quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Café: cinco curiosidades que (quase) ninguém sabe

Do viajeaqui.abril

Café pelo mundo: em branco os países que mais produzem o café no mundo
O café ainda é um dos alimentos mais consumidos no mundo, mas a sua origem e disseminação ainda estão envoltos em mistério
Você sabia que George Washington criou o café instantâneo? Há muitas curiosidades relacionadas à bebida, veja abaixo cinco histórias:
1 - Origem divina: judeus e muçulmanos disputam o título de quem é o precursor do café no mundo, já que constam registros da bebida nas duas religiões. Conta-se, por exemplo, que em certa época Maomé estava muito doente e recobrou o seu ímpeto após tomar uma boa dose de café, que foi trazido pelo arcanjo Gabriel a pedido de Alá. No quarto livro do Pentateuco (Números), também há referências à bebida, em uma citação onde Deus diz a Moisés que quem quisesse fazer um voto especial de nazireu deveria se abster de vinho e bebida forte. Esta “bebida forte” seria o café?
2 - Contrabando misterioso: que o café não é brasileiro, muita gente já sabe, mas a sua chegada ao País, no século 18, ainda guarda mistérios e abre espaço para lendas. Proibido aos portugueses, o fruto do café já era plantado nas Américas, principalmente nas Guianas e alguns pesquisadores creem que as primeiras mudas do nosso cafezinho vieram de lá. Conta-se que naquela época o sargento-mór Francisco de Melo Palheta foi designado para trazê-las e só teria conseguido porque a esposa do governador da Guiana, apaixonada por Palheta, o teria presenteado com sementes do "ouro negro". Não se pode ter certeza sobre a paixão da primeira-dama, mas seu papel pode ter sido fundamental no contrabando das sementes proibidas.
3- George Washington por trás do café instantâneo: sim, você leu certo, George Washington foi um dos precursores do café instantâneo, criando um novo método para armazenar e produzir café em 1906. Mas não se trata do presidente americano, mas sim de um inventor e empresário anglo-belga, que teve esta idéia após notar uma substância em pó que se formou sobre o bico de sua cafeteira de prata.A invenção do “primo distante” da família Washington foi se popularizando aos poucos e na Primeira Guerra Mundial, de 1914 a 1918, a produção de sua empresa foi exigida pelo governo norte-americano para alimentar e animar os jovens na Europa. Após a guerra, ela se tornou uma mania mundial.
4 - Café com alho: consumido em pelo menos 50 países, o café tem as suas particularidades para ser servido nos mais diversos locais do mundo. Na Áustria, por exemplo, o café é bebido juntamente com figos secos, já no Oriente Médio, são adicionadas especiarias como canela e alho. Na Bélgica, pedaços de chocolates são servidos no interior das xícaras, enquanto na Grécia, a bebida é acompanhada de um copo d’água bem gelado.
5- Café recolhido do cocô vale ouro: originário da Indonésia, o Kopi Luwak (ou Civet Coffee) é considerado o café mais caro do mundo (600 dólares, por meio quilo). É obtido após um intrincado processo, na qual os grãos são obtidos após serem processados pelo sistema gastrointestinal dos pequenos felinos e expelidos em suas fezes. No Brasil, isto não é tão diferente assim, já que o café mais caro produzido em solo brasileiro também é obtido nos dejetos de animais - Jacu Bird Coffee, conseguido nas fezes da ave jacu, pode custar até R$ 272 o quilo.

"fruto do meu trabalho" ostenta Neymar com seu novo brinquedinho de R$ 2,5 milhões


Neymar usou a sua conta no Instagram, nesta quinta-feira, 1, para mostrar uma foto onde ele aparece com seu novo "mimo", uma Ferrari 458 Spider, avaliada em R$ 2,5 milhões, segundo o grupo "Via Italia". Na foto, ele posa com o carro: "Obrigado, Deus, por me dar saúde e com o fruto do meu trabalho poder realizar mais um sonho de criança".

Mas nem tudo são boas notícias na vida do atacante do Barcelona. Na última, quarta-feira, 30, o jornal "Folha de São Paulo" divulgou que a Receita Federal apreendeu um Porsche Panamera 2011 do atacante do Barcelona, em julho do ano passado, por supostas irregularidades no ato da compra. O carro está sob a guarda do poder público desde então.


Também na semana passada, o desembargador Carlos Muta, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região, determinou o bloqueio de R$ 188 milhões de Neymar, acusado pela Procuradoria da Fazenda Nacional de sonegar impostos de 2011 a 2013.  do EGO

Sem salário há 3 meses, médicos de Hospital Regional de Santo Antônio entram em greve

Do Bahia Notícias 

Sem salário há 3 meses, médicos de Hospital Regional de Santo Antônio entram em greve

O atendimento do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), no Recôncavo baiano, foi suspenso a partir desta quinta-feira (1º) após os médicos deflagrarem greve. Segundo Manoel Missionário, vice-presidente do conselho do hospital, o grupo está com o salário atrasado há três meses por falta de repasses do governo do Estado. “Quem administra o hospital é o Instituto Fernando Filgueiras (IFF), que tem contrato com o governo. Mas tem meses que o Estado não faz esse repasse e o instituto não tem condições de arcar com as despesas”, contou Missionário. Ao Bahia Notícias, ele explicou que os médicos fizeram uma reunião com o sindicato na terça-feira (29), quando decidiram deflagrar a greve. Na unidade, serão atendidos apenas os chamados “casos vermelhos”, como feridos a tiro ou esfaqueados. “Ficou certo que eles só atenderiam os casos gravíssimos, quem chega para morrer”, afirmou o presidente do conselho. A folha de pagamento do HRSAJ é de cerca de R$ 3 milhões e o atraso no repasse teria afetado também os fornecedores, como os de medicamentos. O hospital atende à cerca de 30 municípios da região do Recôncavo, o que, segundo Missionário, corresponde a uma população de 850 mil pessoas. A situação foi denunciada pelo deputado estadual Alan Sanches (PSD), que visitou a unidade hospitalar nesta quinta. “Eu vejo o governo do Estado abrindo licitação para hospital em Juazeiro, em Alagoinhas... Como é que ele abre outros serviços, mas não honra com os compromissos firmados? Não tem instituição que aguente um calote desse”, alertou. Questionada pelo Bahia Notícias, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) não informou se realmente há atrasos nos repasses nem se houve tentativa de negociação com a categoria. Em nota, o órgão afirmou apenas que os pacientes foram atendidos normalmente, utilizando-se o sistema de classificação de risco. No texto, a Sesab informa que o diretor do Instituto Fernando Filgueiras pediu demissão e outro já assumiu o cargo, dando continuidade ao atendimento. O IFF não foi encontrado para comentar o caso.  Atualizado às 13h35

PF deflagra terceira fase da Operação Acrônimo, que investiga governador de MG

PF deflagra terceira fase da Operação Acrônimo, que investiga governador de MG

A Polícia Federal deflagrou a terceira fase da Operação Acrônimo nesta quinta-feira (1º), dando continuidade à investigação contra o governador de Minas Gerais Fernando Pimentel (PT), a primeira-dama Carolina Oliveira e o empresário Benedito Rodrigues, conhecido como Bené. De acordo com a Folha de S. Paulo, são cerca de 40 mandados cumpridos em Belo Horizonte, São Paulo Brasília. Entre os alvos estão a casa do presidente da Cemig, Mauro Borges, na capital mineira, e a sede da empresa Mafrig, em São Paulo.

Fibra Cardoso em Ibipitanga!

Revestimentos de tanques, piscinas, Fabricação de calhas, 


telhas trasparentes, Caixa d' água e pipas. 

Org.: Orlando Cardoso FONE (77) 3674-2165 / 9144-5092

Rua Ibiajara s/n Bairro Santa Luzia IBIPITANGA-BAHIA


publicidade

Centro Médico Ibipitanga informa

NESTA SEXTA 2 DE OUTUBRO é dia de OTORRINOLARINGOLOGIA, GASTRO E ENDOSCOPIA DIGESTIVA. Dra Adja, a nossa OTORRINOLARINGOLOGISTA atenderá a consultas e às solicitações de procedimentos em nariz, ouvido e garganta, como a LARINGOSCOPIA E A NASOFIBROSCOPIA. No mesmo dia, o GASTROENTEROLOGISTA Dr Leonardo Abreu estará disponível para consultas e realizará ENDOSCOPIA DIGESTIVA. Maiores informações na recepção da clínica ou pelo telefone 3674-2500.


  

Publicidade

Mundo: Homem compra o domínio 'Google.com' por US$ 12 dólares



Neste momento da internet, está difícil encontrar bons domínios para um site que ainda não tenha sido tomado. Sanmay Ved, ex-funcionário do Google que hoje trabalha para a Amazon, era uma dessas pessoas procurando um bom domínio online. E, enquanto buscava, surpreendeu-se: o domínio Google.com estava à venda. E ele comprou por US$ 12.
Ved estava procurando algo no Google Domains, o serviço de registro de domínios da empresa que foi sua empregadora. Ele teve a curiosidade, então de procurar “google.com” e se deparou com uma indicação que ele estava disponível pela merreca dos tais 12 dólares. Ele não pensou duas vezes e comprou.
A compra foi feita com sucesso, e logo ele recebeu uma mensagem avisando que a cobrança havia sido feita em seu cartão de crédito, mas ele percebeu algo estranho quando recebeu dois e-mails que não são comuns.
O post de Sanmay Ved no LinkedIn indica que ele realmente foi capaz de comprar o domínio do Google, com a capturas da confirmação que chegaram até o seu celular, mas sua felicidade teve curta duração. Logo o absurdo da situação foi notado, a compra foi cancelada e ele recebeu o reembolso. A situação foi resolvida rapidamente, já que o Google não só é dono do domínio, mas também controla o serviço de registros.
O que aconteceu deve ter sido um bug, o que é muito mais provável do que o Google esquecendo de renovar seu próprio domínio. Ved entrou em contato com a companhia para reportar a experiência e a empresa reconheceu o problema.

No entanto, se o Google, por um acaso, realmente tivesse esquecido de renovar seu domínio, não seria a primeira vez na história que uma gigante de tecnologia faz uma burrada do tipo. Em 2003, a Microsoft esqueceu de renovar o domínio "Hotmail.co.uk", que foi rapidamente adquirido por outra pessoa. A companhia e o novo dono entraram em um acordo para a cessão do domínio, porém.  informações do Olhar Digital 

Salvador: Avenidas ficam sem energia após acidente na Paralela

Avenidas ficam sem energia após acidente na Paralela

Trechos das avenidas Paralela e Pinto de Aguiar, em Salvador, ficaram sem iluminação após o acidente que derrubou um poste próximo à Ferreira Costa, no início da manhã desta quinta-feira (1º). De acordo com a assessoria da Coelba, é possível que parte das residências de um “pequeno trecho” da Pinto de Aguiar tenham sido afetadas pelo problema. Ainda não há previsão de quando o fornecimento de energia será restabelecido. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o motorista do carro sofreu traumatismo craniano e foi levado para o Hospital Geral do Estado (HGE).   do Bahia Notícias 

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Ex-prefeita Gata Ostentação passa a noite em alojamento confortável no Maranhão.



A defesa de Lidiane Leite, ex-prefeita de Bom Jardim (MA), conseguiu suspender na madrugada desta terça-feira (29) a decisão da juíza Ana Maria Almeida Vieira, titular da 1ª Vara de Execuções Penais de São Luís e Corregedora dos Presídios, que determinou a transferência imediata dela para a Penitenciária Feminina de Pedrinhas, no Maranhão. Com isso, a ex-prefeita passou a noite em um confortável alojamento no Presídio do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar doMaranhão (CBM-MA). O local é usado pelos oficiais médicos da corporação. O quarto tem janela, banheiro, duas camas de solteiro e está equipado com televisão, frigobar e ar-condicionado. A TV e o frigobar, porém, teriam sido retirados do alojamento por ordem judicial. Suspeita de desvios milionários da educação do município, Lidiane ficou 39 dias foragida da polícia e se entregou nesta segunda (28). Por volta de 0h30 desta terça, ela chegou a ser levada pela Secretaria de Administração Penitenciária (Sejap) para o Complexo de Pedrinhas, mas, com a liminar desta madrugada, fica valendo o entendimento do juiz da 2ª Vara da Justiça Federal, José Magno Linhares, determinando que a ex-prefeita fique no Corpo de Bombeiros. O magistrado considerou que o presídio de Pedrinhas é um risco à integridade de Lidiane.

A ex-prefeita se entregou à Polícia Federal às 13h de segunda. Ela entrou pelos fundos da sede da Superintendência da Polícia Federal, em São Luís, acompanhada por três advogados, e passou a tarde prestando depoimento. A prisão dela foi decretada na Operação Éden, da PF. Na última sexta-feira (25), o juiz José Magno Linhares havia estipulado o prazo de 72 horas para que Lidiane Leite se entregasse à Polícia Federal. A ex-prefeita é acusada de irregularidades encontradas em contratos firmados com "empresas-fantasmas" na cidade de Bom Jardim. Atualmente com 25 anos, Lidiane foi eleita por acaso. Depois de ter passado uma infância humilde vendendo leite para ajudar a mãe, a jovem viu sua vida mudar quando começou um namoro com o fazendeiro e padrinho político, Beto Rocha.

Em 2012, o fazendeiro foi candidato a prefeito, mas teve a candidatura impugnada pela Lei da Ficha Limpa e lançou a namorada pelo PRB. Lidiane foi eleita com 50,2% dos votos válidos (9.575) frente ao principal adversário, o médico Dr. Francisco (PMDB), que obteve 48,7% (9.289).

Após a eleição, Lidiane passou a ostentar uma vida de luxo na internet, incompatível com o salário que recebia do município. "Eu compro é que eu quiser. Gasto sim com o que eu quero. Tô nem aí pra o que achem. Beijinho no ombro pros recalcados", comentou na internet. A conduta chamou a atenção do Ministério Público, que passou a apurar fraudes em licitações do município.

Beto Rocha chegou a ser preso pela Operação Éden. Ele ocupava a função de Secretário de Assunto Políticos na gestão de Lidiane. Também foi detido Antônio Cezarino, ex-secretário de Agricultura. Ambos foram soltos no último sábado (26), por determinação do Poder Judiciário.    [G1 Maranhão]

Centro Médico Ibipitanga informa

NESTA SEXTA 2 DE OUTUBRO é dia de OTORRINOLARINGOLOGIA, GASTRO E ENDOSCOPIA DIGESTIVA. Dra Adja, a nossa OTORRINOLARINGOLOGISTA atenderá a consultas e às solicitações de procedimentos em nariz, ouvido e garganta, como a LARINGOSCOPIA E A NASOFIBROSCOPIA. No mesmo dia, o GASTROENTEROLOGISTA Dr Leonardo Abreu estará disponível para consultas e realizará ENDOSCOPIA DIGESTIVA. Maiores informações na recepção da clínica ou pelo telefone 3674-2500.


  

Publicidade

SUPOSTO HOMICIDA E FORAGIDO DA POLÍCIA ATIRA CONTRA LAVRADOR NA FAZENDA SERRA NEGRA EM ARACATU

Do Destaque Bahia 

Suposto homicida e foragido da polícia atira contra lavrador na fazenda Serra Negra em Aracatu

Um homem identificado como Roni, natural do Mato Grosso do Sul, onde já teria praticado dois homicídios e estaria fugindo da polícia se escondendo na comunidade na Fazenda Serra Negra, município de Aracatu, na noite de ontem (27), por pouco não ceifou mais uma vida, desta vez, a do pai de família e lavrador Sandro Silva.
Informações obtidas pela reportagem do Destaquebahia junto à família da vítima, dão conta de que Roni, após uma discussão com Sandro durante uma partida de futebol no período do dia, premeditadamente, esperou a noite chegar e se deslocou até a casa da vítima, onde, após chegar agredindo com palavras de “Baixo Calão” o lavrador e a sua família, sacou uma arma de fogo e efetuou o disparo, fugindo logo em seguida. Sandro Silva foi socorrido até Aracatu, de onde foi encaminhado a um Hospital de Vitória da Conquista, onde,  após passar por uma cirurgia, se encontra em recuperação.
A Polícia foi acionada e fez buscas na manhã de hoje (28) na casa onde Roni estava morando com a mãe, porém, até o fechamento desta matéria  a polícia ainda não o havia o havia encontrado.

Segundo informações de populares passadas ao Destaquebahia, desde quando apareceu na comunidade, Roni vive ameaçando as pessoas, em outra situação durante uma festa de casamento, ele teria quebrado uma garrafa desferido vários golpes em uma pessoa que só não morreu porque houve intervenção de populares.

Com o último ocorrido a população se sente amedrontada e busca o apoio da polícia para prender o criminoso, que mesmo com o pouco tempo que se encontra na comunidade já demonstrou que oferece perigo.

Fibra Cardoso em Ibipitanga!

Revestimentos de tanques, piscinas, Fabricação de calhas, 


telhas trasparentes, Caixa d' água e pipas. 

Org.: Orlando Cardoso FONE (77) 3674-2165 / 9144-5092

Rua Ibiajara s/n Bairro Santa Luzia IBIPITANGA-BAHIA



publicidade

Médico é denunciado por agressão verbal e desvio de pacientes de hospital público para clínica particular em Brumado.

Brumado: Médico é denunciado por agressão verbal e desvio de pacientes de hospital público para clínica particular
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A família de uma adolescente de 15 anos, que teve um filho no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, no último final de semana, prestou queixa na delegacia contra o médico obstetra que realizou o parto. Segundo a família, o médico teria sido arrogante, agredindo-os verbalmente. Além disso, os familiares da jovem denunciaram que o obstetra teria retirado outras gestantes da unidade para serem acompanhadas em sua clínica particular, mesmo com a disponibilidade de equipamentos e estrutura do hospital. A família também acionou o Ministério Público e ainda cobrou da secretaria de saúde providências quanto ao ocorrido. Por telefone ao site Brumado Notícias, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, declarou que a secretaria e a direção do hospital vão fazer uma sindicância interna com o uso das imagens do circuito de segurança e também irão ouvir o médico para que sejam tomadas as medidas cabíveis. com Brumado Notícias 

BRASIL: POLÍCIA RETIROU SEIS CORPOS DA CASA DE PINTOR EM FAVELA NA ZONA SUL DE SP

Polícia retirou seis corpos da casa de pintor em favela na Zona Sul de SP
Foto: Reprodução/TV Globo

A Polícia Civil retirou seis corpos da casa do pintor de parede Jorge Luz Morais de Oliveira, preso na sexta-feira (25), acusado de matar um jovem homossexual, na Favela Alba, no Jabaquara, Zona Sul de São Paulo, segundo o Bom Dia Brasil. Foram familiares de uma mulher desaparecida que encontraram, por conta própria, nesta segunda-feira (28), novos restos mortais na casa do pintor. Segundo a delegada Nilze Scapulatiello, do 35º Distrito Policial, roupas, calçados e ossos foram recolhidos da casa e levam à polícia a acreditar que pessoas tenham sido mortas e enterradas na casa do pintor. 

"Tem homem, tem mulher, tem roupa de criança. Eu peguei todas as pessoas desaparecidas que eu tenho registro na área, pra informar, chamar parentes, reconhecer roupa, algum detalhes que não é pra nós, tem vários sapatos, sandálias, mas a família pode reconhecer", disse. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi à casa do pintor na manhã desta terça-feira (29) para avaliar se novas escavações para buscas de outros restos mortais serão feitas. A polícia também encontrou fotos de seis pessoas na casa do pintor e vai investigar se elas estão desparecidas. Até agora, só o corpo do vizinho foi identificado. O assassinato que levou à prisão do pintor ocorreu na noite da última quarta-feira (23), na residência dele, localizada na Rua Professor Francisco Emydio da Fonseca. Ele confessou que matou Carlos Neto Alves Júnior, de 21 anos, e decidiu se entregar após pedido da própria mãe. Depois da detenção, a polícia ainda encontrou ossos e restos mortais de outras possíveis vítimas na casa. O local do crime já estava liberado pela polícia nesta segunda após a conclusão do trabalho da perícia. Os peritos, no entanto, não haviam recolhido os vestígios encontrados pela mãe e pela companheira da desaparecida. A estudante Renata Christiana Pedrosa, de 33 anos, desapareceu em janeiro deste ano. Ela, que é homossexual, morava com uma companheira em um apartamento também na região do Jabaquara. Usuária de drogas, costumava comprar maconha para consumo próprio na favela onde o pintor vivia. Os dois, no entanto, não se conheciam, garante a família. Desde o sumiço da filha, Maria de Fátima Pedrosa começou o que classificou como "trabalho de detetive" ao lado da nora. Juntas, elas deram início a uma busca em paralelo às ações da polícia. Como o último registro do GPS do celular de Renata apontava para a região da favela, elas decidiram concentrar os esforços na área. A mãe conta que chegou até a encontrar com Jorge Luiz em um dos muitos dias de busca. Na oportunidade, perguntou pela filha e mostrou até uma foto ao pintor, que negou já tê-la visto por ali. Jorge já tem passagem por dois homicídios e cumpriu 17 anos de pena, segundo a Polícia Civil. Moradora do Rio de Janeiro, Maria de Fátima diz que está "fazendo plantão" em São Paulo desde o começo do ano. Quando ficou sabendo do caso pela TV, não teve dúvidas: foi novamente ao local. Cansada de esperar pelo trabalho da polícia que, segundo ela, afirmava que Renata estava viciada em crack e morando na rua, na manhã de segunda-feira (28), ela e a nora compraram uma pá e decidiram entrar na casa do pintor para ver se encontravam alguma pista ou pertence da estudante. Utilizando a ferramenta e também as próprias mãos, elas cavaram e vasculharam a residência até encontrar objetos, como calcinha e meias, e também restos mortais. Nenhum dos itens, no entanto, foi reconhecido pelos familiares como de Renata. "Só vou acreditar [que a filha está entre as vítimas] se eu vir alguma coisa dela, ou o DNA, que ainda vai ser feito. Se eu vir o celular ou alguma joia que ela estava... Qualquer coisa assim. Até que me provem o contrário. O que escavamos foi pele, ossos de algum tempo. Nada que provasse que minha filha estava ali", afirmou Maria de Fátima. Delegada isenta peritos A delegada Nilze Scapulatiello fez questão de isentar de culpa os peritos - a quem classificou como "eficientíssimos" - por não terem encontrado ou recolhido os vestígios desenterrados pelos familiares de Renata. "Não é que a perícia não tenha encontrado. No momento, não foi detectado. Você olha lá, pode ser um pedacinho de algodão e que não tem identificação, não tem ninguém na hora dizendo 'isso aqui é da minha filha'. Agora, não. Agora as pessoas estão nos procurando", explicou ela. Ainda segundo Scapulatiello, as equipes responsáveis "fizeram todo o trabalho de investigação, perícia para o local, tudo que foi possível fazer num fim de semana chuvoso e sem nenhuma informação". Um novo trabalho de perícia foi solicitado nesta segunda-feira. O local, agora, está sendo preservado pela Polícia Militar. Perguntada se houve falha da perícia, Scapulatiello foi direta: "Não falhou. Ninguém falha. As coisas tem que ser complementadas com as notícias que você vai recebendo", completou.

Polícia retirou seis corpos da casa de pintor em favela na Zona Sul de SP

Informações do Destaque Bahia

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Depois de 39 dias foragida, prefeita “ostentação” se entrega à PF



Depois de passar 39 dias foragida da Justiça, a prefeita afastada de Bom Jardim (MA), Lidiane Leite da Silva, de 25 anos, se apresentou, nesta segunda-feira (28), à sede da Superintendência da Polícia Federal (PF), em São Luís (MA). A ex-gestora municipal sumiu após sua prisão ter sido decretada na Operação Éden, que investiga desvios de verbas da educação.
Acompanhada por três advogados, Lidiane chegou à sede da PF por volta de 13h e entrou pelos fundos para não chamar atenção. Ela apareceu vestida com blusa e calça pretas e com poucas mudanças no visual. Está aparentemente mais magra, mas continua loira e manteve o mesmo corte de cabelo.
O advogado de defesa Sérgio Muniz disse que a prefeita não saiu da cidade. “A Lidiane sempre esteve em Bom Jardim, que é o oitavo maior município do Maranhão, e que, por isso, não precisava estar dentro da prefeitura para gerir o município. Um dia antes da decisão do seu afastamento pela Justiça, ela realizou o pagamento de servidores municipais e fornecedores”, afirmou. com Toda Bahia 

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Vídeo: Em gravação, médico desabafa: "Estou estressado. Tá faltando tudo"




Um vídeo gravado dentro do Hospital de Base do Distrito Federal mostra a reação de um médico ao receber voz de prisão de um bombeiro após se negar a atender um paciente. Os militares chegaram à unidade após transportar a vítima de helicóptero, em estado grave, com quadro de trauma.
 
Na gravação, é possível ouvir o profissional falando “Eu estou trabalhando. Eu estou estressado aqui. Tá faltando tudo, tá faltando tudo (sic.)”, exclamou.
 
A Secretaria de Saúde do DF admitiu o ocorrido, registrado neste sábado (19/9), na Sala Vermelha (semi-UTI) do Base. Em nota, a pasta informou “que a unidade operava acima da capacidade de internação” e que o médico se “exaltou diante da impossibilidade física na semi-UTI para receber novos pacientes.”

O paciente não resistiu aos ferimentos e morreu. A Secretaria de Saúde afirma que ele foi atendido. O servidor que aparece na filmagem apresentou licença médica. O caso é apurado pela direção do hospital, que informou “que tomará as providências cabíveis”.
fonte correiobraziliense

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Justiça Federal bloqueia cerca de R$ 5 milhões do ex-governador Nilo Coelho



A pedido do Ministério Público Federal (MPF), em Guanambi, a Justiça Federal tornou indisponível cerca de R$ 5 milhões de reais em bens do ex-governador baiano e ex-prefeito de Guanambi, Nilo Coelho. Além dele, uma empresa e mais 11 pessoas, entre elas membros da comissão de licitação, particulares e o atual secretário de Infraestrutura de Guanambi, Geovane Mercês Alves, também tiveram valores bloqueados.
As decisões têm como objetivo garantir eventual ressarcimento dos cofres públicos e pagamento de multas civis em razão de atos de improbidade administrativa praticados na gestão do ex-prefeito Nilo Coelho em licitações para locação de caminhões, construção de casas populares e reforma de um colégio. O ex-governador, uma empresa e as outras 11 pessoas também foram acionados por improbidade administrativa. Informações do Blog Políticos do Sul da Bahia.

Oliveira Contabilidade em Ibipitanga-BA.



publicidade

Vigilantes de Salvador voltam a fazer protesto contra suspensões e demissões


Correio

Cerca de 70 vigilantes se reuniram na manhã desta terça-feira (22) na porta da empresa de segurança e transportes de valores Preserve, que fica na Avenida Jequitaia, no bairro de Água de Meninos, na região da Cidade Baixa, em Salvador. O grupo voltou a manifestar contra suspensões e demissão de funcionários na ultima sexta-feira (18).
 O protesto começou por volta das 6h30. “A manifestação promete ser pacifica e não comprometerá o transito”, afirma Ezequiel Dias, que participou do movimento. Equipes da Policia Militar e da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) foram encaminhadas a local para acompanhar a manifestação.
Segundo os manifestantes, os trabalhadores não estão usufruindo da intrajornada e recebendo pelas horas extras. Eles também reclamaram da troca que a empresa fez da prestadora do plano de saúde. Nesta segunda (21), o grupo já havia se reunido no mesmo local, por volta das 14h30, e queimado diversos pneus na pista. O trânsito na região ficou bastante complicado durante toda a tarde. O fogo só foi controlado por volta das 15h30, mas, mesmo assim, o grupo continuou reunido no local.  com Toda Bahia 

Centro Médico Ibipitanga informa

O NEUROLOGISTA Dr Umberto Silva estará atendendo na SEXTA DIA 25.
O NEUROLOGISTA Dr Leandro Teixeira atenderá na SEGUNDA DIA 5 DE OUTUBRO. Ambos atenderão a CONSULTAS e também às solicitações médicas de ELETROENCEFALOGRAMA COM MAPEAMENTO CEREBRAL. Maiores informações na recepção da clínica ou pelo telefone 3674-2500.
 



publicidade

Empresa dos EUA aumenta em 5.000% preço de remédio utilizado por pacientes com Aids

Empresa dos EUA aumenta em 5.000% preço de remédio utilizado por pacientes com Aids

Utilizado no tratamento de pessoas com Aids, o medicamento Daraprim teve um aumento de 5.000% no seu preço. Marin Shkreli, CEO da empresa Turing Pharmaceuticals, responsável pela produção do medicamento, defendeu a decisão e afirmou que o lucro será investido em novas pesquisas. Segundo o Jornal O Globo, a dose do remédio utilizado no tratamento de toxoplasmose custava US$ 13,50 antes de ser comprado pela Turing em agosto. Após a mudança, o preço passou para US$ 750, com custo de produção de US$ 1. "Precisamos tornar essa droga lucrativa. As empresas que produziam antes de nós estavam quase doando o medicamento", afirmou Shkreli em entrevista à Bloomberg TV. Em carta aberta divulgada, a Sociedade Americana de Doenças Infecciosas disse repudiar o aumento do preço do Doraprim. De acordo com a instituição, o valor é "injustificável" e "insustentável".  com Bahia Notícias 

Fibra Cardoso em Ibipitanga!

Revestimentos de tanques, piscinas, Fabricação de calhas, 


telhas trasparentes, Caixa d' água e pipas. 

Org.: Orlando Cardoso FONE (77) 3674-2165 / 9144-5092

Rua Ibiajara s/n Bairro Santa Luzia IBIPITANGA-BAHIA



publicidade

Dólar atinge maior cotação da história e chega a R$ 4,03

Dólar atinge maior cotação da história e chega a R$ 4,03

A instabilidade da economia brasileira e a crise política fizeram com que o dólar chegasse ao valor de R$ 4,033 na máxima da sessão desta terça-feira (22). Desde a abertura da bolsa de valores, nesta terça, a moeda norte-americana operava em alta. A cotação é a maior deste a criação do Plano Real – o maior valor registrado até então era o de R$ 3,99, em outubro de 2002.  Na época, o mercado temia as implicações da possível eleição do então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

com Bahia Notícias 

Centro Médico Ibipitanga informa

 O UROLOGISTA DR LEANDRO MIRANDA continua atendendo uma vez por mês em nosso serviço. A próxima data será na SEGUNDA DIA 28/09, momento em que também realizará procedimentos como a UROFLUXOMETRIA. É a oportunidade de homens acima dos 40 anos fazerem a PREVENÇÃO do câncer de próstata e tratamento de outras doenças genitais e urinárias. A UROLOGIA também cuida das mulheres com distúrbios do trato urinário. Mais informações na nossa recepção ou pelo telefone 3674-2500.



publicidade

Cunha responderá Questão de Ordem sobre impeachment na quinta-feira



O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse que não apresentará nesta terça-feira (22/9), a resposta à Questão de Ordem apresentada na semana passada por partidos de oposição para que esclareça dúvidas quanto à tramitação de um eventual processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.
Cunha contestou alguns pontos do parecer elaborado pela assessoria jurídica da Câmara e deve ler a resposta em plenário apenas na quinta-feira (24/9). Ele deve antecipar a resposta por escrito aos autores do requerimento.
Conforme o jornal O Estado de S.Paulo noticiou nesta terça, Cunha não irá se manifestar acerca da possibilidade de abrir processo de impeachment com base em atos praticados no mandato anterior, caso das chamadas “pedaladas fiscais”, alvo de análise pelo Tribunal de Contas da União (TCU). com Toda Bahia 

sábado, 19 de setembro de 2015

Pesquisa revela hábitos do brasileiro ao celular



O brasileiro baixa um monte de aplicativos no celular, mas prefere mesmo os de redes sociais, os de troca de mensagens e… os bancários.
É o que revela pesquisa realizada pela Nielsen Ibope com usuários de smartphone.
Segundo o levantamento, já são mais de 70 milhões de brasileiros com esse tipo de aparelho – para efeitos de comparação, há no país 96 milhões de pessoas com acesso a computador com internet em casa.
Em uma pergunta sobre os três momentos em que mais usam a internet no smartphone, um quinto dos entrevistados citou a ida ao banheiro: 20% admitiram a prática que, aliás, é mais comum entre os que têm renda mais alta (nessa faixa, são 25%).
No top 5 de hábitos, estão também aqueles que já acordam com o celular na mão (24%) e os que o usam enquanto assistem TV, que somam 34%. Quase metade dos entrevistados lança mão do aparelho para tornar qualquer espera menos dolorosa (46%) e, em vez de contar carneirinhos, enumera likes nas redes sociais: 48% dão aquela conferida na vida online antes de dormir.  com Toda Bahia 

Fibra Cardoso em Ibipitanga!

Revestimentos de tanques, piscinas, Fabricação de calhas, 


telhas trasparentes, Caixa d' água e pipas. 

Org.: Orlando Cardoso FONE (77) 3674-2165 / 9144-5092

Rua Ibiajara s/n Bairro Santa Luzia IBIPITANGA-BAHIA



publicidade

Centro Médico Ibipitanga informa

Nossa GINECOLOGISTA Dra Emanuela Dias estará atendendo na sexta dia 25, quando estará também atendendo às solicitações de ULTRASSONOGRAFIAS, PREVENTIVO E COLPOSCOPIAS.



publicidade

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Uso facultativo de extintor em automóveis passa a valer a partir de hoje



O uso de extintor de incêndio em automóveis passa a ser facultativo no Brasil a partir de hoje (18), conforme resolução do Ministério das Cidades publicada no Diário Oficial da União. A decisão foi tomada ontem (17) pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e envolve utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada.
O equipamento continua obrigatório para todos os veículos usados comercialmente para transporte de passageiros, caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus e ônibus, além de veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis, líquidos e gasosos.
A obrigatoriedade do uso do extintor estava em vigor no país desde 1970. Segundo o governo, a decisão pelo uso opcional do equipamento foi tomada após encontros com representantes dos fabricantes de extintores, do Corpo de Bombeiros e da indústria automobilística.
Autoridades de trânsito vão continuar a fiscalizar o uso de extintores de incêndio nos veículos em que seu uso é obrigatório. A punição para quem não estiver com o equipamento ou para quem estiver com o equipamento com validade vencida inclui multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira de habilitação. Informações da Agência Brasil.

Matemática é área mais preocupante para alunos da alfabetização, diz ministro

Do Bahia Notícias 

Matemática é área mais preocupante para alunos da alfabetização, diz ministro

A Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) mostra que o maior problema das crianças do 3º ano do ensino fundamental é a matemática, área na qual 57% mostraram um nível inadequado de aprendizagem. “Em todas as faixas é preocupante, mas onde a preocupação é maior é na matemática”, disse nesta quinta-feira (17) o ministro da Educação, Renato Janine. Para a avaliação de matemática, o MEC dividiu a aprendizagem em quatro níveis, sendo que o primeiro e o segundo são inadequados. “No primeiro, a criança tem apenas o conhecimento que traz de casa. No segundo, ela é capaz de fazer operações, mas muito simples. Nesse momento, se ele não ler vai ter dificuldades com a matemática, já que precisa ler os problemas para entendê-los”, informou o presidente do Instituto Anísio Teixeira, Francisco Soares. De acordo com o ministro da Educação, o Brasil tem uma alfabetização “insuficiente”. No caso da área de leitura, 22% das crianças avaliadas mostraram aprendizagem inadequada. “Nesse nível, o aluno sequer lê uma palavra”, afirmou o ministro. O ministro destacou que, em meio a conclusões ruins, houve inspirações positivas de locais com um contexto desfavorável e que tiveram bons resultados, que devem ser usados como modelos. Segundo a Agência Brasil, o Ceará foi citado como um exemplo, com 15,8% de alunos com nível máximo em leitura, acima da média nacional (11,2%), enquanto o Nordeste tem média de 5,52% de alunos nesse nível. A ANA foi divulgada nesta quinta-feira pelo Ministério da Educação. O teste foi feito em novembro de 2014 e avaliou quase 2,5 milhões de estudantes do terceiro ano, última etapa da alfabetização.

O Centro Médico Ibipitanga parabeniza a BAHIANA DE MEDICINA por ter sido reconhecida entre as melhores do país ao obter nota máxima na avaliação do MEC. Uma das razões da existência do CMI, a BAHIANA reafirma a Medicina da Bahia, a primeira do Brasil, como padrão de excelência e qualidade na formação profissional.

Petistas creem que STF poderá barrar impeachment de presidente Dilma Rousseff

Petistas creem que STF poderá barrar impeachment de presidente Dilma Rousseff

O Supremo Tribunal Federal (STF) já é considerada a última esperança que o PT tem de evitar o impeachment da presidente Dilma Rousseff, apostam dirigentes da sigla. De acordo com a coluna de Monica Bergamo, da Folha de S. Paulo, membros da alta cúpula do partido creem que não há mais como o Congresso não votar o processo de impedimento da chefe do Executivo federal.  Já prevendo a derrota, eles já consideram que o impedimento da presidente é juridicamente insustentável e que a tramitação do processo poderia ser suspensa pela corte.

Informações do Bahia Notícias 

Petrobras ‘corta no osso’, demite 5 mil terceirizados e volta a reduzir investimentos

Petrobras ‘corta no osso’, demite 5 mil terceirizados e volta a reduzir investimentos

O agravamento da crise econômica obrigou a Petrobras a refazer as contas mais uma vez. Além dos efeitos da Operação Lava Jato e a perda do grau de investimento da Stardard & Poor’s, a estatal teve que encarar a alta do dólar e a queda do preço do petróleo no mercado internacional. Segundo O Globo, o cenário fez com que a petroleira decidisse cortar até 30% dos terceirizados ligados à área administrativa, o equivalente a 5 mil pessoas, diminuir os investimentos e vender mais ativos. O processo de desligamento já teria começado, tanto com a não renovação de alguns contratos quanto com o cancelamento de outros. Já o investimento da empresa em 2015 deve ser minimizado ainda mais, ficando abaixo dos US$ 27 bilhões anunciados anteriormente. O valor projetado para 2016 também caiu para menos de US$ 25 bilhões. “Não dá mais para cortar na carne, agora é cortar no osso”, disse um executivo da Petrobras ao jornal. A empresa tem renegociado contratos com todos os fornecedores e paralisado equipamentos como sondas de perfuração, o que permitiu uma redução significativa de gastos.  informações do Bahia Notícias 

Lula se reúne com Mercadante e indica redução de influência da Casa Civil no governo

Lula se reúne com Mercadante e indica redução de influência da Casa Civil no governo

O ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, se reuniu com o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta sexta-feira (18) para discutir sua atuação no governo da presidente Dilma Rousseff.  De acordo com a Folha de S. Paulo, os ex-companheiros de chapa na eleição presidencial de 1994 tiveram o encontro a sós para que Mercadante entenda que ele precisa "se preservar" e "mudar o método" de trabalho, deixando a articulação política para o ministro Ricardo Berzoini (Comunicações) e o assessor especial da Presidência Giles Azevedo. O ministro da Casa Civil é contestado por conta da sua incapacidade de articular com os aliados da presidente. Apesar de Lula acreditava que a saída de Mercadante seria uma margem de manobra para Dilma, mas ouviu da sucessora que, apesar de ter estudado uma substituição de seu auxiliar, neste momento não há opções para uma troca no coração do governo sem gerar "nova crise". 
informações do Bahia Notícias 

Fibra Cardoso em Ibipitanga!


Revestimentos de tanques, piscinas, Fabricação de calhas, 


telhas trasparentes, Caixa d' água e pipas. 

Org.: Orlando Cardoso FONE (77) 3674-2165 / 9144-5092

Rua Ibiajara s/n Bairro Santa Luzia IBIPITANGA-BAHIA


Serviços seguem redução na indústria e comércio, avalia IBGE

por Idiana Tomazelli | Estadão Conteúdo

Serviços seguem redução na indústria e comércio, avalia IBGE

O setor de serviços segue acompanhando a desaceleração de outras atividades econômicas, principalmente indústria e comércio, que pioram desde o início do ano, afirmou nesta sexta-feira (18), Roberto Saldanha, técnico da Coordenação de Serviços e Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em julho, a receita nominal dos serviços avançou 2,1% em relação a julho do ano passado, sem descontar os efeitos da inflação. Foi o pior desempenho para o mês na série, iniciada em 2012. "Os serviços estão acompanhando o processo de desaquecimento que temos observado em outros setores, principalmente indústria e comércio", disse Saldanha. Além disso, o ajuste fiscal dos governos também tem afetado a demanda por serviços, notou o técnico. "A indústria é o principal demandante (de serviços), seguida do próprio governo. Na medida em que a indústria está passando por fase de desaquecimento e o governo por contenção de gastos, isso se reflete em menos contratações de serviços. São serviços de transportes, de consultoria, serviços que normalmente são terceirizados. Todos eles sofrem uma retração em função dessa demanda desaquecida", explicou Saldanha.A retração no poder de compra das famílias também afeta a receita dos serviços, listou o técnico. Em julho, o rendimento médio dos trabalhadores caiu 2,57% em relação a igual mês do ano passado, enquanto a massa de rendimentos habitual encolheu 3,48% no período, de acordo com dados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), que investiga o mercado de trabalho nas seis principais regiões metropolitanas do País.

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

GOVERNO ENVIA AERONAVE E REFORÇA COMBATE AOS INCÊNDIOS NA CHAPADA DIAMANTINA



Por Emília Mazzei

Por meio do Programa Bahia Sem Fogo, o Governo do Estado envia, nesta quinta-feria (16), um helicóptero modelo esquilo para reforçar as ações de combate ao incêndio florestal na região da Chapada Diamantina. Uma van e três carros tracionados também foram enviados para o transporte dos brigadistas voluntários e bombeiros. O helicóptero, somado aos dois aviões Air Tractor, enviados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), irão auxiliar as ações nas regiões de Andaraí e Serra Barbado, por terem lugares onde o acesso é difícil por terra.As equipes envolvidas na Operação Bahia Sem Fogo, coordenada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e executada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), vêm intensificando as ações em campo, com seus técnicos de fiscalização e monitoramento para acabar com as queimadas.Segundo a coordenadora de fiscalização preventiva de campo do Inema e do Programa Bahia Sem Fogo, Fabíola Cotrim, estão em campo equipes de brigadistas voluntárias de Barra da Estiva, bombeiros militares e técnicos do Inema, em operações atreladas às secretarias de meio ambiente municipais, para que o incêndio seja controlado o mais breve possível.“O foco de incêndio que foi detectado no município de Mucugê já se encontra com situação controlada, mas equipes do Ibama, Inema, Sema e Corpo de Bombeiros, continuarão monitorando a área”, afirmou a coordenadora do Inema.As ações do Bahia Sem Fogo são realizadas pela Sema e pelo Inema, em apoio ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Icmbio), órgão federal responsável pela área abrangente ao Parque Nacional da Chapada Diamantina, além do Corpo de Bombeiros Militares. fonte l12

CAMPANHA SETEMBRO DOURADO ALERTA PARA DIAGNÓSTICO DO CÂNCER


Cerca de 70% das crianças e adolescentes brasileiros, entre zero e 18 anos, que são diagnosticados no início de um câncer, se curam, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Mas quando o diagnóstico é feito de forma tardia, essa taxa cai para menos da metade, como informa a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope). Maria da Luz é mãe da pequena Vitória, que não resistiu a uma leucemia, o caso mais comum de câncer entre crianças, segundo o Inca. Diagnosticada com o tipo mieloide, no primeiro ano de vida, morreu um ano depois. A mãe da menina admite que o caso era grave, mas diz que a demora na descoberta do problema foi outro agravante. A Campanha Nacional  Setembro Dourado foi lançada para conscientizar a população sobre a importância da identificação da doença o mais cedo possível. Segundo o Inca, cerca de 11 mil novos casos de câncer infanto-juvenil são registrados, por ano, no Brasil. Apesar das grandes chances de cura, é a principal causa de mortes por doença, nessa faixa etária. Para a presidente da Sobope, Teresa Fonseca, o maior desafio é identificar a patologia, já que o tratamento, segundo ela, é acessível. Mas o presidente da Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer, Rilder Campos, diz que o desafio dos pequenos pacientes no interior do país é maior, já que os centros especializados de diagnóstico e tratamento estão nos grandes centros. Insistir no diagnóstico, mesmo que se pareça com uma doença comum, também é importante para o sucesso no tratamento. Mônica Ribeiro, mãe da Mariana, de treze anos, conta que levou sete meses para descobrir dois tumores malignos na cabeça da filha. Ela conta que, aos cinco anos, a pequena Mariana foi diagnosticada com diabetes, mas ela não se convenceu e investigou a fundo. Hoje, oito anos depois, ela está curada, apesar das sequelas, como hipotireoidismo e diabete. De acordo com o Inca, o linfoma, que são nódulos em áreas como pescoço, axilas e virilha, é o terceiro tipo da doença que mais atinge o público infanto-juvenil, ficando atrás da leucemia e dos tumores na cabeça. Segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica, a quimioterapia e a radioterapia são tratamentos eficazes na cura dos pequenos. Mas, em casos mais graves, a doação de órgãos e tecidos, como a medula óssea, pode salvar vidas. com o l12
Fibra Cardoso em Ibipitanga! 

Revestimentos de tanques, piscinas, Fabricação de calhas, 


telhas trasparentes, Caixa d' água e pipas. 

Org.: Orlando Cardoso FONE (77) 3674-2165 / 9144-5092

Rua Ibiajara s/n Bairro Santa Luzia IBIPITANGA-BAHIA


Centro Médico Ibipitanga INFORMA



DERMATOLOGISTA Dra Patrícia Gutierrez estará atendendo a consultas e fazendo procedimentos terapêuticos, estéticos e profiláticos da pele. Mais informações na nossa recepção ou pelo telefone 3674-2500.  

publicidade

Vem aí um raríssimo eclipse total de superlua; o próximo só em 2033



No dia 27 de setembro de 2015 ocorrerá o eclipse lunar total, quando a sombra da terra encobrirá a superlua. O fenômeno vai ficar visível em algumas partes da América do Norte, em toda a América do Sul, na Europa e África. O eclipse de uma superlua é muito raro e aconteceu apenas cinco vezes desde 1900, em 1910, 1928, 1946, 1964 e 1982. O próximo só vai acontecer em 2033.  do UOL 

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Mulher grávida de 4 meses morre após receber descarga elétrica em Baianópolis-BA.

Do Alô Alô Salomão



A dona de Casa Hilma Rodrigues da Costa Porto, 27 anos, natural de Barreiras/BA, morreu depois de receber uma descarga elétrica de uma extensão clandestina de energia instalada em um lote no povoado de Tábua, município de Baianópolis, região Oeste da Bahia. O fato aconteceu na tarde desta terça-feira, 15.

e acordo com informações do lavrador Adaildo Rodrigues Porto, de 33 anos, a vítima estava molhando suas plantas quando se encostou aos fios de alta tensão e sofreu o choque. Ainda foi encaminhada para o hospital municipal, mas não possuía sinais de vida. Uma vizinha de prenome Iara tomou um choque ao tentar prestar socorro à vítima. De acordo com Adaildo , a falta de energia no local, obrigou vários moradores fazerem gatos de energia para os seus lotes. “Já solicitamos várias vezes que a COELBA fizesse a ligação de nossa energia, mas nada foi resolvido”, comentou aos prantos.

Representante da Companhia de Energia Elétrica da Bahia (COELBA) assegura que vai investigar ainda hoje se a fiação é irregular e promete adotar as providências que o caso requer. O ‘gato’, segundo o Código Penal brasileiro, é considerado crime de furto ou estelionato. O corpo de Hilma seria examinado na manhã desta quarta-feira, 16, no IML regional de Barreiras. Ela e o esposo possuíam dois filhos pequenos e moravam na localidade de Tábua, município de Baianópolis, onde será sepultada. A mesma se encontrava grávida de quatro meses.