quarta-feira, 1 de novembro de 2017

COLUNA #1| desEMBASA


A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), tem por muitos anos gerado humilhação aos moradores de Ibipitanga, deixando-os assim,revoltados com os serviços prestados por essa empresa.

Como é sabido, não é de hoje que a população ibipitanguense sofre com a prestação de serviços oferecida pela Embasa, empresa esta, controlada pelo governo do estado, responsável pelo abastecimento de água de todo o município de Ibipitanga e vários outros municípios do estado da Bahia.



Como se não bastasse ter que pagar durante todo o ano para consumir um péssimo produto, barrento, mal cheiroso e salgado, os ibipitanguenses já estão acostumados a terem que lidar durante todos os anos nessa época do ano com a falta de água, a quase 30 dias que a escassez de água tem feito parte do nosso cotidiano. Os moradores estão tendo que comprar água a parte para o consumo, além de pagar a conta da Embasa(essa nunca falta), parentes e vizinhos estão dividindo baldes de água, outros estão indo buscar em rios e lagoas. Acho que não exagerei quando disse os moradores estão sendo humilhados por essa empresa.

Esta minha indignação é a indignação de todos os moradores que arcam com seus deveres, mas também esperam e exigem por seus direitos de cidadão. Esperamos que isso seja resolvido e solucionado o quanto antes. Esta cobrança não é só à Embasa, mas também às autoridades municipais: ao corpo legislativo representante direto do povo, e ao gestor municipal, responsável pelo contrato assinado com essa empresa. 

Independente de que forma será, a única coisa que o povo quer é solução. Do jeito que tá não pode continuar! 

Por Cleber Ênio

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Estado Islâmico executa mais de 5 mil na Síria em três anos, revela levantamento


Da Agência EFE
O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) matou 5,1 mil pessoas em 150 execuções sumárias na Síria ao longo de 40 meses, desde que anunciou seu califado em junho de 2014 até hoje, informou neste domingo (29) o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).
A ONG explicou que o EI matou civis, combatentes de facções rebeldes, das Forças da Síria Democrática (FSD) apoiadas pelos Estados Unidos e efetivos do regime de Bashar al Assad. As informações são da Agência EFE.
As execuções foram feitas pelas acusações de “espionagem” em favor da coalizão internacional e das FSD, por serem integrantes do regime de Assad e por lutarem nas fileiras da Organização de Libertação do Levante, o antigo braço sírio da Al Qaeda.
O número de vítimas nas regiões sírias controladas pelos jihadistas aumentou recentemente devido aos contra-ataques do EI diante do avanço de seus rivais. Neste mês, os assassinatos se concentraram na cidade de Al Qariatain, no sudeste da província central de Homs.
Entre os executados pelo EI, há 2.868 civis, entre eles 105 crianças e 150 mulheres, que foram fuzilados, degolados, decapitados, apedrejados, empurrados do alto de edifícios e queimados vivos em Damasco e seus arredores, e nas províncias de Deir ez Zor, Al Raqqa, Al Hasaka, Aleppo, Homs e Hama.

Novas regras para adoção só dependem de sanção presidencial


Da Agência Brasil
Grupos de irmãos ou menores com deficiência, doença crônica ou com necessidades específicas de saúde terão prioridade na adoção. A preferência, que será incluída no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), será possível graças à aprovação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 101/2017 na última quarta-feira (25) pelo Senado. Para virarem lei, as novas regras, que também tinham sido aprovadas na Câmara, só dependem de sanção presidencial. O texto deve ser enviado pelo Senado à Casa Civil no início desta semana.
Entre as inovações do texto, está a autorização do cadastro para adoção de recém-nascidos e crianças mantidas em abrigos que não forem procuradas pela família biológica em até 30 dias. Outro ponto da proposta formaliza a prática conhecida como apadrinhamento, favorecendo menores em orfanatos ou em famílias substitutas provisórias. Pessoas jurídicas também poderão apadrinhar crianças e adolescentes para colaborarem com seu desenvolvimento.

Luciana Genro deve se candidatar novamente à Presidência da República


Tudo indica que as eleições presidenciais de 208 contato com mais um nome conhecido dos eleitores entre os candidatos. O PSOL do Rio Grande do Sul aprovou neste domingo a indicação de Luciana Genro para a disputa pelo Planalto no ano que vem.
Com a aprovação do partido gaúcho, o nome de Genro será levado para discussão em nível nacional no congresso do partido que será realizado em dezembro em Luziânia, em Goiás. Na última eleição, em 2014, Luciana Genro conquistou 1,6 milhões de votos.
Neste domingo o Ibope divulgou a primeira pesquisa simulada para o pleito do ano que vem, onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na liderança, mas disputaria segundo turno com Jair Bolsonaro (PSC).

Motoristas de Uber fazem protesto em Salvador nesta manhã


Cláudia Nogueira
Motoristas credenciados pelo aplicativo Uber estão realizando um protesto na manhã desta segunda-feira (29) em Salvador. A manifestação acontece também em outra capitais. Conforme registrado por um leitor do Toda Bahia, os motoristas fazem uma espécie de carreata com bandeiras do Brasil e “buzinaço”.
Um carro de som que acompanha o grupo informa que a manifestação é pacífica e que luta contra a PLC 28/ 2017, conhecida como “Lei do Retrocesso”, que deve ser votada no Senado nos próximos dias. “Se a medida for aprovada, todos vocês serão prejudicados”, dizia o carro de som.
O grupo passou pelo bairro de Patamares por volta das 9h40, seguindo pela Avenida Octávio Mangabeira em direção á Pituba. A carreata deixou o trânsito lento no local.
O PLC traz uma série de exigências para esse tipo de serviço de transporte, veja:
  • Exige que os veículos tenham placas vermelhas iguais às dos táxis
  • Autoriza os municípios a proibirem os apps quando quiserem
  • Faz com que os motoristas parceiros precisem de uma autorização específica, que pode ou não ser concedida
  • Todos os motoristas precisam ter veículos próprios – não se pode dividir com seus familiares ou alugar carros
  • Proíbe os veículos de circularem em cidades vizinhas, como em regiões metropolitanas”, esses são os argumentos do Uber.
Do Toda Bahia

domingo, 29 de outubro de 2017

Estado Islâmico ameaça Neymar e Messi em novo cartaz


WASHINGTON — Os jogadores Neymar e Lionel Messi foram retratados em uma ameaça do Estado Islâmico (EI) à Copa do Mundo de 2018, na Rússia. O pôster mostra um terrorista que segura Neymar, de joelhos e com as mãos atadas, segurando uma bandeira do grupo extremista, enquanto Messi aparece executado. O novo cartaz foi divulgado dias após os jihadistas da Wafa Media Foundation, que apoia o EI, divulgarem uma imagem mostrando Messi, com um dos olhos sangrando, vestindo uma roupa de presidiário com seu nome escrito.
Antes do cartaz com Neymar e Messi e do outro em que o argentino figura sozinho, o organização divulgou outras imagens na campanha contra a Copa. Há duas semanas, um outro pôster mostrava o símbolo da Copa do Mundo ao lado de um homem com uma máscara, onde estava escrito: "Espere por nós." Em uma outra ameaça, a Wafa divulgou um pôster que mostrava um jihadista observando o estádio Luzhniki, em Moscou, que receberá partidas da Copa, com a frase: “Inimigos de Alá na Rússia, juro que o fogo dos mujahedins queimará vocês. Aguardem.” Fonte: G1