quarta-feira, 5 de março de 2014

Entenda a crise na Crimeia

Região ucraniana pró-Rússia virou alvo de disputa entre Kiev e Moscou.Putin autorizou ação militar; Ocidente pede recuo e ameaça com sanções.


Uma república autônoma da Ucrânia localizada em uma península no Mar Negro, a Crimeia se tornou o foco da atenção da diplomacia internacional nas últimas semanas com uma escalada militar russa e ucraniana na região. As já tradicionais tensões separatistas da região, de maioria russa, se tornaram mais acirradas com a deposição do presidente ucraniano Viktor Yanukovich – o que levou a Rússia a aprovar o envio de tropas para “normalizar” a situação.
A medida só piorou as relações entre Ucrânia e Rússia, gerando grande perigo para a região. Moscou está no centro da motivação da crise que Kiev enfrenta há meses – a deposição de Viktor Yanukovich ocorreu após uma onda de manifestações contra a decisão do governo de buscar relações comerciais mais próximas com a Rússia, em detrimento de um acordo de livre-comércio e associação política com a União Europeia (UE).  (G1) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário