quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Nova data do Enem coincide com vestibulares; prova da Uesb é afetada

Nova data do Enem coincide com vestibulares; prova da Uesb é afetada

A nova data determinada para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os candidatos que tiveram a prova adiada por conta da ocupação nos locais de prova,  dias 3 e 4 de dezembro, coincidem com datas nas quais serão realizados vestibulares no Brasil. Segundo informações do jornal Correio, uma das provas afetadas é a da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), cujas provas serão feitas nos dias 4 e 5 de dezembro. A instituição de ensino informou que divulgará as medidas que deverão ser tomadas. "Com essa decisão, a data do Enem coincide com a data do Vestibular Uesb 2017, agendado para os dias 4 e 5 de dezembro, assim, a Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), em breve, divulgará as medidas adotadas para solucionar a questão", afirma a Uesb em nota. Os campi da Uesb em Vitória da Conquista, Itapetinga e Jequié estão entre os 42 locais ocupados por estudantes na Bahia, distribuídos em 25 cidades. Outra prova afetada com a mudança é a da PUC do Rio Grande do Sul, cuja seleção será realizada nos dias 3 e 4 de dezembro, e da PUC de São Paulo, com prova no dia 4. 

Do Bahia Notícias 

Após pedido de suspensões do Enem, MEC aciona AGU para garantir realização das provas

Após pedido de suspensões do Enem, MEC aciona AGU para garantir realização das provas

Após o Ministério Público Federal no Ceará ajuizar uma ação civil pública para cancelar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado no próximo sábado (5) e domingo (6), o Ministério da Educação anunciou que acionou a Advocacia Geral da União (AGU) para derrubar a ação. A medida de pedir a suspensão do exame partiu do procurador da República Oscar Costa Filho (entenda), por conta da divisão das provas: 190 mil candidatos farão a prova de 3 e 4 de dezembro, porque os locais de prova estão ocupados por estudantes. Para Costa Filho, a realização de provas diferentes, com redações diferentes, fere a isonomia da seleção. O MEC afirma em nota que há um "grave equívoco na argumentação apresentada pelo procurador do Ceará", e que "é lamentável qualquer tentativa que venha gerar insegurança e tumultuar um Exame que afeta a vida de 8,6 milhões de estudantes e seus familiares”. Com Notícias Bahia 

Justiça do Reino Unido reconhece vínculo trabalhista de motoristas do Uber

Justiça do Reino Unido reconhece vínculo trabalhista de motoristas do Uber

Os motoristas do Uber são considerados empregados da companhia, de acordo com uma decisão da Justiça do Reino Unido. Segundo a decisão, definida no último dia 27 de outubro, a empresa terá que arcar com pagamento mínimo e folga remunerada. A Justiçado Trabalho de Londres entendeu que os condutores do Uber não são profissionais autônomos. O processo foi aberto pelos próprios motoristas. A decisão terá impacto sobre 30 mil motoristas em toda Inglaterra e País de Gales. Pela lei britânica, os motoristas podem requisitar pagamento pelo tempo que trabalharam para o Uber, além de outros direitos. O Uber argumenta que são os condutores quem contratam a empresa, para que os conecte aos passageiros. Na Justiça do Trabalho brasileira já há processos abertos em São Paulo e Belo Horizonte questionando o vínculo e investigações do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo. 

Fonte: Bahia Notícias 

Rio de Contas: Incêndio em local de difícil acesso ameaça maior devastação de área

Rio de Contas: Incêndio em local de difícil acesso ameaça maior devastação de área

A área do Pico das Almas, entre Rio de Contas, na Chapada Dimantina, e Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste, é considerada a de maior dificuldade para o controle do incêndio que atinge a região desde o final de semana passado (ver aqui). A informação é do secretário estadual de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, que viaja novamente à Chapada nesta quinta-feira (3). Segundo o secretário, as características do local impedem, inclusive, o sobrevoo de aeronaves. “Esse é o pior ponto porque temos uma dificuldade operacional muito grande. Não dá nem para sobrevoar, nem para escalar”, informou ao Bahia Notícias. Segundo Spengler, a área tem quase dois mil metros de altitude, com ângulo perto de 90° graus. O vento forte (chega a 40 nós), que emperra a chegada de helicópteros, e o número de pedras soltas frustram a chegada de bombeiros. Até o momento, cerca de 240 hectares foram consumidos pelo fogo. As causas são ainda desconhecidas. Ainda segundo a Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema), as chamas que atingiram a Serra dos Barbados foram controladas, mas há risco de retorno do fogo. Na região, continuam o trabalho de contenção do incêndio, 17 bombeiros, 10 brigadistas permanentes de Rio de Contas, 4 técnicos do Inema, 1 técnico da Defesa Civil do Estado e 4 brigadistas da prefeitura de Rio de Contas. 

Do Bahia Notícias 

Anuário de segurança registra mais de cinco estupros por hora no Brasil em 2015

Anuário de segurança registra mais de cinco estupros por hora no Brasil em 2015

Brasil teve mais de cinco estupros por hora em 2015. O 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, registrou 45.460 casos, dos quais 24% deles nas capitais e no Distrito Federal. Considerando os boletins de ocorrência, em 2015 uma pessoa foi estuprada a cada 11m33s no país. O estado com maior índice é São Paulo, com mais de 9.265 casos (20,4% do total). Roraima registrou menos casos, 180, uma queda de 35,3% em relação ao ano anterior. No geral, o resultado de 2015 indica redução de 7,6% em relação ao ano anterior, ou de 761 casos. De acordo com o G1, os números não refletem se houve, de fato, redução no número de estupros no Brasil, já que a subnotificação do crime é elevada. A estimativa é que ocorreram entre 129,9 mil e 454,6 mil estupros no país. Os dados divulgados nesta quinta-feira (3) pelo anuário mostram ainda que o país registrou um veículo roubado por minuto em 2015, mas ainda assim o número representa queda de 0,6% em comparação com 2014 - 3.045 veículos a menos. Somando os casos de 2014 e 2015, foram roubados ou furtados 1,023 milhão de veículos. São Paulo também lidera esse índicem com 189,4 mil veículos perdidos em 2015 - no ano anterior, foram 221,5 mil. No Maranhão os crimes desse tipo mais cresceram, a 24,1%, chegando a 6.305 veículos. Já no Distrito Federal, os crimes dessa categoria registraram redução de 27%, já que em 2015 foram contabilizados 11.298 furtos e roubos ante 15.477 no ano anterior. 

Fonte: Bahia do Povo 

MEC descarta retirar MP do ensino médio e considera proposta 'democrática'

MEC descarta retirar MP do ensino médio e considera proposta 'democrática'

Diante da polêmica da ocupação de escolas pelo País, a oposição ao governo do presidente Michel Temer pediu ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que substitua a Medida Provisória (MP) que reformula o ensino médio por um projeto de lei que está em tramitação na Casa há quatro anos. O pedido foi feito pelo deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), que conseguiu o apoio de colegas do PT. Segundo o deputado, a ideia é aproveitar as discussões que já foram feitas na Casa sobre o tema e diminuir as críticas à maneira como o governo escolheu reformular o ensino médio, por meio de uma Medida Provisória. "O viés autoritário de uma MP não combina com a educação e causou um clima de indignação na comunidade escolar", disse Silva. "Não existe reforma na educação com canetada", completou o deputado, que ficaria responsável pelo diálogo com o governo. Maia confirma que foi procurado pelo deputado e por integrantes do PT com o pedido e se disse disposto a assumir o papel de interlocutor com membros do governo. "A questão da MP ou PL (projeto de lei) não está sendo tratada. O que queremos é garantir o debate na Câmara. Isso sim é o mais importante", afirmou. Silva diz que o fato de o relator do projeto de lei na Comissão Especial - deputado Wilson Filho (PTB-PB) - ser da base do governo facilitaria o acordo, mas a ideia enfrenta resistência no governo. "Não há hipótese de trocarmos a MP até porque ela é democrática, constitucional. No popular, isso é conversa para boi dormir", afirmou o ministro da Educação, Mendonça Filho. Segundo ele, há mais de 50 convidados para discutir o texto na Comissão Geral e se dispôs a ir ao Congresso quantas vezes forem necessárias para explicar a MP. A expectativa é votar a proposta até dezembro, segundo o ministro. Rodrigo Maia já avisou que não entrará em confronto com o governo. "Se Mendonça não quer, vamos deixar como está. Assunto resolvido", disse o presidente da Câmara. 

Fonte: Bahia Notícias