A polícia da Bahia registrou 79 ocorrências referentes a crimes eleitorais até as 16h30 deste domingo (2), no estado. Foram 42 casos de boca de urna, 10 de compra de votos, 10 de transporte irregulares de eleitores, três casos de porte ilegal de arma, três de desacato de autoridade eleitoral, um registro de injúria e brigas ou desentendimentos entre integrantes de partidos adversários.
Os registros, segundo a Secretaria de Segurança Pública, foram computados em 54 cidades do estado. Foram 95 pessoas detidas, mas em alguns casos houve liberação mediante pagamento de fiança. A secretaria não informou quantos suspeitos permanecem presos.
Entre as ocorrências registradas destaca-se a prisão do ex-vereador e secretário municipal de Relações Institucionais de Ilhéus, Jaílson Nascimento (foto acima), abordado durante prática de boca de urna nas proximidades de uma escola. Com Jaílson foram encontrados cerca de 20 mil exemplares de material de campanha e R$ 2.700 em espécie. As suspeitas indicam que ele era coordenador de campanha. Os policiais encontraram com o suspeito uma lista com o número de identidade de 14 pessoas e suas respectivas comissões. No total, os pagamentos chegavam a R$ 12.460.