segunda-feira, 28 de agosto de 2017

A imagem pode conter: texto

Temer revoga decreto sobre reserva na Amazônia

Governo publica, em edição extra do 'Diário Oficial', nova versão do texto, para 'clarificar' que será proibida exploração mineral nas áreas de conservação



O governo federal revogou o decreto que extinguia a Reserva Nacional do Cobre e associados (Renca), na região da Amazônia, editado na semana passada, e publica nesta segunda-feira, em edição extra do Diário Oficial, um novo texto explicitando a proibição da exploração mineral nas áreas de unidades de conservação, reservas ambientais estaduais e indígenas dentro da antiga Renca.
Segundo o ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho (PV), o governo sentiu a necessidade de “clarificar” o decreto anterior para garantir que a proibição não havia sido revogada. O titular de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho (PSB), admitiu que a mudança é “fruto do desdobramento que teve a repercussão” do decreto anterior. Ele também disse querer esclarecer as informações de que investidores internacionais tiveram conhecimento prévio do tema, afirmando que essa intenção do governo era pública desde novembro do ano passado.
“Houve muita confusão. Podia gerar a impressão de que estávamos flexibilizando a norma. Precisava ficar mais claro, deixar bastante firme a posição”, disse o ministro do Meio Ambiente.  “A interpretação que se deu ao fim dessa reserva era que a Amazônia estava liberada. Um equívoco”, completou, ressaltando que o governo não quer dar a ideia de que estão “afrouxando a regra contra o desmatamento da Amazônia”. O decreto ainda proíbe pessoas que desmataram ou exploraram ilegalmente a terra de ter sua situação regularizada e receber o direito a novas lavras.
José Sarney Filho afirmou que, durante sua gestão, alguns institutos que medem o desmatamento da Amazônia atestaram que a curva de desmatamento registrou queda “depois de cinco anos”. O ministro disse ainda que a Amazônia não é o pulmão do mundo, e sim “o ar condicionado num mundo aquecido”.
(Com Reuters e Estadão Conteúdo)

domingo, 27 de agosto de 2017

Conquista: Uber começa a funcionar em setembro; assunto foi tema de reunião


Na última semana o prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, esteve reunido com representantes do sindicato dos taxistas e das cooperativas de táxi da cidade.
Um dos assuntos do debate foi a chegada do aplicativo Uber na capital do Sudoeste baiano. Os cadastros de veículos já estão sendo realizados.
“A gente vê com preocupação, porque é algo que não foi regulamentado”, disse o presidente do sindicato dos taxistas, Nilson Pinheiro.
Informações dão conta de que mais de 200 veículos já foram cadastrados para o Uber na cidade. A Prefeitura ainda não se manifestou sobre o assunto, mas, na reunião, deixou subtendido que não fará ‘vistas grossas’ ao Uber. Vamos aguardar! 
Fonte: blog do rodrigo ferraz

Jovem de 14 anos morre em acidente de moto em estrada que liga Seabra ao Velame


Jovem de 14 anos morre em acidente de moto em estrada que liga Seabra ao Velame.
O jovem Breno Paiva da Silva , 14 anos, morreu por volta das 14h, deste sábado (26), em um acidente de motocicleta na comunidade Angical povoado de Seabra. Conforme informações de testemunhas, Breno havia levado um parente na comunidade de Velame, no retorno, tentou ultrapassar outra moto e acabou colidindo frontalmente com um caminhão F350, pertencente a uma loja de moveis de Seabra.O impacto foi tão forte que Breno morreu na hora.O corpo do jovem foi encaminhado ao I.M.L (Instituto Médico Legal),em Irecê.

  Segundo relatos na rede social Breno era muito querido entre todos. Costumava levar uma caixinha de som para ouvir entre os colegas dentro do onibus escolar a caminho da escola.
Amigos e professores de Breno,  pretendem organizar uma campanha de conscientização sobre o uso do capacete, afinal o jovem não estava utilizando o mesmo no momento do acidente. Até o momento, não obtivemos informações de onde será o velório nem o local do enterro do adolescente.
Esta semana Breno junto com alguns de seus colegas gravou um vídeo, o qual esta sendo compartilhado entre os amigos.No vídeo o jovem Breno interpreta o pai, encostado em uma arvore em frente a sua escola. Fonte: chapadanews