O Facebook parece determinado a tirar o WhatsApp da posição de líder dos aplicativos de mensagens instantâneas. De acordo com uma reportagem do Wall Street Journal, divulgada na última semana, a rede social de Mark Zuckerberg está disposta a abrir os cofres para adquirir o aplicativo de compartilhamento de fotos “auto-destrutivas” Snapchat. Segundo a publicação, a rede social teria oferecido US$ 1 bilhão para comprar o app.
No entanto, mesmo com a oferta bilionária, o CEO do Snapchat, Evan Spiegel, respondeu negativamente ao negócio. O Snapchat, que cresce cada dia mais entre os jovens - público que já enxerga o Facebook como rede social de pais e adultos -, permite enviar fotos e vídeos por um curto período de tempo. Após alguns segundos, o conteúdo some e não pode mais ser visualizado.
O Facebook vem encontrando problemas em fazer crescer o uso do seu próprio serviço de bate-papo, apesar da integração com a rede social facilitar o contato com a lista de amigos e do app oferecer a maioria dos recursos que a concorrência também apresenta, como stickers e mensagens de voz, o Facebook Messenger até hoje não caiu no gosto dos usuários.
Embora o Snapchat não seja líder em nenhum mercado, posto atualmente ocupado justamente pelo WhatsApp em quase todo o mundo, registrou em setembro um tráfego de aproximadamente 350 milhões de imagens por dia.
Vale lembrar que em 2013 o Facebook lançou o “Poke”, um aplicativo muito parecido com o sistema do Snapchat, que não teve a aceitação esperada pela rede social. As cifras da proposta remetem a outra aquisição de Zuckerberg, a do Instagram, em 2012. Na ocasião a proposta foi aceita, e o aplicativo foi adquirido pela rede social.
Fonte: Redação
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