sexta-feira, 18 de abril de 2014

AZULÃO: mais uma espécie de ave que desaparece da região.

Através de pesquisa, consulta, o ambientalista, Jobijander Pinto da Purificação, servidor público municipal da Secretaria de Meio Ambiente, trás sérios alertas de desaparecimento de aves/animais que eram comuns na região de Macaúbas. Veja a seguir trabalho de sua autoria, desta vez o Azulão, ave que se torna cada vez mais rara nas proximidades.
Azulão do Nordeste (Foto Reprodução)
Azulão do Nordeste (Foto Reprodução)

            O Azulão – Cyanoloxia brissonii cyanoides, O azulão é uma ave passeriforme da família Cardinalidae. Também conhecido pelos nomes de azulão-bicudo, azulão-do-nordeste, azulão-do-sul, azulão-verdadeiro, guarundi-azul, gurandi-azul, gurundi-azul e tiatã. Ocorre na região Nordeste, do Piauí ao sul da Bahia e no norte de Minas Gerais. De bico avantajado e negro. O macho é totalmente azul-escuro, com partes azuis brilhantes. A fêmea e os filhotes são totalmente pardos com as partes inferiores um pouco mais claras. Já estar praticamente extinto, pois não se encontra mais na natureza. Se reproduz no nordeste no período das chuvas, constrói seu ninho não muito longe do solo e cada ninhada geralmente tem entre 2 e 3 ovos, tendo de 3 a 4 ninhadas por temporada. Os filhotes nascem entre 13 e 15 dias após a fêmea botar os ovos.
O Azulão é uma espécie territorialista, isto é, não permite que outro casal invada seu local de reprodução (Território), pois, defendem seus limites, com bastante empenho, para que não haja competição de alimentos, seus filhotes quando chegam à fase adulta são expulsos, e terão que conquistar seu próprio local para viver.
É uma espécie onívora, (come de tudo), consumindo sementes de capim, pequenas frutas silvestres e vários insetos.
Segundo o Ambientalista Aramy Fablicio “A captura é a maior causa das extinções, mas o desmatamento desordenado dos arbustos, árvores nativa das regiões áridas também contribui; Com todos esses fatores a ave foi ficando cada vez mais rara.
Nos anos 80, havia muitos pássaros dessa espécie aprisionados em gaiolas, onde as pessoas apreciavam seu belo canto, há relatos que os pássaros eram vendidos nas capitais e até para o exterior, para que brigassem em rinhas, havendo apostas altíssimas.
383908hRelatado por moradores da Zona Rural do Município de Macaúbas, Bahia, a ave começou a desaparecer na década de 90, quando o uso de agrotóxicos, não era fiscalizado com tanta eficácia, e as pessoas usavam o produto tóxico descontroladamente sem nenhuma orientação técnica, junto com esse impacto, veio o desmatamento para a formação de pastagens e outras atividades, acabando com quase toda a mata nativa, introdução de árvores frutíferas de outros estados, e a erradicação das espécies de arbustos nativas, típicos da Caatinga, devido o desmatamento, e como se pode notar os ciclos de chuva foram alteradas, fato esse comprovado cientificamente, que áreas que tiveram a perca da vegetação nativa em excesso, por conta do desmatamento (corte indiscriminado de matas), em algumas regiões houve diminuição das chuvas ou mudança de ciclo. E as secas prolongadas aqui da região também afetaram o habitat desse belo pássaro. Outro fator importante foi à caça predatória, onde as pessoas engaiolavam e comercializavam o pássaro Azulão, que seriam levados a outros estados, capturavam apenas os machos jovens e adultos, deixando para traz as fêmeas, que obviamente não poderiam ser reproduzirem, e assim acabando com todas as chances de recuperação da população da ave.
Hoje em Macaúbas e em quase todo o Nordeste, raramente se encontram algum exemplar na natureza, talvez seja mais fácil encontrá-lo aprisionado em gaiolas em frente a residências. Hoje em dia, se pode dizer que, se a sociedade se conscientizasse e libertasse todos os pássaros, não adiantaria nada, pois na natureza quase não restou nenhuma fêmea.
Como se pode observar, o desmatamento da Caatinga é um fator desastroso para a sobrevivência de aves e outras espécies animais, principalmente o Homem, pois, é da natureza que tiramos a matéria prima para fabricação de remédios e de tudo que necessitamos, com o desaparecimento dessas fontes naturais, milhares de espécies vegetais são mortas, e animais são extintos, e nunca teremos a chance de estudá-los, para entender sua função na natureza, para que possamos preservá-los, e quem sabe usarmos em beneficio da humanidade.
Esse é mais um alerta que a natureza nos envia. Vamos juntos defendermos o nosso Meio Ambiente.
Jobijander Pinto da Purificação.
Ambientalista.
Texto baseado em relatos de moradores da região.
Referencia:
http://www.oeco.org.br/reportagens/25722-amazonia-cientistas-mostram-como-desmatamento-altera-chuvas
http://www.jardimdeflores.com.br/paisagismo/a34plantaspassa”
com:macaubasonoff

ACIDENTE COM ÔNIBUS DA SÃO GERALDO DEIXA TRÊS MORTOS E UM FERIDO NA BR-101

 Três homens morreram e uma mulher ficou gravemente ferida no início da manhã desta sexta-feira (18) em uma batida entre um carro e um ônibus na BR-101, trecho do município de Itamaraju, no extremo sul baiano.

Segundo informações do site Radar 64, um veículo modelo Fiat Pálio, com quatro pessoas, bateu de frente com um ônibus da empresa São Geraldo. Morreram o enfermeiro Paulo Vítor Brito Carreiro, de 26 anos e Alberto de Souza Silva, 29. A terceira vítima ainda não tinha sido identificada. Emilly Souza, 21, precisou ser resgatada das ferragens e está internada no hospital municipal de Teixeira de Freitas com diversas fraturas.

Ainda não há informações sobre as causas do acidente. Na noite desta quinta (17) duas pessoas de uma mesma família morreram e três ficaram com ferimentos graves, após acidente também na BR-101, próximo à Itamaraju.Bocão News

15 SURPREENDENTES FENÔMENOS NATURAIS

1. Brinicle Eu não tinha idéia que alguns desses existiam. Estou fascinado, mas apavorado ao mesmo tempo..


Se formam sob gelo quando um fluxo de água salina é introduzido para a água do oceano. Vai congelando tudo o que toca.

2. Relâmpago vulcânico


Plumas vulcânicas produzem imensas quantidades de carga elétrica e estática. Em casos raros, isso pode desencadear uma tempestade violenta.

3. Arco íris branco


Estes arcos íris se formam na névoa, em vez de chuva. A condensação reflete pouca luz, e, como resultado, o arco-íris é composto de cores muito fracas - como o branco - em vez das cores vibrantes de um arco-íris tradicional.

4. Relâmpagos de Catatumbo


Na foz do rio Catatumbo, na Venezuela, uma massa única de nuvens de tempestade se forma, criando o espetáculo raro conhecido como Relâmpagos de Catatumbo. A tempestade ocorre até 160 noites por ano, 10 horas por dia e 280 vezes por hora.

5. Trombas d'água



Trombas d'água são vórtices que ocorrem ao longo de um corpo de água. Nenhuma água é sugada e o broto é feito inteiramente de água emitida pela condensação.

6. Redemoinhos de fogo


Os redemoinhos de fogo são turbilhões de fogo. Eles ocorrem quando as condições de calor e vento turbulento intensos combinam.

7. Glória da manhã


Glória da manhã são nuvens incrivelmente raras, tanto assim, que nós não sabemos o que lhes causa. Elas são mais comumente vistas na pequena cidade de Burketown, na Austrália.

8. Nuvens lenticulares


Nuvens lenticulares são nuvens em forma de lente que se formam quando o ar úmido flui sobre uma montanha e se pilha em grandes camadas de nuvens. Devido à sua forma estranha, estas nuvens são muitas vezes confundidas com OVNIs.

9. Penitentes


Penitentes são lâminas  altas e finas de neve e gelo endurecido que se formam em grandes altitudes. Em uma tal altura, os raios do sol são capazes de transformar gelo em vapor de água sem derreter-lo. Algumas áreas se transformam aleatoriamente em vapor mais rapidamente do que outras, formando depressões na superfície lisa. 

10. Supercélulas


Supercélulas são o tipo mais raro e perigoso de tempestades. Enquanto elas são formadas assim como outras tempestades, a rotação vertical de sua corrente ascendente significa que elas podem se sustentar por muito mais tempo do que uma tempestade comum.

11. Flores de Gelo


Flores de gelo são formados quando a seiva no caule das plantas congela e se expande, rachando o tronco. A água, em seguida, entra através das rachaduras e congela quando em contato com o ar, eventualmente formando padrões requintados.

12. Arco íris de fogo


São formados pela luz que reflete a partir de cristais de gelo em nuvens altas. Os halos são tão grandes que muitas vezes aparecem em paralelo ao horizonte.

13. Parélio


É um fenômeno atmosférico que acontece quando os cristais de gelo brilhem quando o sol está em um determinado ângulo.

14. Nuvens  mammatus


Nuvens mammatus são bolsas de nuvens que se formam e pendem por baixo da base da nuvem. Elas se formam quando o ar e as nuvens mantém diferentes níveis de umidade.

15. Nuvens asperatus


Nuvens asperatus só foram classificadas em 2009. Como resultado, sabemos pouco sobre elas além do fato de que são incríveis.

Juiz da PB condena grupo que lucrava com 'cura pela fé' e manda queimar materiais religiosos

Objetos da cultura afro-brasileira foram queimados

O uso da 'cura pela fé' com finalidade de obter lucro foi alvo da justiça paraibana da cidade de Conceição, no Sertão do estado, distante 482 quilômetros de João Pessoa.
Esta semana, o juiz da Comarca do município, Antônio Eugênio, condenou um grupo formado por cinco pessoas lideradas por Ricardo de Oliveira, conhecido como 'Professor Saturno'. Além de condenar os réus, ele determinou que os objetos utilizados pelo grupo fossem incinerados.
A sentença condenou o grupo por formação de quadrilha, extorsão e falsificação de produtos terapêuticos. Professor Saturno teve pena de 15 anos de reclusão e os demais acusados, João Alves de Paula Filho, José Ferreira Xavier, Airon da Silva Gomes e Mauro Sérgio Medeiros de Assis, pegaram sete anos e quatro meses.
A condenação dos réus, divulgada na segunda-feira (14) criou polêmica sobre dois temas no município: a questão do respeito aos cultos afro-brasileiros e o charlatanismo, através do uso da boa fé das pessoas para obtenção de lucro.
De acordo com a decisão do juiz paraibano, o réu agiu com dolo, ou seja, com intenção de enganar, e causou transtornos psicológicos às vítimas, pessoas humildes e de boa fé.
O grupo foi detido durante uma operação das polícias Militar e Civil em 2007, quando foram apreendidos computadores, veículos e uma quantia de R$ 9.350. Segundo as investigações, os acusados agiam num local chamado de 'centro esotérico' e aplicariam golpes usando a cura pela fé.
A solução de todos os problemas, inclusive enfermidades, era prometida às pessoas, cujas consultas custavam R$ 50. Os chamados trabalhos espirituais, com o uso de ervas, banhos e velas, chegavam a custar até R$ 2 mil. O grupo divulgava os 'serviços espirituais' através de site na web, rádios, programa de televisão e telefone.
O advogado dos réus, Joaquim Lopes, informou que o grupo irá recorrer da decisão judicial e os condenados aguardaram o julgamento em liberdade.
Grupo usava a cultura afro-brasileira em Conceição
Foto: Objeto do grupo que fazia uso da cultura afro-brasileira em Conceição
Cultura Afro-brasileira
Após a sentença condenatória, o juiz Antônio Eugênio determinou que os objetos apreendidos fossem incinerados. A queima dos utensílios esotéricos, como velas, óleos e pequenas esculturas, aconteceu nessa quarta-feira (16).
A decisão do juiz de incinerar os utensílios da cultura afro-brasileira, no entanto, não foi aprovada pela presidente da Federação dos Cultos Afro-brasileiros de João Pessoa, Mãe Penha de Iemanjá.
Na opinião dela, os objetos em si não representam charlatanismo e o ato de queimá-los só incentivaria o preconceito às religiões afro-brasileiras. "Aprovo a decisão da justiça de condenar pessoas que usam a boa fé e os preceitos dos cultos afro com fins malignos e com intenção de ganhar dinheiro com a boa fé dos outros, mas os objetos em si não representam isso. Eles poderiam ter sido doados", ratificou.
Mãe Penha de Iemanjá lembrou que os cultos das religiões afro-brasileiras praticam o bem e fazem parte da cultura do país e reforçou que, infelizmente, no Brasil, existem pessoas que usam dessa cultura para denigrir, deturpar, fazer coisas do mal e ainda obter lucros indevidos usando a boa fé.
"Esse tipo de gente deve ser combatida sim, para que os conceitos da cultura e da religiosidade afro-brasileiras sejam revistos e o preconceito seja transformado em respeito", opinou.
Quanto à questão da cobrança nos cultos afro, Mãe Penha disse que elas nunca devem ser exorbitantes e que os seguidores das crenças devem pagar aquilo que podem e não quantias pré-estipuladas.
"Claro que as mães e pais de santo precisam pagar luz, água e as despesas do centro de cultos, mas os recursos devem partir das pessoas que querem ajudar e da forma como podem", ressaltou. 
Blog Mari Fuxico 










A Fisio Life também conta  com atendimento em Estética Facial e corporal...

- Limpeza de pele
- Peeling de Diamante
- Drenagem Linfatica 
- Massagem Modeladora 

CUIDE-SE BEM E SINTA-SE LINDA!




Apostar nas loterias fica mais caro a partir do mês de maio; veja reajustes

Imagem ilustrativa

Os valores para as apostas da Mega Sena, Lotofácil e Quina ficam mais caros, a partir do próximo mês. A informação foi divulgada no Diário Oficial da União, que trouxe a autorização da Caixa Econômica Federal com os reajustes nos valores.
Com o aumento, o valor da Mega Sena, antes R$ 2, passa para R$ 2,50. Já a Lotofácil sobe de R$ 1,25 para R$ 1,50 e a Quina com cinco números de R$ 0,75 para R$ 1. A Quina sofrerá reajuste também na aposta com seis números, que terá o valor de R$ 4 reais, e com sete números, que será R$ 10. Atualmente essas apostas custam R$ 3 e R$ 7,5, respectivamente.
De acordo com a publicação, o reajuste só deverá ser válido a partir do dia 10 de maio para a Lotofácil e 11 de maio para as demais.
Além dessas, as apostas da Mega Sena de sete a 15 números marcados na cartela também deverão ter o preço elevado, assim como as apostas da Lotofácil, com 16, 17 e 18 números. Ainda de acordo com a portaria, os valores da premiação fixa das apostas vencedoras com 11, 12 e 13 números da Lotofácil serão reajustados, respectivamente, para R$ 3, R$ 6 e R$ 15.
Blog Mari Fuxico 


Prefeitura do interior prorroga inscrições e Aeronáutica oferece 614 vagas

inistério do Planejamento autoriza convocação de 44 classificados para o cargo de controlador de tráfego aéreo


A Aeronáutica abriu concurso para o Exame de Admissão (Modalidade B) ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica - turmas 1 e 2 do ano de 2015. São 614 vagas em diversas modalidades, incluindo mecânica de aeronaves, comunicações, guarda e segurança e controle de tráfego aéreo. Para participar, o candidato deve ter concluído ou estar em condições de concluir, com aproveitamento, o ensino médio e ter entre 17 anos e 24 anos de idade até 31 de dezembro de 2015.

Com duração aproximada de dois anos, o Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS) é ministrado sob regime de internato militar na Escola de Especialistas de Aeronáutica (Eear), na  cidade de  Guaratinguetá (SP). As inscrições podem ser feitas a partir do próximo dia 23 e seguem até 26 de maio pelo sitewww.eear.aer.mil.br. A taxa é de R$ 60. A seleção conta com exame de escolaridade, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e análise e validação documental.
 
Autorizados novos controladoresO Ministério do Planejamento autorizou a convocação de 44 classificados para o cargo de controlador de tráfego aéreo do Grupo de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Dacta) do Comando da Aeronáutica, do concurso de 2012. As convocações devem começar ainda este mês.
 
Prefeitura prorroga prazo de inscriçãoA prefeitura de Muquem de São Francisco prorrogou o prazo para inscrição no concurso com 334 vagas em diversos cargos. Agora os interessados têm até 22 de abril para realizar a inscrição no sitewww.consultte.com.br. A data da prova também foi alterada, passou para 25 de maio. de: ibahia
ATENÇÃO IBIPITANGA E REGIÃO 


O mercadinho do Chico ta organizando uma super 

promoção de pascoa ... Na compra acima de R$ 50,00 

reais, você terá um mega desconto de 3% (á vista).


** Visite nos e confira **





Ricardo Feltrin: Record corta comerciais para ficar em 2º no Ibope, denuncia o SBT

A Record tem se mantido com certa dificuldade em segundo lugar no ibope, nos últimos meses. Desde o ano passado, em alguns meses, o SBT voltou a ameaçar a posição da emissora durante a semana, ora com novelinhas, ora com outras atrações.
Embora continue firme na vice-liderança, o SBT acredita que a Record tem usado uma estratégia pouco rentável para manter posição: ela elimina breaks comerciais durante seus programas de maior audiência, como o “Cidade Alerta” e o “Domingo Espetacular”, entre outros…
HAJA GOGÓ
No caso do “Cidade Alerta”, Marcelo Rezende chega a ficar 3h20 no ar e não raro chega até aos dez pontos de média —excelente ibope. O problema é que, no mês passado, o jornalístico policial abriu apenas 8% de seu espaço para publicidade. Ou seja, dos 2.315 minutos de programa, apenas 209 foram gastos em comerciais. E parte desse tempo também foi usado em propaganda institucional. Resumindo: o programa dá muito ibope, mas fatura pouco.
EXPRESSINHO ESPETACULAR
Outro programa jornalístico da Record que quase não abre espaço para break comercial tem sido o “Domingo Espetacular”. No mês passado, a revista dominical da emissora teve apenas 13% de espaço dedicado à publicidade. De 1.203 minutos de conteúdo, apenas 156 foram comercializados.
COMPARATIVO
Outras emissoras chegam a abrir três vezes mais espaço para comerciais (no caso do “Pânico na Band”, até mais que isso). Ou seja, a Record de fato tem se garantido em segundo lugar, mas o faturamento não está saindo do mercado publicitário.
COMPARADOS
Outro ponto a se notar é que Marcelo Rezende segura o ibope da Record nas alturas enquanto está no ar, mas assim que acaba o “Cidade Alerta” o ibope da Record cai e o do SBT sobe, chegando a ficar dois pontos acima. Cada ponto vale por 65 mil domicílios na Grande São Paulo.
OUTRO LADO
Embora os argumentos do SBT estejam corretos, eles podem ser usados contra a emissora também. O “Domingo Espetacular”, por exemplo, tem mais breaks comerciais que o programa Silvio Santos. O programa de Silvio fica quase quatro horas sem intervalos, e quando há inserção comercial ela pertence a quem? Às próprias empresas do Grupo Silvio Santos, como a Jequiti e a Telesena. Ou seja, o programa do dono do SBT tem apenas 8% de intervalos —porcentagem igual ao “Cidade Alerta”.
OUTRO LADO B
Outro exemplo: no último domingo “Eliana” fez apenas dois breaks. Ficou quase três horas sem publicidade (só “merchan”).
CRUCIFIQUEM-NA
Como reza a lenda, área jornalística é mesmo um viveiro de espécies venenosas. Da mesma forma que Rachel Shererazade defendeu a ação de marginais que acorrentaram um suposto menor infrator a um poste, no Rio, “colegas” da jornalista têm defendido o apedrejamento simbólico dela e sua demissão sumária do SBT. De forma sub-reptícia, quase que diariamente, algum jornalista faz um comentário maledicente com alguém da chefia, “porque é um absurdo ela continuar aqui”; “onde já se viu uma repórter prejudicar o nome inteiro de uma emissora”, e outras hipocrisias. Agem como ácidos devorando reputações. Como se nunca tivessem cometido algum erro na vida.
APEDREJEM-NA
Isso quando não aparece algum espírito de porco diante da própria Rachel, querendo dar um “conselho amigo”, do tipo: “Eu, se fosse você, pedia demissão”. As víboras do século 21 usam smartphone e iPad, mas são tão peçonhentas quanto as da Idade Média…
FACTOIDE
Snif… snif… Sei não, seeeeeei nããããão, mas está cheirando a factoidezinho o tal vazamento de imagens do piloto do novo “Fantástico”. Parece que a gravíííííssima denúncia de furto e exposição de material soa mais como “teaser” publicitário que qualquer outra coisa. Parece até aquelas “jogadas” do “gênio” Boninho quando quer despistar alguma “novidade” (sic) do “BBB”. Ainda mais que o “Fantástico” atravessa a fase mais decadente de sua história. Quem se interessaria em vazar cenários de redação e coisa e tal?
CAMPANHA
Volta a escrever, Bial. Vai fazer reportagem. Sai fora desse “BBB”, pelo bem de sua própria história como jornalista. Já deu.
FASCISTAS
Xiitas do Congresso agora querem proibir qualquer tipo de publicidade destinada ao público infantil, seja na TV aberta ou na TV paga. Quer dizer que não pode anunciar nem mais ovo de Páscoa? Álbum de figurinha? Mas cerveja pode, né? Bem, como isso levaria ao fim de todas as emissoras infantis, isso está mais do que “cheirando” a lobby da falimentar indústria de DVDs e CDs para obrigar os pais a comprar conteúdo para ser assistido pela molecada em casa. E, curiosamente, assim sobrará mais canais para as operadoras administrarem a imensa demanda por novos canais, já que há cada vez menos espaço no “line-up”.
DETALHE
Tem grupo estrangeiro disposto a pagar milhões por qualquer canalzinho ao sol, enquanto os canais infantis já estão estabelecidos há décadas e não dão mais nenhum lucro às operadoras. Que tal, hein? Hein?
SOOOOOOOOOOOBE
“Zoo”, da Band
Programinha agradável e variado, só com notícias divertidas do mundo animal ou do comportamento humano. Só o horário parece estar deslocado. Em vez de ser transmitido bem durante as novelas das 21h30, podia ser exibido às tardes, junto com o também engraçado e inteligente “Só Risos”.
de: F5

ACIDENTE NA BR-101 MATA 2 PESSOAS DA MESMA FAMÍLIA;TRÊS FICAM FERIDAS

Acidente na BR-101, perto de Itamaraju (Foto: Danuse Cunha/Itamaraju Notícia)

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo de passeio era ocupado por cinco pessoas da mesma família. Eles saíram da cidade de Governador Valadares, em Minas Gerais.Duas pessoas morreram e três ficaram com ferimentos graves no início da noite desta quinta-feira (17), após acidente no km-818 da BR-10, próximo à cidade de Itamaraju, no sul da Bahia.
As três vítimas foram encaminhadas para o Hospital de Itamaraju. Segundo a unidade de saúde, os feridos são mãe e dois filhos. A mulher sofreu cortes profundos no rosto, mas passa bem. Os dois filhos também têm situação estável. A alta médica está prevista para a sexta-feira (18).  G1 Bahia