sexta-feira, 15 de julho de 2016

Cantor brumadense é encontrado morto em casa na cidade de Feira de Santana


O cantor brumadense Romário Pinheiro foi encontrado sem vida na casa onde ele morava na cidade de Feira de Santana. Um amigo que residia com Romário que o encontrou já sem sinais vitais. A primeira suspeita é suicídio, mas só a perícia poderá detalhar. Amigos e companheiros da música, ficaram abalados com a notícia que pegou todos de surpresa, já que nos últimos dias, Romário esbanjava alegria, inclusive realizando até planos para o futuro. Romário se apresentou vários anos com a banda Pressão da Bahia, e recentemente esteve também como vocalista da Banda Magnatas. A informação da morte do jovem foi confirmada pela família por volta da 00:00 desta sexta-feira (15). Logo após liberação do IML de Feira de Santana, o corpo deve ser encaminhado para Brumado. Informações do velório ainda não foram confirmadas.  

Do Bahia do Povo 

Ônibus que faz o transporte escolar na zona rural de Jequié coloca vidas em risco


Estudantes do distrito de Itajurú no município de Jequié, pedem “Socorro” a União Municipal dos Estudantes Secundaristas e região  (UMES). Em uma denúncia enviada a entidade , estudantes [que tiveram suas identidades preservadas por medo de represália], solicitam da diretoria da entidade estudantil, providências junto ao prefeito interino e a secretaria de educação do municipal. Eles relatam a triste situação vivida por eles no distrito de Itajurú e no povoado do tamarindo. O transporte dos estudantes do Colégio Municipal Adnalva Miranda Almeida, no distrito de Itajurú, onde funciona a extensão do Colégio Luiz Viana Filho, segundo os estudantes está sendo feito por um ônibus que foi alugando pelo prefeito Sergio, atendendo exigência de um dos cabos eleitorais de um vereador do G 9. Os estudantes relatam ainda que o veículo de placa policial MOX 2128 de Santana do Paraíso MG, não atende aos mínimos padrões de segurança exigidos para o transporte de crianças, adolescentes, jovens e adultos, que estão correndo risco eminente de acidente. “É desumano ver a situação em que se encontra o transporte escolar de Jequié. Ao prefeito e vereadores, só pedimos um pouco de respeito pelos estudantes porque somos humanos e merecemos respeito”.  E bom lembrar que a ex-prefeita Tânia brito foi afastando exatamente por falta de compromisso com a educação e por ter negligenciando e deixando ao deus Dara os destinos de milhares de estudantes filhos de Jequié e hoje lamentavelmente e para a decepção de todos  o prefeito em exercício o Sergio gameleira tem insistindo em cometer os mesmos e ate piores erros que Tânia cometia e ele juntamente com os vereadores do chamando G9 combatia veementemente. A UMES já esta  protocolando denuncias  junto ao Ministério Público, para que as devidas providências sejam adotadas. 

Do Bahia do Povo 

Modelo Bianca Brito representa Brumado no Miss Bahia Pro Beleza 2016


A modelo Bianca Brito está representando a cidade de Brumado em dos mais importantes concursos realizados no estado, o Miss Bahia Pro Beleza 2016. O concurso teve inicio no dia 30 de Abril e Bianca está entra as finalistas, onde por ter parentes na cidade, ela escolheu representar Brumado. Segundo Bianca, ela tem um carinho muito grande pela cidade, e quando chegou até a final do concurso não pensou duas vezes em representar a "Capital do Minério. Bianca contou ainda que influenciada pelo seu pai, sempre gostou de fotografia, mas sua carreira de modelo começou mesmo quando ela foi descoberta por Edgard Chaves, conhecido em Salvador por revelar talentos para o mundo da moda. A jovem disse estar muito feliz com todo apoio que vêm recebendo. Na votação online do concurso, ela leva vantagem em relação as outras concorrentes chegando na última quinta-feira (14) a marca de 5 mil curtidas. O concurso que a modelo representa Brumado, é realizado pela agência One Models, que é referência no Norte e Nordeste e possui parceria com as maiores e melhores agências de São Paulo. A final acontecerá no dia 06 de agosto, no Teatro da Cidade, no Colégio Villa Lobos na Paralela, em Salvador, a partir das 19h00. 

Fonte: Bahia do Povo 

Por falta de casa de acolhimento, menor preso após assalto é posto em liberdade em Conquista


Na tarde desta quinta-feira (14), uma operação conjunta de viaturas da 77ª, 78ªCIPMs e CIPE Sudoeste foi montada após receber denúncia de uma tentativa de roubo nas proximidades do shopping Conquista Sul. Uma viatura do PETO 77ªCIPM chegou à residência onde, segundo denúncias, o autor do crime estava homiziado. Nesse momento, viaturas das outras unidades chegaram dando apoio e logo o adolescente de 14 anos foi encontrado escondido no telhado da casa. Segundo o menor, ele agiu com bastante violência na tentativa de assalto, agredindo a vítima. Um revólver calibre .32, com quatro munições intactas foi apreendido. Mesmo usando muita violência para praticar o crime, e sendo detido em flagrante, o adolescente foi ouvido e liberado, pois em Vitória da Conquista não existe uma casa de acolhimento ao menor infrator. 

Fonte: Bahia do Povo 

Homem apontado como maior ladrão de celular de Conquista é preso pela polícia


Policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 77ªCIPM prenderam na tarde desta quinta-feira (14), em Vitória da Conquista, um homem apontado como o maior ladrão de celular da cidade. Há meses ele estava sendo procurado por aplicar o ‘golpe do celular’ principalmente em clinicas da cidade. O golpe é simples, mas usa principalmente da boa fé das pessoas para funcionar e com isso já fez centenas de vítimas na cidade. O autor pede o celular emprestado para fazer uma ligação e foge com o telefone. Na tarde desta quinta-feira (14) o PETO 77ªCIPM foi acionado por uma mulher que havia sido vítima em um estabelecimento no Centro. A guarnição localizou o autor nas proximidades da “feira do Paraguai” e com ele foram encontrados 02 chips telefônicos da vítima , 01 tablet Lenox, 01 bateria de celular, 01 cartão de memória e R$ 29,00.O material e o conduzido foram apresentados no DISEP para que as providências cabíveis fossem tomadas. Com diversas passagens na delegacia, a 77ªCIPM espera que o autor fique detido e não consiga fazer novas vítimas. 

Fonte: Bahia do Povo 

Ônibus em estado precário realiza transporte de estudantes em Jitaúna


Alunos da cidade de Jitaúna denunciaram o estado precário de um ônibus que realiza o transporte escolar no município. Segundo os denunciantes, o ônibus não atende aos mínimos padrões de segurança exigidos para o transporte de crianças, adolescentes, jovens e adultos, que estão correndo risco eminente de acidente. Pelas fotos enviadas à equipe do Bahia do Povo, é possível observar que o veículo está cheio de avarias. Ainda segundo informações os documentos estaria atrasados. A prefeitura teria sido informada da situação, mas até o momento não teria se manifestado sobre o assunto. 


Criança se esconde de bandido em assalto a farmácia em Caculé


Imagens do circuito interno de segurança de uma farmácia na cidade de Caculé, região sudoeste da Bahia, flagraram um asssalto em que uma criança, filha de uma cliente, é vista se escondendo do bandido durante a ação. As imagens mostram a menina se protegendo atrás de uma prateleira para não ser vista, enquanto o criminoso aponta a arma para as vítimas. O crime ocorreu na quarta-feira (13). Segundo informações da delegacia, a criança estava acompanhada da mãe, que fazia compras no momento em que o estabelecimento foi invadido. Dois homens foram presos e um menor apreendido por envolvimento no caso. Nas imagens, é possível ver a garota mudando de posição à medida que o homem armado se movimentava na farmácia. No final do vídeo, a criança aproveita um descuido do assaltante e corre em direção à lateral do balcão, onde uma mulher já estava escondida. Ainda de acordo com a delegacia, na quarta-feira foram registrados dois boletins de ocorrência (BO), denunciando o assalto à farmácia e outra ação de bandidos em um posto de gasolina. A polícia, então, deu início às buscas pelos criminoso, que foram encontrados na cidade de Ibiassucê, a cerca de 25 quilômetros de Caculé. O trio foi encaminhado para delegacia de Caculé, onde seguem custodiados na manhã desta sexta-feira. 

Fonte: Bahia do Povo 

Obesidade diminui expectativa de vida em até 10 anos

Obesidade diminui expectativa de vida em até 10 anos

De acordo com estudo publicado na revista médica The Lancet, a obesidade diminui cerca de um ano da expectativa de vida de um indivíduo, um preço que sobe para cerca de 10 anos nos casos de obesidade severa. A pesquisa refuta estudos anteriores que concluíram que ter alguns quilos extras não traz riscos para a saúde. Em vez disso, o novo estudo revelou evidências de que o risco de morrer antes de completar 70 anos aumenta, “de forma gradual e acentuada”, conforme a cintura se expande. O risco de doença cardíaca coronária, acidente vascular cerebral, doenças respiratórias e câncer aumentaram em todos os pacientes estudados. Usando dados de quase quatro milhões de adultos de quatro continentes, o estudo descobriu que as pessoas consideradas moderadamente obesas perdem cerca de três anos de vida; já pessoas severamente obesas perdem cerca de 10 anos da expectativa de vida. Os pesquisadores descobriram que o risco de morrer antes dos 70 anos aumentou de 19% em homens com peso normal para 29,5% em homens moderadamente obesos. Entre as mulheres, esse risco aumentou de 11% para 14,6%. Em 2014, de acordo com a OMS, mais de 1,9 milhão de adultos em todo o mundo estavam acima do peso. Desses, mais de 600 milhões eram obesos. 

Estudantes têm aula sobre fiscalização de recursos públicos em Caetité

Estudantes têm aula sobre fiscalização de recursos públicos em Caetité


Em Caetité, estudantes do ensino médio tiveram uma aula sobre fiscalização de recursos públicos pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). A iniciativa faz parte do Projeto Ouvidoria vai à Escola, do próprio TCE, que visita cidades do interior baiano. Na exposição, o ouvidor do TCE, Paulo Figueiredo, diferenciou os três tipos de controle: interno, externo e social. Durante palestra no Colégio Estadual Pedro Atanáisio Garcia, no distrito de Maniaçu, Figueiredo contou que existem mais de cinco mil obras paralisadas no país por conta de atos de corrupção. Finalizando o trabalho, o ouvidor explicou sobre a composição do TCE, a atuação dos conselheiros, os controles existentes e orientou os estudantes a melhorar a participação no controle dos recursos públicos. 

Fonte: Brumado Notícias 

Trabalhador já pode usar FGTS para garantir empréstimo consignado

Trabalhador já pode usar FGTS para garantir empréstimo consignado

O Diário Oficial da União publica hoje (15) a Lei 13.313, que autoriza o trabalhador do setor privado a usar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) como garantia de empréstimo consignado. Na quarta-feira (13), o plenário do Senado aprovou a Medida Provisória 719, que permite que trabalhadores do setor privado contratem crédito consignado utilizando até 10% do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) como garantia. O texto também permite a contratação de empréstimo dando como garantia até 100% do valor da multa rescisória, no caso de dispensa sem justa causa. As taxas de juros médias do crédito consignado estão entre 25% e 30% ao ano no setor público e para os aposentados. No setor privado, no entanto, por causa da alta rotatividade, as taxas estão em torno de 41%. Com o novo tipo de garantia, o objetivo é reduzir a cobrança de juros. 

Com o Brumado Notícias 

Com 90% das obras concluídas, presídio de Brumado deve ficar pronto em 30 dias

Com 90% das obras concluídas, presídio de Brumado deve ficar pronto em 30 dias

Esta semana completam-se 166 dias de construção do presídio de Brumado, que chega a 90% de obras, restando pouco mais de 30 dias para ficar pronto. O site Brumado Notícias fez um novo registro no local, na última quinta-feira (14), e pode constatar que as alas das custódias foram pintadas e começaram a ser instaladas as cercas de contenção no entorno. Uma grande caixa d’água pré-moldada foi instalada e a obra também já recebeu as instalações da estação de tratamento de esgoto. Como chegou a sua reta final, muitos operários já foram dispensados e os que restam estão concluindo a parte estrutural com acabamentos. O empreendimento, que terá capacidade para mais de 500 presos, irá desafogar a carência de custódia na região, que mantém seus presos nas delegacias.

AGENDA DOS ATENDIMENTOS MÉDICOS DO MÊS DE JULHO DO LABACLIN.



*20/07- Dr. Paulo Wesley (Pediatria ) 
     
*27/07- Dr. Arita (Fonoaudióloga)

PUBLICIDADE 

Anticoncepcional masculino deve chegar ao mercado em 2017

O gel funciona de modo similar à vasectomia, mas é facilmente reversível
Daqui a pouco tempo, homens e mulheres que não quiserem ter filhos poderão dividir a responsabilidade da pílula. Segundo a Parsemus Foundation, organização não governamental norte-americana que investe na produção do anticoncepcional masculino Vasalgel, o remédio deve chegar ao mercado em 2017. Diferente da pílula, ele não é usado em doses diárias, mas em uma única aplicação que funciona por um longo período. O medicamento em gel não envolve tratamento hormonal e pode ser revertido.

A fabricante já está na segunda fase de testes com babuínos. Até agora, os machos que usaram o produto cruzaram com cerca de 15 fêmeas e, pela segunda vez, não engravidaram nenhuma delas. Agora, é preciso acompanhá-los para garantir que o efeito do Vasalgel será revertido e eles poderão voltar a fertilizar. A Parsemus já realizou testes bem sucedidos com coelhos. A próxima etapa, prevista para o ano que vem, prevê experiências com humanos.

Seria o anticoncepcional masculino o fim das pílulas?

Contraceptivo

O Vasalgel é um anticoncepcional masculino que não tem hormônios em sua fórmula e funciona de modo similar à vasectomia. O gel contraceptivo com polímeros é injetado nos vasos deferentes, que transportam o esperma na ejaculação, impedindo a fecundação. O objetivo da organização é garantir que o tratamento possa ser revertido facilmente, com um outro remédio que libera os vasos.

No site da empresa, eles explicam que o Vasalgel foi inspirado no medicamento indiano Risug, que funciona de forma similar e também passa pela fase de exames clínicos em seu país de origem. O desenvolvimento da “pílula masculina” é financiado por doações de interessados, já que, segundo a própria Parsemus, a indústria farmacêutica “não tem interesse em um medicamento com efeitos de longo prazo”.

Divisão da responsabilidade

Apesar de ainda estar longe de virar uma realidade acessível nas farmácias, a possibilidade de um anticoncepcional masculino pode provocar alterações profundas nas relações sexuais entre homem e mulher. Para a psicóloga especialista em sexualidade Aparecida Favoreto, eles poderão assumir mais responsabilidades.

- Isso dá ao homem um poder maior para decidir sobre a sua reprodução. Também responsabiliza mais, porque o peso dessa decisão não fica só com a mulher - opina a mestre em saúde coletiva, que também alerta: - Muitos homens usam a caminha mais preocupados em não engravidar do que com as doenças sexualmente transmissíveis. O lado ruim é que isso poderia trazer um relaxamento no uso da camisinha.
“Mais de 23 mil homens e mulheres assinaram uma petição clamando por novos métodos (contraceptivos), e 18 mil pessoas estão aguardando notícias dos exames clínicos de Vasalgel. Homens desesperados para ter mais controle sobre o seu destino reprodutivo já doaram milhares de dólares para o projeto”, escreveu Elaine Lissner, diretora da Parsemus, em um artigo publicado no The New York Times, sobre o anticoncepcional masculino.

terça-feira, 12 de julho de 2016

Empresa de internet é assaltada em Brumado


Na tarde da última segunda-feira (11), uma empresa que presta serviços de provedor de internet, foi alvo de dois meliantes armados que assaltaram o estabelecimento localizada na Avenida Centenário, em Brumado. Segundo informações, os assaltantes chegaram em uma motocicleta e com arma em punho, anunciaram o assalto. As câmeras de monitoramento registraram toda ação dos dois meliantes, que fugiram levando uma quantia não revelada.

Do Bahia do Povo 

Trabalhadores da Embasa fazem paralisação de 24 horas no estado

Foto: Nonato Lobo/ Bahia do Povo

Os trabalhadores da Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) pararam as atividades nesta terça-feira (12) em todo o estado. De acordo com o sindicato da categoria, a paralisação é de 24 horas e faz parte da campanha salarial. Serviços como ligação e religação de água e esgoto, conserto de vazamentos de água e esgoto, entrega de fatura, atendimento ao público estão suspensos. A paralisação é por causa da campanha salarial e também acontece nas unidades regionais. Não afeta os serviços essenciais à população. Mantivemos os 30% do efetivo garantido por lei. A paralisação desta terça-feira foi aprovada em assembleia realizada na semana passada. Uma nova reunião entre o sindicato e a empresa deve ser realizada na quarta-feira (13) e uma nova assembleia com os trabalhadores deve acontecer na quinta-feira (14). Os serviços serão retomados na quarta na capital, região metropolitana e interior do estado. A Embasa informou por meio de nota que a paralisação não afeta os serviços de abastecimento de água e coleta de esgotamento sanitário. 

Com o Bahia do Povo 

Comoção marca enterro de jovem agredido após deixar boate gay

Foto: Henrique Mendes/G1

Sozinhos ou em grupos, amigos e familiares de Leonardo Santiago Moura, de 30 anos, que chegavam ao Cemitério Campo Santo, na manhã desta terça-feira (12), em Salvador, compartilhavam do sentimento de consternação. "Não me conformo", dizia em lágrimas a mãe do jovem morto após ser espancado ao sair de uma boate gay no bairro do Rio Vermelho.  Abalada, Nádia Santiago preferiu não falar com a imprensa. O desespero, entretanto, era ouvido em frente à capela seis, onde o corpo foi velado durante a manhã. Sem inimigos, a família suspeita que o promotor de eventos tenha sido vítima de homofobia. No cemitério, o pai dava voz à indignação. "Ficou o vazio, a revolta de como foi. O buraco [na família] vai ficar para sempre", desabafou Antônio Fernando Moura. A lágrima contida embargava a voz de quem vai viver "com lembranças de uma alegria sem fim". A todo momento, vozes indignadas tomavam conta do espaço. "Quem fez isso vai pagar", gritava em lágrimas uma amiga. Parceiro de infância, Afonso Leiro explica a comoção. "Ele não tinha inimigos. Era uma pessoa alegre. Em tantos anos, não me lembro de ter visto ele irritado", relata sobre o perfil apaziguador do jovem promotor de eventos. 

Com o Bahia do Povo 

Prefeito do Rio diz que Olimpíada é “oportunidade perdida” para o Brasil


O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), afirmou em entrevista ao jornal britânico “The Guardian” que a Olimpíada é uma “oportunidade perdida”.
“Não estamos nos apresentando bem”, disse. “Com essa crise econômica e política, com todos esses escândalos, este não é o melhor momento para estar nos olhos do mundo.”
O prefeito diz acreditar que há exagero da imprensa ao falar sobre os problemas da capital fluminense. “Se você olhar para a mídia internacional, parece que aqui só tem zika e pessoas atirando umas nas outras.”
Longo prazo - Segundo o “Guardian”, o prefeito defendeu os impactos a longo prazo da Olimpíada. “Nunca houve tanta transformação nesta cidade para as pessoas pobres [do Rio]”, disse Paes. “Os Jogos Olímpicos são uma grande inspiração para que as coisas sejam feitas.”
Durante a entrevista, Paes comentou ainda os processos de retirada de casas em bairros afetados pelas obras dos Jogos Olímpicos, como na Vila Autódromo. “Ninguém gosta de desapropriações, mas às vezes precisamos fazê-las”, afirmou. 
Com o Toda Bahia  

Youssef diz que Waldir Maranhão pediu dinheiro para se eleger líder do PP


O doleiro Alberto Youssef afirmou em depoimento prestado à Polícia Federal que o presidente interino da Câmara, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), o procurou em 2011 e pediu dinheiro para se eleger líder do PP na Câmara. Segundo Youssef, o dinheiro seria para a compra de votos de outros parlamentares do partido. Também em depoimento à PF, Maranhão negou ter pedido ou recebido dinheiro.
A afirmação está em um depoimento prestado em junho do ano passado à PF, e que perdeu o sigilo nesta segunda-feira (11). Após a suspeita de que Maranhão recebeu propina do esquema investigado pela Operação Lava Jato, ele também teve de prestar depoimento à PF, no qual negou ter pedido ou recebido dinheiro de Youssef.
Aos delegados, Youssef explicou que a campanha para líder do PP custava entre R$ 4 milhões e R$ 5 milhões e que o voto dos deputados do PP custava entre R$ 50 mil e R$ 500 mil, dependendo da importância do parlamentar.
Youssef diz no depoimento, sem dar maiores detalhes, que negou o pedido feito por Maranhão, mas que deu R$ 10 mil ao deputado na mesma reunião, também a pedido do parlamentar. Além disso, o doleiro disse que viu Maranhão várias vezes no apartamento funcional do ex-deputado João Pizzolatti em “reuniões de entrega e distribuição de propina” para o PP.
O advogado de Pizzolatti negou a entrega de recursos no apartamento funcional do ex-deputado. Com o Toda Bahia  

PF diz que Cunha negociou medida provisória investigada na Operação Zelotes



A Polícia Federal acredita que o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o presidente afastado da construtora Andrade Gutierrez, Otávio Marques de Azevedo, negociaram parte do texto de uma medida provisória investigada pela Operação Zelotes.
De acordo com um relatório da PF, anexado a um inquérito da Operação Lava Jato, Azevedo e Cunha trataram diretamente sobre um trecho da medida, que tratava do lucro de multinacionais brasileiras obtido no exterior.
Segundo as conversas obtidas pela Polícia Federal, no celular de Azevedo, a construtora Odebrecht pode ter participado das negociações. Questionado sobre a suspeita, Cunha afirma que a medida provisória foi discutida com diferentes setores.
A medida provisória 627, que foi transformada em lei em 2013, é investigada pela Operação Zelotes. Nessa investigação, a polícia apura a possibilidade de a medida ter beneficiado montadoras de veículos instaladas no Brasil.
No inquérito da Lava Jato, porém, o relatório aponta a ingerência das duas construtoras, Andrade Gutierrez e Odebrecht, no texto que seria aprovado. 
Com o Toda Bahia  

Governo quer criar empresa para explorar apostas na internet


Para ajudar a reduzir o rombo nas contas públicas, o governo Michel Temer planeja criar uma empresa estatal para explorar apostas esportivas na internet e privatizá-la junto com a loteria instantânea da Caixa Econômica Federal. A expectativa é arrecadar R$ 8 bilhões para a União com os dois negócios.
No primeiro caso, a ideia do governo é atrair empresas estrangeiras que atuam no setor ao privatizar a estatal criada para explorar apostas na internet. A Caixa ficaria na empresa como sócia minoritária.
No segundo caso, será privatizada a Caixa Instantânea, estatal que já existe e que explora a Lotex, responsável pela venda da raspadinha, a loteria instantânea. O governo da presidente afastada, Dilma Rousseff, deu início a esse processo no ano passado.
Potencial de venda - Segundo avaliação da equipe econômica, a Lotex pode render até R$ 4 bilhões ao governo, e o potencial de venda da concessão do serviço de jogos de apostas eletrônicas é ainda maior. Ou seja, as duas privatizações podem render mais de R$ 8 bilhões, na previsão mais otimista.
O secretário de Assuntos Econômicos do Ministério da Fazenda, Mansueto Almeida, disse que empresas estrangeiras estão interessadas na exploração das apostas esportivas no Brasil e devem se associar a investidores nacionais na disputa pelo negócio. 
Do Toda Bahia 

Lava Jato: Delcídio deve prestar novo depoimento para falar de suposto esquema de Renan


O ex-senador Delcídio do Amaral (Sem partido) deve ser convocado novamente a prestar depoimento à Procuradoria-Geral da República.
Segundo a coluna Painel da Folha de S. Paulo, investigadores buscam mais detalhes sobre a relação entre o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) e o lobista Milton Lyra.
Miltinho, como é conhecido, já foi citado por delatores da Lava Jato como suposto operador do presidente do Senado no Postalis, o fundo de pensão dos Correios. Delcídio falará como Lyra operava. A data da oitiva ainda não foi marcada. 
Com o Toda Bahia 

Governo Temer libera R$ 100 milhões adicionais para acelerar transposição do São Francisco


O governo passou a liberar cerca de R$ 100 milhões adicionais por mês para as construtoras responsáveis pelas obras da transposição do rio São Francisco e seus canais complementares nos Estados do Nordeste. A intenção é acelerar os projetos para que os dois principais canais sejam concluídos em dezembro e, entre abril e maio de 2017, possam abastecer cidades que sofrem com a seca na região.
Segundo o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, o governo passou a garantir um pagamento mensal de R$ 215 milhões para as obras. Antes, esse limite estava em R$ 150 milhões.
Já para os Estados, foram triplicados os repasses mensais para obras feitas em convênio. Os valores passaram de R$ 6 milhões a R$ 10 milhões por mês por Estado para R$ 15 milhões a R$ 30 milhões.
Projeções - Nas projeções do governo Dilma, a obra estaria concluída entre 2012 e 2013, mas está quase quatro anos atrasada. A obra dos canais já está estimada em mais de R$ 9 bilhões (ao menos 50% mais que a estimativa inicial).
Mas terminar os dois canais, de 477 km de extensão, não basta para garantir que a água chegue a quem precisa —deve abastecer 12 milhões de pessoas pela projeção oficial. São necessárias obras de barragens e mais 1.300 quilômetros de canais secundários e adutoras. Essas obras foram repassadas para a responsabilidade dos Estados beneficiados —Alagoas, Ceará, Pernambuco e Paraíba—, mas com recursos federais.
O problema é que os recursos federais vinham caindo com o corte do Orçamento em 2015 e 2016, e as obras dos Estados estão atrasadas. 
Com o Toda Bahia 

Procurador Eleitoral do RJ pede que Forças Armadas fiquem no estado até o fim das eleições


O procurador Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro, Sidney Madruga, pediu ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que também é o procurador-geral Eleitoral, que interceda, junto ao Ministério da Defesa, para que as Forças Armadas permaneçam no estado depois dos Jogos Olímpicos até 48 horas depois do fim das eleições para garantir a segurança de eleitores e candidatos.
Madruga disse que o pedido leva em conta a morte de dez pré-candidatos, nos últimos meses, na Baixada Fluminense e cita ainda a crescente influência de milícias em comunidades do estado.
A PRE também requereu à Superintendência Regional da Polícia Federal que instaure inquérito para apurar os casos de homicídio contra os dez pré-candidatos, já que, caso sejam confirmadas as suspeitas de que os assassinatos têm ligação com crimes eleitorais, passaria a ser da Polícia Federal a atribuição para conduzir as investigações. 
Com o Toda Bahia