quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Urgente: Cantor Zé de Chico morre em acidente de carro próximo a Rio do Pires



Segundo informações passadas ao Ibipitanga News o cantor forrozeiro teria perdido a -direção do carro e capotado próximo a cidade de Rio do Pires por volta das 20:00h.

O cantor era conhecido na região por apresentações no São João sempre alegrando os milhares de fãs. 

"O São João nunca mais sera o mesmo" comentou um fã nas redes...

Da redação do Ibipitanga News 


terça-feira, 11 de outubro de 2016

Câmara aprova em 1º turno congelamento de gastos federais por 20 anos

A Câmara dos Deputados aprovou em primeiro turno nesta segunda-feira (10) a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do teto nos gastos públicos. Foram 366 votos favoráveis, 111 contrários e mais duas abstenções.
Resultado de imagem para pec
A proposta é apresentada pelo governo do presidente Michel Temer (PMDB) como a principal medida para ajustar as contas do governo e combater a crise econômica, mas é criticada pela oposição porque poderia reduzir o valor investido em educação e saúde na comparação com as regras atuais.
Por ser uma PEC, o projeto ainda terá que passar por mais uma votação na Câmara antes de seguir para o Senado, onde também é votado duas vezes.

Entenda a PEC

A PEC propõe limitar o crescimento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos ao percentual da inflação nos 12 meses anteriores. Na prática, a medida congela os gastos do governo, já que a reposição da inflação apenas mantém o mesmo poder de compra do Orçamento.
O principal objetivo da proposta é conter o avanço da dívida pública. A ideia é que ao arrecadar, com impostos, mais do que gasta, o governo consiga reduzir o total da dívida.
A equipe econômica do governo também aposta na provação da medida como uma forma de reconquistar a credibilidade do mercado, o que atrairia investimentos e favoreceria o crescimento da economia.
"Não é uma medida que pertence ao governo, não é um projeto partidário, é uma medida de salvação nacional", disse o líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA).
O principal questionamento à medida é a mudança nas regras dos gastos com saúde e educação. Hoje, essas áreas recebem um percentual mínimo calculado com base nas receitas do governo. Ou seja, se a economia cresce, aumentam os investimentos nas duas áreas.
Apesar de a PEC não limitar explicitamente quanto pode ir para os dois setores, há a expectativa de que os orçamentos da saúde e educação sigam o aumento apenas pela inflação do ano anterior.
"Essa PEC será a desgraça do Brasil, essa PEC significa que as escolas técnicas, as universidades, os hospitais terão menos dinheiro", afirmou o deputado da oposição Zé Geraldo (PT-PA).

Debate tenso

A votação foi marcada por debates acalorados entre deputados governistas e da oposição. Em determinado momento, deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) chegou a gritar, por diversas vezes, para seus colegas de Parlamento que calassem a boca. "Cala a boca! Vocês vão ter que me ouvir!". Sá é contrário à PEC.
A segunda votação na Câmara deve ocorrer num prazo de ao menos cinco sessões, o que deve ser alcançado apenas na próxima semana. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que irá respeitar esse prazo.
No Senado, se for alterado, o projeto retorna à Câmara, onde passa por nova tramitação em dois turnos.

Manobras aceleram votação

Nesta segunda-feira, a base do governo Temer usou de manobras previstas no Regimento Interno da Câmara para acelerar a votação do texto.
Primeiro, conseguiu aprovar a dispensa do prazo de duas sessões após a aprovação da PEC na comissão especial, o que ocorreu na última quinta-feira (6). Isso permitiu a votação nesta segunda-feira, antecipando o prazo em um dia.
Em seguida, a base do governo apresentou um pedido para retirar o projeto de pauta, mas apenas para poder votar contra e derrubar o mesmo pedido apresentado pelos próprios governistas. Na prática, isso evitou que fossem colocados em votação uma série de pedidos da oposição sobre a tramitação da PEC, o que poderia atrasar a votação.
Em derrotas sucessivas da oposição, o plenário da Câmara requerimentos para a retirada de pauta da votação da PEC.

Inconstitucional, diz Procuradoria

Em nota técnica enviada à Câmara, a Procuradoria-Geral da República afirma que a PEC é inconstitucional, pois desrespeita a separação de poderes, por reduzir a capacidade do Congresso Nacional e de órgãos do Judiciário de definir o Orçamento.
A nota da PGR foi assinada pela Secretaria de Relações Institucionais do órgão e não equivale a uma manifestação judicial da Procuradoria, o que deve acontecer em breve em ações que contestam a PEC no STF (Supremo Tribunal Federal)
do UOL

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Rui Costa garante que 13º salário de servidores estaduais será pago normalmente


O governador do estado Rui Costa (PT) desmentiu as notícias que foram destaque na imprensa nacional neste final de semana, que o governo não conseguiria pagar o 13º salário dos servidores estaduais. O petista garantiu à Mário Kertész que o compromisso será cumprido e todos os funcionários do governo estadual receberão o salário em dia. "Conversei com o governador e ele me garantiu que o 13º salário será pago, ao contrário de notícias que foram destaque na imprensa, inclusive nacional", ressaltou Mário Kertész. 

Juiz de SC manda bloquear Facebook no Brasil por 24 horas

Já virou brincadeira isso né?!


Mais uma vez o Facebook está na mira da Justiça brasileira, mas dessa vez não é por culpa do WhatsApp. Um juiz de Santa Catarina ordenou que a rede social fosse retirada do ar em todo o Brasil por 24 horas por desobedecer uma ordem judicial. De acordo com a decisão de Renato Roberge, juiz eleitoral de Joinville (SC), o Facebook se recusou a tirar do ar um perfil falso que tirava sarro de um candidato à prefeitura, Udo Döhler (PMDB). A Justiça também exige que a rede social revele o IP do administrador do perfil “Hugo Caduco”. “Não há dúvida alguma de que o perfil tratado nestes autos está à margem da legislação eleitoral vigente, pois claramente criado para o fim de infirmar o candidato representante”, disse o juiz na sentença. A ordem foi encaminhada para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para que ela obrigue as operadoras brasileiras a impedir acesso ao Facebook. A assessoria da empresa disse que a decisão “já foi cumprida” e o tal perfil foi retirado do ar. A rede social, porém, não disse se forneceu ou não o IP do administrador como exigia a sentença original. “Por ora”, alegou um porta-voz, “o Facebook não vai sair do ar”.  Com Informações do Bahia do Povo 

Idoso tenta matar companheira com golpes de facão e se mata em Boquira

Boquira: Idoso tenta matar companheira com golpes de facão e se mata em seguida

Na madrugada deste domingo (9), um homem de 74 anos tentou matar a companheira e se matou em seguida. O caso aconteceu no Povoado de Tiro, no município de Boquira, no sudoeste baiano. Segundo o Boquira em Ação, Francisco Florêncio de Magalhães chegou a atingir a mulher, identificada apenas como Enedina, com um facão, mas ela conseguiu escapar e pedir ajuda aos vizinhos. Ele foi encontrado morto com um corte no pescoço na residência onde morava. Segundo a mulher, o idoso se matou com uma lâmina de barbear. Uma guarnição da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) esteve no local para registrar a ocorrência. O corpo foi removido ao Instituto Médico Legal (IML) de Barreiras. 


Marquinho Pezão é condenado a cinco anos de reclusão por tráfico de drogas em Brumado

Brumado: Marquinho Pezão é condenado a cinco anos de reclusão por tráfico de drogas

Em julgamento realizado na última quinta-feira (5), o réu Marcos Pereira dos Santos, vulgo “Marquinhos Pezão”, de 24 anos, foi condenado por tráfico de drogas e tentativa de introdução de aparelho telefônico em estabelecimento prisional. O juiz Genivaldo Alves Guimarães fixou a pena em cinco anos de reclusão, em regime inicial semiaberto, e 550 dias-multa. Segundo a denúncia, o condenado foi flagrado em julho deste ano tentando arremessar drogas e um celular na carceragem local. Ele estava em um automóvel na lateral da delegacia. Policiais flagraram a ação e dera início a uma perseguição, conseguindo detê-lo. O acusado confessou a prática do crime e alegou que estava sendo ameaçado. 

Com Brumado Notícias 

80% da população brasileira entre 9 e 17 anos usam a internet, diz pesquisa

80% da população brasileira entre 9 e 17 anos usam a internet, diz pesquisa

Cresceu a frequência de acessos entre as crianças e adolescentes que usam a internet, segundo a pesquisa TIC Kids, divulgada hoje (10). O levantamento indica que 80% da população brasileira entre 9 e 17 anos utiliza a rede. Entre esses, o percentual dos que se conectam mais de uma vez por dia subiu de 21%, no estudo referente a 2014, para 66% no atual, com dados coletados em 2015. De acordo com a Agência Brasil, o aumento do percentual de jovens que navegam na rede mais de uma vez por dia foi ainda mais expressivo na faixa de 15 a 17 anos (de 17% para 77%) e entre os jovens das classes A e B (de 21% para 75%). Entre os recortes apresentados, a menor variação foi entre as crianças e adolescentes das classes D e E. A alta passou de 25% para 49%. Para elaboração da pesquisa foram feitas 6,1 mil entrevistas presenciais com crianças e adolescentes e 3 mil com pais ou responsáveis, em 350 municípios, entre novembro de 2015 e junho de 2016. Estão desconectados 5,9 milhões de jovens, sendo que desses, 3,4 milhões nunca tiveram contato com a rede. Os maiores percentuais de uso entre os 9 e 17 anos de idade são registrados no Sul (90%) e no Sudeste (88%). No Norte, o índice cai para 56% e, no Nordeste, para 71%. No Centro-Oeste, o percentual é de 85%.

Justiça condena mulher por estelionato contra o INSS em Vitória da Conquista

Justiça condena mulher por estelionato contra o INSS em Vitória da Conquista
Foto: Tribuna da Conquista

Em Vitória da Conquista, a Justiça Federal condenou Tânia Aparecida Souza por estelionato contra o INSS, em uma ação proposta pelo Ministério Público Federal (MPF). A pena foi estabelecida em 1 ano e 4 meses de reclusão, com aumento em 1/3 por ser delito contra o INSS, multa em 14 dias-multa, com cumprimento da pena em regime aberto substituída por duas restritivas de direitos: prestação pecuniária de um salário mínimo para entidade social e prestação de serviços à comunidade. De acordo com a ação, a ré, após o falecimento do irmão, segurado da previdência, sacou de forma ilícita, por quase três anos, os valores referentes ao benefício, causando prejuízo ao INSS de R$ 14,3 mil. O juiz Fábio Stief Marmund considerou que o dolo e a consciência da ilicitude estão evidenciados, na medida em que a própria acusada declarou saber que os valores eram relativos ao irmão falecido. com o Brumado Notícias