quarta-feira, 1 de novembro de 2017

COLUNA #1| desEMBASA


A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), tem por muitos anos gerado humilhação aos moradores de Ibipitanga, deixando-os assim,revoltados com os serviços prestados por essa empresa.

Como é sabido, não é de hoje que a população ibipitanguense sofre com a prestação de serviços oferecida pela Embasa, empresa esta, controlada pelo governo do estado, responsável pelo abastecimento de água de todo o município de Ibipitanga e vários outros municípios do estado da Bahia.



Como se não bastasse ter que pagar durante todo o ano para consumir um péssimo produto, barrento, mal cheiroso e salgado, os ibipitanguenses já estão acostumados a terem que lidar durante todos os anos nessa época do ano com a falta de água, a quase 30 dias que a escassez de água tem feito parte do nosso cotidiano. Os moradores estão tendo que comprar água a parte para o consumo, além de pagar a conta da Embasa(essa nunca falta), parentes e vizinhos estão dividindo baldes de água, outros estão indo buscar em rios e lagoas. Acho que não exagerei quando disse os moradores estão sendo humilhados por essa empresa.

Esta minha indignação é a indignação de todos os moradores que arcam com seus deveres, mas também esperam e exigem por seus direitos de cidadão. Esperamos que isso seja resolvido e solucionado o quanto antes. Esta cobrança não é só à Embasa, mas também às autoridades municipais: ao corpo legislativo representante direto do povo, e ao gestor municipal, responsável pelo contrato assinado com essa empresa. 

Independente de que forma será, a única coisa que o povo quer é solução. Do jeito que tá não pode continuar! 

Por Cleber Ênio

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Estado Islâmico executa mais de 5 mil na Síria em três anos, revela levantamento


Da Agência EFE
O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) matou 5,1 mil pessoas em 150 execuções sumárias na Síria ao longo de 40 meses, desde que anunciou seu califado em junho de 2014 até hoje, informou neste domingo (29) o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).
A ONG explicou que o EI matou civis, combatentes de facções rebeldes, das Forças da Síria Democrática (FSD) apoiadas pelos Estados Unidos e efetivos do regime de Bashar al Assad. As informações são da Agência EFE.
As execuções foram feitas pelas acusações de “espionagem” em favor da coalizão internacional e das FSD, por serem integrantes do regime de Assad e por lutarem nas fileiras da Organização de Libertação do Levante, o antigo braço sírio da Al Qaeda.
O número de vítimas nas regiões sírias controladas pelos jihadistas aumentou recentemente devido aos contra-ataques do EI diante do avanço de seus rivais. Neste mês, os assassinatos se concentraram na cidade de Al Qariatain, no sudeste da província central de Homs.
Entre os executados pelo EI, há 2.868 civis, entre eles 105 crianças e 150 mulheres, que foram fuzilados, degolados, decapitados, apedrejados, empurrados do alto de edifícios e queimados vivos em Damasco e seus arredores, e nas províncias de Deir ez Zor, Al Raqqa, Al Hasaka, Aleppo, Homs e Hama.

Novas regras para adoção só dependem de sanção presidencial


Da Agência Brasil
Grupos de irmãos ou menores com deficiência, doença crônica ou com necessidades específicas de saúde terão prioridade na adoção. A preferência, que será incluída no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), será possível graças à aprovação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 101/2017 na última quarta-feira (25) pelo Senado. Para virarem lei, as novas regras, que também tinham sido aprovadas na Câmara, só dependem de sanção presidencial. O texto deve ser enviado pelo Senado à Casa Civil no início desta semana.
Entre as inovações do texto, está a autorização do cadastro para adoção de recém-nascidos e crianças mantidas em abrigos que não forem procuradas pela família biológica em até 30 dias. Outro ponto da proposta formaliza a prática conhecida como apadrinhamento, favorecendo menores em orfanatos ou em famílias substitutas provisórias. Pessoas jurídicas também poderão apadrinhar crianças e adolescentes para colaborarem com seu desenvolvimento.

Luciana Genro deve se candidatar novamente à Presidência da República


Tudo indica que as eleições presidenciais de 208 contato com mais um nome conhecido dos eleitores entre os candidatos. O PSOL do Rio Grande do Sul aprovou neste domingo a indicação de Luciana Genro para a disputa pelo Planalto no ano que vem.
Com a aprovação do partido gaúcho, o nome de Genro será levado para discussão em nível nacional no congresso do partido que será realizado em dezembro em Luziânia, em Goiás. Na última eleição, em 2014, Luciana Genro conquistou 1,6 milhões de votos.
Neste domingo o Ibope divulgou a primeira pesquisa simulada para o pleito do ano que vem, onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na liderança, mas disputaria segundo turno com Jair Bolsonaro (PSC).

Motoristas de Uber fazem protesto em Salvador nesta manhã


Cláudia Nogueira
Motoristas credenciados pelo aplicativo Uber estão realizando um protesto na manhã desta segunda-feira (29) em Salvador. A manifestação acontece também em outra capitais. Conforme registrado por um leitor do Toda Bahia, os motoristas fazem uma espécie de carreata com bandeiras do Brasil e “buzinaço”.
Um carro de som que acompanha o grupo informa que a manifestação é pacífica e que luta contra a PLC 28/ 2017, conhecida como “Lei do Retrocesso”, que deve ser votada no Senado nos próximos dias. “Se a medida for aprovada, todos vocês serão prejudicados”, dizia o carro de som.
O grupo passou pelo bairro de Patamares por volta das 9h40, seguindo pela Avenida Octávio Mangabeira em direção á Pituba. A carreata deixou o trânsito lento no local.
O PLC traz uma série de exigências para esse tipo de serviço de transporte, veja:
  • Exige que os veículos tenham placas vermelhas iguais às dos táxis
  • Autoriza os municípios a proibirem os apps quando quiserem
  • Faz com que os motoristas parceiros precisem de uma autorização específica, que pode ou não ser concedida
  • Todos os motoristas precisam ter veículos próprios – não se pode dividir com seus familiares ou alugar carros
  • Proíbe os veículos de circularem em cidades vizinhas, como em regiões metropolitanas”, esses são os argumentos do Uber.
Do Toda Bahia

domingo, 29 de outubro de 2017

Estado Islâmico ameaça Neymar e Messi em novo cartaz


WASHINGTON — Os jogadores Neymar e Lionel Messi foram retratados em uma ameaça do Estado Islâmico (EI) à Copa do Mundo de 2018, na Rússia. O pôster mostra um terrorista que segura Neymar, de joelhos e com as mãos atadas, segurando uma bandeira do grupo extremista, enquanto Messi aparece executado. O novo cartaz foi divulgado dias após os jihadistas da Wafa Media Foundation, que apoia o EI, divulgarem uma imagem mostrando Messi, com um dos olhos sangrando, vestindo uma roupa de presidiário com seu nome escrito.
Antes do cartaz com Neymar e Messi e do outro em que o argentino figura sozinho, o organização divulgou outras imagens na campanha contra a Copa. Há duas semanas, um outro pôster mostrava o símbolo da Copa do Mundo ao lado de um homem com uma máscara, onde estava escrito: "Espere por nós." Em uma outra ameaça, a Wafa divulgou um pôster que mostrava um jihadista observando o estádio Luzhniki, em Moscou, que receberá partidas da Copa, com a frase: “Inimigos de Alá na Rússia, juro que o fogo dos mujahedins queimará vocês. Aguardem.” Fonte: G1

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Por 251 votos a 233, Câmara rejeita enviar ao STF segunda denúncia contra Temer

O presidente Michel Temer deixa hospital em Brasília (Foto: Evaristo Sa/AFP)

Após 12 horas e 20 minutos de sessão, a Câmara dos Deputados rejeitou nesta quarta-feira (25), por 251 votos a 233 (com duas abstenções e 25 ausentes), enviar ao Supremo Tribunal Federal (STF) a segunda denúncia contra o presidente Michel Temer, apresentada pela Procuradoria Geral da República (PGR).
Temer foi denunciado pelos crimes de organização criminosa e obstrução de Justiça. A denúncia rejeitada pela Câmara também inclui os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria Geral), acusados de organização criminosa.
Esta é a segunda vez que os deputados livram o presidente de ser processado. A primeira denúncia, por corrupção passiva, foi votada em agosto e rejeitada, por 263 votos a 227.
Com a decisão, os deputados livraram Temer de responder ao processo no Supremo Tribunal Federal (STF) durante o mandato. Caso fosse instalado, o processo provocaria o afastamento do presidente por até 180 dias.
Agora, Temer responderá na Justiça somente após a conclusão do mandato, em 31 de dezembro de 2018.
A sessão se arrastou por várias horas graças a uma estratégia da oposição de não registrar presença no plenário e retardar a votação ou, até mesmo, conseguir adiar a sessão.
O quórum só foi atingido por volta das 17h, quase oito horas depois do início da sessão (leia mais sobre a sessão ao final da reportagem).
Para garantir o resultado favorável, o governo atuou em várias frentes, como a liberação de emendas para a base aliada e a exoneração de ministros que detêm cargo de deputado para que pudessem votar também.
Às 20h34, a base aliada de Temer conseguiu reunir os 172 votos necessários (entre votos "sim", abstenções e ausências de deputados) para barrar o andamento da denúncia.
Mas, para que a sessão fosse validada, eram necessários os votos de, pelo menos, 342 dos 513 parlamentares, o que ocorreu às 20h51.

Número de votos

Os 251 votos alcançados por Temer ficam abaixo da previsão do governo, anunciada nos últimos dias, que apontava para entre 260 e 270 votos favoráveis.
O placar é abaixo, inclusive, do mínimo de votos necessários para a aprovação de um projeto de lei complementar (257) ou para aprovar uma proposta de emenda à Constituição (308 votos), como a reforma da Previdência, uma das prioridades do governo.

Relator e defesa

Ao analisar a denúncia contra Temer nesta quarta, os deputados aprovaram o relatório da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), elaborado pelo deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), que recomendava a rejeição da denúncia.
A sessão foi aberta às 9h19 e, logo no início, o relator usou a tribuna para defender o parecer. Em seu discurso, Bonifácio defendeu que a denúncia é "inteiramente falsa e esvaziada".
Em seguida, as defesas de Michel Temer, de Eliseu Padilha e de Moreira Franco também se manifestaram e atribuíram à denúncia "viés político".
O advogado de Temer, Eduardo Carnelós, disse que a denúncia não apresentou provas e “mancha” a imagem da PGR.
Daniel Gerber, que defende Eliseu Padilha, argumentou que não há nenhum fato relacionado ao ministro na denúncia. Para ele, a peça é uma tentativa de criminalizar a política.
Por último, ao fazer a defesa do ministro Moreira Franco, o advogado Antônio Pitombo afirmou que a PGR apresentou uma denúncia “sem fato e sem tipicidade de crimes”.

Sessão

Na fase de debates, apenas alguns parlamentares da base aliada se revezaram na tribuna. Ninguém da oposição falou para que não fosse registrada a presença no plenário.
Essa etapa foi encerrada antes do meio-dia, mas, diante da articulação dos partidos de oposição, a sessão se arrastou por algumas horas à espera de que fosse atingido o quórum mínimo de 342 deputados para dar início à fase de votação. Esse número só foi atingido às 17h02.
“A nossa estratégia era levar a votação para a noite, que é tudo o que eles não queriam, quando grande parte da população está em casa de volta do trabalho. Penso que isso foi uma vitória grande. A unidade das oposições foi uma coisa rara, que não conseguimos na outra votação”, comemorou o líder da minoria, José Guimarães (PT-CE). do G1

AGENDA LABACLIN


06/11 - Dr. Thiago Marques (Dermatologista)
06/11- Dr. Claunilton Martins (ultrassonografia/ Cirurgia geral). 
06/11 - Dr. Lílian Prado (Ginecologista).
27/11 - Dr. Ênio Tanajura (Cardiologista)

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Aneel muda bandeiras tarifárias e conta de luz deve ficar mais cara em novembro

Mais uma vez, resultado do grupo Habitação reflete o comportamento do item tarifa de eletricidade residencial (Getty Images)© Getty Images
A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira importantes mudanças nas bandeiras tarifárias, que elevam custos quando a oferta de eletricidade é menor, e os consumidores deverão sentir impactos já em novembro, com uma elevação nas contas de luz.
Adotado desde 2015, o regime de bandeiras tarifárias gera cobranças adicionais para o consumidor quando elas saem do patamar verde para o amarelo ou para o vermelho, dividido em dois níveis.
Além de terem um caráter didático, ao incentivar a redução do consumo devido ao maior custo, as bandeiras geram uma arrecadação que é utilizada pelas distribuidoras para custear a compra de energia de termelétricas, mais cara que a das usinas hídricas.
Atualmente, as contas de luz estão com bandeira vermelha nível 2, o que gera um custo extra de 3,50 reais a cada 100 kilowatts-hora consumidos, mas a partir de novembro esse custo subirá mais de 40 por cento, para 5 reais.
O custo maior deve-se a um cenário de baixo nível nos reservatórios de hidrelétricas e intenso acionamento de térmicas que levou a agência entender que os atuais níveis das bandeiras não dão o melhor sinal para os consumidores em termos de incentivo à economia e nem arrecadavam o suficiente para custear as térmicas.
A bandeira vermelha 1 seguirá sem mudanças, com um adicional de 3 reais a cada 100 kwh, enquanto o patamar amarelo terá a cobrança extra reduzida para 1 real a cada 100 kwh, frente a 2 reais anteriormente.
A Aneel vai abrir uma audiência pública para discutir as mudanças, mas elas já valerão a partir de novembro, em caráter excepcional.
Além dos novos valores para o custo adicional gerado por cada patamar do mecanismo, a agência também alterou as regras que ditam qual bandeira será adotada em cada mês.
Hoje, a definição é feita com base na previsão de qual será custo da termelétrica mais cara acionada para atender à demanda.
Com as novas regras, será avaliado também o nível de produção das hidrelétricas --com mais chances de acionamento das bandeiras se houver o chamado déficit hídrico (conhecido pelo jargão "GSF), quando as usinas hídricas geram abaixo de suas garantias, que é o montante de energia que elas podem vender no mercado.
HIDROLOGIA PREOCUPA
O diretor responsável pelo processo sobre as bandeiras na Aneel, Tiago de Barros, disse que, com as novas regras, novembro deverá ter bandeira vermelha 2 nas contas de luz.
Ele afirmou que, sem as mudanças, haveria risco de a bandeira não ficar no patamar mais elevado, o que não refletiria as reais condições do sistema elétrico, que vem sofrendo com a falta de chuvas na região das hidrelétricas.
A consultoria Thymos Energia estimou nesta semana que as hidrelétricas do Brasil deverão chegar em novembro ao menor nível de armazenamento para o mês desde 2001, quando o país passou por um racionamento, com apenas 16 por cento do volume nos lagos das usinas.
Na semana passada, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), formado por autoridades do governo, disse que não há perspectivas de risco de racionamento, mas apontou que os custos da energia devem continuar elevados devido à situação hídrica.
Além da mudança nas bandeiras, a Aneel já aprovou uma determinação para que as distribuidoras de energia promovam campanhas em novembro para incentivar seus clientes a economizar eletricidade.
(Por Luciano Costa, de São Paulo) MSN

sábado, 21 de outubro de 2017

Deputados avaliam faltar votação de denúncia contra Temer para evitar desgaste

Para evitar desgaste, deputados avaliam faltar votação de denúncia contra Temer

Deputados da base aliada estão avaliando não comparecer à votação da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer, marcada para a próxima quarta-feira (25). Segundo o blog do jornalista Gerson Camarotti, do G1, os parlamentares querem evitar o desgaste sofrido na primeira denúncia e a proximidade da eleição do ano que vem como motivo para preferir se ausentar a votar pelo arquivamento da acusação. Na prática, a ausência continua contando a favor do Planalto, mas, nas palavras dos parlamentares, seria menos “carimbada” do que o voto pelo arquivamento. “Todo mundo já começou a pensar nas eleições e o desgaste é grande. Na minha bancada, vai crescer o número de ausentes”, admite um líder do “centrão”. O Planalto já foi avisado do movimento e calcula que pode ter até 10% a menos dos votos da primeira denúncia. Entretanto, o placar não deve afetar a vitória de Temer.

Justiça derruba liminar que impedia enfermeiros de requisitar exames no SUS; Confira na Rede!

37086853984_97ccdd1259_z

Enfermeiros vão continuar mobilizados em defesa da profissão, mesmo com a derrubada da liminar que os impedia de realizar consultas e solicitar exames sem autorização médica.

Para a presidenta da seção baiana da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), Tânia Bulcão, os enfermeiros têm que continuar em alerta, principalmente em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), diretamente afetado pela liminar.

"De fato essa suspensão da liminar é fruto de uma mobilização nacional, sobretudo de enfermeiras e enfermeiros. Mas, neste momento, na avaliação do movimento político aqui da Bahia, essa investida mais uma vez tem a ver com o momento que a gente passa no país, de desmonte das políticas sociais, do SUS", afirmou.

A decisão do Tribunal Regional Federal (TRT) da 1º Região acatou o recurso da Advocacia-Geral da União (AGU), que apontou que a liminar baseou-se em "premissas equivocadas", e gerou "grave lesão à ordem público-administrativa e à saúde pública". 
O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), em conjunto com outras entidades, convocou uma nova manifestação contra a limitação da prática profissional para a próxima segunda-feira (23).
De acordo com uma nota do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), a restrição imposta pela liminar no último mês chegou a afetar o atendimento de milhares de brasileiros, principalmente devido ao atraso ou inviabilização de exames essenciais. É o que também afirma a enfermeira e professora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBa), Cristina Melo:
"A maior parte dos processos assistenciais de tuberculose, de mulheres grávidas, de diabetes, hipertensão, para não falar do acompanhamento de crianças, são feitos por enfermeiras. A medida da liminar impediu por quase um mês que essas pessoas tivessem acesso”, denunciou. 
A presidenta da Associação Brasileira de Enfermagem na Bahia lembra que essa não foi a primeira vez que a profissão da enfermagem. 


"Há dez anos isso já aconteceu. Só que em 2007, na nossa avaliação, a gente tinha um governo comprometido com a consolidação do SUS. De lá para cá, várias investidas do Conselho Federal de Medicina (CFM) contra o trabalho não apenas de enfermagem, mas de outras profissões da saúde no SUS, vêm acontecendo sistematicamente. Nossa luta continua", finalizou. Fonte: Brasil de Fato

Condenado a 9 anos de prisão, ex-assessor de Cabral deixa cadeia para recorrer em liberdade

Condenado a 9 anos de prisão, ex-assessor de Cabral deixa cadeia para recorrer em liberdade

Condenado a nove anos e quatro meses de prisão, o ex-assessor do governo de Sérgio Cabral, Ary Ferreira da Costa Filho, deixou a cadeia na manhã deste sábado (21), beneficiado por decisão do juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal, que revogou sua prisão preventiva. Segundo a Agência Brasil, o magistrado considerou que ele poderá recorrer da sentença em liberdade. Em sua decisão, Bretas condenou Ary por lavagem de dinheiro, no âmbito da Operação Mascate, mas afirmou que não se fazia mais necessária a manutenção do ex-assessor na cadeia. “Revogo a prisão preventiva anteriormente decretada contra o condenado Ary Filho, por não vislumbrar que perduram os requisitos destas, sobretudo a necessidade das medidas”, escreveu o juiz. Nesta sexta-feira (20), Ary da Costa Filho foi denunciado mais uma vez pelo Ministério Público Federal (MPF), também por lavagem de dinheiro, em outro processo. Considerado pelos promotores como um dos principais operadores financeiros de Cabral, o ex-assessor estava no Presídio José Frederico Marques, em Benfica, onde estão os demais presos da Lava Jato no Rio. 
Fonte: Bahia Notícias 

MP recomenda internação por 45 dias de adolescente que matou colegas em Goiânia

MP recomenda internação por 45 dias de adolescente que matou colegas em Goiânia

O promotor Cássio Sousa Lima, da vara criminal do Ministério Público em Goiânia, pediu neste sábado (21) a internação provisória, por 45 dias, do estudante de 14 anos que abriu fogo dentro do Colégio Goyases, em Goiânia. Dois estudantes morreram e outros quatro foram baleados. Lima afirmou que a medida tem o objetivo de proteger o adolescente. "Eu tomei a medida de representar pela internação provisória dele por 45 dias até que termine o processo. Essa medida deve ser retocada de certos cuidados em virtude de ser filho de policiais militares para não colocar no meio de elementos perigosos que possam causar algumas represálias", disse em entrevista à TV Anhanguera. O promotor acredita que o menor tenha realizado o crime por ser alvo de bullying na escola. "Eu conversei com ele e ele falou que vinha sofrendo esse tipo de bullying e queria dar uma certa represália nos colegas dele", acrescentou. O jovem está sozinho em uma cela, equipada com colchão e com capacidade para até quatro pessoas. fonte: Bahia Notícias 

Geddel diz que Temer o indicou para cargo na Caixa


Matéria divulgada na Folha de S. Paulo deste sábado (21) diz que ex-ministro Geddel Veira Lima (PMDB) afirmou, em depoimento à Polícia Federal em julho deste ano, que foi indicado em 2011 para o cargo de vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa pelo então vice-presidente Michel Temer (PMDB).
De acordo com o jornal, Geddel disse que assumiu o cargo por indicação da presidência do PMDB, que na época era exercida pelo hoje presidente da República.
Ele negou qualquer participação dos então deputados federais peemedebistas Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves na indicação.
Esse depoimento foi dado em 20 de julho, uma semana depois de o ex-ministro ter sido autorizado pelo Tribunal Regional Federal a deixar a Penitenciária da Papuda para cumprir prisão domiciliar. Fonte: Toda Bahia 

Chamado de pedófilo, Caetano Veloso vai processar MBL e Alexandre Frota

Caetano Veloso e Paula Lavigne, empresária e mãe dos filhos do cantor, estão processando o MBL (Movimento Brasil Livre) e o ator Alexandre Frota. As ações foram apresentadas à Justiça no dia 10 de outubro, após o grupo postar nas redes sociais que Caetano teria cometido pedofilia ao manter relação com Paula Lavigne —ambos iniciaram relação quando ela tinha 13 anos e ele, 40.
Segundo a advogada do casal, Simone Menezes, cada processo pede R$ 100 mil de indenização para Caetano e R$ 100 mil para Lavigne —as duas ações totalizam R$ 400 mil.
Em nota enviada ao jornal Folha de S.Paulo, Paula Lavigne explica: "O processo é de indenização, e diz respeito aos ataques e às ofensas que essa turma está fazendo por discordar da opinião em relação ao que entendemos como tentativa de impor censura à liberdade de expressão."
Lavigne, Caetano e outros artistas como Fernanda Montenegro, Adriana Varejão e Nathalia Dill se manifestaram a favor do grupo #342Artes, em defesa da liberdade de expressão e contrário à censura.
A iniciativa surgiu após polêmicas envolvendo as artes nos últimos dois meses, principalmente o cancelamento, em setembro, da exposição do Queermuseu, após campanha capitaneada, entre outros grupos, pelo MBL, acusando artistas e obras de arte de incitar a zoofilia e a pedofilia.
"Se querem debater, estamos disponíveis. Mas não vamos aceitar ofensas e incitação ao ódio, como tem sido feito pelo MBL, Alexandre Frota, Kim Kataguiri e outros", diz Lavigne na nota divulgada à Folha.
De acordo com a advogada Simone Menezes, "quem vier, vai receber sua contrapartida". Segundo ela, "não se pode ofender, incitar algo ou fazer com que as pessoas ofendam outras pessoas".
Procurado pela Folha, Kim Kataguiri, coordenador do MBL, afirmou que soube do processo pela internet. "Vamos aguardar a citação e responder na Justiça", disse.
MUDANÇA DE LEI - Após o MBL divulgar que está sendo processado, a hashtag #CaetanoPedofilo passou a liderar a lista de trending topics do Twitter com mais de 30 mil citações, e está sendo usada sobretudo para atacar Caetano.
No Twitter, Alexandre Frota afirmou: "o juiz vai me chamar e perguntar porque Caetano é pedófilo? Vou responder: ele com 40 anos tirou a virgindade de uma menor de 13. Simples".
À época do casamento de Caetano e Lavigne, em 1986, contudo, não havia a atual previsão de crime nas relações sexuais entre maiores e menores de 14 anos —a discussão era caso a caso, a cargo do juiz, com base no comportamento do/da menor. Essa mudança no Código Penal só aconteceu em 2009. com o Correio24h

Trump vai retirar sigilo de arquivos sobre assassinato de Kennedy


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou hoje (21) que vai retirar o sigilo dos arquivos sobre o assassinato do ex-presidente democrata John F. Kennedy, baleado durante uma visita a Dallas, no estado do Texas, no dia 22 de novembro de 1963. As informações são da Agência EFE.
“Sujeito ao recebimento de informações adicionais, permitirei, como presidente, que sejam abertos os arquivos classificados e há muito tempo bloqueados de JFK”, disse Trump pelo Twitter, durante sua habitual série de mensagens matutinas na rede social.
O Arquivo Nacional tem até quinta-feira (26) para decidir quais dos 3,1 mil documentos sigilosos sobre o assassinato de Kennedy podem ser publicados e quais devem ser mantidos em segredo.
Trump é quem tem a autoridade final para decidir sobre a publicação dos arquivos ou mantê-los guardados por mais 25 anos.

JBS retoma produção de carne bovina em sete frigoríficos em Mato Grosso do Sul


A JBS informou hoje (21) que vai retomar as atividades em sete frigoríficos de bovinos em Mato Grosso do Sul. A empresa havia suspendido a operação nas unidades na última quarta-feira (18), alegando insegurança jurídica, após a ter mais de R$ 730 milhões bloqueados na Justiça a pedido da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do estado que investiga irregularidades na área tributária. As unidades retomam suas operações a partir da próxima terça-feira (24).
A decisão de hoje foi tomada após reunião entre a empresa, o governo de Mato Grosso do Sul, representantes do Ministério Público e da Assembleia Legislativa.
Segundo nota divulgada pela JBS, a discussão foi positiva e o acordo firmado “será capaz de manter as condições necessárias à preservação das suas operações em uma região tão importante para a empresa e para o país, protegendo os empregos dos 15 mil colaboradores diretos e 60 mil indiretos no estado, além de garantir as relações de negócio que a empresa mantém em Mato Grosso do Sul”. Fonte: Toda Bahia

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Tiroteio em escola de Goiânia deixa mortos


Dois estudantes foram mortos e outros quatro ficaram feridos em um atentado a tiros na escola particular Colégio Goyases, unidade particular localizada na Rua Planalto, no Conjunto Riviera, em Goiânia (GO), no final da manhã desta sexta-feira, 20. O tenente-coronel Marcelo Granja, assessor de comunicação da Polícia Militar de Goiás (PM-GO), confirmou que o autor dos disparos, um adolescente de 14 anos, é filho de um Policial Militar. A arma usada, segundo Granja, é da Polícia Militar.
O tenente-coronel disse que ainda não se sabe como o estudante teve acesso a arma. Ele a levou ao colégio dentro de uma mochila e realizou os disparos dentro da sala de aula. Informações iniciais apontam que jovem estaria sofrendo bullying na escola por não usar desodorante.
As duas vítimas fatais foram identificadas como João Vitor Gomes e João Pedro Calembo. Ambos morreram dentro da sala de aula.
“Informações preliminares dão conta que ele estaria sofrendo bullying, se revoltou contra isso, pegou a arma em casa e efetuou os disparos”, confirmou o coronel da Polícia Militar Anésio Barbosa da Cruz. 

O estudante já foi apreendido e encaminhado à Delegacia de Polícia de Apuração de Atos Infracionais (Depais). Os adolescentes feridos, três meninas e um menino, foram levados ao Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) e Hospital dos Acidentados de Goiânia.
De acordo com uma funcionária da instituição, que não quis se identificar, todas as vítimas tinham 13 anos e eram do 8º ano.
Um helicóptero do Grupo de Radiopatrulha Aérea (Graer) e viaturas da Polícia Militar (PM) também foram acionados. fonte: Jovem pan

VÍDEO: Imagens mostram garota recebendo revelação de Deus antes de ser morta na Bahia


Uma informação perturbadora sobre a morte da adolescente Gisele Kailla de Jesus Adab, 17 anos, na noite de domingo (15), em Simões Filho, na Bahia, Região Metropolitana de Salvador (RMS), intriga a população da cidade. A adolescente que era carinhosamente chamada de Gika, foi assassinada com vários disparos de arma de fogo.
A vítima foi surpreendida por homens armados, que chegaram ao local em uma moto. Gisele acabou sendo alvejada com vários tiros e não resistiu aos ferimentos. Porém, há um mês e 24 dias, mais precisamente no dia 21 de agosto deste ano, Gisele teria sido avisada por meio de uma “revelação divina” feita pelo “Pastor André Barreto”, da Igreja Assembleia de Deus Visão da Gloria. Assista o momento da revelação:




O aviso divino foi compartilhado pelo pastor Thiago Silva, na madrugada desta segunda-feira (16/10), por meio da rede social Facebook, após ser informado sobre a morte da adolescente. O religioso publicou um vídeo que mostra Gisele recebendo uma revelação.

“No dia 21 de agosto, na nossa segunda-feira do livramento, Deus falou com a jovem Gisele do grande livramento que estava dando a ela. Mas também disse que não brincasse, que Deus à queria na presença dele e que não haveria outra chance”, afirma o pastor na descrição do vídeo. Ainda na descrição do vídeo, o religioso lamenta a morte da jovem. “Meus sinceros sentimentos a toda família de Gisele”, lamentou.

O vídeo
No vídeo é possível ouvir o Pastor André Barreto dando detalhes do crime a Gisele, e dizendo que alguém estava com raiva do que aconteceu no inicio do ano. “Eu tô vendo uma moto de modelo de XRL, moto alta. Eu tô vendo eles com uma 380 na cintura. Eu tô vendo que estão pilotando com uma ponto 40. Estou vendo eles dizendo vamos chegar lá fazendo tudo, vai ser daquele jeito. Eu tô vendo que estão com raiva de alguém próximo a ela [..] Meu Deus manda te dizer, chega de brincar, porque outra chance você não vai achar. Estão com raiva de você [..] “, revela o Pastor a Gisele, contando detalhes sobre o crime, um mês antes da jovem ser executada. O vídeo ainda mostra o Pastor André Barreto, de forma insistente, fazendo um apelo para Gisele.

Repercussão nas redes sociais
Após o vídeo de Gisele recebendo aviso ser compartilhado no Facebook, um grande burburinho tomou conta das redes sociais. Internautas comentaram a respeito da postagem do pastor. Muitas pessoas se posicionaram a favor do pastor e disseram que ele fez o correto e dessa forma alertará outros jovens. Outras pessoas afirmaram que o pastor não deveria ter publicado o vídeo da garota. Também existem aqueles que não acreditam na “revelação divina” feita pelo pastor André Barreto e afirmam que tudo isso não passou de uma coincidência. E você, o que acha?

Crime
Após receber vários tiros, Gisele ainda chegou a ser levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paripe, mas não resistiu aos ferimentos. Ela foi sepultada na tarde desta segunda. Até o fechamento da matéria, nenhum suspeito de ter cometido o crime havia sido localizado. A autoria e motivação do crime serão investigadas pelo DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), em parceira com a 22ª Delegacia Territorial de Simões Filho. As informações são do Simões Filho Online.

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Estudantes são roubados dentro de diretório acadêmico na Ufba

Em um intervalo de 10 dias, estudantes foram assaltados duas vezes dentro do Diretório Acadêmico do curso de Matemática (Damat) da Universidade Federal da Bahia (Ufba), localizado no campus de Ondina. O assalto aconteceu na tarde desta segunda-feira (16), e três dos cinco alunos que estavam no local tiveram os celulares roubados.
Uma estudante que estava do lado de fora do diretório viu quando o suspeito chegou e o reconheceu como o assaltante que tinha invadido o local no último dia 6. Ao avistar o suspeito, ela saiu correndo e chorando pelo campus.
Estudante do 8° semestre de Matemática, Guilherme da Silva, 22 anos, contou que o bandido levantou a camisa e mostrou uma arma que estava na cintura. Antes de entrar na sala, segundo Guilherme, o bandido teria percebido o nervosismo da vítima que estava do lado de fora do diretório. "Dessa vez, ele parecia ter pressa porque percebeu que a vítima do primeiro assalto o tinha reconhecido. Ao entrar, ele suspendeu a camisa, mostrou a arma e falou: 'olha, eu só quero o celular'", conta Guilherme.
Ainda de acordo com as vítimas, após o assalto, o suspeito saiu andando até fugir na garupa de uma moto que estava estacionada em frente ao Instituto de Matemática, a 300 metros da sala do diretório. No corredor, onde fica o diretório do curso, existe uma única câmera de segurança, mas, segundo os estudantes, o aparelho não teria registrado o momento em que o homem entra na sala - isso porque o equipamento está posicionado para filmar a entrada de um posto dos Correios que fica no final do corredor.
Após o assalto, os alunos registraram o caso no canal de segurança da Ufba, mas ainda não tiveram resposta. No boletim de ocorrência registrado na 7ª Delegacia (Rio Vermelho), os estudantes descreveram o suspeito como um homem de aparentemente 30 anos medindo cerca de 1,90 m. Ele estava de calça jeans e com uma camisa polo listrada. O mesmo homem já havia sido visto outras vezes no mesmo local.
Em nota, a Ufba informou que determinou a instalação de câmeras imediatamente no PAF-I, Superintendência de Tecnologia da Informação e Instituto de Matemática e que outras medidas de segurança estão sendo implantadas na universidade para garantir a segurança e a melhoria da atuação da equipe de vigilância.
Câmeras
Os estudantes contaram ainda que antes do primeiro assalto, a direção do Instituto de Matemática tinha entrado em contato com a Coordenação de Gestão de Segurança da Ufba (Coseg), solicitando que quatro câmeras de segurança fossem instaladas no prédio, mas o Coseg alegou que não teria como implantar os equipamentos, porque não estavam previstos no orçamento.
No dia 6, por volta das 13h, o mesmo suspeito esteve no diretório acadêmico, onde outros cinco estudantes estavam reunidos. Ele teria entrado na sala e observado o espaço para, logo em seguida, anunciar o assalto. O estudante do 4° semestre de Matemática, Luis Felipe, 20, conta que todos os jovens foram obrigados a se deitar no chão.
"O DA é aberto porque é uma espaço de convivência, não é excepcional alguém entrar lá, o que é excepcional é essa violência. Agora, quando entra alguém nas salas fico assustado, nem consigo comer direito, fico apreensivo com qualquer pessoa", completa o jovem.
O diretor do Instituto de Matemática, Evandro Carlos Ferreira dos Santos, afirmou que esteve com representantes da Coseg há três semanas solicitando a instalação de quatro câmeras, mas teve foi informado de que não havia verba suficiente para instalar os novos equipamentos.
"No dia do primeiro incidente, eles estiveram aqui e apontei onde poderia ficar a câmera, que daria para visualizar quem entrasse no prédio e pedi que posicionasse de outra forma e teríamos a imagem clara do homem que cometeu o delito e reiteramos nosso pedido por câmeras novas", explicou o diretor.
Hoje, após o segundo assalto, representantes do Coseg foram até o instituto e informaram que três novas câmeras vão ser instaladas no prédio, inclusive no corredor onde ficam os diretórios acadêmicos. 
Medo
Com os assaltos, os estudantes passaram a circular pelo campus com cautela e a se reunir nos diretórios acadêmicos a portas fechadas. Alunos que frequentam os diretórios dos cursos de Computação e Estatística, que ficam ao lado do de Matemática, também ficaram assustados com os assaltos. 
Os colegas do curso de Estatística Rodrigo Furquim, 18, Jonatas Santos, 19, e Guido Romero, 22, por exemplo, passaram a trancar a porta do diretório enquanto estão estudando. A preocupação é que o mesmo possa acontecer com eles.
"Já faz um tempo que vem acontecendo algumas coisas porque aqui fica ao lado do PAF I, um local com fluxo de pessoas muito grande. Eu já me senti várias vezes observado enquanto estava sentado lá fora e o único lugar que eu me sentia seguro era o diretório", lamenta Rodrigo. 
Alguns alunos que frequentam o instituto deixaram até de levar o aparelho celular para a universidade - como é o caso da estudante do 2° semestre de Matemática Adriane Dias,18. "Quando trago o celular, escondo dentro da mochila e, se tocar, não atendo", conta a jovem. 
Confira a nota divulgada pela Ufba na íntegra:
"A Universidade Federal da Bahia lamenta o assalto ocorrido na segunda-feira (16/10). A UFBA, através da Pró-Reitoria de Administração / Coordenação de Segurança (Coseg), prestou apoio imediato às vítimas, que foram conduzidas à delegacia do Rio Vermelho e, logo em seguida, às dependências da Coseg, onde fizeram registro da ocorrência no Canal de Segurança da UFBA; 
Determinou, a seguir, prioridade imediata para a instalação de novas câmeras de vigilância no PAF-I, Superintendência de Tecnologia da Informação e Instituto de Matemática. Os serviços de instalação de novas câmeras e manutenção das existentes são regularmente executados.
Finalmente, estão sendo implantadas novas medidas, visando a melhorar a atuação da equipe de vigilância. Entre elas, o direcionamento do acesso de motocicletas ao campus de Ondina apenas pelo Portão Principal, para reforçar o monitoramento dos veículos e seus ocupantes. A medida vigorará até a conclusão da reforma da Portaria da Av. Ademar de Barros. Também foram reforçadas a rondas, a pé e motorizadas, dos vigilantes".
Fonte: Correio24h

Médica baiana recebe prêmio da Ordem do Mérito Médico

Médica baiana recebe prêmio da Ordem do Mérito Médico

A médica e diretora da Maternidade Climério de Oliveira, Mônica Almeida Neri, foi premiada com uma medalha da Ordem do Mérito Médico, nesta terça-feira (17). A medalha é dada a profissionais que realizam serviços relevantes ao país no exercício da medicina. “Eu fico muito honrada e me sinto privilegiada pela oportunidade de representar um enorme grupo de profissionais que buscam qualificar a atenção à saúde pública e privada do país”, disse a médica baiana formada na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, mestre em ginecologia e obstetrícia pela Universidade René Descartes, em Paris, e doutoranda em Saúde Coletiva na área de Planejamento e Gestão de Serviços de Saúde no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (Ufba). com o Bahia Notícias 

Avião cai no Amazonas e deixa uma pessoa morta e quatro feridas

Avião cai no Amazonas e deixa uma pessoa morta e quatro feridas

Um avião do Greenpeace caiu no interior do Amazonas nesta terça-feira (17). Uma mulher de 29 anos morreu e outras quatro pessoas ficaram feridas. A aeronave caiu na região do Arquipélago de Anavilhanas, próximo à cidade de Novo Airão. De acordo com informações da Força Aérea Brasileira (FAB) o acidente aconteceu por voltas das 13h (horário de Brasília). O Greenpeace informou que está "concentrando todos os nossos esforços em prestar assistência às vítimas e suas famílias e também em colaborar com os órgãos competentes que estão investigando o fato". O acidente será investigado pelo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.

Câmara vai votar projeto que transforma avenidas em áreas de lazer aos domingos

Câmara vai votar projeto que transforma avenidas em áreas de lazer aos domingos

A Câmara Municipal vota nesta quarta-feira (18) um projeto de lei que busca transformar algumas das principais avenidas de Salvador em áreas de lazer aos domingos. A proposta de autoria do presidente da Casa, Leo Prates (DEM), sugere a criação do 'Programa Espaço Domingo' em locais como a Avenida Antônio Carlos Magalhães, a Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana) e a Avenida Oceânica. O objetivo é dar "acesso amplo à população para a prática de atividades esportivas, de lazer, cultura, entretenimento e comércio", de acordo com o texto do projeto de lei. Prates sugere ainda a criação de parcerias com a iniciativa privada para a instalação de estandes e monitores esportivos. Ele ressalta que não deve haver prejuízo ao trânsito porque as avenidas contempladas não serão completamente fechadas e a ação acontecerá apenas aos domingos, quando o fluxo de veículos é menor. Fonte: Bahia Notícias 

Senado derruba afastamento parlamentar de Aécio Neves imposto pelo STF


O plenário do Senado decidiu reverter a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) e, com isso, pôs fim ao afastamento parlamentar do senador Aécio Neves (PSDB-MG), que havia sido imposto pelos ministros da Corte no último dia 26. Com os votos de 44 senadores contra a manutenção das medidas cautelares e de 26 favoráveis, os parlamentares impediram o afastamento de Aécio, o seu recolhimento domiciliar noturno e reverteram a obrigação de entregar o passaporte. Não foram registradas abstenções.
A votação ocorre após a maioria dos ministros do STF decidir, na semana passada, que o tribunal não pode afastar parlamentares por meio de medidas cautelares sem o aval do Congresso Nacional. No fim de setembro, a Primeira Turma da Corte havia decidido, por 3 votos a 2, afastar Aécio do exercício do mandato ao analisar pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) no inquérito em que o tucano foi denunciado por corrupção passiva e obstrução de Justiça, com base nas delações premiadas dos executivos da J&F.
Debate
Antes de abrir o painel para a votação, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), concedeu a palavra para cinco senadores favoráveis e cinco contrários à decisão do Supremo. Para Jader Barbalho (PMDB-PA), os ministros do STF tomaram uma decisão “equivocada”. “Não venho a esta tribuna dizer que meu voto será por mera solidariedade ao senador Aécio. Com todo respeito a ele, estou longe de aceitar sua procuração ou sua causa. Não estou nesta tribuna anunciando voto em razão do que envolve o senador. Voto em favor da Constituição. Ministro do Supremo não é legislador, não é poder constituinte. Quem escreve a Constituição é quem tem mandato popular”, argumentou.
Já o senador Álvaro Dias (Pode-PR) criticou o que classificou de “impasse” surgido a partir do instituto do foro privilegiado. “A decisão do Supremo Tribunal Federal, corroborada pelo Senado, vem na contramão da aspiração dos brasileiros, que é de eliminar os privilégios. Nós estamos alimentando-os. Não votamos contra o senador, votamos em respeito à independência dos Poderes, em respeito a quem compete a última palavra em matéria de aplicação e interpretação da Constituição, que é o Supremo Tribunal Federal”, disse.
Antes da votação, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), que visitou Aécio nesta terça-feira (17), também defendeu o parlamentar mineiro. “A votação hoje é muito além do caso do senador Aécio, a situação dele terá seguimento no STF, qualquer que seja o resultado. Algumas pessoas imaginam que ele foi julgado hoje em definitivo. Ele continuará sua jurisdição na Suprema Corte. Não há que se falar em impunidade. Isso até é um desrespeito à Suprema Corte. Os ministros do STF vão, a partir dos autos do processo, se isso virar um processo, porque estamos na fase de inquérito, absolver ou condená-lo, de acordo com as provas que tiver nos autos desse processo”, disse.
Mais cedo, o PT havia anunciado voto contrário a Aécio. Antes, havia se posicionado defendendo que o Legislativo tem o poder de revisar medidas cautelares impostas pelo Supremo.
Com Agência Brasil