A Record tem se mantido com certa dificuldade em segundo lugar no ibope, nos últimos meses. Desde o ano passado, em alguns meses, o SBT voltou a ameaçar a posição da emissora durante a semana, ora com novelinhas, ora com outras atrações.
Embora continue firme na vice-liderança, o SBT acredita que a Record tem usado uma estratégia pouco rentável para manter posição: ela elimina breaks comerciais durante seus programas de maior audiência, como o “Cidade Alerta” e o “Domingo Espetacular”, entre outros…
HAJA GOGÓ
No caso do “Cidade Alerta”, Marcelo Rezende chega a ficar 3h20 no ar e não raro chega até aos dez pontos de média —excelente ibope. O problema é que, no mês passado, o jornalístico policial abriu apenas 8% de seu espaço para publicidade. Ou seja, dos 2.315 minutos de programa, apenas 209 foram gastos em comerciais. E parte desse tempo também foi usado em propaganda institucional. Resumindo: o programa dá muito ibope, mas fatura pouco.
EXPRESSINHO ESPETACULAR
Outro programa jornalístico da Record que quase não abre espaço para break comercial tem sido o “Domingo Espetacular”. No mês passado, a revista dominical da emissora teve apenas 13% de espaço dedicado à publicidade. De 1.203 minutos de conteúdo, apenas 156 foram comercializados.
COMPARATIVO
Outras emissoras chegam a abrir três vezes mais espaço para comerciais (no caso do “Pânico na Band”, até mais que isso). Ou seja, a Record de fato tem se garantido em segundo lugar, mas o faturamento não está saindo do mercado publicitário.
COMPARADOS
Outro ponto a se notar é que Marcelo Rezende segura o ibope da Record nas alturas enquanto está no ar, mas assim que acaba o “Cidade Alerta” o ibope da Record cai e o do SBT sobe, chegando a ficar dois pontos acima. Cada ponto vale por 65 mil domicílios na Grande São Paulo.
OUTRO LADO
Embora os argumentos do SBT estejam corretos, eles podem ser usados contra a emissora também. O “Domingo Espetacular”, por exemplo, tem mais breaks comerciais que o programa Silvio Santos. O programa de Silvio fica quase quatro horas sem intervalos, e quando há inserção comercial ela pertence a quem? Às próprias empresas do Grupo Silvio Santos, como a Jequiti e a Telesena. Ou seja, o programa do dono do SBT tem apenas 8% de intervalos —porcentagem igual ao “Cidade Alerta”.
OUTRO LADO B
Outro exemplo: no último domingo “Eliana” fez apenas dois breaks. Ficou quase três horas sem publicidade (só “merchan”).
CRUCIFIQUEM-NA
Como reza a lenda, área jornalística é mesmo um viveiro de espécies venenosas. Da mesma forma que Rachel Shererazade defendeu a ação de marginais que acorrentaram um suposto menor infrator a um poste, no Rio, “colegas” da jornalista têm defendido o apedrejamento simbólico dela e sua demissão sumária do SBT. De forma sub-reptícia, quase que diariamente, algum jornalista faz um comentário maledicente com alguém da chefia, “porque é um absurdo ela continuar aqui”; “onde já se viu uma repórter prejudicar o nome inteiro de uma emissora”, e outras hipocrisias. Agem como ácidos devorando reputações. Como se nunca tivessem cometido algum erro na vida.
APEDREJEM-NA
Isso quando não aparece algum espírito de porco diante da própria Rachel, querendo dar um “conselho amigo”, do tipo: “Eu, se fosse você, pedia demissão”. As víboras do século 21 usam smartphone e iPad, mas são tão peçonhentas quanto as da Idade Média…
FACTOIDE
Snif… snif… Sei não, seeeeeei nããããão, mas está cheirando a factoidezinho o tal vazamento de imagens do piloto do novo “Fantástico”. Parece que a gravíííííssima denúncia de furto e exposição de material soa mais como “teaser” publicitário que qualquer outra coisa. Parece até aquelas “jogadas” do “gênio” Boninho quando quer despistar alguma “novidade” (sic) do “BBB”. Ainda mais que o “Fantástico” atravessa a fase mais decadente de sua história. Quem se interessaria em vazar cenários de redação e coisa e tal?
CAMPANHA
Volta a escrever, Bial. Vai fazer reportagem. Sai fora desse “BBB”, pelo bem de sua própria história como jornalista. Já deu.
Xiitas do Congresso agora querem proibir qualquer tipo de publicidade destinada ao público infantil, seja na TV aberta ou na TV paga. Quer dizer que não pode anunciar nem mais ovo de Páscoa? Álbum de figurinha? Mas cerveja pode, né? Bem, como isso levaria ao fim de todas as emissoras infantis, isso está mais do que “cheirando” a lobby da falimentar indústria de DVDs e CDs para obrigar os pais a comprar conteúdo para ser assistido pela molecada em casa. E, curiosamente, assim sobrará mais canais para as operadoras administrarem a imensa demanda por novos canais, já que há cada vez menos espaço no “line-up”.
DETALHE
Tem grupo estrangeiro disposto a pagar milhões por qualquer canalzinho ao sol, enquanto os canais infantis já estão estabelecidos há décadas e não dão mais nenhum lucro às operadoras. Que tal, hein? Hein?
SOOOOOOOOOOOBE
Programinha agradável e variado, só com notícias divertidas do mundo animal ou do comportamento humano. Só o horário parece estar deslocado. Em vez de ser transmitido bem durante as novelas das 21h30, podia ser exibido às tardes, junto com o também engraçado e inteligente “Só Risos”.
de: F5
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