sábado, 19 de março de 2016

Diretor de Tropa de Elite, José Padilha fará série de TV sobre a Operação Lava Jato



O cineasta carioca José Padilha, de 48 anos, tem se dedicado a expor a violência e o crime que permeiam a sociedade brasileira. Foi o que fez no documentário Ônibus 174 e nos dois Tropa de Elite, fenômenos de bilheteria que consagraram um anti-herói nacional, o Capitão Nascimento.
Também responsável pela série Narcos, do Netflix, Padilha vive nos Estados Unidos com a mulher e o filho de 12 anos. E anda atento a outra modalidade de crime bem conhecida dos brasileiros: a corrupção. Ele anuncia que um de seus próximos trabalhos para a TV internacional será sobre a Operação Lava-Jato. Por telefone, ele falou com a revista Veja do projeto e dos escândalos que o inspiraram.
“O objetivo é narrar a operação policial em si e mostrar inúmeros detalhes esclarecedores que a própria imprensa desconhece. Como se trata de um projeto bancado por dinheiro internacional, o título será em inglês. Estamos chamando a série provisoriamente de Jet Wash. Mas o escândalo oferece tantas possibilidades de título que é até difícil escolher. Poderia ser Solaris, não?”, brinca o diretor em referência ao nome do edifício no Guarujá onde o ex-presidente Lula tem um triplex. Clique aqui para ler a entrevista na íntegra. 
Com o Toda Bahia 

Dilma entrega unidades do Minha Casa, Minha Vida em Feira de Santana


Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Mais de dez mil baianos realizam, nesta sexta-feira (18), o sonho de receber as chaves da casa própria. São 2.556 famílias beneficiadas com unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida em Feira de Santana e Itabuna, que passam, a partir de hoje, a morar em condomínios equipados com acessibilidade e conforto. A entrega na Bahia, realizada pelo governador Rui Costa e pela presidente Dilma Rousseff, aconteceu no município de Feira de Santana. A presidente Dilma falou aos novos proprietários das casas sobre a emoção de inaugurar tantas unidades habitacionais. "Todas as famílias têm sonhos, algumas sonham em ter um carro, em ver os filhos entrando na universidade, de ter uma televisão. Mas um sonho todas as famílias compartilham, que é o de ter a casa própria. E todas essas que hoje recebem as chaves conseguiram concretizar esse desejo. Essa valiosa conquista é algo que devemos valorizar. Até o final do próximo ano ainda entregaremos 1,5 milhão de casas como essas". Ainda segundo Dilma, no final deste mês, será aberta a inscrição de mais dois milhões de moradias para famílias carentes. Somente no estado da Bahia, o Programa Minha Casa, Minha Vida já entregou mais de 175,3 mil habitações, beneficiando mais de 701,2 mil pessoas. Nesta sexta-feira foram entregues três conjuntos habitacionais em Feira de Santana: Residencial Viver Alto do Rosário (1.024 casas), Alto do Rosário Transição (92) e o Parque dos Coqueiros I (540), enquanto em Itabuna foi inaugurado o Conjunto Habitacional São José (900). Juntos, os quatro empreendimentos tiveram um investimento de cerca de R$ 190 milhões. 
Com o Bahia do Povo 

Quatro são presos por envolvimento em queimadas de Porto Seguro



Quatro homens foram presos na manhã de sexta-feira (18) em Porto Seguro, extremo sul da Bahia, suspeitos de envolvimento em queimadas que atingiram áreas de Mata Atlântica na região. O incêndio durou 12 dias, foi controlado pelo Corpo de Bombeiros na segunda-feira (14) e, além da destruição da flora, provocou a morte de animais silvestres. As prisões aconteceram na área das queimadas, quando foi cumpria uma ordem judicial de busca de apreensão expedida pela Justiça, onde foram apreendidas ferramentas usadas no desmatamento e nas queimadas. No local, foram encontrados os quatro homens utilizando os equipamentos como machados e serrotes. A ação foi coordenada pela Polícia Militar, por meio da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa). Os suspeitos foram levados para a delegacia de Porto Seguro e autuados pelos crimes de incêndio ambiental, supressão de mata nativa e formação de quadrilha. Os suspeitos seguem detidos à disposição da Justiça. 
Com o Bahia do Povo 

Azul estreia voo entre Ilhéus e Recife neste sábado



A Azul Linhas Aéreas Brasileiras estreia neste sábado (19), a sua primeira ligação semanal e sem escalas entre Ilhéus e o Recife. A operação será feita com o jato Embraer 195, de 118 assentos – o maior modelo da companhia para voos domésticos, equipado com TV ao vivo. Tarifas estão disponíveis a partir de R$ 159,90.
Atualmente nove voos por dia são ofertados pela companhia em Ilhéus. As cidades servidas são: São Paulo (Campinas, Guarulhos e Congonhas), Belo Horizonte e Salvador. A Azul iniciou voos em Ilhéus em 27 de maio de 2009.
“Com a novidade do voo para o Recife, levaremos os moradores de Ilhéus para a capital pernambucana e demais regiões do Nordeste, onde podem aproveitar cenários paradisíacos no litoral, ou, ainda, chegar a outras localidades na região. Facilitaremos muito a locomoção de nossos clientes com este novo destino a partir de Ilhéus, que também poderão viajar a negócios pela região de maneira muito mais rápida”, afirma Marcelo Bento, diretor de planejamento e alianças da Azul.
A nova ligação faz parte de uma expansão no Recife anunciada pela Azul no fim de janeiro, que envolve voos da capital pernambucana para 12 novas cidades em todas as regiões do país. Com a opção de voo para o Recife, os clientes da Azul que partem de Curitiba poderão chegar, por exemplo, a todas as demais capitais nordestinas e interior da região – ao todo, são mais de 20 opções de conexão. A Azul passará a contar, a partir de 2 de abril, com um voo semanal, aos sábados, entre o Recife e Porto Seguro, também como parte dos investimentos no Nordeste. Com o Toda Bahia 

“Salvador é gay”, diz ACM Neto em inauguração de Centro LGBT



O prefeito ACM Neto participou nesta sexta-feira (18) da inauguração do centro de referência LGBT de Salvador localizado no bairro do Rio Vermelho. “Salvador é gay”, afirmou Neto durante a ocasião. Além do prefeito, a cerimônia contou com a presença dos secretários e gestores municipais, funcionários do centro e representantes das entidades de luta pela causa LGBT em Salvador, e foi animada pela apresentação das transformistas Valerie O’hara, Dion, Mitta Lux e Desireé Cher.
O prefeito ressaltou que a capital baiana é marcada pela diversidade e que a cidade deve dar exemplo ao Brasil e ao mundo ao mostrar que consegue conviver com as diferenças. Além disso, ressaltou a importância da parceria com a sociedade civil para entender e assistir melhor os gays, lésbicas, travestis e transgêneros.
“Salvador é a cidade da diversidade! Hoje lançamos o Centro Municipal de Referência LGBT, que fica no Rio Vermelho. O local vai disponibilizar assistências jurídica, psicológica e social, além de dar capacitação e suporte para o público, com o objetivo de promover a inclusão”, escreveu o prefeito no Facebook. com o Toda Bahia 

sexta-feira, 18 de março de 2016

Com "Lula lá", manifestantes iniciam ato pró-Governo na Paulista

Poucas horas após Polícia Militar afastar participantes de protestos contra a presidente Dilma Rousseff da Avenida Paulista, nesta sexta-feira, o endereço passou a receber manifestantes pró-Governo.
Com o mote 'Não vai ter golpe', referindo-se ao processo de impeachment contra Dilma, manifestantes começaram a chegar à avenida pouco antes das 15h. Na chegada, o jingle 'Lula lá', utilizado na campanha do ex-presidente Lula nas eleições presidenciais de 1989, era tocado por um caminhão de som.
Os manifestantes ocuparam os dois sentidos da Paulista em frente ao Masp (Museu de Arte de São Paulo), entre as alamedas Casa Branca e Ministro Rocha Azevedo. O público se concentrou inicialmente no vão livre do Masp, parcialmente ocupado, e na rua diante do museu.
Os primeiros grupos a se apresentar na manifestação eram ligados à Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), à CUT (Central Única dos Trabalhadores) e a entidades de apoio LGBT. A presença de Lula no evento ainda é incerta.
O início da manifestação foi marcado por clima pacífico. Pouco antes das 15h, motoristas na Avenida Paulista criticavam os presentes com gritos contrários à presidente Dilma e ao PT. do uol 

TRF derruba segunda liminar contra posse de Lula


O vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, desembargador Reis Friede, decidiu suspender liminar da primeira instância do Rio de Janeiro, que impedia a posse do recém-nomeado ministro chefe da Casa Civil da Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão foi proferida em pedido apresentado pela Advocacia Geral da União (AGU).
A liminar tinha sido concedida pela juíza Regina Coeli Formisano, da 6ª Vara Federal do Rio de Janeiro, diante da ação popular proposta pelo cidadão Thiago Schettino Godim Coutinho. Segundo o desembargador, o juízo de primeiro grau não é competente para analisar o pedido apresentado na ação popular, “uma vez que este impugna ato privativo de Presidente da República, o qual deve ser apreciado pelo Supremo Tribunal Federal”. 
com o Toda Bahia 

Conquista: Homem foi morto a tiros no final desta manhã no Bairro Vila Conquista



Leonardo Silveira dos Santos, 28 anos, foi morto a tiros no final da manhã desta sexta-feira (18) na Rua L, no Bairro Vila Conquista, em Vitória da Conquista no sudoeste da Bahia. Segundo populares a vítima que conduzia uma motocicleta foi surpreendia por elementos armados que efeturam os disparos. Leonardo não resistiu e morreu no local. A polícia militar foi acionada, fez o isolamento do local até a chegada do Departamento de Polícia Técnica. Este foi o segundo homicídio em menos de 24 horas na cidade que estava calma durante toda a semana. com o Bahia do Povo 

quinta-feira, 17 de março de 2016

PMs de Macaúbas fazem apreensão de drogas e sementes de Maconha, suspeito foi detido.

Além de drogas já "prontas", sementes foram apreendidas. (Foto PM)
Em nota expedida pela Assessoria de Comunicação da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar da Bahia, com sede em Macaúbas, informa que no início do mês de março, a Guarnição da PM, compostas pelos agentes policiais Cleiton e Ramom Almeida, comandada pelo Tenente Ambrosi,  em rondas rotineiras no bairro Alto do Mamão, na periferia da cidade de Macaúbas, foi abordado suspeito Fábio Costa Reis, conhecido por “Binho”, o qual portava além de 150 “trouxas” de Maconha embaladas em papel alumínio, uma faca tipo pexeira, além de um pequeno saco contendo sementes de Maconha, o que sugere que em Macaúbas ou nas proximidades há plantação da droga, o suspeito também portava R$ 182,75, bem como pequenos sacos plásticos, comumente usados para acondicionar entorpecentes. Conclui a nota, informado que o suspeito foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Macaúbas, onde foi constatado que o mesmo responde por furtos e roubos. Do Macaúbas on off

Comissão do Impeachment tem 31 contra Dilma e 28 a favor



A Comissão Especial da Câmara que analisará o impeachment de Dilma Rousseff terá pelo menos 31 votos contrários ao governo. Outros 28 deputados querem enterrar o processo. O colegiado tem 65 membros.
É um resultado desfavorável ao Planalto, que precisava de maioria folgada na Comissão para ganhar tração e depois barrar o processo no plenário da Câmara.
As informações são dos repórteres do UOL André Shalders, Gabriel Hirabahasi,Guilherme Moraes e Mateus Netzel.
[Contexto: a comissão do impedimento votará um relatório que, mesmo rejeitando a cassação de Dilma Rousseff, terá de ser analisado pelo plenário da Câmara].
PRB, PMB e Rede Sustentabilidade ainda não decidiram como votarão. O deputadoÉdio Lopes (PR-RR) também não definiu posição. São 5 votos que, em tese, podem definir o resultado.
A reportagem não conseguiu determinar o posicionamento de Bacelar (PTN-BA).
A Comissão do Impeachment foi instalada na Câmara na tarde desta 5ª feira (17.mar). O comando da comissão deve ficar com Rogério Rosso (PSD-DF), como presidente, e Jovair Arantes (PTB-GO), como relator.
A tabela abaixo mostra o posicionamento de cada deputado da Comissão na data da instalação (clique na imagem para ampliar).
tabela-comissaoUma vez instalada a Comissão, o rito do impeachment na Câmara é sumário. Dilma tem 10 sessões para apresentar seu pedido de defesa. do uol

quarta-feira, 16 de março de 2016

Ibipitanga e região

A Policlínica Labaclin comunica que o médico pediatra dr Paulo Wesley de Paramirim estará atendendo dia 23/03 a partir das 13:00h realizando consultas, teste do Olhinho e vacinas.  

POLICLÍNICA LABACLIN - IBIPITANGA-BA

ATENÇÃO IBIPITANGA E REGIÃO

A Policlínica Labaclin comunica que a médica cardiologista Dra Lidiane Cruz estará atendendo dia 24/03 a partir das 8:00h realizando consultas, ecocardiograma e eletrocardiogramas. 

POLICLÍNICA LABACLIN - IBIPITANGA-BA 

Manifestações contra governo acontecem em ao menos seis cidades

Manifestantes vão para a avenida Paulista, em São Paulo, protestar contra a nomeação do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva como ministro da Casa Civil

Manifestações contra a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Casa Civil acontecem, nesta quarta-feira (16), em ao menos seis cidades: Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília e Recife.
Em Brasília, um pequeno grupo de petistas entrou em confronto com centenas de manifestantes que protestam contra a nomeação em frente ao Palácio do Planalto. Houve correria e a polícia agiu com truculência entre os manifestantes, com uso de cassetetes e spray de pimenta.
Neste momento, a Praça dos Três Poderes, uma da principais vias de acesso à região central de Brasília, está tomada por manifestantes e o trânsito no local foi parcialmente bloqueado. O grupo grita palavras de ordem e pede a saída de Lula e do PT.
Manifestantes chegaram a gritar que iriam invadir o Planalto, o que não ocorreu. Um cordão de isolamento da polícia foi formado em frente de toda a extensão do Palácio. O grupo que está fazendo a manifestação é formado, em sua maioria, por funcionários que, na saída do trabalho, resolveram protestar.
O coordenador do MBL (Movimento Brasil Livre), Kim Kataguiri, disse que os manifestantes não deixarão a Praça dos Três Poderes até que a presidente Dilma Rousseff (PT) renuncie. "Não vamos sair até que eles deixem o governo. Eles dizem que os protestos são da elite, mas eles são a elite", disse Kataguiri que  está sobre um trio elétrico em frente ao Palácio do Planalto.
Em São Paulo, centenas de pessoas estão reunidas na avenida Paulista, que está bloqueada nos dois sentidos. Por ter sido organizado de última hora, a Polícia Militar ainda não possui uma estimativa do número de pessoas presentes no ato. Os manifestantes exibem cartazes com frases como "Lula na cadeia" e "a jararaca está fugindo". Além disso, entoam gritos de baixo calão e fazem pedidos de renúncia.
O protesto começou por volta das 18h, no vão livre do Masp, e agora se concentra nas proximidades do prédio da Fiesp. Muitos ficaram sabendo da manifestação quando saíam da aula ou do trabalho. Dezenas deles estão usando camisas da seleção brasileira e balançam bandeiras do Brasil.
Cerca de dez manifestantes também protestavam em frente ao Instituto Lula, no Ipiranga, na zona sul de São Paulo, onde se encontrava o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Eles batiam palmas e gritavam ofensas ao ex-presidente, como "ladrão" e "vagabundo", além de "fora, PT".
Um carro que passou próximo ao instituto atirou um ovo na calçada em frente ao prédio. O ovo não acertou ninguém. Ao longo do dia, motoristas de carros e ônibus passaram em frente à sede do instituto gritando ofensas a Lula. O ex-presidente já deixou a sede do instituto, de carro, sem falar com a imprensa.
Em Belo Horizonte, segundo a PM, são cerca de 50 pessoas. Carregando bandeiras do Brasil e faixas de protesto, as pessoas entoam palavras de ordem como "não vai ter golpe" e "nossa bandeira jamais será vermelha", o grupo interdita o tráfego no entorno da Praça da Liberdade, na região centro-sul da capital mineira.
Um dos grupos identificados como idealizadores do protesto se intitula "Brava Gente Brasileira". Inicialmente, a convocação teria sido feita por telefone entre os participantes e pelas redes sociais.
Em Curitiba, o tom da manifestação é o apoio ao juiz Sergio Moro. Há registro também de protestos em Porto Alegre. No Recife, os manifestantes se concentram na avenida Boa Viagem e gritam "Lula ladrão, seu lugar é na prisão". Do UOL


O Médico Gastroenteroligista Dr João Paulo de Paramirim estará atendendo quarta-feira 30/03 na Policlínica Labaclin localizada na rua 06 de maio N° 71 em Ibipitanga-BA. 

Publicidade

Acidente deixa uma vítima fatal e vários feridos próximo ao lixão em Jequié


Foto: Nonato Lobo/ Bahia do Povo

Um grave acidente foi registrado na tarde desta quarta-feira (16) na BR-116, nas proximidades do lixão na cidade de Jequié, sudoeste da Bahia. Segundo as primeiras informações, um carro da cidade de Alagoinhas teria colidido com um veículo Ford Fox licenciando em Jequié, após uma ultrapassagem á uma carreta, más essa informação não foi confirmada pela PRE. O acidente deixou uma vítima fatal, possivelmente uma mulher, outras quatro pessoas ficaram feridas inclusive duas crianças, que receberam os primeiros socorros ainda no local. A polícia foi acionada e isolou a área até a chegada do Instituto Médico Legal. Os feridos foram encaminhados ao Hospital Prado Valadares. A batida foi tão forte que um dos veículos se partiu ao meio.



Do Bahia do Povo 

Oposição faz ofensiva na Justiça para barrar posse de Lula como ministro



Os principais partidos de oposição ao governo Dilma deflagraram uma operação para barrar a posse do ex-presidente Lula como novo ministro da Casa Civil. Na manhã desta quarta-feira (16), o líder do PV no Senado, Alvaro Dias (PR), entrou com uma ação popular contra a presidente Dilma. A mesma medida está sendo tomada em conjunto por cinco partidos da oposição (PSDB, DEM, PPS, Solidariedade e PSB), em vários estados.
O argumento jurídico é o mesmo. Segundo os oposicionistas, a nomeação de Lula visa a atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato, coordenada pelo juiz Sérgio Moro, o que significa tentativa de interferir nas ações do Poder Judiciário.
“Vivemos a desmoralização completa de um governo que passou de todos os limites. Um ex-presidente vira ministro fujão para tentar escapar de investigações da Polícia Federal, do Ministério Público e do juiz Sérgio Moro. É um escárnio contra a população e os mais de quatro milhões de brasileiros que foram às ruas no último domingo protestar contra o governo Dilma e a corrupção do PT. Esperamos que a Justiça reverta essa situação”, afirmou o líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno (PR), um dos autores do pedido apresentado ontem pela oposição.
Na petição encaminhada nesta manhã à Justiça Federal em Brasília, o senador Alvaro Dias acusa Dilma de praticar “violação grave ao princípio da moralidade administrativa” ao promover uma “manobra política para blindar o ex-primeiro mandatário do país sob o abrigo de uma pasta ministerial”. com o toda Bahia 

MPF pede condenação de prefeito e procurador-geral de Canarana por improbidade



O Ministério Público Federal (MPF) em Irecê ajuizou na última terça-feira (07), uma ação civil pública por improbidade administrativa contra o prefeito e o procurador-geral do município de Canarana, Reinan Oliveira Santos e Rosembergue Fenelon Meira Cordeiro, respectivamente. Eles são acusados de se recusarem a prestar informações ao MPF quando questionados sobre supostas irregularidades na gestão dos recursos repassados pelo Ministério da Saúde (MS) à prefeitura.
O MPF requereu, por diversas vezes, que o gestor se manifestasse sobre os fatos, não recebendo resposta. Os pedidos de informações também foram encaminhados a Cordeiro, que confirmou recebimento, sem, entretanto, prestar qualquer esclarecimento. Por esse motivo, o procurador da República Márcio Castro, autor da ação, também denunciou criminalmente o procurador-geral do município. De acordo com o art. 10 da Lei nº 7.347/85, a recusa, o retardamento ou a omissão de dados técnicos indispensáveis à propositura de ação civil constitui crime, com pena prevista de um a três anos, além de multa.
O MPF encaminhou, ainda, cópia do Inquérito Civil para a Procuradoria Regional da República da 1ª Região, órgão do MPF competente para providências contra o prefeito na esfera criminal, pelo fato do gestor possuir foro privilegiado. Com o Toda Bahia 

Bahia tem 942 casos suspeitos de microcefalia



A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) divulgou nesta quarta-feira (16) que o número de casos suspeitos de microcefalia notificados na Bahia chegou a 942, em 158 municípios. Os números são referentes ao período entre outubro de 2015 e o dia 12 de março de 2016. Desses casos, 320 foram investigados com a realização de exame de imagem, sendo 200 confirmados e 120 descartados.
O número de óbitos não mudou desde o último boletim emitido no dia 1° de março. Até esta quarta, foram notificadas 24 mortes por microcefalia nos seguintes municípios: Alagoinhas (1), Camaçari (3), Conceição do Jacuípe (1), Cravolândia (1), Crisópolis (1), Monte Santo (1), Barro Preto (1), Campo Formoso (1), Itabuna (1), Itapetinga (1), Olindina (1), Salvador (6), Tanhaçu (1), Esplanada (1), Feira de Santana (1), Tancredo Neves (1) e Senhor do Bonfim (1).
De acordo com a Sesab, os dados divulgados foram baseados no antigo protocolo do Ministério da Saúde para notificação de microcefalia, levando em consideração o perímetro cefálico menor ou igual a 32 cm para diagnóstico da doença. Para o próximo boletim serão considerados os novos parâmetros indicados pelo Ministério da Saúde, que determinam as notificações de microcefalia para bebês do sexo masculino com perímetro cefálico menor que 31,9cm, e para bebês do sexo feminino com perímetro cefálico menor que 31,5cm. 
Com o Toda Bahia 

terça-feira, 15 de março de 2016

Agricultores pedem estado de emergência para nove municípios no Oeste da Bahia



As diretorias da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e dos sindicatos dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães e dos Produtores Rurais de Barreiras decidiram solicitar a decretação de estado de emergência para nove municípios do Oeste da Bahia ao governo do estado. A região calcula perdas de R$ 2 bilhões nas safras de grãos desta temporada, devido ao clima. Segundo a Aiba, a quebra de safra chega a 33% na cultura da soja e a 39% na do milho. O motivo são as poucas chuvas que caíram no Oeste da Bahia nos meses de outubro, novembro e dezembro, e do excesso de chuva em janeiro, seguido por 38 dias de seca em fevereiro. Os municípios mais afetados são Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Formosa do Rio Preto, Baianópolis, Jaborandi, Cocos, São Desidério, Riachão das Neves e Correntina. Outra seca como a deste ano, registrada na região, ocorreu pela última vez em 1989. Conforme as lideranças locais “o reconhecimento do estado de emergência vai permitir aos agricultores, que têm, a partir de 30 de abril, o vencimento de suas dívidas nas instituições financeiras, poderem renegociar o débito de uma forma mais tranquila”. 

Com Bahia do Povo 

Populares evitaram a tempo que mulher pulasse do Viaduto do Guarani em Conquista



Por muito pouco, uma nova tragédia não foi concretizada na manhã desta terça-feira (15), no popular “Viaduto do Guarani, que liga o bairro ao Alto Maron e ao Petrópolis. Uma mulher não identificada foi interceptada por outros pedestres, quando se debruçou sobre a grade da ponte, claramente tentando se jogar. Imediatamente os populares a seguraram e chamaram a Polícia. Testemunhas disseram que ela apresentava sinais claros de abalo emocional. Há dois dias, no mesmo local, morreu o jovemPablo Pithon, de 25 anos, neto do vereador Álvaro Pithon. Ironicamente, o edil solicitou em 2015 que a prefeitura instalasse grades mais altas, nos dois lados do viaduto, para desta forma diminuir o número de suicídios e tentativas. (Informações BDM)

PMDB de Santa Catarina resolve sair do governo Dilma


O diretório estadual do PMDB de Santa Catarina decidiu ontem (14) abandonar seus cargos no governo federal. Essa foi a primeira saída oficial por parte da legenda, apesar de o partido ter decidido, no fim de semana, que adiaria qualquer decisão de se retirar do governo da presidenta Dilma Rousseff por pelo menos 30 dias.
Como consequência direta da posição do diretório catarinense, o presidente da Eletrosul, Djalma Berger, e o da Embratur, Vinícius Lummertz, ambos indicados pelo PMDB catarinense, devem entregar os cargos. Eles participaram da reunião que definiu a saída dos políticos ligados ao partido no estado.
Segundo o presidente do PMDB em Santa Catarina, deputado federal Mauro Mariani, o diretório estadual propôs na convenção nacional da legenda que o partido deixasse o governo imediatamente. “Também avisamos que os peemedebistas de Santa Catarina colocariam os cargos no governo à disposição mesmo que o partido optasse pelo aviso prévio [de 30 dias]”, explicou Mariani.
O deputado ressaltou, ainda, que a saída do PMDB do governo Dilma, em nível nacional, será “inevitável”. Ele afirmou acreditar que mais de 80% da base do partido deseja a independência da legenda. “Para mim, está claro que esse governo não tem mais condições de propor nada para o País. Não tem apoio político para aprovar matérias que são importantes para tirar o Brasil da crise. A partir de agora, eu espero que o PMDB tenha uma postura de independência para buscar uma saída dessa situação”, finalizou.
Com o Toda Bahia 

Com barragem a 6%, população de Ibicaraí sofre com falta de água



A população da cidade de Ibicaraí, na região sul da Bahia, está sofrendo com a falta de água. Não chove com intensidade na região há mais de dois meses e o principal manancial só está com 6% da capacidade. Carros-pipa estão ajudando no abastecimento, mas os moradores precisam comprar água para consumo. A população chega a pagar R$ 50 reais por 750 litros de água trazidos de um ribeirão proximo de Ibicaraí. O ajudante de pedreiro Reinaldo Rosa deixou a atividade para atuar vendendo água para os moradores. "Não consegue não [atender todos os pedidos]. Se passar 24 horas sem dormir, não consegue", disse.A água que os moradores compram não tem garantia de ser adequada para consumo. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) do município pede para quem comprar que faça um tratamento básico, com duas colheres de água sanitária a cada mil litros de água, mas que não use a água para beber. A barragem do Luxo, em Ibicaraí, pode armazenar 80 milhões de litros e atualmente tem apenas 6% do total. José Raimundo dias, diretor do Saae, diz que a empresa precisa adquirir água na cidade de Floresta Azul, a 9 km de Ibicaraí. "Estamos comprando água na barragem de Floresta Azul e transportando em carros-pipa, porque não temos adutora de lá para cá", reclama. Estão disponíveis tanques de cinco mil litros em oito bairros de Ibicaraí. Além disso, carros-pipa são distribuídos em bairros carentes. 

Informações do Bahia do Povo 

Para evitar Moro e socorrer Dilma, Lula está perto de assumir ministério

As manifestações pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff, consideradas as maiores da história, e a decisão da Justiça de São Paulo de transferir para o juiz Sérgio Moro o veredicto sobre o pedido de prisão feito pelo Ministério Público Estadual aumentaram as chances de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumir um posto na Esplanada. Lula ainda não comunicou oficialmente sua decisão, mas tanto o PT quanto o Palácio do Planalto dão como certo que o ex-presidente ocupará uma espécie de superministério, a ser criado sob medida para ele. 

A reviravolta no núcleo do governo é vista como o último lance para evitar a queda de Dilma, ainda que o poder dela seja desidratado por esse novo arranjo. Até agora, a tendência é de que o ex-presidente assuma a Secretaria de Governo, hoje controlada por Ricardo Berzoini. Segundo apurou a reportagem, porém, a pasta será reformulada e dará a Lula poderes de interlocução com o Congresso e com os movimentos sociais. Por esse acerto, ele comandaria a estratégia do enfrentamento à oposição nas ruas e na política.

A ida de Lula para a equipe de Dilma só não foi anunciada ainda porque o governo e advogados do ex-presidente estudam se não há empecilho jurídico para a posse. O cuidado ocorre para que Dilma não seja acusada de obstruir a Justiça, uma vez que Lula é alvo da Lava Jato.

No governo, o ex-presidente ganha prerrogativa de foro privilegiado. Isso significa que, em caso de denúncia, a ação tem de ser julgada pelo Supremo Tribunal Federal, saindo da alçada de Moro, considerado implacável com investigados pela Lava Jato. Ontem, a juíza Maria Priscilla Ernandes, da 4ª Vara Criminal de São Paulo, transferiu para Moro a decisão sobre a denúncia e o pedido de prisão preventiva de Lula, apresentados pelo Ministério Público paulista no caso do tríplex do Guarujá. A defesa do ex-presidente vai recorrer.

Reconfiguração

Lula viaja na noite desta terça-feira, 15, para Brasília e deve se encontrar com Dilma amanhã para bater o martelo sobre o assunto. Segundo seus aliados, Lula rejeitou a Casa Civil nos moldes em que o ministério funciona hoje por considerar que a pasta tem muitas atribuições administrativas. Essa pasta teria de passar por uma reconfiguração para ele aceitar, transferindo as atribuições administrativas para outra pasta.

Caso aceite o convite para integrar o governo, Lula terá a tarefa de reunificar as bases parlamentar e social de Dilma para tentar barrar o impeachment da presidente. Ele tem dito que isso só será possível se houver um redirecionamento da política econômica do governo.

Em conversa por telefone com Dilma, no fim da tarde de ontem, Lula disse a ela que resistiu muito sobre a ida para o governo para não passar a ideia de que aceitara um cargo com o objetivo de obter foro privilegiado. Mudou de ideia, porém, após os protestos de domingo, que tiveram como alvo ele próprio, a presidente e o PT.

"Eu quero ajudar a salvar o nosso projeto", afirmou Lula, segundo um amigo dele que esteve ontem à noite no Planalto, para acertar detalhes sobre as novas funções do ex-presidente. "É fato que nós o pressionamos muito. Ele não topava, mas hoje (ontem) me disse: 'Tem uma hora em que a guerra se torna tão difícil que precisamos agir rápido'."

No modelo sob análise, a principal missão de Lula será estancar a debandada do PMDB, principal partido da base aliada, e segurar os outros partidos que ainda apoiam o governo. Em convenção no sábado, o PMDB fixou prazo de 30 dias para resolver se abandona Dilma. Foi uma espécie de aviso prévio para uma decisão praticamente tomada.

Berzoini, nesse organograma, viraria secretário executivo do ministério que hoje comanda. Dilma também ofereceu a Lula a Casa Civil, mas ele não quer assumir essa pasta. Em conversas reservadas, o ex-presidente disse que a Casa Civil tem muito poder e que, ocupando esse cargo, seria considerado primeiro-ministro, constrangendo Dilma. "Se Lula vier, seguramente será para cuidar do que mais conhece, que é a política", declarou o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner. 
Do Correio Braziliense

STJ mantém condenação de 'japonês da federal' por corrupção



O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou parcialmente o recurso do agente da Polícia Federal no Paraná Newton Ishii e manteve a sentença da Justiça Federal no Paraná que o condenou por corrupção e descaminho, ao facilitar a entrada no Brasil de produtos contrabandeados do Paraguai.

Ishii, que ficou conhecido como "japonês da federal" ao escoltar presos e investigados da Lava Jato e até ganhou marchinha de carnaval, foi um dos 19 policiais federais alvos da Operação Sucuri, deflagrada em 2003 para apurar um esquema formado por agentes da PF e da Receita Federal que facilitava o contrabando de produtos ilegais na fronteira com o Paraguai em Foz do Iguaçu (PR).

A decisão do ministro Félix Fischer acata em parte o recurso de três réus, entre eles Ishii, e reduzir a pena de um deles. A decisão, contudo, não identifica os réus e não deixa claro qual a condenação de Ishii. A defesa do agente alega que ele foi condenado a pagar apenas cestas básicas e informou que já recorreu da decisão do STJ.

Atualmente, Ishii responde a três processos, derivados da Operação Sucuri, sendo um na esfera criminal, outro administrativo e um terceiro por improbidade administrativa. Todos estão em andamento.  Do 
correiobraziliense

segunda-feira, 14 de março de 2016

Consumo de drogas mata quase 300 mil por ano, aponta ONU

Consumo de drogas mata quase 300 mil por ano, aponta ONU

O consumo de narcóticos ilegais provoca a morte de quase 300 mil pessoas por ano em todo o mundo. Atualmente existem 27 milhões de toxicodependentes com problemas graves de saúde, dos quais 12 milhões utilizam drogas injetáveis, como a heroína. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (14) pelo diretor executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Yuri Fedotov. "As crescentes ligações entre os grupos do crime organizado e a violência extremista e terrorista se beneficiam do tráfico de drogas", analisou Fedotov. Ele discursou na abertura de uma reunião da Comissão de Estupefacientes das Nações Unidas (CEONU), que começou hoje em Viena, na Áustria. O diretor destacou que é necessário desenvolver programas de prevenção e reintegração sociais para evitar que pessoas mais vulneráveis sejam cooptadas por traficantes ou até mesmo terroristas. Do Bahia Notícias 

Bahia tem um assalto a banco a cada três dias em 2016, diz Sindicato dos Bancários



Os ataques a agências bancárias e caixas eletrônicos na Bahia, que causam transtornos principalmente nas cidades do interior, já somam pelo menos 22 casos este ano, segundo dados do Sindicato dos Bancários.
A estatística, que considera o período entre 1º de janeiro e o último dia 2, representa a proporção de um ataque a cada três dias no estado. Em 2015, quando 209 ocorrências foram contabilizadas, este número foi de dois casos por dia. As explosões – que chegaram a 132 registros em 2015 e já somam 14 casos este ano – causam transtornos maiores do que a simples destruição das agências.
Em São Sebastião do Passé (a 58 km de Salvador), correntistas e outros usuários da agência do Banco do Brasil (BB), por exemplo, só puderam utilizar os serviços da instituição durante quatro meses no último ano. O prédio – que havia sido reaberto em julho de 2015, após uma explosão provocar o fechamento por sete meses – foi alvo de um novo ataque em 18 de dezembro último, e a agência ainda não voltou a funcionar.
Quase três meses após o ocorrido, a obra de restauro do edifício ainda está em andamento, sem previsão de chegar ao fim, segundo informações da Superintendência do BB na Bahia.  com o Toda Bahia 

domingo, 13 de março de 2016

Vitória da Conquista: Protesto atrai cerca de 3 mil pessoas, segundo organização

Protesto em Vitória da Conquista atrai cerca de 3 mil pessoas, segundo organização
Foto: Blog do Anderson 

Cerca de 3 mil manifestantes se reuniram na Praça Pastor Crésio Dantas Alves, em Vitória da Conquista, deste domingo (13), em protesto pedindo o impeachment da presidente Dilma Rousseff, a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e em defesa do juiz Sérgio Moro, que coordena a Operação Lava Jato. De acordo com o Blog do Anderson, a contagem da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar, que acompanhou o ato sob o comando do major Fernando Leite, dava conta que 2 mil pessoas saíram às ruas da Capital do Sudoeste Baiano.  

Informações Blog do Anderson 

A médica Ginecologista Dra Lilian Prado de 
Macaúbas estará atendendo nessa segunda-feira (14) na 
Policlínica Labaclin realizando consultas, preventivo, ultrassonografia de Doppler, 
músculo esquelético, morfológica e ultra-sonografia em geral.  

Policlínica Labaclin localizada na rua 06 de maio N° 71- 

IBIPITANGA-BA.

Baianos faturam mais com sites de vendas do que com lojas



Em tempos de turbulência econômica, quanto menores os custos, maior a probabilidade das empresas sobreviverem. Seguindo essa linha, para reduzir despesas com a venda direta, empresas fecham as portas e apostam no varejo online. Das 600 lojas virtuais da Bahia, 120 (20%) foram abertas no último ano, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Boa parte delas nasceu de empresas físicas que fecharam as portas. A mesma crise gerou oportunidades para que o comércio eletrônico se tornasse um dos principais aliados dos brasileiros na aquisição de produtos. O setor registrou crescimento de 15% no faturamento, movimentando R$ 41,3 bilhões em 2015, segundo o relatório WebShoppers, elaborado pela E-bit/Buscapé.
Neste ano, a expectativa é que o e-commerce fature R$ 44,6 bilhões no país, o que representa uma alta de 8% em relação ao período anterior. De acordo com o presidente da ABComm, Mauricio Salvador, o faturamento do setor na Bahia girou em torno de R$ 1,49 bilhões em 2015. “Comprar na web é sinônimo de comodidade. Dá para comprar sem sair de casa”, explica.
Empreendedores não devem cair na ilusão de que montar uma loja virtual é algo fácil. Pelo menos é o que afirma o idealizador da primeira loja de varejo online do país, Omar Pucci. “Os custos do online estão cada vez maiores. Tem o preço da divulgação, para que as pessoas conheçam sua marca, e as taxas de conversão. Muita gente acha que um e-commerce é solução para todos os problemas, mas não é. Pode ser se você tiver um bom planejamento”, explica ele, que também é fundador da empresa especialista em multicanais Full Commerce Brasil. com o Toda Bahia 

Pelo menos vinte Estados e DF têm atos contra o governo



Na primeira manifestação contra o governo de Dilma Rousseff em 2016, neste domingo (13), grupos marcaram centenas de atos pelo impeachment da presidente e a favor da Operação Lava Jato.
Em São Paulo manifestantes foram à Avenida Paulista  com cartazes e faixas pedindo o impeachment de Dilma e em apoio ao juiz Sérgio Moro foram pregados nos postes. Ambulantes vendem bandeiras, apitos, camisetas e bonecos de ar do ex-presidente Lula e da Dilma como presidiários. Sob o Museu de Arte de São Paulo (MASP), manifestantes batiam panelas.
Na Praia de Copacabana, Zona Sul do Rio. A concentração do ato foi marcada para as 10h e os manifestantes começaram a chegar por volta das 9h. A manifestação, que por volta das 10h30 contava com 5 carros de som,  segue por cerca de 2 quilômetros em direção ao Leme. Muitos manifestantes mostravam seu apoio à Operação Lava Jato e ao juiz Sérgio Moro, à frente das investigações.
Já no Distrito Federal os integrantes de movimento pró-impeachment da presidente Dilma Rousseff ocuparam a Esplanada dos Ministérios para uma marcha entre o Museu da República e o Congresso Nacional. Antes do início da caminhada, os manifestantes rezaram em frente à Catedral de Brasília. Seis carros de som acompanharam a marcha. 
Com o Toda Bahia 

Papa Francisco completa três anos de pontificado e distribui 40 mil evangelhos



O papa Francisco completa neste domingo o seu terceiro aniversário de pontificado. Com dezenas de milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, o pontífice ofereceu 40 mil cópias do Evangelho de Lucas aos peregrinos que foram receber a tradicional bênção papal na praça.
“Trata-se do Evangelho de Lucas, que lemos nos domingos deste ano litúrgico. O livro tem este título: “O Evangelho da Misericórdia de São Lucas”, explicou o papa de sua janela do apartamento pontifício, após a recitação da oração do ângelus.
O papa contou à multidão a história bíblica da mulher adúltera a quem Jesus recusou-se a condenar. “Esta mulher representa todos nós, adúlteros diante de Deus, traidores de sua confiança. E sua experiência representa a vontade de Deus para todos nós: que não há condenação, mas a nossa salvação através de Jesus”, disse ele. Com o Toda Bahia 

Cidades baianas participam de manifestações pró-impeachment



Neste domingo (13), várias cidades baianas aderiram aos protestos contra o atual governo da presidente Dilma Rousseff. Em Vitória da Conquista, cerca de 3 mil pessoas se concentraram na Praça Pastor Crésio Dantas Alves. Um dos pontos altos da mobilização foi a presença do boneco “Pixuleco”, que faz referência ao presidente Lula vestido com um uniforme de presidiário.
Na contagem da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar, que acompanhou o ato sob o comando do major Fernando Leite, 2 mil pessoas saíram às ruas da Capital do Sudoeste Baiano.
Em Juazeiro, o ato pró-impeachment reuniu políticos e populares na praça do São Tiago Maior. Pré-candidatos estiveram presentes no manifesto, entre eles Joseph Bandeira (PDT), Wank Medrado (PMDB), Márcio Jandir (DEM) e Leonardo Bandeira (PSDB). 
Com o Toda Bahia 

Tríplex de Lula vira carro de som nos protestos de Brasília



Com a mensagem “você pagou essa obra!”, manifestantes de Brasília transformaram um carro de som em um tríplex semelhante ao do ex-presidente no Guarujá, litoral de São Paulo.
Assim como o Ministério Público de São Paulo, que pediu a prisão preventiva do ex-presidente na última quinta-feira (10/03), manifestantes usam o carro para pedir o encarceramento de Lula.
Na “cobertura” do carro de som, as imagens da presidente Dilma Rousseff, do empreiteiro da UTC Ricardo Pessoa e Newton Ushii, o japonês da federal, acompanham as fotos de Lula na alegoria.  As informações são do site Veja.