quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Esquema especial é montado em Salvador para a Festa de Iemanjá



Um esquema especial de segurança, saúde, trânsito e transporte foi montado em Salvador para a realização da tradicional festa de Iemanjá, realizada nesta quinta-feira (2), que tem como principal ponto de concentração o bairro do Rio Vermelho. A programação para a festa foi definida pela Colônia de Pescadores do bairro.
Na madrugada de hoje, foi  depositado o presente de Oxum no Dique do Tororó. Às 4h45, uma alvorada de fogos deu início aos festejos e a chegada do presente principal – geralmente mantido em segredo até a hora em que é levado ao mar – na Colônia de Pescadores, no Rio Vermelho. Às 15h30, o presente principal e as demais oferendas serão levadas até alto-mar para serem depositadas. O encerramento dos festejos religiosos acontece às 18h.
Segurança – De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o esquema policial para a festa contará com mais de 900 profissionais, entre policiais civis e militares, além de bombeiros, que iniciaram os trabalhos já na quarta, com o acompanhamento da arrumação dos presentes.
Saúde – Um esquema especial foi montado para operar exclusivamente no evento. Um módulo assistencial na Rua Vieira Lopes, semelhante aos instalados durante o carnaval, funcionará das 10h às 22h, com uma estrutura montada que contará com seis leitos, dois médicos, dois enfermeiros e três técnicos.
Trânsito e transporte –  Segundo informações da prefeitura, entre 4h de 2 de fevereiro e 6h do dia seguinte, 12 barreiras de trânsito vão isolar vias do Rio Vermelho. No período, estarão proibidos circulação e estacionamento de veículos na Rua da Paciência, Travessa Prudente de Moraes, Largo de Santana, Rua Guedes Cabral, Rua Borges dos Reis, Rua Almerinda Dutra, Rua João Gomes, Rua Conselheiro Pedro Luiz e Largo da Mariquita. Ao todo, doze linhas (ver abaixo) terão os horários de operação prolongados.
com o Toda Bahia

Com o t

MEC pede que Polícia Federal investigue denúncias de invasão de contas do Sisu



O Ministério da Educação pediu na última quarta-feira (1°) que a Polícia Federal investigue denúncias de acesso indevido a dados pessoais de seis candidatos às vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). De acordo com os estudantes, a invasão teria possibilitado a alteração de suas opções de curso.
No pedido, o MEC informa que o sistema não identificou indícios de violação. A pasta também ressaltou no documento protocolado hoje que todas as ações feitas no sistema são registradas em “log”, uma espécie de histórico, que permite uma auditoria completa das movimentações. “A partir da divulgação dos casos citados, as equipes técnicas do Inep e da Secretária de Ensino Superior (Sesu) identificaram no sistema data, hora, local, operadora e IPs de onde partiram as mudanças de senha destes”, diz o texto.
O processo de inscrição de vagas no Sisu foi concluído no dia 29 de janeiro deste ano, com 2,4 milhões de inscritos. Desde a segunda-feira (30), foram noticiadas denúncias de que hackers invadiram o sistema e mudaram a opção de curso de candidatos. Em um dos casos que ganhou repercussão na imprensa, uma candidata diz que os invasores mudaram a opção de curso de medicina para um curso tecnológico de produção de cachaça. O MEC, entretanto, disse que só houve registro da opção pelo segundo curso. com o Toda Bahia 

Câmara abre sessão em que será eleito o presidente da Casa até 2019



A Câmara dos Deputados abriu, por volta das 9h10 desta quinta-feira (2), a sessão na qual será eleito o presidente da Casa para os próximos dois anos.
Os seis candidatos a presidente da Câmara são Rodrigo Maia (DEM-RJ) – que tentará a reeleição –, Jovair Arantes (PTB-GO), Luiza Erundina (PSOL-SP), André Figueiredo (PDT-CE), Júlio Delgado (PSB-MG) e Jair Bolsonaro (PSC-RJ).
Como Maia é candidato, a condução da sessão ficou sob o comando do deputado Beto Mansur (PRB-SP), atual 1º secretário da Casa.

Ex-primeira-dama Marisa Letícia morre em São Paulo após AVC



A ex-primeira-dama e mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dona Marisa Letícia Lula da Silva, 66, teve morte cerebral nesta quinta-feira (2) em razão de complicações causadas por um AVC (Acidente Vascular Cerebral) hemorrágico.
Segundo informações do hospital, foi dada entrada em procedimentos para a doação dos órgãos.
Ela estava internada em estado grave no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde 24 de janeiro, mas o quadro acabou se agravando na tarde desta quarta (1º), com a redução da atividade cerebral.
Na terça (31), em razão de uma considerável melhora apresentada pela ex-primeira-dama, os médicos chegaram a retirar os sedativos que a mantinham em coma induzido, mas ela não teria reagido bem, voltando a ser sedada.
Além do filho de seu primeiro casamento, Marcos, adotado por Lula, Marisa deixa os filhos Fábio, Sandro, Luís Cláudio, a enteada Lurian (filha do ex-presidente com uma ex-namorada), e o marido, Luiz Inácio Lula da Silva. Os dois foram casados por 43 anos. 
Do UOL

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Bahia: Grupo invade cidade, explode banco e incendeia carros em Cachoeira

Grupo invade cidade, explode banco e incendeia carros em Cachoeira
Foto: Voz da Bahia

Um grupo formado por cerca de 20 homens invadiu, na noite de terça-feira (31), a cidade de Cachoeira, no recôncavo baiano, e explodiu a agência do Banco do Brasil. De acordo com a polícia, os criminosos ainda tentaram roubar a agência da Caixa Econômica Federal. Contudo, o local possui um sistema de segurança que lança fumaça, o que impediu a visibilidade dentro da agência, e os criminosos desistiram da ação. Ainda de acordo com a polícia, o grupo cercou a cidade e chegou atirando. Ninguém ficou ferido na ação. Após o assalto, eles abandonaram e queimaram os veículos que utilizaram no ataque. O ato foi uma forma de bloquear a perseguição policial.  De acordo com o G1, um dos veículos foi incendiado dentro da Ponte Dom Pedro II que liga os municípios de Cachoeira e São Félix, e que fica sobre o Rio Paraguaçu, além de ser um dos cartões postais da cidade de Cachoeira. Outro veículo foi incendiado na estrada da BR-101, entroncamento com o município. Ainda segundo a polícia, a PM fez buscas pela região. Até a publicação desta reportagem, nenhum suspeito foi localizado.