terça-feira, 26 de setembro de 2017

Professores das universidades estaduais fazem paralisação e ato nesta quarta

Professores das universidades estaduais fazem paralisação e ato nesta quarta

Os professores das universidades estaduais baianas (Uneb, Uefs, Uesc e Uesb) realizam paralisação das atividades acadêmicas nesta quarta-feira (27) reivindicando a abertura de negociação entre o governo do Estado e a categoria. No mesmo dia, os docentes, acompanhados de técnicos e estudantes, farão ato na Secretaria da Educação (SEC), localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB) – a previsão é de que cheguem a Salvador caravanas com membros da comunidade acadêmica de outros campi. De acordo com a Associação de Docentes da Uneb (Aduneb), a pauta de reivindicações foi protocolada junto à Governadoria, à Secretaria Estadual da Administração (Saeb) e à SEC no dia 19 de dezembro de 2016. Os docentes de Uefs, Uesc e Uesb já aprovaram indicativo de greve. Entre os tópicos, está o reajuste linear de 30,5% -- a categoria estima um prejuízo de quase 20%, após 2 anos sem a recomposição inflacionária. Há também o pagamento de adicional de insalubridade e totalização das progressões e promoções (há uma lista de espera de 443 professores).  Do Bahia Notícias 

Estação de metrô de Londres é evacuada após explosão


A estação Tower Hill do metrô de Londres foi evacuada, na manhã desta terça-feira (26), após um carregador móvel de celular causar uma pequena explosão em um trem. A explosão ocorreu em um trem de metrô perto da estação Tower Hill, seguida por fogo e cheiro de ácido, segundo informou o Daily Mail. De acordo com testemunhas, na mala de um passageiro explodiu uma bateria, provocando fogo.
A polícia rodoviária britânica escreveu no Twitter que o incidente não é “suspeitoso”, acrescentando que deve ter sido provocado pelo superaquecimento de uma bateria móvel para celular.
O incidente ocorreu em meio à “severa” ameaça à segurança do Reino Unido. Mais cedo neste mês, uma explosão atingiu a estação de metrô Parsons Green, causando 30 feridos. O grupo terrorista Daesh (proibido na Rússia) reivindicou o ataque.
Informações do site Sputniknews

Bahia fica fora do horário de verão pelo sexto ano seguido


Da Redação do Toda Bahia 
Os baianos não terão que ajustar seus relógios a partir do dia 15 de outubro, quando começa a valer o Horário de Verão deste ano, adotado em outros estados do país. Na manhã de hoje (26), o governador Rui Costa afirmou ao Correio* que “o Nordeste não tem economia com a medida e, portanto, não é viável”.
“Não teremos horário de verão. Até os técnicos do Governo Federal entenderam que não é mais viável isso,mas resolveram fazer. Eles já até avaliam se fazem ou não no próximo ano”, comentou. Desde 2011, Bahia não adianta os relógios.
“A Bahia, desde o início do horário de verão, já fica naquela posição, eu diria, intermediária, no ponto de equilíbrio. Não tem grandes ganhos. Os estados do Nordeste não têm ganho energético por conta do horário de Verão, a Bahia também se coloca nessa posição. Então, não tem porque alterar completamente o funcionamento das coisas e da vida das pessoas se isso não provoca um ganho energético, ou um benefício para a sociedade”, completou Rui.

Itabuna recebe curso gratuito de piscicultura da Bahia Pesca


Produtores rurais da região de Itabuna, no Sul da Bahia, que desejam iniciar produção em piscicultura ou quiserem reciclar seus conhecimentos terão a oportunidade de participar de uma palestra sobre piscicultura realizada pela Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri). As aulas, gratuitas, serão ministradas nesta quinta-feira (28) e fazem parte da programação da Exposição Agropecuária de Itabuna (Expoita).
Entre os temas abordados no curso estão sistemas de criação, construção de tanques e viveiros e escolha de espécies. A aula acontece no Parque de Exposições da cidade e os interessados devem se inscrever nestas terça (26), das 19 às 23h, e quarta (27), das 11 às 22h, no estande da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente do município, montado no evento.
O curso disponibiliza 40 vagas e os alunos podem escolher aulas entre dois horários – no turno matutino, às 8h30, e no vespertino, às 14h. “A capacitação dos produtores é um dos eixos da atuação da Bahia Pesca neste ano. Com o aprendizado obtido, as famílias de produtores rurais podem tanto começar a atuar nesse importante segmento econômico quanto se capacitar para aumentar sua produtividade”, explica o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior. 
fonte: Toda Bahia