – que tentará a reeleição –, Jovair Arantes (PTB-GO), Luiza Erundina (PSOL-SP), André Figueiredo (PDT-CE), Júlio Delgado (PSB-MG) e Jair Bolsonaro (PSC-RJ).
Como Maia é candidato, a condução da sessão ficou sob o comando do deputado Beto Mansur (PRB-SP), atual 1º secretário da Casa.

Ex-primeira-dama Marisa Letícia morre em São Paulo após AVC



A ex-primeira-dama e mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dona Marisa Letícia Lula da Silva, 66, teve morte cerebral nesta quinta-feira (2) em razão de complicações causadas por um AVC (Acidente Vascular Cerebral) hemorrágico.
Segundo informações do hospital, foi dada entrada em procedimentos para a doação dos órgãos.
Ela estava internada em estado grave no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde 24 de janeiro, mas o quadro acabou se agravando na tarde desta quarta (1º), com a redução da atividade cerebral.
Na terça (31), em razão de uma considerável melhora apresentada pela ex-primeira-dama, os médicos chegaram a retirar os sedativos que a mantinham em coma induzido, mas ela não teria reagido bem, voltando a ser sedada.
Além do filho de seu primeiro casamento, Marcos, adotado por Lula, Marisa deixa os filhos Fábio, Sandro, Luís Cláudio, a enteada Lurian (filha do ex-presidente com uma ex-namorada), e o marido, Luiz Inácio Lula da Silva. Os dois foram casados por 43 anos. 
Do UOL

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Bahia: Grupo invade cidade, explode banco e incendeia carros em Cachoeira

Grupo invade cidade, explode banco e incendeia carros em Cachoeira
Foto: Voz da Bahia

Um grupo formado por cerca de 20 homens invadiu, na noite de terça-feira (31), a cidade de Cachoeira, no recôncavo baiano, e explodiu a agência do Banco do Brasil. De acordo com a polícia, os criminosos ainda tentaram roubar a agência da Caixa Econômica Federal. Contudo, o local possui um sistema de segurança que lança fumaça, o que impediu a visibilidade dentro da agência, e os criminosos desistiram da ação. Ainda de acordo com a polícia, o grupo cercou a cidade e chegou atirando. Ninguém ficou ferido na ação. Após o assalto, eles abandonaram e queimaram os veículos que utilizaram no ataque. O ato foi uma forma de bloquear a perseguição policial.  De acordo com o G1, um dos veículos foi incendiado dentro da Ponte Dom Pedro II que liga os municípios de Cachoeira e São Félix, e que fica sobre o Rio Paraguaçu, além de ser um dos cartões postais da cidade de Cachoeira. Outro veículo foi incendiado na estrada da BR-101, entroncamento com o município. Ainda segundo a polícia, a PM fez buscas pela região. Até a publicação desta reportagem, nenhum suspeito foi localizado.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

México: Presidente cancela visita a Washington em meio a polêmica sobre muro



O presidente do México, Enrique Peña Nieto, anunciou nesta quinta-feira (26) que cancelou sua viagem a Washington para se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Ontem (25), Trump assinou ordem executiva determinando a construção de um muro na fronteira entre os EUA e o México. “Informamos à Casa Branca que eu não vou assistir à reunião marcada para a próxima terça-feira [31 de janeiro] com o presidente dos Estados Unidos”, escreveu Peña Nieto no Twitter.
O presidente mexicano, no entanto, manifestou interesse na cooperação com os Estados Unidos.  “O México reitera sua vontade de trabalhar com os Estados Unidos para alcançar acordos em favor de ambas nações”.
A decisão ocorre pouco mais de um dia depois que Peña Nieto criticou, em uma entrevista, a ordem executiva de Donald Trump autorizando a construção do muro. O mexicano lamentou a decisão de Trump de construir o muro da fronteira e insistiu mais uma vez que o México não pagará por isso. “Eu disse uma e outra vez, o México não vai pagar por nenhum muro”, disse. No início desta quinta, Nieto havia dito que estava pensando na decisão de ir para a reunião.
Antes do anúncio de Peña Nieto, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também ameaçou cancelar a reunião, em mensagem postada no Twitter. “Se o México não está disposto a pagar pelo muro tão necessário, então seria melhor cancelar a próxima reunião”, escreveu Trump. com o toda bahia

Petrobras reduz preços do diesel e gasolina nas refinarias porém a redução não chegara aos consumidores



A Petrobras anunciou na última quinta-feira (26) redução no preço do diesel nas refinarias em 5,1%, em média, e da gasolina em 1,4%, em média. Os novos valores começam a ser aplicados nesta sexta-feira (27).

A redução nas refinarias não necessariamente chegará aos consumidores porque a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados. “Isso dependerá de repasses feitos por outros integrantes da cadeia de combustíveis, especialmente distribuidoras e postos revendedores”, informou a Petrobras.
Pelos cálculos da empresa, se o ajuste for repassado integralmente e não houver alterações nas demais parcelas que compõem o preço ao consumidor final, o diesel pode cair 2,6% ou cerca de R$ 0,08 por litro, em média, e a gasolina, 0,4% ou R$ 0,02 por litro, em média.

Estudantes: SISU é prorogado até domingo


O Ministério da Educação (MEC) prorrogou as inscrições dos estudantes no Sistema de Selação Unificada (Sisu) até as 23h59 do próximo domingo (29). O prazo estava previsto para terminar nesta sexta-feira (27). O ministério decidiu prorrogar após estudantes terem relatado dificuldades para acessar o sistema. O resultado está mantido para segunda-feira (30).
“Em atenção aos estudantes, que manifestaram o pedido, e em virtude das dificuldades de acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) nos primeiros dias, o MEC decidiu prorrogar o prazo de inscrições em 48 horas”, diz o comunicado do ministério.
Até as 18h da última quinta-feira (26), foram registrados 2.090.451 inscritos e 4.033.178 inscrições. Cada candidato pode escolher até duas opções de curso universitário.
Ao todo, são 238.397 vagas em 131 instituições públicas, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais. com o toda bahia

Para pagar o muro Trump planeja imposto de 20% sobre produtos mexicanos


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode pagar um muro na fronteira sul com um novo imposto de 20% sobre produtos do México, informou a Casa Branca na última quinta-feira (26), agravando a crise depois do cancelamento de um encontro com o presidente mexicano.
Trump quer que a medida faça parte de um pacote fiscal mais amplo que o Congresso dos EUA está analisando, disse o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer.
Não estava imediatamente claro como o imposto funcionaria. Partes da proposta que Spicer descreveu se assemelham a uma ideia existente, conhecida como imposto de importação de ajuste, sendo considerada pela Câmara dos Deputados liderada pelos republicanos. Spicer disse: “Temos um novo imposto de 50 bilhões de dólares em 20 por cento das importações – o que, aliás, é uma prática que 160 outros países fazem no momento”.
“A política do nosso país é tributar as exportações e permitir que as importações fluam livremente, o que é ridículo. Mas ao fazer daquela maneira, podemos fazer 10 bilhões de dólares por ano e facilmente pagar pelo muro”, afirmou Spicer. 
Com o Toda Bahia 

Festa de Iemanjá em Salvador vira caso de polícia



Uma comissão de pescadores foi formada para organizar a tradicional Festa de Iemanjá, realizada em Salvador no próximo dia 2 de fevereiro, depois da condução do presidente da colônia de pescadores do Rio Vermelho, Marcos Antônio Chaves, conhecido como Branco, para prestar esclarecimentos à polícia sobre a contabilidade da entidade.
De acordo com matéria publicada pelo jornal A Tarde, pelo menos dez integrantes da colônia estão com a responsabilidade dos preparativos para a 94ª edição do festejo dedicado à rainha do mar. Alguns deles são os pescadores conhecidos como Manteiga, Comprido, Azul, Vavá, Nilinho, Tomate, Chapada, Valtinho e Branquinho.
A comissão foi formada na última terça-feira (24), após uma reunião com o delegado Artur Ferreira, da 7ª Delegacia Territorial, que investiga o caso de Branco. A Polícia Civil informou, segundo o jornal, que não irá se pronunciar a respeito das investigações. A Polícia Civil também informou que Branco não foi preso, mas que deverá ser ouvido “a qualquer momento”.
Denúncia -A denúncia feita ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) contra Branco aponta apropriação indébita das mensalidades pagas pelos cerca de 200 pescadores da colônia, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, ocultação de bens e valores e furto de energia. Segundo as investigações, Branco, à frente da entidade desde 2010, também é suspeito de ter vendido presentes depositados pelos devotos na Casa de Iemanjá. Na operação policial, foram apreendidos dois celulares, um computador e documentos na colônia.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Ranking de corrupção coloca Brasil em 79º lugar entre 176 países

Ranking de corrupção coloca Brasil em 79º lugar entre 176 países

Estudo divulgado nesta quarta-feira (25) pela entidade Transparência Internacional aponta que o Brasil fechou o ano de 2016 em 79º lugar entre 176 países em ranking sobre a percepção de corrupção no mundo. Além do Brasil, estão empatados em 79º lugar Bielorrússia, China e Índia. O ranking leva em consideração a percepção que a população tem sobre a corrupção entre servidores públicos e políticos. Quanto melhor um país está situado no ranking, menor é a percepção da corrupção por seus cidadãos. De acordo com o G1, a pontuação do ranking vai de 0 (extremamente corrupto) a 100 (muito transparente). Segundo o estudo da Transparência Internacional, o índice brasileiro em 2016 é 40 - dois pontos a mais do que em 2015, quando foi 38. Apesar da melhora na pontuação, em 2016, o Brasil caiu três posições em comparação com 2015. Os países que lideram o ranking da corrupção são Dinamarca e Nova Zelândia, com índice de transparência de 90. A Somália, com 10 pontos no ranking, é o país com maior percepção de corrupção dentre as nações analisadas. O país africano ocupa a última posição no ranking pelo décimo ano consecutivo.

Prêmio da Lotomania aguarda ser resgatado por apostador de Livramento de Nossa Senhora

Prêmio da Lotomania aguarda ser resgatado por apostador de Livramento de Nossa Senhora

Um apostador da cidade de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, foi premiado na Lotofácil na última sexta-feira (20) e ainda não resgatou o prêmio. Informações da Caixa Econômica Federal indicam que o ganhador realizou um jogo simples, acertando 19 números de um total de 50, sendo premiado com o valor de R$ 14.889,29. O preço da aposta é único e custa apenas R$ 1,50. Os sorteios são realizados às terças-feiras e às sextas-feiras, às 20h. 

Informações do Brumado Notícias 

Jequié: Pai e filho são flagrados com quase meia tonelada de maconha

Pai e filho são flagrados com quase meia tonelada de maconha em Jequié

Pai e filho foram flagrados com 446 kg de maconha em um caminhão quando passavam no km-677 da BR-116, em Jequié, no sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo saiu da cidade mineira de Salinas e tinha como destino Maceió, em Alagoas. A PRF informou ainda que, ao abordar o caminhão onde a dupla seguia, o motorista disse que não estava transportando nenhuma carga. Ainda assim, os agentes resolveram revistar os compartimentos e encontraram 19 fardos de maconha. De acordo com o G1, o homem, de 53 anos, e o filho dele, de 24, foram presos em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e levados para a delegacia de Jequié.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

MP apura irregularidades em delegacias de Boquira e Ibipitanga



Após visitas técnicas nas delegacias de Boquira e Ibipitanga, o Ministério Público decidiu instaurar inquérito para apurar as irregularidades encontradas nas unidades policiais. Nas delegacias foram encontradas falhas como ausência de inventário periódico dos bens e armas apreendidos; não acondicionamento específico e seguro dos objetos depositados na unidade; falta de segurança e de especial armazenamento de armas, munições e bens considerados perigosos na unidade policial; veículos depositados no pátio da delegacia e insuficiência de funcionários. Em Boquira, ainda havia problemas como armas de fogo e bens sem a devida vinculação aos seus inquéritos policiais, termos circunstanciados e processos judiciais; ausência de preenchimento de livros de registros obrigatórios; e ausência de local específico para custódia de mulheres. 

Do Brumado Notícias 

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

É demitido pela Record apresentador que chamou Ludimilla de "macaca"

O apresentador Marcão do Povo, que chamou Ludmilla de "macaca", foi demitido pela Record. Em comunicado divulgado nesta quarta-feira (18), a emissora informa que rescindiu o contrato com o comunicador, que apresentava o "Balanço Geral DF" em Brasília, e repudia o comentário ofensivo à cantora.
"A Record TV vem a público lamentar os transtornos causados à cantora Ludmilla, sua família e seus fãs motivados por um comentário feito pelo apresentador Marcão no Balanço Geral DF. A emissora repudia qualquer ato dessa natureza e afirma que este tipo de conduta não está na linha editorial de nosso Jornalismo. Por este motivo, a Record TV Brasília optou por rescindir o contrato do apresentador Marcão", comunicou a emissora.
Reprodução/Record
Dionísio Freitas substitui Marcão no "Balanço Geral DF", da Record Brasíliaimagem: Reprodução/Record
Marcão do Povo (também conhecido como Marcão Chumbo Grosso) não apresentou o "Balanço Geral DF" nesta quarta e foi substituído por Dionísio Freitas. Diante da repercussão negativa do comentário ofensivo, ele também bloqueou seus perfis no Twitter e no Instagram. Ele chamou Ludmilla de "macaca" nos dias 9 e 17 de janeiro, no quadro "Hora da Venenosa", ao comentar uma notícia de que a cantora teria evitado fotos com fãs. "É uma coisa que não dá para entender. Era pobre e macaca, pobre, mas pobre mesmo. Sempre falo, eu era pobre e macaco também", disse, tentando suavizar a ofensa. "Hora da Venenosa", com Sabrinna Albert, não foi exibido no programa desta quarta.
Ludmilla disse no Instagram que a declaração do apresentador foi um "desrespeito absurdo, vergonhoso". Procurada pelo UOL, a assessoria da cantora informou que ela prestará queixa contra Marcão e "tomará todas as medidas legais cabíveis" por meio de seus advogados. A tag #ProcessaLudmilla foi o assunto mais comentado no Twitter nas últimas horas.
"Infelizmente, ainda existem pessoas que não compreendem que a discriminação racial é crime e alguns, ainda usam o espaço na mídia para noticiar mentiras ao meu respeito, ofender, menosprezar e propagar todo o seu ódio. Não deixaremos impune tais atos, trata-se de um desrespeito absurdo, vergonhoso. Fica evidente que esse cidadão Marcão não possui nenhum pudor ou constrangimento em ofender alguém em rede nacional. Como já foi dito por Paulo Autran, 'todo preconceito é feito da ignorância', visto que os racistas não possuem um conhecimento de moralidade, tratando sua própria cor de pele como superior e única. Isso tem que ser combatido e farei a minha parte, quantas vezes for necessário", escreveu Ludmilla.
Em maio, a cantora foi alvo de racismo nas redes sociais e prestou queixa na Delegacia de Repressão aos Crimes de Internet (DRCI). A polícia identificou o autor das ofensas e o indiciou pelo crime de injúria preconceituosa com a causa aumentada, em razão de ter sido cometido na internet.
Em nota, o apresentador negou ter sido racista e afirmou que "macaco" é um termo comum na região onde vive. "O termo 'macaco' é utilizado no Centro-Oeste sem teor pejorativo. Por exemplo: é bastante comum ver pessoas dizendo que 'fulano é macaco velho', pois já tem certa vivência em determinada coisa. É a mesma situação presente no vídeo, com a simples mudança do adjetivo que acompanha o termo. A acusação de racismo não procede".
Apresentador do "Balanço Geral DF" desde setembro de 2016, Marcão tem sido alvo de denúncias e investigações nos últimos anos, segundo o colunista Ricardo Feltrin, do UOL. Ex-deputado estadual por Tocantins ele foi condenado pela Justiça Eleitoral em 2010 e teve os direitos políticos cassados por três anos por abuso de poder econômico (mandou imprimir 55 mil jornais em Gurupi, cidade que até então tinha 52 mil habitantes).
Marcão também já foi investigado pelo Ministério Público Estadual depois de ser citado em uma investigação comandada pela 1ª Delegacia de Gurupi (TO), suspeito de ligações com a máfia dos caça-níqueis na região. 
Do UOL

domingo, 15 de janeiro de 2017

Inusitado: Carreta com butijões de gás é deixada ao lada da praça central de Ibipitanga


Não se sabe o certo de tal situação, porém até agora o que sabemos é que um carreta carregada de butijões de gás está praticamente abandonada no centro da cidade de Ibipitanga em frente a praça central.

Segundo informações de leitores do Ibi news há suspeitas que a carreta é roubada, também alguns pneus estão furados, a PM da cidade está tomando as devidas providencias sobre o caso. 

Foto: Facebook Lenivaldo Chaves

sábado, 14 de janeiro de 2017

Barra da Estiva: Prefeitura não renova contrato e universitários recebem ordem de despejo

Barra da Estiva: Prefeitura não renova contrato e universitários recebem ordem de despejo

Os universitários barraestivenses que fazem faculdade em Vitória da Conquista podem ser despejados a qualquer momento da Casa dos Estudantes. Isso porque a atual gestão não renovou o contrato, encerrado no dia 31 de dezembro de 2016. De acordo com o Informe Barra, cerca de 30 alunos, todos bolsistas e de baixa renda, moram em três casas que até então eram mantidas pelo município de Barra da Estiva. Estudantes de duas das três casas receberam na quinta-feira (12) a notificação para desocuparem os locais devido a não renovação do contrato junto à imobiliária. Em nota, a prefeitura informou que se reunirá com representantes da imobiliária para discutir sobre a manutenção da Casa de Apoio aos Estudantes na administração do novo prefeito.

Lula pede na Justiça indenização de R$ 1 milhão a promotor de São Paulo

Lula pede na Justiça indenização de R$ 1 milhão a promotor de São Paulo

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ter protocolado nesta quinta-feira (12) uma ação de reparação por danos morais contra o promotor do Ministério Público de São Paulo Cassio Conserino. O ex-presidente pede indenização de R$ 1 milhão. Ao lado de dois colegas, o promotor denunciou o ex-presidente e pediu a prisão preventiva dele em março do ano passado. A peça acusava Lula de ocultação de patrimônio e falsidade ideológica envolvendo a propriedade de um apartamento tríplex no Guarujá (SP). Os advogados de Lula afirmam que Conserino procurou prejudicar a reputação e a honra do ex-presidente. Mencionam que o promotor deixou o processo após decisão da Justiça que manteve a parte do caso relativa ao petista sob a responsabilidade do juiz Sergio Moro, na Justiça Federal do Paraná. A defesa diz ainda que ele chamou Lula, em postagem no Facebook, de “encantador de burros”. Procurado, o promotor disse, por meio da assessoria de imprensa do Ministério Público, que vai aguardar ser notificado.

Operação da PF mira ‘coiotes’ que levam brasileiros aos EUA

Operação da PF mira ‘coiotes’ que levam brasileiros aos EUA

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira a Operação Piratas do Caribe que tem como principal alvo a ramificação brasileira de uma organização criminosa de “coiotes” responsável por levar brasileiros ilegalmente para os Estados Unidos. Os investigadores também buscam por elementos que indiquem onde se encontram os doze brasileiros desaparecidos, em novembro de 2016, na região das Bahamas. Cerca de trinta policiais federais cumprem sete mandados de busca e apreensão e cinco de prisão preventiva em Rondônia, Santa Catarina e Minas Gerais. As investigações começaram a partir do desaparecimento de um brasileiro que teria tentado entrar ilegalmente nos Estados Unidos, com auxílio de “coiotes”, que são agentes que ajudam na travessia ilegal de áreas de fronteira. Eles cobravam quantias de até 60 mil reais para intermediar o transporte ilegal via Bahamas.  De acordo com a Veja, antes de sair do Brasil, os imigrantes ficavam em alguma cidade com aeroporto internacional de fácil acesso, aguardando a ordem de embarque para as Bahamas, que ocorria quando um determinado agente de imigração daquele país facilitava a entrada dos brasileiros. Já nas Bahamas, os imigrantes aguardavam durante vários dias para embarcar para os Estados Unidos de barco.  Além dos riscos que envolvem a imigração ilegal para outros países, os “coiotes” escondiam os reais perigos envolvidos na travessia, como a passagem pela região do Triângulo da Bermudas, famosa pelo alto índice de tempestades, naufrágios e desaparecimento de embarcações e aeronaves. 

Gasolina, diesel e etanol atingem o maior valor em 1 ano, diz ANP

Gasolina, diesel e etanol atingem o maior valor em 1 ano, diz ANP

Os preços médios da gasolina, diesel e etanol subiram na semana encerrada nesta sexta-feira (13) e atingiram valores maiores do que os registrados pelos três combustíveis ao longo de todas as semanas do ano passado. Os dados são de levantamento divulgado nesta sexta-feira (6) pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que monitora semanalmente os preços dos combustíveis no país. O preço médio da gasolina no Brasil subiu pela segunda semana consecutiva e atingiu R$ 3,773 nesta sexta-feira (13). Na semana, a alta foi de 0,29% e o aumento acumulado em 2017 é de 0,48%. Nesta quarta-feira (11), durante a divulgação da inflação oficial no país em 2016, técnicos do IBGE disseram que a alta do combustível deve pressionar a inflação de janeiro. O valor médio do diesel atingiu R$ 3,085 por litro no país, uma alta de 1,28% na semana. Já etanol subiu 1,75%, para R$ 2,913, de acordo com dados da ANP. De acordo com o G1, os dados da ANP mostram que o reajuste da gasolina ganhou fôlego a partir de dezembro do ano passado, quando a Petrobras aumentou o preço da gasolina nas refinarias. Apenas em sete semanas, o valor do combustível subiu 2,95%. Em todo o ano de 2016, o preço da gasolina se apreciou 3,3%, abaixo da inflação. Para chegar ao preço médio da gasolina, a ANP consultou 5.667 postos na semana. Para registrar o preço do etanol e do diesel, a agência procurou 5.092 e 3.535 postos de combustível, respectivamente.

Vereador preso com drogas ri e é aplaudido durante posse

Vereador preso com drogas ri e é aplaudido durante posse

O vereador Messias Aguiar (PMDB) que tomou posse do cargo com uma das mãos algemada e com paletó sobre o uniforme de presidiário, na manhã desta sexta-feira (13), foi recebido com aplausos pela população e ainda deu risada durante a cerimônia de posse. Messias foi preso com quase 300 kg de drogas um dia após ter sido eleito vereador no município de Ubaitaba, no sul da Bahia. De acordo com o G1, o vereador tem 34 anos e foi o segundo mais votado na cidade, com 571 votos. Nas imagens, é possível notar que o vereador é levado algemado para a posse em uma viatura. Assim que chegou em Ubaitaba para assinar o termo de posse, ele riu para a população que gritava o nome dele e o aplaudia. “Eu, eu, eu, Messias apareceu”, gritava o povo. Logo após a cerimônia, o vereador Messias Aguiar voltou sob escolta para o Conjunto Penal de Valença. O público acenou para o vereador enquanto ele era colocado na viatura. O mandato do legislativo municipal está previsto para começar no dia 2 de fevereiro. No dia 5 de janeiro deste ano, Messias Aguiar foi diplomado para o cargo mesmo sem ter sido solto. A diplomação ocorreu por meio de procuração e foi autorizada pela Justiça Eleitoral.

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

#PUBLICIDADE

HOSPITAL DA MULHER É INAUGURADO E JÁ RECEBERÁ PACIENTES NA SEXTA - FEIRA (13)

Hospital da mulher é inaugurado e já receberá pacientes na sexta - feira (13)
Foto: GOVBA

Os primeiros leitos de internação do Hospital da Mulher, no Largo de Roma, em Salvador, começam a ser ocupados na próxima sexta-feira (13). Durante a inauguração, na tarde de ontem segunda (9), o governador Rui Costa se emocionou ao lembrar da mãe, Maria Luzia Costa dos Santos. "Chega a arrepiar. A emoção é grande. Minha mãe morreu de câncer de mama e naquela época havia muita dificuldade para diagnóstico e tratamento. Estou vindo aqui na esperança que, em breve, nenhuma mulher morra mais de câncer de mama, por não ter tido onde se cuidar, se tratar e fazer a cirurgia", disse Rui, acompanhado da primeira-dama, Aline Peixoto.
Nesta terça (10) e quarta (11), de acordo com o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, o hospital passa por procedimentos de limpeza e esterilização. “Na sexta [13], começamos a trazer mulheres que vão ficar internadas. Na segunda [16], o hospital abre completamente, com todos os ambulatórios, centros cirúrgicos, UTI e enfermaria. Toda a entrada é via sistema de marcação do Estado. As pacientes devem ir para um ambulatório de uma unidade básica de saúde e, sendo necessário, serão encaminhadas para o Hospital da Mulher”.
Moradora de Juazeiro, no norte da Bahia, Katussia Almeida, 39 anos, participou do evento de inauguração. Ela é paciente de oncologia e enfrenta com garra e esperança os efeitos do tratamento. “Eu vejo hoje como o dia da esperança. Com esse espaço, a gente acredita que vai haver uma mudança na saúde, com menos sofrimento no tratamento do câncer, pois há vida depois da doença”.
De acordo com o governador, os prefeitos e prefeitas poderão encaminhar as mulheres que tenham diagnóstico de câncer para confirmar a suspeita no novo hospital do Governo do Estado. "Confirmando a suspeita, a ideia é que elas possam operar imediatamente, aumentando com isso a expectativa de vida e dando qualidade de vida a essas mulheres", garantiu Rui.

As Ganhadeiras de Itapuã e a Orquestra Sinfônica da Bahia se apresentaram na inauguração. A presidente das Ganhadeiras, Maria Melina Paranhos, destacou que “um hospital como este permite que existam mais ‘Ganhadeiras de Itapuã’, pois é um hospital muito necessário para as mulheres. Eu tenho neta e bisneta; agora, elas podem fazer o que eu até hoje não podia: me tratar em um lugar como este. É uma alegria muito grande participar da inauguração”.
Estrutura
Com investimento superior a R$ 40 milhões, este é o maior hospital especializado no atendimento à saúde da mulher do Norte-Nordeste e considerado um centro de referência estadual. A unidade possui dez salas cirúrgicas e 136 leitos, sendo 97 destinados à internação, 10 para terapia intensiva (UTI) e 29 leitos para hospital-dia. O centro de diagnóstico está equipado com tomógrafo computadorizado, mamógrafo, ultrassom, doppler scan, raio-X e laboratório 24 horas. O hospital tem capacidade para realizar 9 mil consultas e mil procedimentos cirúrgicos mensais.
O Hospital da Mulher prestará assistência nas áreas de ginecologia e mastologia, além do atendimento na área de reprodução humana, oncologia e situações relacionadas à violência sexual. A unidade também dispõe de um serviço de urgência e emergência ginecológica, com funcionamento 24 horas. Por mês, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), investirá cerca de R$ 4 milhões na manutenção do hospital, que será gerido por uma organização social.
Repórter: Raul Rodrigues

Organização Mundial da Saúde diz que cigarro vai matar 8 milhões por ano em 2030


O tabagismo custa à economia global mais de US$ 1 trilhão por ano, em gastos com saúde e perda de produtividade, e até 2030 matará um terço a mais de pessoas do que agora, de acordo com um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos publicado nesta terça-feira (10). O custo estimado supera amplamente as receitas globais com os impostos sobre o fumo, que a OMS colocou em cerca de US$ 269 bilhões em 2013-2014. “O número de mortes relacionadas ao tabaco deverá aumentar de cerca de 6 milhões de mortes para cerca de 8 milhões anualmente até 2030, sendo que mais de 80% delas vão ocorrer em países de baixa e média renda”, diz o estudo. Cerca de 80% dos fumantes vivem nesses países e, embora a prevalência de tabagismo esteja caindo entre a população global, o número total de fumantes em todo o mundo está aumentando, afirma o estudo. Especialistas em saúde dizem que o uso do fumo é a maior causa evitável de morte globalmente. “É responsável por... provavelmente mais de US$ 1 trilhão em custos de saúde e perda de produtividade a cada ano”, diz o estudo, revisado por mais de 70 especialistas. 

IBGE prevê safra de grãos 16,1% maior para 2017

IBGE prevê safra de grãos 16,1% maior para 2017

A safra brasileira de grãos deve avançar 16,1% este ano em relação a 2016, para 213,7 milhões de toneladas, estimou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (10), no terceiro prognóstico para a safra de cereais, leguminosas e oleaginosas de 2017. Todas as regiões devem ter aumentos na produção neste ano, segundo o instituto: Norte (13,4%), Nordeste (73%), Sudeste (11,1%), Sul (5,8%) e Centro-Oeste (20,5%). As principais influências desses aumentos são a alta de 9,6% na estimativa de produção da soja (9,2 milhões de toneladas a mais que a safra de 2016) e de 31% na produção de milho (19,6 milhões de toneladas a mais que em 2016). Já a estimativa de dezembro para a safra colhida em 2016 ficou 12,2% menor em comparação à obtida em 2015 (de 209,7 milhões para 184 milhões de toneladas). A área a ser colhida (57,1 milhões de hectares) recuou 0,9% em relação à do ano anterior.  O arroz, o milho e a soja representaram 92,2% da estimativa da produção e responderam por 87,8% da área a ser colhida. 

 As informações são do G1.

Barreiras: Tiroteio deixa um morto e um ferido

josemar morto metralhadora brs1


Por volta das 22h:20min, desta segunda-feira (09/jan), um homem identificado, segundo informações das redes sociais, como Josemar Silva, foi atingido por vários disparos de arma de fogo no centro de Barreirinhas, em Barreiras.
Relatos de populares indicam que o homem dirigia o carro enquanto era perseguido por outro veículo. Vários disparos foram ouvidos durante a perseguição. Após ser atingido, o motorista bateu com o carro em um poste.
ademor cabo morto
O cabo do Corpo de Bombeiros, Ademon, que passava pelo local, aproximou-se do baleado para prestar socorro, mas também foi ferido pelos bandidos e morreu no local.
Josemar deu entrada no Hospital do Oeste, onde permanece internado.


As informações são do Oeste Atual 

domingo, 8 de janeiro de 2017

Pastor Valdemiro Santiago é atacado a facadas dentro de igreja

O pastor Valdemiro Santiago foi atacado por um fiel durante um culto na manhã deste domingo (8), na Igreja Mundial do Poder de Deus, no Brás, em São Paulo. Valdemiro realizava o culto quando o ajudante-geral Jonatan Gomes Filho, 20, o esfaqueou nas costas e no pescoço. O ajudante-geral foi contido por seguranças da igreja, preso e indiciado por tentativa de homicídio por motivo fútil, de acordo com o boletim de ocorrência registrado pela Polícia Civil.

Em vídeo gravado no hospital ao lado de sua esposa, a bispa Franciléia, publicado na página do Facebook da igreja, o pastor tranquilizou os fiéis dizendo que perdoa o criminoso.

"Estava limpando as mãos, acabando de ouvir um milagre de um testemunho. Entrou alguém que eu não sei, por trás, e me deu uma facada no pescoço. Mas fiquem tranquilos, a gente só vai quando Deus quer. Que Deus abençoe vocês e eu perdoo a pessoa que fez isso, não sei quem é, mas ela carece de perdão".

O ataque ocorreu por volta das 8h. Segundo a polícia, o pastor foi hospitalizado e levou cerca de 20 pontos. Ele não corre risco de morrer.

À polícia, Gomes Filho disse que teria roubado o facão e decidido matar o pastor na manhã deste domingo, pois se sentiu "incomodado com as palavras de Valdemiro" em um culto anterior. Até 17h deste domingo, o ajudante-geral não tinha constituído advogado.

Segundo um funcionário da igreja que estava no culto e não quis se identificar, não há detectores de metais no prédio. O culto do pastor Valdemiro aos domingos é acompanhado por milhares de pessoas, ainda conforme esse funcionário.

Ex-bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, o pastor rompeu com Edir Macedo para abrir sua própria igreja e hoje é o líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, que conta com cerca de 315 mil fiéis e mais de 3.000 templos pelo Brasil --a Universal tem 5.000-- e possui a mais extensa cobertura televisiva entre evangélicos, segundo o Censo de 2010.

Do uol

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Em Vitória da Conquista bebê com problema cardíaco aguarda há mais 20 dias por cirurgia de urgência

Bebê com problema cardíaco aguarda há mais 20 dias por cirurgia de urgência em Vitória da Conquista
Foto: TV Sudoeste

Um bebê de um mês de vida está internado há 20 dias no Hospital Esaú Matos, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, aguardando uma cirurgia urgente para corrigir um problema cardíaco. O pequeno Yuri Levi Teles Primo tem uma doença chamada tetralogia de fallot, que é uma má formação congênita no coração e corre risco de morte. O problema é que os exames necessários e a cirurgia não são feitas na cidade e ele não consegue vaga nas unidades de saúde de Salvador. Segundo informações do hospital, todos os dias são enviados relatórios para a central de regulação do Estado, solicitando a transferência de Yuri, mas a resposta é sempre a de que não há vagas. Além disso, o bebê usa um medicamento chamado Prostaglandina, que segundo os relatórios médicos, está prestes a acabar no município. Por meio de nota, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que o tratamento que o paciente necessita só é feito nos hospitais Ana Nery e Santa Isabel, em Salvador. Ainda de acordo com a Sesab, a transferência deve ser realizada até próxima sexta-feira (6). A Secretaria de Saúde não respondeu por que não é feita a transferência do menino para um hospital particular, e por que a decisão da Justiça que determina a transferência imediata ainda não foi cumprida. O G1 tentou falar com a Procuradoria Geral do Estado (PGE), para comentar a intimação ao governador Rui Costa, mas não conseguiu contato.

Bancada do PMDB no Senado não quer que Renan lidere partido por causa de processos

Bancada do PMDB no Senado não quer que Renan lidere partido por causa de processos

O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) é forte candidato a ocupar a liderança do partido na Casa, mas sofre resistência dos próprios colegas por causa dos processos na Justiça e dos inquéritos da Lava Jato. Renan deverá deixar a presidência do Senado em fevereiro. Senadores ouvidos pelo G1 explicaram  que o fato de ele ser investigado pode desestabilizar e constranger o partido. "Do ponto de vista legal é um absoluto constrangimento. Eu não sou inimigo do Renan, sou amigo dele, mas é um problema", afirmou o senador Roberto Requião (PMDB-PR). Outro peemedebista, que preferiu não se identificar, disse que não existe consenso na bancada. "A restrição a Renan decorre do fato de ele ser réu no Supremo. Fora isso, Renan reúne todas as qualidades. É articulado e tem experiência. Mas há uma interrogação em relação ao futuro dele e isso está prevalecendo", justificou. Apesar disso, uma parte da bancada peemedebista defende o nome de Renan para a liderança do partido. "Se ele for o líder, é excelente. Não tem nome melhor do que o de Renan. É um peemedebista preocupado com o partido e é o melhor para unir a bancada", avaliou João Alberto (PMDB-MA). A assessoria de Renan não  comentou o assunto.

Prefeito do PSB no Rio de Janeiro entrega cidade a Deus por meio decreto

Prefeito do PSB no Rio de Janeiro entrega cidade a Deus por meio decreto

O prefeito reeleito de Santo Antônio de Pádua, no Rio de Janeiro, Josias Quintal de Oliveira (PSB), também decidiu entregar a cidade a Deus no primeiro decreto da sua gestão publicado no Diário Oficial. O socialista seguiu os passos do seu correligionário, o prefeito baiano Jairo Silveira Magalhães, de Guanambi, que no dia 1º publicou um decreto entregando a chave da cidade ao senhor Jesus Cristo. No caso do fluminense, o decreto determina que "fica entregue a DEUS (sic) o destino do Governo deste Município no período de 1º de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2020". Com o ato, segundo o texto, ficaram revogadas todas as disposições contrárias. O prefeito argumentou que as demandas públicas agravadas pelo cenário político e econômico "transcendem, em muitos casos, a capacidade dos gestores de solucioná-las". 
Com Informações do Bahia Notícias 

Ministério da Saúde libera R$ 96,7 mi para custeio de programas geridos pelo estado

Ministério da Saúde libera R$ 96,7 mi para custeio de programas geridos pelo estadoO ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou nesta quinta-feira (5) a liberação de R$ 96,7 milhões para o estado da Bahia. Os recursos deverão custear programas geridos pelo governo estadual sem contrapartida federal, como Rede Cegonha, Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), Centro de Reabilitação de Deficiências, leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Centro de Análises Clínicas e Pesquisas, Laboratório de Prótese Dentária e Unidades de Pronto Atendimento. Os recursos deverão custerar 131 serviços hospitalares e ambulatoriais voltados à assistência de gestantes e bebês, atendimentos de médica complexidades e os especializados. Também deverão ser cobertos redes de urgência e emergência, Samu 192, UPA 24H, ampliação de leitos e serviços de oncologia. O anúncio da liberação dos recursos aconteceu durante visita ao Hospital Aristides Maltez, com a presença do governador Rui Costa (PT), do prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) e dos secretários estadual e municipal de Saúde, Fábio Vilas-Boas e José Antônio Rodrigues Alves.  Do Bahia Notícias 

Manaus: Governo não teve 'responsabilidade direta' sobre 'acidente pavoroso', diz Temer

Manaus: Governo não teve 'responsabilidade direta' sobre 'acidente pavoroso', diz Temer

Quatro dias após o massacre que deixou 56 mortos no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus, o presidente Michel Temer se pronunciou sobre o caso pela primeira vez na manhã desta quinta-feira (5) e se referiu ao conflito como “acidente pavoroso”. "Eu quero numa primeira fala, mais uma vez solidarizar com as famílias que tiveram seus presos vitimados naquele acidente pavoroso que ocorreu no presídio de Manaus", afirmou. O presidente também citou que como o presídio é privatizado, “não houve responsabilidade objetiva muito clara dos agentes estatais” – ele destacou, porém, que cabe nesse caso a obtenção de informações sobre a situação e o monitoramento do motim. Temer anunciou na sequência ações que o governo federal deve realizar no âmbito da segurança pública, entre elas, repasse na ordem de R$ 1,2 bilhão, sendo pouco mais R$ 800 milhões direcionados para a construção de novos presídios. De acordo com o presidente, esse valor deve ser destinado a construção de pelo menos uma nova unidade prisional para cada estado. Ele destacou que os novos presídios devem separar os detentos, atendendo à Constituição Federal, que determina a separação dos presos por sexo, idade e a natureza do delito. Temer também anunciou a construção de outros cinco presídios federais para abrigar as lideranças de alta periculosidade e a previsão é de que cada uma custe entre R$ 40 milhões e R$ 45 milhões. Por indicação dos secretários de Segurança Pública dos estados, nas reuniões realizadas para discutir o Plano de Segurança Nacional anunciado no ano passado pelo ministro da Justiça, Alexandre de Moraes. Também serão concedidos R$ 150 milhões para instalação de bloqueadores de celular, garantindo cobertura de ao menos 30% das unidades prisionais. 

Fonte: Bahia Notícias 

Em pronunciamento oficial, Marinho anuncia saída do Vitória

Em pronunciamento oficial, Marinho anuncia saída do Vitória


Em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira (5), o atacante Marinho anunciou a sua saída do Vitória. Agradecendo a torcida e ao clube, o jogador se emocionou e falou dos motivos que o levaram da decisão de sair da equipe.  “Essa novela que todos aí estavam se perguntando que não acabava e vim aqui me pronunciar que essa novela acaba. Primeiro vim agradecer a todos que estão presentes, pela gratidão que tenho pelo Vitória e tudo que aconteceu comigo aqui. Foi um ano maravilhoso, tenho um carinho imenso que é reciproco com clube e torcedores. Vou falar aqui o que penso e a respeito de ficar ou sair do Vitória eu vim falar que estou fechando um ciclo aqui, um ano maravilhoso que tive. Recebi uma proposta surreal no nível de Brasil. O Vitória fez a proposta, mas não chega nem perto. Agradeço ao pessoal, ao Sinval que não queria que eu saísse. Mas eu tenho uma vida a seguir. Tive várias propostas do Brasil, fico feliz pelas propostas que recebi. Sei que muita gente vai falar que nção reconheço o clube, mas reconheci sim e fiz muito pelo clube. Mas eu tenho essa proposta e esse é o meu desejo”. 

Fonte: Bahia Notícias 

Papa lamenta morte de detentos em presídio do Brasil

Papa lamenta morte de detentos em presídio do Brasil

Após um momento de silêncio, ele pediu que os presídios de todo o mundo "sejam locais de reinserção, que não sejam superlotados"
O papa Francisco fez orações pelas vítimas da rebelião no presídio de Manaus na primeira audiência geral de 2017, realizada nessa quarta-feira (4). Ao todo, 56 pessoas morreram no Complexo Penitenciário Anísio Jobim após a rebelião. A informação é da Agência Ansa.
"Ontem, chegaram notícias dramáticas do Brasil sobre o massacre ocorrido no presídio de Manaus, onde um violentíssimo confronto entre grupos rivais causou dezenas de mortes", disse o pontífice nas mensagens finais da audiência.
"Exprimo dor e preocupação pelo que aconteceu. Convido a todos para rezar pelos mortos, pelos seus familiares, por todos os detentos daquele presídio e por aqueles que lá trabalham. E renovo meu apelo para que os institutos penitenciários sejam locais de reeducação e de reinserção social e as condições de vida dos presidiários sejam dignas de pessoas humanas", afirmou o papa.
Após um momento de silêncio, ele pediu que os presídios de todo o mundo "sejam locais de reinserção, que não sejam superlotados" e concluiu solicitando que todos rezassem uma Ave Maria.
 
O papa Francisco manifesta apreço pela questão dos encarcerados, pedindo condições dignas e humanas para gestores do sistema prisional de todo o mundo. Ele, inclusive, visita prisões ao redor do mundo - sempre que possível - quando faz viagens internacionais.

Em Ribeirão Preto homem morre após contrair febre amarela

Homem morre após contrair febre amarela em Ribeirão Preto

Um homem de 52 anos morreu depois de ter contraído febre amarela na zona rural de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, o paciente procurou a rede de saúde com sintomas da doença e, após quatro dias internado, morreu no dia 26 de dezembro. A causa da morte foi confirmada na terça-feira (3) pelo Instituto Adolfo Lutz. Foi a segunda morte por febre amarela no Estado em 2016. Em abril, um homem de 38 anos morreu com a doença em Bady Bassit, região de São José do Rio Preto. Nos dois casos, os pacientes estiveram em áreas de matas com macacos, possíveis hospedeiros do vírus. As regiões de Ribeirão Preto e Rio Preto tiveram primatas mortos, infectados pela febre amarela, em onze municípios, entre julho de 2014 e dezembro 2016. A doença é transmitida por espécies silvestres do mosquito Aedes aegypti. As vítimas não tinham sido vacinadas contra a doença. Nas duas cidades, foram tomadas medidas para prevenir novas ocorrências. De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2014 e 2015, São Paulo não registrou mortes por febre amarela.

Fonte: Bahia Noticias

FOTO DE BEBÊ MORTO APÓS NAUFRÁGIO EM RIO DE MIANMAR PROVOCA COMOÇÃO INTERNACIONAL

Foto de bebê morto após naufrágio em rio de Mianmar provoca comoção internacional

A foto de um bebê morto depois de um naufrágio no rio Naf, em Mianmar, provocou comoção internacional. Na imagem, Mohammed Shohayet, de 16 meses e etnia Rohingya, aparece caído na lama, de barriga para baixo. A posição e o contexto lembram o caso do menino sírio Aylan Kurdi, de três anos, encontrado morto depois de um naufrágio em uma praia da Turquia, em 2015. Na embarcação onde viaja Mohammed estavam ainda seus pais, um irmão de três anos e um tio. Apenas o pai, Zafor Alam, sobreviveu. A família tentava fugir para Bangladesh por causa da perseguição étnica sofrida em Mianmar. A etnia muçulmana é uma das minorias mais perseguidas do mundo, de acordo com o G1, e o governo considera os rohingyas como imigrantes ilegais. Desde outubro, 50 mil muçulmanos da etnia fugiram do país para escapar de uma operação do exército birmanês, lançada em resposta ao ataque de postos fronteiriços da região por grupos armados.

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Jovem de 17 anos morre em confronto com a PM de Barreiras

Daniel Batista Brito, 17 anos, conhecido por “Del”, morreu após trocar tiros com uma guarnição do Pelotão Especial Tático OstensivoPeto) da 83ª CIPM e Rondas Especiais (Rondesp). O policiamento realizava patrulhamento ostensivo pelo Centro da cidade, quando avistou Daniel e Kaio Vinicius Lopes da Silva, 18 anos, em uma moto Honda Pop 100, de cor azul e consequentemente iniciou acompanhamento tático, que provocou reação inesperada do menor, que sacou um revólver e prosseguiu em fuga atirando contra a viatura.

Os tiros atingiram o Tenente PM Vanderson, no braço e na cabeça, além da porta direita do passageiro, carroceria do lado direito e um dos pneus da viatura. O militar foi socorrido para o Hospital do Oeste e passa bem.

A operação foi iniciada por volta de 01h30 da madrugada do último dia 02, nas proximidades do restaurante Delícia Gourmet, na Avenida ACM e terminou na rua Airton Senna, bairro Santa Luzia, onde Daniel deflagrou mais tiros contra a guarnição e terminou baleado em resposta à injusta agressão.

O mesmo ainda foi conduzido com vida pela equipe do Samu para o Hospital do Oeste, porém, não resistiu aos ferimentos. Sua arma foi apresentada na delegacia, um revólver de calibre 38 com numeração raspada e quatro munições deflagradas, uma picotada e uma intacta.

A delegada Gabriella Zaché instaurou Inquérito Policial para adotar as providências que o caso requer, mas disse que só poderá falar sobre o assunto após conclusão dos trabalhos de investigação.

Daniel tinha somente uma passagem pela delegacia por associação ao tráfico de drogas, já seu comparsa (Kaio) possui seis entradas registradas no complexo policial do bairro Aratu, por roubo de moto, tráfico de drogas, receptação de produtos de furto/roubo, dentre outras.

Fonte: Jornal Nova Fronteira

Simões Filho: Prefeito demite 345 funcionários no primeiro dia de governo



O novo prefeito da cidade de Simões Filho, Dinha Tolentino, demitiu 345 das secretarias de saúde e Educação  em seu primeiro dia de governo.

A decisão foi publicada  na manhã desta segunda-feira no Diário Oficial do Município. No mesmo dia, o prefeito deu posse aos secretários municipais, dirigentes da Controladora Geral do Município, Auditor Geral, Procurador Fiscal, Chefe de Comunicação, Procurador Geral do Município, Ouvidora Geral do Município.

 
Fonte: Itaberaba Notícias

Motim deixa 60 mortos em prisão de Manaus

Motim deixa 60 mortos em prisão de Manaus

Sessenta presos morreram na rebelião do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus, informou o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes. O motim durou mais de 17 horas e foi considerado pelo secretário como “o maior massacre do sistema prisional” do Estado. Os mortos são integrantes de uma facção criminosa e estavam presos por estupro, segundo Fontes. Também houve fugas de detentos, mas o número não foi divulgado oficialmente. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM) chegou a dizer ao G1 que mais de 130 estão foragidos. O complexo penitenciário abriga 1.229 presos e fica no km 8 da BR 174, que liga Manaus a Boa Vista. A unidade prisional está superlotada e tem capacidade de abrigar 454 presos. Foram apreendidas quatro pistolas, uma espingarda calibre 12 e armas improvisadas, segundo informações preliminares. Além de mortes por armas, foram registradas ainda mortes por incêndio. O ex-policial militar Moacir Jorge Pessoa da Costa, mais conhecido com “Moa”, morreu carbonizado em uma das celas. Até o momento, ele é o único detento com identidade informada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).