domingo, 2 de agosto de 2015

Setor de estética supera crise e cresce na Bahia



Enxergar oportunidades em meio à crise. Com esta visão, alguns setores da economia baiana estão conseguindo crescer em 2015, na contramão das queixas generalizadas de estagnação nos negócios. O ramo de estética e demais serviços prestados diretamente às famílias, incluindo vendas diretas em bazar, destaca-se, no  estado, com alta de 10,1% no faturamento, acima da inflação, já na casa dos 9%. No setor comercial, onde a frustração é geral, as vendas de artigos de uso pessoal e doméstico, incluindo os cosméticos, são uma exceção, registrando crescimento de 9,5%.
O crescimento de determinados setores baianos, em meio à crise, foi constatado em análise feita pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), com base nas pesquisas mais recentes, divulgadas em julho pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento considera o desempenho entre janeiro a maio deste ano, na comparação com o mesmo período em 2014.
No Polo Industrial de Camaçari e adjacências, onde a indústria petroquímica registrou queda de 4,5% no período avaliado pela SEI, as empresas exportadoras têm conseguido superar a crise, a exemplo da Dow Brasil, em Aratu, que espera ter, justamente agora em 2015, o melhor desempenho da história da companhia, há 40 anos no estado. A empresa vende insumos químicos para espumas, fibras e fragâncias. Já o setor automotivo baiano (leia-se Ford e empresas sistemistas) também teve crescimento no período: de 19%., “mas é mais uma tendência de recuperação , diante da queda de 25% registrada no mesmo período em 2014″, explica o coordenador de Acompanhamento Conjuntural da SEI, Luiz Mário Vieira.
Sobre o bom desempenho do setor de estética e cosméticos, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Consultores do Ramo de Beleza do Estado da Bahia (Sincobe), Dadi Damasceno, justifica:  “O que aconteceu foi que, com a crise, as pessoas passaram a optar mais pelo “faça você mesmo”, deslanchando a atividade dos profissionais do setor, sobretudo os que trabalham com demonstração.
É o caso de Jeane Santos, que vende produtos de maquiagem e tratamento de pele, em sessões agendadas na residência de clientes, em Salvador. “Ensino como a pessoa deve usar o produto, com oferta de itens de alta qualidade, numa ótima relação custo/benefício”, diz. Secretária executiva, ela passou a atuar no ramo da beleza agora em 2015, contribuindo para um aumento de 20% na renda familiar. “Não tem segredo: nada melhor do que cuidar da autoestima, quando se está enfrentando dificuldades na vida”, conclui Dadi Damasceno, do Sincobe. Informações do A Tarde.

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