Uma imagem que viralizou nas redes sociais e mostra o horror da guerra na Síria emocionou a internet nesta quinta-feira (6). Abraçado a seus filhos gêmeos mortos durante um ataque com armas químicas que matou pelo menos 72 pessoas e feriu várias outras, em Khan Sheikhun, no norte do país, nesta terça (4), Abdul Hamid Youssef enfrenta a dor de perder Ahmed e Aiya. Além das crianças, ele também perdeu a esposa e outros 17 familiares no ataque. Khan Sheikhun fica na província de Idlib, noroeste da Síria, que é controlada por rebeldes e pelo grupo Fatah al Sham, que alega ter mudado de nome após um suposto rompimento com a Al Qaeda, organização terrorista à qual a Frente al Nusra era ligada. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), essa região do país abriga cerca de 900 mil deslocados provenientes de outras zonas de guerra. Fonte: Bahia Notícias
sexta-feira, 7 de abril de 2017
Foto de pai abraçado a filhos mortos após ataque na Síria comove internautas
Uma imagem que viralizou nas redes sociais e mostra o horror da guerra na Síria emocionou a internet nesta quinta-feira (6). Abraçado a seus filhos gêmeos mortos durante um ataque com armas químicas que matou pelo menos 72 pessoas e feriu várias outras, em Khan Sheikhun, no norte do país, nesta terça (4), Abdul Hamid Youssef enfrenta a dor de perder Ahmed e Aiya. Além das crianças, ele também perdeu a esposa e outros 17 familiares no ataque. Khan Sheikhun fica na província de Idlib, noroeste da Síria, que é controlada por rebeldes e pelo grupo Fatah al Sham, que alega ter mudado de nome após um suposto rompimento com a Al Qaeda, organização terrorista à qual a Frente al Nusra era ligada. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), essa região do país abriga cerca de 900 mil deslocados provenientes de outras zonas de guerra. Fonte: Bahia Notícias
Polícia captura suspeito de roubo no Centro de Conquista
Uma Guarnição da 77ºCIPM realizava patrulhamento na área comercial no Centro da cidade, quando receberam informações que um elemento teria Furtado uma bicicleta na rua João Pessoa. Em deslocamento pela rua Francisco Santos, o indivíduo de nome Rafael Assunção Albuquerque Nunes foi capturado e apresentado na delegacia. Blog do leo santos
Labaclin Informa:

O médico cardiologista Dr. Ênio Tanajura, membro titular da Sociedade Brasileira de Cardiologia, estará atendendo no Labaclin dia 01/05 a partir das 08 horas. Realizando consultas especializadas, Ecocardiograma e Eletrocardiograma.
Agende já sua consulta nos telefones:
77-3674-2455
77-99116-1621 (whatsapp)
Labaclin Agradece.
quarta-feira, 5 de abril de 2017
BR: STF proíbe greve de policiais de todas as categorias no país
2,5 milhões de crianças e adolescentes fora da escola no Brasil
O Brasil possui 2.486.245 crianças e adolescentes de 4 a 17 anos fora da escola, segundo levantamento feito pelo Todos Pela Educação com base nos resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad). O montante representa cerca de 6% do universo total de alunos. A taxa de atendimento de crianças e jovens na escola aumentou 4,7 pontos percentuais desde 2005, atingindo 94,2% em 2015. De acordo com o G1, o índice, no entanto, ainda é insuficiente para alcançar a Meta 1 do Todos Pela Educação para esse ano, que era de 96,3%. Do número total de alunos fora da escola, 1.543.713 são de jovens de 15 a 17 anos, que deveriam estar matriculados no ensino médio. A pesquisa mostra que o maior crescimento na taxa de atendimento escolar nos últimos dez anos foi entre as crianças de 4 a 5 anos, de 72,5% para 90,5% no período.
segunda-feira, 3 de abril de 2017
Homem mata mulher com facadas no Bairro Guarani em Vitória da Conquista
Uma mulher foi assassinada a facadas pelo próprio companheiro na noite de hoje (segunda-feira) na Rua Eduardo Santos Costa, no Bairro Guarani, em Vitória da Conquista.
A vítima é Nildete Moreira, segundo pessoas que a conheciam e entraram em contato com a nossa reportagem. O suspeito, identificado como Jorge, companheiro dela, fugiu.
O Departamento de Polícia Técnica está no local e dará início as investigações.
Fonte: Blog do Rodrigo Ferraz
Uibaí-BA: A dupla Simone e Simaria diz que poderá fazer show de graça em sua cidade natal
As meninas de Uibaí/BA, Simone e Simaria, desde que despontaram para o sucesso nacional, nunca realizaram um show em sua cidade natal.
A dupla chegou a relatar na imprensa no ano passado que faltou o convite do prefeito, mas justificou dizendo que a crise que afeta os municípios deixava as prefeituras sem dinheiro.
Para este ano, ‘as Coleguinhas’ esperam que a situação mude e que a apresentação finalmente ocorra em Uibaí. ‘A gente tinha um prefeito antes que não era muito adepto a festas, mas parece que o atual adora uma festinha.
Acho que pode rolar alguma coisa’, contou Simaria. ‘Se ele não fizer, vamos fazer de graça pro povo’, prometeu Simone.
TÁ CHOVENDO ‘CRUSH’: Pesquisa aponta que solteiros têm seis parceiros ao mesmo tempo
O site australiano de relacionamentos, eHarmony, fez um estudo com seus usuários solteiros para saber como anda a ligação deles com seus parceiros. A pesquisa revelou que as relações estão cada vez mais superficiais e rápidas, e que a maior parte deles saem ao mesmo tempo com seis pessoas.
Uma realidade que tem se intensificado para quem está na pista e usa aplicativos de paquera como o Tinder e o Happn. A pesquisa também mostra que as pessoas que fazem uso destes apps também não ficam felizes em sair sempre com as mesmas pessoas, e estão sempre a procura de novos parceiros.
Mas aí você se pergunta: se uma pessoa está saindo com outras seis ao mesmo tempo, ela nunca fica sozinha. Na verdade fica. O estudo aponta que 64% dos solteiros já passaram pelo “ghosting”, fenômeno que ocorre quando uma das pessoas ignora a outra até que ela perceba por conta própria que não tem mais nada entre elas.
(Com informações do UOL) Aratu online
SEREÍSMO: ‘Primeiro sereio do Brasil’ chama atenção da Internet, da TV e até de Glória Perez
Descoberto pelo site Ego, no dia 24 de março, o fluminense Davi Moreira, de 22 anos, vêm ganhando repercussão nacional por ser adepto do serísmo desde 2015. C0nsiderado por si mesmo como o “primeiro sereio do Brasil”, Davi ganha de R$ 100 a R$ 200 por apresentação que faz com sua cauda e adereços que remetem ao mundo de personagens como Ariel, protagonista da animação “A Pequena Sereia”, da Disney.
Desde que se tornou conhecido, o artista já foi chamado para inúmeros programas de TV, já foi tema de matérias de jornais e revistas e chamou a atenção até mesmo da autora Glória Perez, que inseriu uma personagem sereia em sua nova novela, “A Força do Querer”.
“Está sendo maravilhoso. Estou vivendo um sonho. Não imaginava isso tudo mesmo. Recebi vários convites para trabalho, festas de aniversário”, declarou o rapaz ao Ego. Davi também afirmou que está ansioso para a próxima novela e espera que ela retrate os profissionais adeptos do sereísmo de forma respeitosa. “É uma arte”, defendeu.
Do Aratu online
Barra da Estiva: Homem é encontrado morto com perfuração de arma de fogo
Um homem de 28 anos foi encontrado morto com marca de perfuração de arma de fogo em uma localidade conhecida como Morada dos Pássaros, em Barra da Estiva, no sudoeste da Bahia. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Nicanor Alves Miranda tinha pelos menos uma perfuração de arma de fogo na cabeça e marcas de quem havia sido levado até o local amarrado. A vítima já tinha passagens pela polícia e era acusado de praticar roubos na cidade. A polícia esteve no local fazendo o levantamento da ocorrência e peritos encaminharam o corpo ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado.
Dupla condenada por roubo foge de presídio em Vitória da Conquista
Foto: Aratu Online
Dois homens que cumpriam pena por roubo no Conjunto Penal Advogado Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, fugiram do local no sábado (1º). A informação é do diretor da unidade, Alexsandro Oliveira, nesta segunda-feira (3). Conforme Alexsandro, todos os detentos homens que estão no Conjunto Penal Advogado Nilton Gonçalves cumprem o regime semiaberto. Segundo o diretor da unidade, os foragidos iam ser liberados no período da Páscoa. “Eles saiam para trabalhar e tinham outras atividades, mas voltavam para dormir. A gente não entende o motivo da fuga. Na guarita, por exemplo, não tinham policiais porque as pessoas podem sair aqui”, contou. De acordo com o G1, por conta da situação, a pena da dupla será revista e eles podem voltar para o sistema fechado que deve ser cumprido em outra unidade, no Conjunto Penal de Vitória da Conquista.
BR: Encontrada morta em carro, mulher planejava fugir com o amante
Encontrada morta dentro do porta-malas do próprio carro em Peruíbe, no litoral de São Paulo, na última quarta-feira (29), Maria Luzianira Lima Pereira, de 47 anos, havia trocado mensagens com um homem antes de morrer. O histórico de conversas foi enviado para a Polícia Civil e vai ser usado nas investigações. De acordo com o advogado do marido da vítima, ela estava mantendo um relacionamento com um músico da cidade e planejava fugir com ele pouco antes de morrer.
Trechos do histórico de conversas foram divulgados pelo portal G1 São Paulo. Em uma das mensagens, enviada no dia 6 de março deste ano, Maria Luzianira fala sobre o último encontro com o homem. "Amor, gostaria de te pedir desculpas se eu não consegui atingir suas expectativas". Minutos depois o homem responde usando apenas a palavra "delícia".
Corpo de Luzianira foi encontrado no porta-malas do próprio carro em uma estrada no litoral de São Paulo
(Foto: Arquivo Pessoal) |
De acordo com o advogado da vítima, Enio Pestana Junior, o marido de Luzianira, Carlenio Pereira, revelou em depoimento que descobriu a traição da esposa e que o músico é um amigo do casal. Ele contou ainda que chegou a brigar com ela, mas negou qualquer tipo de agressão física durante a discussão. Foi o próprio Carlenio que comunicou o desaparecimento da esposa. Ele também negou qualquer envolvimento na morte.
“Eles, inclusive, segundo Carlenio, tiveram uma noite de amor horas antes do desaparecimento da mulher. Mas, ainda assim, ela pensava em fugir com o amante. Ela estava iludida, achava que ele era o príncipe encantado. De acordo com os depoimentos, conclui-se que ela fugiu na terça-feira e teria passado a noite com o amante. Somente às 14h do dia seguinte, o corpo foi encontrado com óbito recente.”, diz o advogado ao G1.
Histórico de conversas no celular vai ser utilizado pela polícia nas investigações (Foto: Reprodução)
|
Maria Luzianira trabalhava como merendeira na Escola Estadual Porta da Juréia. O carro foi localizado em uma estrada na área rural da cidade. "Infelizmente, é uma história intrigante que, segundo consta nos autos, indicam o envolvimento de muitas pessoas, mas confio no trabalho da polícia e o caso deve ser solucionado rapidamente”, conclui o advogado. com G1 e correio24h
Salvador: Dois ônibus são incendiados após criança ser baleada durante operação em Pernambués
Moradores do bairro de Pernambués incendiaram dois ônibus em um protesto no início da noite desta segunda-feira (3) na Avenida Tancredo Neves, na altura da Madeireira Brotas, sentido Centro da cidade. O protesto deixou o tráfego congestionado na região da via expressa Paralela-ACM, causando impacto numa das vias mais movimentadas da cidade.
O protesto foi iniciado depois que um menino de 7 anos, morador do bairro, foi baleado numa operação da Polícia Militar. Os manifestantes apedrejaram os ônibus e fizeram os passageiros desceram. Em seguida, atearam fogo aos coletivos. Todas as faixas da pista imediatamente em frente à Madeireira Brotas foram interditadas.
No local do protesto, policiais informaram que, por volta das 17h30, uma guarnição da 1ª Companhia Independe da Polícia Militar (CIPM/Pernambués) foi recebida a tiros na Rua das Flores depois de ser acionada para atender a uma denúncia de que havia homens armados no local.
Na ação, um suspeito também foi baleado e socorrido para o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), onde morreu. O outro foi preso, segundo disse a PM, em nota, com um revólver calibre 38 e drogas.
"Posteriormente, os policiais foram informados por populares que um menino de 7 anos ficou ferido na panturrilha esquerda. Ele foi socorrido pelos familiares para o Hospital Geral do Estado", diz a nota da PM.
Moradores que estavam no protesto negam que tenha havido troca de tiros e dizem que o garoto foi atingido por um tiros disparado por policiais. O garoto estava chegando da escola quando a ação se desenrolava e foi baleado na panturrilha esquerdo. Ele foi socorrido por familiares ao HGE e não há informações sobre o estado de saúde.
Em nota, a Transalvador informou que, por conta do protesto, agentes do órgão já estão realizando o desvio do tráfego para o viaduto Nelson Dahia e direcionando o fluxo de veículos para a Avenida Tancredo Neves, Caminho das Árvores e retorno à Paralela.
Fonte: Correio24h
Nova regra para pagar cartão de crédito começa a valer
As mudanças nas regras para o uso do rotativo do cartão de crédito começam a valer nesta segunda-feira (3). A partir de agora, os clientes terão restrições para fazer o pagamento mínimo da fatura e acessar o crédito rotativo. A determinação foi divulgada pelo Banco Central no dia 26 de janeiro. Diferente do que ocorria antes, quem optar por pagar o valor mínimo da fatura não poderá fazer essa opção por vários meses consecutivos. A restrição foi criada para coibir o uso do rotativo e obrigar os bancos a oferecer uma solução de parcelamento para o cartão de crédito com juros mais baratos. A taxa de juro do rotativo encerrou 2016 em 484,6% ao ano, segundo dados do Banco Central, que considera a média de todas as instituições financeiras.
Aécio pede ao STF acesso à delação da Odebrecht
Em entrevista coletiva na sede do PSDB, em Brasília, o senador Aécio Neves informou que vai pedir ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato, o acesso à integra da delação do ex-presidente da Odebrecht Infraestrutura Benedicto Júnior. A edição de Veja do final de semana revelou que o ex-executivo, em delação premiada, afirmou que a construtora fez depósitos para Aécio, numa conta de Nova York controlada por sua irmã, Andrea Neves. Conhecido como BJ, Benedicto é um dos 78 executivos da empreiteira a firmar acordo de delação premiada com a Justiça. “Estou peticionando hoje ainda ao ilustre ministro Fachin do Supremo Tribunal Federal para que ele permita acesso imediato à delação desse cidadão, senhor Benedito Junior, para que nós possamos saber o que ali consta, para que eu possa exercer meu direito constitucional à defesa”, ressaltou o senador. O senador afirmou ainda que vai encaminhar um segundo pedido ao STF exigindo a apuração do vazamento de conteúdos das colaborações de executivos da empreiteira. Na coletiva, o tucano voltou a negar que tenha recebido recursos ilícitos da empreiteira Odebrecht no exterior.
quarta-feira, 29 de março de 2017
Governo inicia vacinação em massa contra a febre amarela em Salvador
Da Redação
Segundo a Coluna Satélite do Correio*, assinada por Jairo Jr, a descoberta de um macaco morto por febre amarela em Salvador levou governo do estado e prefeitura a iniciar, a partir desta quarta-feira (29), vacinação em massa para ao menos dois milhões de pessoas na capital.
A medida será anunciada em conjunto pelos chefes da Secretária Estadual (Sesab) e municipal de Saúde (SMS), Fábio Vilas-Boas e José Antônio Rodrigues Alves, em entrevista coletiva marcada para 15h de hoje. De imediato, foram disponibilizadas as primeiras 400 mil doses para Salvador.
Ontem, as preocupações da Sesab se confirmaram, quando testes realizados no corpo de um macaco por pesquisadores do Laboratório Central Professor Gonçalo Muniz (Lacen) identificaram a presença do vírus transmitido por mosquitos. Trata-se do terceiro animal oficialmente infectado pela doença no estado.
Público-alvo – Durante o anúncio do plano de urgência, Sesab e SMS vão detalhar o público-alvo da imunização contra febre amarela. Estão excluídos gestantes, recém-nascidos com até 6 meses de vida, idosos, pacientes imunodeprimidos, a exemplo de portadores de HIV e de enfermidades que debilitam o sistema imunológico, e pessoas com vacina válida, de acordo com critérios da Organização Mundial de Saúde. Segundo a coluna, outras 1,6 milhões de doses serão enviadas em caráter emergencial para Salvador.
Cai 19% exportação brasileira de carne na primeira semana após Operação Carne Fraca
Após uma semana da deflagração da Operação Carne Fraca, que investiga irregularidades na produção e fiscalização de frigoríficos, a exportação da carne brasileira rendeu ao país uma média 19% menor. De acordo com dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o rendimento diário das exportações do produto caiu de US$ 62,2 milhões na terceira semana de março para US$ 50,5 milhões na semana passada.
Somadas as quatro primeiras semanas do mês, o Brasil exportou US$ 890,9 milhões em carne suína, bovina e de frango. No mesmo período do ano passado, e com um dia útil a menos, a exportação do produto superou a marca de US$ 1 bilhão.
Desde que a operação veio à tona, o Brasil suspendeu a exportação do alimento proveniente dos 21 frigoríficos investigados e alguns países proibiram integralmente a importação de carne brasileira. Na última terça-feira (28), Hong Kong suspendeu o embargo que havia imposto a todos os estabelecimentos nacionais. com o toda bahia
MP Eleitoral pede para cassar Temer e deixar Dilma inelegível
O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a cassação do presidente Michel Temer (PMDB) e a inelegibilidade da presidente cassada Dilma Rousseff (PT), segundo apuração do Estadão com fontes que acompanham as investigações. A manifestação da Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE), mantida sob sigilo, foi encaminhada na noite da última terça-feira (28), ao TSE.
O julgamento da ação que apura se a chapa Dilma-Temer cometeu abuso de poder político e econômico para se reeleger em 2014 foi marcado para começar na manhã da próxima terça-feira (4).
O TSE dedicará quatro sessões da próxima semana – duas extraordinárias e duas ordinárias – para se debruçar sobre o caso, que poderá levar à cassação de Temer e à convocação de eleições indiretas. com o Toda Bahia
Jequié: Chuva forte provoca alagamentos em ruas; veja o vídeo
Da Redação do Toda Bahia
A chuva forte que atingiu Jequié, no Sudoeste da Bahia, na madrugada e manhã desta quarta-feira (29), provocou alagamento em vários pontos da cidade. Segundo a imprensa local, há relatos de desabamento de casas e veículos que foram arrastados pela forte correnteza que se formou em algumas ruas.
Fotos da situação:
Vídeo:
BA: Morador de Periperi ganha 75 mil seguidores em rede social ao apresentar belezas do Subúrbio
Morador de Periperi, em Salvador, Anderson Simplício já atraiu mais de 75 mil seguidores em sua fanpage Belezas do Subúrbio, onde posta fotografias de comidas, pessoas, lugares e cliques do pôr do sol na Baía de Todos os Santos. Em algumas imagens, a beleza do Subúrbio de Salvador chega a se confundir com paisagens encontradas fora do país.
A foto acima, que pode parecer um velho castelo no Outono europeu, é a mangueira seca que dá um tom romântico às ruínas da Fábrica São Braz, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. “Meu desejo é compartilhar o Subúrbio, mostrar o belo que existe aqui. Tenho a mania de ver beleza em tudo”, diz, em entrevista ao Correio*.
sábado, 25 de março de 2017
Em Brumado sessão extraordinária acaba em pancadaria entre professor e secretário de Agricultura e Meio Ambiente
Nesta sexta-feira (24), o presidente legislativo, vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT) convocou sessão extraordinária para a segunda votação do projeto de lei de autoria do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, que propõe a rejeição da APLB/Sindicato como representação dos professores no município. O projeto foi aprovado pela maioria dos vereadores e a plenária - composta por professores, representação sindical e populares- demostraram indignação com vaias e invadindo o espaço reservado aos vereadores. A ação causou tumulto, chegando a ser registrada briga entre um professor e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente do municipio, Rodrigo Cunha Vasconcelos. Inicialmente, houve agressão verbal mútua e posteriormente ambos foram para as vias de fato. Eles foram separados por vereadores e populares e os ânimos se acalmaram gradativamente.
Do Brumado Agora
Macacos são encontras mortos com sinais de violência em Alagoinhas
Quando o carpinteiro Paulo Bispo, 50, soube que o primeiro caso de febre amarela havia sido descoberto em um macaco, no município de Alagoinhas, a 119 km de Salvador, no Nordeste do estado, logo suspeitou dos primatas. "Quando vi esse alvoroço todo para vacinar todo mundo, fiquei desconfiado. Alguns dizem que não, mas acredito que eles passam a doença", disse ao CORREIO.
Paulo acredita que a única saída é se livrar dos animais. "Se está prejudicando os humanos, eles devem morrer, antes eles do que eu. Não teria coragem de matar, mas entendo quem fez isso", afirmou o carpinteiro, morador da comunidade da Calu, a cerca de 3km do Centro, onde o macaco infectado foi encontrado morto.
Nos últimos 50 dias, pelo menos 16 primatas foram encontrados mortos no município. De acordo com o secretário de Saúde da cidade, Rodrigo Matos, alguns deles tinham sinais de espancamento, e a suspeita é de que eles tenham sido vítimas da população - que acabou assustada após a confirmação do primeiro caso de febre amarela no município.
Conforme o secretário, logo após a constatação do caso da doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a campanha de vacinação para prevenção da doença foi intensificada, causando certo alarde nos alagoinhenses. "Iniciamos uma campanha de vacinação, visando orientar e atrair as pessoas. Os macacos foram aparecendo mortos, visivelmente machucados. É preciso salientar que eles não transmitem a doença, as pessoas tem que entender que matar os bichos não resolve nada. Eles são tão vítimas quanto nós, humanos", disse ele ao CORREIO.
Conforme o secretário, logo após a constatação do caso da doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a campanha de vacinação para prevenção da doença foi intensificada, causando certo alarde nos alagoinhenses. "Iniciamos uma campanha de vacinação, visando orientar e atrair as pessoas. Os macacos foram aparecendo mortos, visivelmente machucados. É preciso salientar que eles não transmitem a doença, as pessoas tem que entender que matar os bichos não resolve nada. Eles são tão vítimas quanto nós, humanos", disse ele ao CORREIO.
Na região da Calu, ninguém esconde o medo. A dona de casa Emília dos Santos, 57, já se vacinou, assim como toda sua família. "Aqui tem muitos macacos, então todo mundo ficou com isso na cabeça. Fui logo me proteger, porque nunca se sabe o que pode acontecer. Mas os macacos não têm culpa, não. Eles até ajudam a gente a saber se estamos em perigo. Uma maldade o que estão fazendo com eles", afirmou ela, que lembrou dos boatos de que moradores estão matando os animais.
Prima da dona de casa, a manicure Maria Santos, 43, mora em Sítio Novo, vizinho de Alagoinhas, e afirmou que os bichinhos chegaram no lugar. "Acharam um [macaco] morto lá, aí foi aquela agonia. Chamaram a vigilância sanitária, fizeram testes mas deu negativo", salientou. Maria se vacinou há 15 dias e não adotou outras medidas de proteção contra o mosquito.
Além da localidade, alguns macacos foram encontrados em Estévão, também na zona rural, e um deles na zona urbana da cidade - dos 16 animais encontrados, dez foram encaminhados para testes no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Salvador. "Seis não puderam ser levados pelo estado do corpo, já em decomposição ou mutilados", afirmou o secretário.
Apesar do registro da doença no município, o Hospital Geral Dantas Bião (HGDB), o maior da cidade, não registrou entrada de pacientes com sintomas da doença. Confirme a diretora geral da unidade, Elenildes Bastos, o HGDB conta com uma equipe epidemiológica de prontidão para atender possíveis casos da doença. "Temos um serviço especializado de diagnóstico e acompanhamento. Felizmente, não há indícios de pessoas infectadas. Se, eventualmente, houver, trataremos com toda estrutura necessária", disse ao CORREIO. "Aqui nós recebemos todos os casos, todo mundo vem para cá, se houvessem, saberíamos", garantiu.
O pedreiro Adalício dos Santos, 57, disse que não vai tomar o imunológico
(Foto: Tailane Muniz/CORREIO) |
Morador do Barreiro, na zona urbana, o ajudante de pedreiro Adalício dos Santos, 57, disse que, apesar de temer se contaminar, prefere não se vacinar. "Estou ótimo, não sinto nada. Minha família já tomou, mas eu não fui e nem vou". Ele contou ao CORREIO que há um mês a vizinhança comenta sobre o assassinato dos bichos. "Parece que mataram mesmo. Tudo pode acontecer, né, o pessoal achou melhor pra se livrar do problema", justificou ele, afirmando que não acha certo violentar animais. "Ainda agora tinha um no quintal lá de casa, fiquei brincando com ele. Não tenho medo, acho que eles não têm culpa".
O medo foi tanto que o ajudante de pedreiro Erinaldo de Jesus Santos, 36, que também mora no bairro, tomou o imunológico duas vezes. "Tomei uma tem um mês e essa semana me vacinei de novo. Espero que eu não tenha nenhum problema maior", disse. E completou. "Aqui é muito fácil encontrar macacos. Até sentir de casa. É tempo de fruta, então eles entram e comem as bananas na sua mesa. Talvez o povo tenha ficado com medo por isso, eles estão sempre por perto", conclui.
De ponta a ponta, da zona rural ao Centro, só se fala em febre amarela, vacina e macacos. O camelô Fernando Pacheco, 56, se vacinou há 15 dias. "Depois da certeza de que um bicho foi infectado, corri para o posto", lembra. Embora reconheça que é grande a incidência dos animais na Calu, onde tem uma roça, ele não acredita que pessoas tenham violentado os primatas.
"Eu duvido muito. É um bicho muito difícil de morrer. Quando era adolescente, caçava com badogue - é um bicho duro demais. Tem que ter sangue frio pra matar. Soube que mataram oito, mas não confio nisso, as pessoas aumentam", argumentou. Fernando disse, ainda, que o fato de alguns dos macacos terem sido encontrados mortos com sinais de violência pode ter relação com outros bichos. "Você não sabe o que um urubu é capaz de fazer", ponderou.
O camelô Fernando Pacheco não acredita os macacos foram assassinados
(Foto: Tailane Muniz/CORREIO) |
Ao visitar os postos, a equipe do CORREIO foi informada de que não havia movimentação, pois, as vacinas são ofertadas apenas pela manhã. Em uma das unidades, localizada na Avenida Silva, no Centro, informou que a movimentação é grande durante toda manhã. "Diminuiu esses dias porque já vacinamos muita gente. Ainda temos muitas doses armazenadas", disse um funcionário, sem se identificar.
Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que, de todos os bichos examinados, apenas um deu positivo para a febre amarela. A Sesab negou casos de violência contra os bichos. "O macaco não causa risco e não deve ser morto, ele é um sentinela e nos protege. Nem todo macaco que morre é pela doença, morrem por diversas causas, como nós, humanos", destacou a diretora de Vigilância Epidemiológica da Sesab, Maria Aparecida Araújo.
Ainda conforme a pasta, nenhum macaco foi assassinado e todas as medidas de controle foram adotadas imediatamente. Os testes da doença nos animais levam uma média de 20 dias para ficarem prontos.
VacinaEm três semanas de campanha, cerca de 50 mil alagoinhenses já tomaram a vacina da febre amarela, segundo o secretário de Saúde. Rodrigo Matos informou ainda que a expectativa é que dentro de seis semanas toda a população esteja vacinada. "As doses estão disponíveis em todos os postos de saúde da cidade e temos estoque suficiente para toda população-alvo", afirmou.
VacinaEm três semanas de campanha, cerca de 50 mil alagoinhenses já tomaram a vacina da febre amarela, segundo o secretário de Saúde. Rodrigo Matos informou ainda que a expectativa é que dentro de seis semanas toda a população esteja vacinada. "As doses estão disponíveis em todos os postos de saúde da cidade e temos estoque suficiente para toda população-alvo", afirmou.
A vacina contra a febre amarela faz parte do calendário vacinal brasileiro do Ministério da Saúde. São duas doses - as crianças devem se vacinar aos nove meses e aos quatro anos de idade. Para quem não tomou as doses na infância, a orientação é de uma dose da vacina e um reforço dez anos depois. A vacinação é apenas para quem vive ou viaja para áreas de recomendação da vacina.
A dose é contra-indicada para grávidas e pacientes com doenças autoimunes - que recebem terapias à base de imunossupressores (medicações que reduzem a imunidade). "Ela [a vacina] tem uma taxa de proteção de 97,5% de imunogenicidade. Um dos efeitos colaterais é o calor", explica.
Até o dia 20 deste mês, segundo a Sesab, foram notificados 16 casos da doença em humanos em todo estado, sendo que nove já foram descartados.
CampanhaEm nota enviada à imprensa em fevereiro, o Instituto Brasileiro de Biodiversidade (ICMBio) alertou para a incidência da disseminação de boatos de que os macacos são transmissores da febre amarela. "As informações equivocadas já estão levando pessoas, principalmente nas áreas rurais onde ocorre o surto, a maltratarem ou, até, matarem macacos para, supostamente, se proteger da febre amarela", ressaltaram os pesquisadores da comunidade científica, citando casos ocorridos em 2008 e 2009, no Rio Grande do Sul. “Isso não pode se repetir”, completa a nota.
A ICMBio promoveu, ainda, uma campanha de orientação às pessoas. "Proteja os macacos: alimentar, maltratar, transportar ou matar os animais é proibido. Para ajudar, apenas deixe-os vivos na floresta", diz um dos cards, que completa a mensagem com a hashtag "A culpa não é do macaco". Fonte: Correio24h
sábado, 18 de março de 2017
Justiça nega pedido de falência e Hospital Espanhol irá a leilão
Fechado desde setembro de 2014, o Hospital Espanhol irá a leilão. A justiça baiana julgou e negou o pedido de falência impetrado pela Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), credora do hospital.
A decisão, assinada pelo juiz Joanisio de Matos Dantas Júnior, da 5ª Vara Cível e Comercial, levou em consideração a legislação sobre falência, que determina que a instituição tenha caráter lucrativo, o que não é o caso do hospital.
Além da negativa de falência, a decisão prevê que a Desenbahia arque com os custos advocatício gerados, que giram em torno de R$ 12 mil. Do Toda Bahia
Arlindo Cruz está internado em coma induzido no Rio de Janeiro
O cantor Arlindo Cruz está internado em coma induzido em um hospital do Rio Janeiro. O artista teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC), na tarde desta sexta-feira (17, e foi levado a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Após receber os primeiros atendimentos, o cantor foi transferido para um hospital De acordo com a esposa de Arlindo, os médicos optaram por induzir o coma para estabilizar os sinais e preservar os órgãos vitais. A situação do músico é estável.
Do Toda Bahia
Preço do botijão de gás será reajustado a partir de terça (21)
A Petrobras anunciou, nesta sexta-feira (17), que o valor do botijão de gás será reajustado em 9,8% a partir da próxima terça-feira (21).
Segundo a empresa, o valor de revenda deve subir 3,1%, ou seja, R$ 1,76 a mais por botijão. O último reajuste no preço dos botijões aconteceu em 2015, com uma alta de 11%.
Odebrecht pagou mesada para irmão e patrocinou filho de Lula
Na Veja que começa a circular neste sábado (18) mostra que com a delação dos executivos da Odebrecht, a situação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que já não era boa, vai ficar ainda mais complicada. Um ex-diretor da empreiteira contou aos procuradores que pagava uma mesada a um dos irmãos do ex-presidente.
Além disso, a empreiteira confirmou que reformou o sítio de Atibaia, comprou um lote para abrigar o Instituto Lula, financiou palestras e ainda patrocinou o filho mais novo do petista – tudo a pedido do ex-presidente.
BA: Menina de 6 anos é morta a tiros em São Caetano
Uma criança de seis anos foi morta na noite de sexta-feira (17), em Salvador. Segundo informações da Central de Polícia, o crime aconteceu por volta das 21h40, na Rua Goméia, no bairro de São Caetano.
A criança, uma menina, foi vítima de disparos de arma de fogo. Até o momento, não há informações a respeito das motivações e autoria do crime. O caso está sendo investigado pelo Departamento de Homicídio e Proteção a Pessoas (DHPP) da Polícia Civil.
Do Correio24h
quarta-feira, 8 de março de 2017
Atendimentos L A B A C L I N
Dr. Paulo Wesley PEDIATRA (10/03/17).
Dr. Lílian GINECOLOGISTA (20/03/17).
Dr. Lidiane Cruz CARDIOLOGISTA (27/03/17).
Dr. João Paulo (Gastroenterologista) 30/03/17.
Dr. Bruno Rosa ANGIOLOGISTA (01/04/17).
Dr. Thiago Marques DERMATOLOGISTA (03/04/17).
Dr. Edno José OTORRINO (03/04/17).
Dr. Lílian GINECOLOGISTA (20/03/17).
Dr. Lidiane Cruz CARDIOLOGISTA (27/03/17).
Dr. João Paulo (Gastroenterologista) 30/03/17.
Dr. Bruno Rosa ANGIOLOGISTA (01/04/17).
Dr. Thiago Marques DERMATOLOGISTA (03/04/17).
Dr. Edno José OTORRINO (03/04/17).

Publicidade
Ministério Público instaura inquérito para apurar supersalários de médicos em Macaúbas
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) instaurou um inquérito civil, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Macaúbas, para apurar as denúncias de irregularidades na contratação de médicos pela prefeitura da cidade. A representação foi protocolada na promotoria pelo Psol, que questionava os valores pagos a médicos contratados para o município.
Os extratos resumidos dos contratos de prestação de serviço foram publicados no Diário Oficial do Município no último dia 3 de fevereiro e chamaram a atenção pelos valores envolvidos. Há contratos que apontam o pagamento de até R$ 60 mil mensais para alguns especialistas.
“Essas quantias, além de superarem absurdamente o teto estabelecido na Constituição Federal para a remuneração de servidores públicos, representa inequívoca imoralidade, ainda mais se considerarmos a carência de recursos por que passa o sistema de saúde local”, diz trecho da nota publicada pelo partido na época.
Um extrato de contrato aponta que o médico Adelson Dias Costa receberá, pela prestação dos serviços de atendimento médico de anestesista no Hospital Regional do município de Macaúbas, o valor de R$ 360 mil pelo período de seis meses, o que representa R$ 60 mil ao mês.
O médico Claunilton Figueiredo Martins foi contratado para os serviços de atendimento médico cirúrgico de urgência e emergência no hospital da cidade por R$ 240 mil para o período de 04.01.2017 a 30.06.2017. Pelo mesmo valor e período, foi contratado o médico Antonio Rodrigues Silva para os serviços de atendimento médico clínico cirurgião geral de urgência e emergência no hospital.
Por Aparecido Silva/Bocão News
Assinar:
Postagens (Atom)


