Ibipitanga

Ibipitanga é um município do estado da Bahia, no Brasil. Localiza-se no centro-sul do estado. Sua população estimada em 2009 era de 14 408 habitantes, ocupando uma área 945,222 km².

"Ibipitanga" é um termo tupi que significa "terra vermelha", através da junção dos termos yby ("terra")6 e pytang ("vermelho").

O primeiro nome conhecido da cidade foi Santa Luzia do Barro Vermelho. O povoado integrava o município de Ibitiara. Em 1937, o povoado mudou o seu nome para Ibipitanga. Em 6 de maio de 1962, foi realizado um plebiscito para decidir sobre a emancipação do povoado. Aprovada a emancipação, o povoado se desmembrou oficialmente de Ibitiara em 16 de julho do mesmo ano. Porém a população comemora, até hoje, a data da emancipação como sendo a data do plebiscito: 6 de maio. O primeiro prefeito do município foi Francisco Nestor de Araújo. Após o mesmo, outros cinco prefeitos governaram, incluindo cinco mandatos de José Xavier Mendes, totalizando vinte anos no governo de Ibipitanga.



Se localiza no sertão da Chapada Diamantina, com clima semiárido e a caatinga como sua principal vegetação. O município - incluindo sua sede - é banhado pelo Rio Paramirim, afluente do Rio São Francisco. No trecho em que cruza a cidade, o rio sofre com a poluição provocada pela falta de rede de coleta de esgoto na cidade.


















IBIPITANGA  NOS PREPARATIVOS PARA O NATAL





Rio Paramirim - Ibipitanga-Ba


Praça Francisco Nestor de Araujo em Ibipitanga-Ba